Esta versão do sistema foi descontinuada e não recebe atualizações e novas implementações. Acesse a documentação da versão 5.10.3 aqui

F115TRF - Transferência entre Produtores

Esta tela permite efetuar a transferência de produtos entre produtores (fornecedores), esta operação ocorre quando um produtor deseja vender/repassar sua mercadoria depositada na empresa para outro produtor. Este processo não movimenta o produto fisicamente, apenas fiscalmente.

Esta tela está disponível mediante controle de proprietária de Agronegócio.

Processos

Veja a documentação por processo no Manual de processos do Agronegócio > Transferência entre produtores.

Outro processo que pode influenciar na transferência é a cobrança de taxas. Veja o processo completo na documentação do Manual de processos do Agronegócio > Taxas.

Campos

Produtor de Origem

É possível filtrar as notas de entrada do produtor, informando apenas o Fornecedor. Caso a busca das notas deva ser mais especifica, pode-se informar os demais filtros.

Fornecedor
Campo de filtro, que deve ser preenchido com o fornecedor que irá transferir a mercadoria.

Origem Mercadoria
Campo de filtro para o código de origem da mercadoria informado nas notas fiscais de entrada do produtor de origem.

Produto/Derivação
Preencher com os respectivos códigos de produto e derivação que se deseja transferir.

Filial/Série/N.F.Entrada
Preencher com os respectivos códigos de filial e série e com o número da nota fiscal de entrada que se deseja transferir. A filial sugerida é a filial logada, que pode ser alterada por qualquer outra filial da empresa logada. Caso não seja informada uma filial, serão exibidas as entradas de todas as filiais.

Royalties da Taxa de produto
Essas informações devem ser preenchidas se houver taxas em produto a serem cobradas na devolução e se o produto possuir cobrança de royalties.

Quantidade a Transferir
Este campo é habilitado após a exibição das notas fiscais de entrada. O sistema refaz, automaticamente, a seleção das notas fiscais de entrada, bem como determina a quantidade a transferir de cada uma, considerando a cobrança de taxas em produtos, se houver.

No campo Pes. deve ser realizada na U.M. estoque do produto, da guia Vendas 2 na tela (F070FVE), é possível parametrizar o sistema para que a quantidade informada seja representada na unidade de estoque. Do contrário, o sistema considera a quantidade informada na 3ª Unidade de Medida, do Cadastro do produto (F075PRO) e converte para a unidade de estoque através da conversão cadastrada na tela (F015UMA).

Quantidade transferida líquida
Se este campo estiver selecionado, o valor informado referente à quantidade a transferir deve ser distribuída diretamente às notas listadas na tela. Caso contrário, a distribuição deve identificar em cada nota (de cima para baixo) o quanto corresponderá o que concerne ao movimento de transferência e o que será referente às taxas.

Gerar nota fiscal para cada item
Se esta opção estiver marcada, ao gerar a nota fiscal de devolução será gerada uma nota fiscal para cada item selecionado na grade.

Cobrar taxas de devolução
Se esta opção estiver marcada, as taxas de devolução serão cobradas do produtor de origem. As taxas são parametrizadas na tela F113PTX.
Veja como ocorre a configuração de taxas na Devolução no processo de Taxas.

Produtor de Destino

Os dados do produto de destino devem ser preenchidos para que a nota fiscal de entrada (tipo 6) seja gerada em seu nome.

Fornecedor
Preencher com o produtor a quem o produto deve ser transferido.

Transação para OC
Este campo define o tipo de entrada que seja gerada: A Fixar ou A Depósito. O campo filtra as transações cadastradas na tela F001TCP, que tiverem o campo Tipo de recebimento, da guia Outros, preenchido com 1- A Fixar 2- Depósito.

Série/Nº NF Produtor
Estes campos devem ser preenchidos com a nota fiscal que o produtor trouxe para dar entrada na mercadoria.

A Série da nota fiscal do produtor considerada na geração do XML deve ser preenchida neste campo. O preenchimento da Série/Subsérie Legal na tela F020SNF não é considerada no XML.

