Devido à descontinuação da versão 5.10.3, que ocorrerá em 30/09/2025, informamos que este manual não receberá atualizações a partir desta data. Para mais informações sobre a evolução do Gestão Empresarial | ERP, acesse a documentação sobre a PCVV - Política do Ciclo de Vida das Versões.

Informamos que as funcionalidades da Reforma Tributária estão disponíveis apenas a partir da versão 5.10.4 do Gestão Empresarial.
Acesse o Portal de Exigências Legais da Senior para saber como preparar o seu negócio!

Identificador de Regra

CPR-000DFASR01

Módulo: CPR - Compras.

Finalidade: Alterar a base do ICMS utilizada no cálculo do diferencial de alíquota, quando processada a nota via recebimento eletrônico e informada a base de ICMS ( VlrBic, VlrIbs) nos identificadores de regra CPR-000INECN01 e CPR-000MTNEL01.
O objetivo é permitir informar qual é a base correta, quando a base vinda do XML tem redução ou não está de acordo, o que gera distorção no valor do diferencial.

Características: O identificador será executado durante o cálculo do diferencial de alíquota dos itens de produto e serviço da nota de entrada.
Por padrão a variável CPRNBaseSemReducao vem carregada com o valor da Base do ICMS presente no XML. O seu retorno deve ter valor maior que zero.

Observação

Quando este identificador estiver ativo, o cálculo do diferencial de alíquota sempre utilizará a Base do ICMS Sem Redução, mesmo que não haja nenhuma parametrização definida na tela Parâmetros Fiscais de produtos e serviços por filial e estado (F070PSE). Essa regra se aplica a todas as gerações de notas de entrada, incluindo aquelas criadas manualmente ou geradas automaticamente pela rotina de recebimento eletrônico.

Ao utilizar o identificador de regra CPR-000MTNEL01, informando a base do ICMS (VlrBIc), o sistema sempre considera a base do ICMS presente no XML para o cálculo do diferencial de alíquota. No entanto, quando há redução de base, nem o valor calculado pelo sistema nem o valor presente no XML devem ser utilizados. Para solucionar essa situação, o identificador CPR-000DFASR01 foi criado para permitir definir a base correta quando a base do XML contém redução ou não está de acordo com o esperado. O cliente deve utilizar esse identificador informando o valor correto da base de ICMS sem redução.

Tela: Recebimento eletrônico (F000INE, Processo Agendado 67 e webservice com.senior.g5.co.mcm.cpr.recebimentoeletronico, porta Processar)

Regra:
definir numero CPRNBaseSemReducao;
se (CprNSeqIpc > 0)
inicio
se (E440IPC.TnsPro = "6102")
inicio
CPRNBaseSemReducao = E440IPC.VlrBru + E440IPC.VlrFre + E440IPC.VlrIpi;
fim;
fim;

Variáveis Disponibilizadas:

Nome Tipo Observações Retorna Valor
CprAChvNel ALFA Chave eletrônica da nota fiscal N
CprNCodEmp NÚMERO Código da Empresa N
CprNCodFil NÚMERO Código do Filial N
CprNCodFor NÚMERO Código do Fornecedor N
CprNNumNfc NÚMERO Número da nota fiscal N
CprACodSnf ALFA Código da Série Fiscal N
CprNSeqIpc NÚMERO Código da sequência do item de produto N
CprNSeqIsc NÚMERO Código da sequência do item de serviço N
E440IPC TABELA Tabela dos itens de produto N
E440ISC TABELA Tabela dos itens de serviço N
CPRNBaseSemReducao NÚMERO Base do ICMS Sem Redução utilizada no cálculo do diferencial de alíquota S

Este artigo ajudou você?