F621SPV - Simulação do Preço de Venda
Esta tela permite efetuar simulações de preço de venda para os Produtos/Derivações, tomando como base alguns parâmetros (componentes de cálculo), tabelas de custo dos produtos, preço padrão e taxa.
Processo
Códigos de Simulação do Preço: quando estiver ativo numa filial e criar o código "1" (um), numa outra filial poderá ser criado este mesmo código. Isto também é válido quando criar um código utilizando "Custos por Empresa", este mesmo poderá ser criado em "Custos por Filial".
O custo do produto aqui considerado é o custo padrão para os produtos "produzidos" ou "montagens", o preço padrão de materiais para os produtos ou serviços adquiridos de terceiros para revenda e a taxa para os processos produtivos.
O sistema dispõem de quatro fórmulas diferenciadas para a atribuição do preço orientativo de vendas:
- a partir de um percentual de lucro líquido;
- a partir de um valor de lucro líquido;
- a partir de um percentual de margem de contribuição;
- a partir de um valor de margem de contribuição.
Na tela F620DEF, é definida a fórmula utilizada
para o cálculo do preço de venda. Ou seja, uma das 4 fórmulas citadas.
Ver também Cálculo do Preço de Venda via regra.
Nota:
Para simular o preço de venda com outro lucro, diferente do definido na regra/tabela de componente cálculo, o identificador de regras FPR-621PVSIM02 deve estar cadastrado e ativo, podendo ou não estar ligado a uma regra.
Página Parâmetros
Os componentes de cálculo "Taxa Financeira" e "Dia Médio da Venda". A sugestão de valores para estes componentes de cálculo é a mesma utilizada em todo a Gestão de Preço para Indústria, ou seja: Valor do dia médio da venda é utilizado para trazer a valor presente os DVV's (despesas variáveis de venda).
O Dia Médio da Venda, é sugerido conforme o que está nos componentes de cálculo por
data, mas se o conteúdo do DMV nos parâmetros for zero, durante a análise será buscado
o DMV por produto/serviço. Se tiver sido informado algo diferente de zero na tela de
parâmetros, esse valor informado será o DMV de todos os produtos/serviços analisados.
Valor da taxa financeira é que é utilizado para trazer a valor presente os DVV's (despesas variáveis de venda).
A Taxa financeira é sugerida dos componentes de cálculo, e sempre é por empresa. Mas
ela pode ser alterada (inclusive zerada) e o que estiver informado na tela de parâmetros
é que será considerado na análise.
- Quando o cálculo da tabela de Custo Padrão do Produto informada nesta tela não for proporcional, e o "Lote Padrão/Orçado" for maior que 1, exibirá uma mensagem indicando que o cálculo do custo deverá ser refeito.
- O custo de uma unidade, como o próprio nome do cálculo já diz, não é proporcional, ou seja, o custo unitário de um lote maior terá um outro valor.
- Para as simulações de Preços de Venda já existentes os dois campos serão inicializados com 0 (zero). Para as novas simulações continua valendo a sugestão de valores da mesma maneira que funciona hoje (definido em Valores de componentes de Cálculo - Por data). Uma vez gravada a Simulação, a Taxa e o Dia Médio de Venda serão gravados na tabela E621SPI. Ao carregar a Simulação ou Análise Valorizada do Produto, os valores exibidos serão os que foram gravados.
- O Lucro Líquido ou Margem de Contribuição serão apresentados conforme a fórmula de PV - pode ser %LL, Valor LL, % Margem ou Valor Margem ao mostrar a simulação. Esse valor será buscado da tabela de Componentes de Cálculo informada nos parâmetros da simulação, assim como também outros valores são buscados da mesma tabela: DVV, IR, Saldos Imperfeitos, CV, CDF e CIF. O preço orientativo sugerido será o preço calculado com o lucro/margem padrão. Caso o usuário queira simular com outros lucros poderá fazê-lo na página "Simulado", onde também já estará calculado com o valor padrão. Alterado também para não pegar novamente um lucro/margem que já esteja gravado. Ex.: o lucro é 10% na tabela tipo "1", mas foi gravado com 20% na simulação. Este só voltará ao padrão se estiver gravado "0" (zero), ou ainda não tenha nada gravado para a simulação.
- Quando for utilizada uma regra, além de retornar o valor do preço de venda também é possível retornar o Custo Variável, Custo Direto Fixo, Custo Indireto Fixo, Saldos Imperfeitos, Imposto de Renda, Despesas Variáveis de Venda, Royalties, Percentual de Despesas Fixas, Percentual e Valor Lucro Líquido, Percentual e Valor de Margem de Contribuição.
- Ao excluir uma simulação de preço de venda ligada a uma análise valorizada da tela "F621AVC", exibirá a crítica: "Esta simulação está ligada a Análise Valorizada de Produto número XX. Exclusão não permitida!".
Botões
Composição DVV
Exibe exatamente a composição do DVV. Exemplo: ICMS R$18,654765, PIS R$0,657878, etc. sendo que o somatório da composição do DVV deverá ser igual ao
valor do DVV apresentando nas páginas "Orientativo e Simulado".
A coluna "Valor" é evitável, e uma vez alterado algum
valor, o mesmo será aplicado na simulação desde que seja acionado o botão Ok.
Comp. Custo
Acessa a tela de Composição do Custo Padrão. Para ser possível a visualização
dos valores é necessário que a simulação tenha sido efetuada utilizando a opção
"Calcular Custo". É permitido na visualização da composição do custo a alteração
dos valores exibidos, e uma vez alterados, ao clicar no botão Ok esses valores
serão devidamente atualizados na simulação.
Identificadores de Regra
FPR | 621PVSIM02 |
FPR | 621PVCAL01 |