Identificador de Regra
COM-081TFRCN01
Módulo: COM - Comercial.
Realizar consistências na inclusão/alteração dos registros da tabela E081TFR.
Chamado após a gravação de um registro. O identificador não irá devolver nenhum valor para o sistema, sendo as alterações feitas descartadas, pois o registro já foi gravado.
Importante: é possível na regra atribuir valores a campos de sistema também, porém esse valor é descartado quando a regra é finalizada. Isto é devido ao fato de que o retorno de valores via campos de sistema necessita de tratamentos e consistências, e alguns campos são de controle interno e não podem ser alterados.
Características: Poderá ser utilizado na regra as seguintes variáveis abaixo:
- VSEstado: alfanumérica, indica o estado em que o registro se encontra no momento de gravação. Se estiver sendo editado, assume o valor "ALTERANDO", e se estiver sendo incluído, assume o valor "INSERINDO".
- VSBloIte: variável numérica, que retorna indicando ao sistema se o processo de gravação do registro deve ou não continuar. O valor padrão da variável é 0 (zero). Se um valor diferente de zero for retornado, o sistema irá cancelar o processo de gravação e irá exibir uma mensagem de erro indicando que o processo foi cancelado. Podem ser utilizados de outros recursos nas regras com mensagens mais claras ao usuário, como a função de programador "Mensagem" ou "GeraLog" para cancelar o processo.
- VSInteracao: variável alfanumérica, indica qual o tipo de interação com o usuário está ocorrendo. Os valores assumidos para esta variável são os seguintes, conforme a forma como a rotina de Tabela de Preço de Frete está sendo executada:
>> "AUTOMATICO": valor atribuído em rotinas em que é cadastrado/editado sem ter interação direta do usuário: o ERP SID e WEB, a importação, etc. Com essa variável é possível saber se não é um processo interativo com o usuário e, por exemplo, não há necessidade de exibir mensagens, telas de entrada de valor, efetuar questionamentos ou bloquear um processo.
>> "INTERATIVO": valor assumido em rotinas onde o registro é editado e existe interação entre o usuário e o processo. Pode ocorrer, em algumas situações, que há a necessidade de automação mesmo em telas, e nesses casos será assumido o valor "AUTOMATICO". Exemplos dessa situação são a rotina de duplicação de pedidos, quando se utiliza o botão "Mostrar", ou a explosão de itens em Grade na tela de Grade de Produto.
- VSModificado: variável alfanumérica, que indica se o registro foi efetivamente modificado antes de ser passado à regra. Em algumas rotinas, o registro pode não ter sido alterado, mas é necessária alguma consistência interna na gravação. Essa variável indica essa situação, assumindo o valor "SIM" quando algum campo do registro foi alterado e "NAO" quando este registro está inalterado.
Tela: F081GTF
Transação: Não se aplica.
Regra:
Um exemplo de acessos às tabelas e campos na tabela são assim demonstrados:
Utilizar o código da empresa:
VSCodigoEmpresa = E081TFR.CODEMP;
Um exemplo para acessar o código da tabela de preço de frete seria:
VSCodigoTabela = E081TFR.CODTAB;
Para acessar um campo de usuário da tabela:
VSCampoUsuario = E081TFR.USU_TESTE;
Atenção
Caso o parâmetro global LisVarReg esteja habilitado, a variável ListaVariaveis estará disponível em todos os identificadores de regras do sistema. O conteúdo desta variável lista os campos disponibilizados no identificador de regras em questão.
Não é aconselhada a ativação desse parâmetro global para o uso cotidiano. Esse recurso de listagem dos campos de identificadores auxilia a construção de regras e o Suporte para, por exemplo, depuração ou quando não houver acesso à documentação dos identificadores de regras.