Chave NFP-e
Neste campo pode ser informada a chave da nota fiscal eletrônica de produtor. Caso este campo seja informado, não deve-se informar o número e a série da nota fiscal. Esta nota fiscal será ligada à nota fiscal de compra gerada para a entrada de produtos no produtor de destino.
A chave da nota fiscal será referenciada na nota fiscal de compra gerada pela fixação, no campo chvnfp da tabela E440DPR.

Transferir para
Este campo fica habilitado para edição quando o Fornecedor de Destino informado é do tipo Pessoa Jurídica. Possui as seguintes opções:

Série/N.F.Entrada
Neste campo, é informada a nota fiscal de entrada (tipo 1 - NF Entrada) referente à transferência para Empresa (Pessoa Jurídica). Desta forma, quando o campo Transferir para estiver como Produtor, os campos Série/N.F.Entrada ficam desabilitados para edição e se mantém habilitados os campos Série/Nº NF Produtor e Chave NFP-e.

Quando for selecionada a opção Empresa, os campos que ficam habilitados para edição são Série/N.F.Entrada, e os referentes à nota fiscal de Produtor ficam desabilitados.

O novo campo, que correspondente à nota fiscal de entrada, lista as notas fiscais de entrada do tipo 1 - NF Entrada que estão em aberto. Essas notas são para o Fornecedor de Destino e com itens de produto referente ao Produto/Derivação informado em Produtor de Origem para transferência.

Validações no processamento da tela Transferência entre Produtores (F115TRF)

Quando for realizada uma transferência para um Produtor Destino como Empresa, as seguintes informações para os campos Série/N.F.Entrada são validadas:

Rotina de transferência para geração de ordem de compra em transferência para Empresa

No processamento da tela Transferência entre Produtores (F115TRF), onde o Produtor de Destino seja Pessoa Jurídica, e optar por transferir para Empresa, será gerada uma ordem de compra de entrada para o Produtor de Destino, que estará vinculada à nota fiscal de entrada do tipo 1 - NF Entrada, informada na tela para processamento. Essa ordem de compra pode conter um ou vários itens, sendo um item para cada nota fiscal de entrada do Produtor de Origem. Esse processamento, por sua vez, é o mesmo que ocorre na situação descrita acima, quando trata-se de transferência para Produtor Pessoa Física.

Rotina para fechamento de NF-e em transferência para Empresa

Quando trata-se de processamento para Produtor de Destino Pessoa Jurídica, e o mesmo optar por transferir para Empresa, deve sempre ser informado na tela Transferência entre Produtores (F115TRF) os campos referentes à nota fiscal de entrada do tipo 1 - NF Entrada, que será utilizada nesse processamento. Essa nota fiscal de entrada tipo 1 - NF Entrada deverá estar aberta (situação 1) , ter quantidade total de produtos igual a quantidade a transferir (quantidade líquida sem as taxas geradas para o produtor de origem da transferência) e deverá ter apenas itens de produto com Produtor/Derivação igual ao informado na transferência. No processamento, será gerada a ordem de compra do Produtor Destino, vinculando essa ordem de compra nos dados gerais da nota fiscal de entrada de tipo 1 - NF Entrada. E posterior a isso, é realizado o fechamento da nota fiscal de entrada do tipo 1 - NF Entrada.

Nota

Não é necessário realizar a emissão de nota fiscal nesse tipo de processamento.

Grade

Na grade da tela é possível selecionar as notas de entrada do produtor de origem, ou, é possível informar diretamente no campo do cabeçalho, dessa forma, o sistema seleciona as notas automaticamente.

Qtd. Rec Estoque
Quantidade recebida do item da nota fiscal de entrada na unidade de medida de estoque.

Qtd. Devolvida
Quantidade devolvida do item da nota fiscal de entrada.

Qtd. Aberta
Quantidade aberta do item da ordem de compra vinculada a nota fiscal de entrada.

Qtd. Bloqueada
Quantidade bloqueada no item da ordem de compra vinculada a nota fiscal de entrada.

Qtde a Transferir
Quantidade a transferir ao fornecedor destino.

