Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

Fluxo de Caixa Gerencial

O fluxo de caixa é uma ferramenta que apresenta as receitas e despesas financeiras da empresa dentro de um determinado período. As receitas e despesas podem ser previsões ou movimentações já efetivas dentro deste período. O objetivo do fluxo de caixa é demonstrar a variação do saldo financeiro, sendo um insumo para tomada de decisão dentro da empresa.

Ele é utilizado diariamente no nível operacional para verificar a situação financeira. Ao visualizar o resultado do dia, com base na visão selecionada, pode-se fazer o acompanhamento dos recebimentos previstos que foram realmente efetivados e transformados em caixa, permitindo realizar a análise se há recursos necessários para efetuar os pagamentos que estão vencendo.

Com base nas informações de receitas e despesas que irão ocorrer, é possível analisar estratégias para equilibrar o saldo da empresa, montando os possíveis cenários. Neste nível, a análise é geralmente a curto, no máximo a médio prazo, sendo necessário utilizar os cenários para tomadas de decisões mais rápidas, com movimentações de recursos, antecipando ou postergando pagamentos, retirando dinheiro de aplicações e tomando empréstimos bancários.

O fluxo de caixa, no nível tático, tem como foco principal a análise de médio e longo prazo, considerando provisionamentos já realizados e simulando cenários projetados baseados em períodos de tempos já realizados, ou considerando o orçamento de anos anteriores. Neste caso, o foco é verificar a saúde financeira da empresa em um período futuro.

O fluxo de caixa gerencial, em um primeiro momento, assemelha-se muito ao fluxo de caixa encontrado na Gestão de Tesouraria, porém, este fluxo está voltado inteiramente para as contas financeiras definidas no plano utilizado pela empresa.

Definições cadastrais

O que você pode fazer:

Veja também:

Este artigo ajudou você?