Qtde a Descontar
Quantidade que será descontada da nota fiscal de entrada. Apresenta a soma da quantidade a transferir junto com a quantidade de taxas aplicadas ao movimento.

Qtde Taxa Produto
Quantidade de taxa em produto calculada com base na quantidade a transferir.

Qtd. Disponível
Quantidade líquida disponível a transferir ao fornecedor destino, descontando todas as taxas em produtos. Seu valor limita o quanto é possível informar em Qtde a Transferir.

Qtd. a Transferir
Quantidade bruta a ser transferida para o produtor de destino, sem considerar a taxa de devolução. Para transferir parte de um item da nota fiscal, é possível alterar a quantidade neste campo.

Qtd. Líquida a Transferir
Quantidade líquida a ser transferida para o produtor de destino.

Nº NF Produtor e Série Doc. Fiscal
Nestes campos pode ser informada a nota fiscal de produtor para cobrança de taxas em produto. Esta nota fiscal será ligada à nota fiscal de compra gerada para a cobrança de taxas. A nota fiscal informada nele será referenciada na nota fiscal de compra gerada pela fixação, no campo numdpr e snfdpr da tabela E440DPR.
Os campos ficam habilitados apenas se houver cobrança de taxas em produto configurada na tela F113PTX.

Chave NFP-e
Neste campo pode ser informada a chave da nota fiscal eletrônica de produtor, para cobrança de taxas em produto. Caso este campo seja informado, não deve-se informar o número e a série da nota fiscal. Esta nota fiscal será ligada à nota fiscal de compra gerada para a cobrança de taxas.
A chave da nota fiscal será referenciada na nota fiscal de compra gerada pela fixação, no campo chvnfp da tabela E440DPR.
O campo fica habilitado apenas se houver cobrança de taxas em produto configurada na tela F113PTX.

Campos Totalizadores

Qtde Aberta Total
Exibe a soma de todas as quantidades em aberto das notas fiscais de entrada carregadas.

Qtde Bloqueada Total
Exibe a soma de todas as quantidades bloqueadas das notas fiscais de entrada carregadas.

Qtde Disponível Total
Exibe a soma de todas as quantidades disponíveis das notas fiscais selecionadas. Representa o quanto é possível transferir em produtos.

Qtde a Transferir
Exibe a soma de todas as quantidades a transferir das notas fiscais selecionadas. Representa o quanto está para transferir em produtos.

Qtde Taxa Produto
Exibe a soma de todas as quantidades de taxas calculadas nas notas fiscais selecionadas.

Qtde a Descontar
Exibe a soma de todas as quantidades a descontar das notas fiscais selecionadas. Representa o valor que será descontado da nota fiscal.

Valor Taxa Gerada
Este campo é preenchido quando há taxas geradas em forma de título para pagamento ou notas de serviço. Veja como ocorre a configuração de taxas na Devolução no processo de Taxas.

Valor Royalties Taxa
Este campo é preenchido se o produto descontado em taxas gerar royalties.

Botões

Produto
Acessa a tela F075CPD para consultar os dados de produto.

Estoque
Acessa a tela F211CPR para consulta dos dados de estoque do produto no seu respectivo depósito.

Frete
Acesso à tela F140FRE, onde são preenchidas as informações do frete utilizado na nota fiscal eletrônica.

Taxa
As taxas podem ser visualizadas e alteradas através deste botão. Para alterar as taxas é necessário que o campo Alterar taxa na Fixação/Devolução, da tela F099UCP.

Fornecedor
Acessa a tela F095INF para consulta dos dados do fornecedor de origem ou destino.

Item Ord.
Acessa a tela de Seleção dos Itens da Ordem de Compra (F115ORD). Nesta tela podem ser visualizados os itens da ordem de compra, pertencentes à nota fiscal selecionada. É possível também informar a quantidade de produto a ser transferida, no campo Qtde. Dev..

Identificador de Regras

Módulo Código
CPR 115TRFVT01
CPR 115TRFTF01
VEN 115ORDLCT1

Parâmetro Global

Nome Descrição
UtiPrcAgr Define se a empresa utiliza o processamento de documentos via tarefas no Agronegócio.

Este artigo ajudou você?