Documentação técnica da integração ERP x wiipo

Esta página trata dos detalhes técnicos da integração ERP x wiipo para diagnóstico de problemas. Verificar Gestão de recebíveis - wiipo.

1. Integração de dados com a wiipo

1.1. Processo automático 143 - Integração ERP x wiipo

Este processo permite executar as chamadas de web service ativadas pelo serviço da wiipo.

Funções/web services utilizados:

É possível executá-los a partir de uma pendência de integração com conteúdo em .XML, e não apenas .JSON. As pendências são obtidas da tabela E996PIP. Assim, o web service informado na pendência é executado e o .XML informado no conteúdo (E996PIP.ConInt) da mesma é carregado.

Características do processo:

O conteúdo do .XML das pendências de integração processados pela rotina do processo automático permite informar caracteres da tabela ASCII em formato codificado. O caractere especial deverá ser inserido no texto com a marcação #WP999#, onde 999 representa o número do caractere na tabela ASCII.

Independentemente do valor decimal do caractere na tabela ASCII, deve-se usar 3 dígitos para informar o caractere: #WP001#; #WP045#; #WP145#. O valor máximo permitido para o número do caractere será 255, conforme limite da tabela ASCII. Ex.: o caractere ? será representado no texto pelo código #WPO63#, de forma que o texto <#WPO63#xml #WPO63#> seja convertido para <?xml ?>.

1.2. Consulta de títulos e instruções

As consultas são feitas diretamente na base por meio do integrador da wiipo. Periodicamente, o integrador faz consultas automáticas para enviar os dados. Exemplos:

1.3. Alterações em títulos

As alterações em títulos ocorrem por meio de pendências da integração que são controladas nas tabelas Pendências de integração via processo automático (E996PIP)  e Retorno das pendências de integração via processo automático (E996RPP). Após o processamento via processo automático 143 - Integração ERP X wiipo, o retorno da pendência será gravado na tabela E996RPP e também mantido na tabela E996PIP.

1.4. Tempo de resposta da integração

Como o processo automático 143 roda a cada 5 minutos e o integrador da wiipo verifica o retorno de processamento das pendências também cada 5 minutos, após a wiipo solicitar a integração de um dado (como uma alteração de título), o tempo de resposta pode ser de até 10 minutos.

Considerando a criação de um boleto, o integrador da wiipo envia os boletos para a wiipo a cada 5 minutos que, somados aos 10 minutos que a wiipo leva para alterar as informações do boleto no ERP (código de barras, nosso número, link do boleto etc.), representa um total de até 15 minutos para um boleto estar sincronizado nos dois sistemas. A mesma lógica se aplica à integração dos outros dados (instruções bancárias, baixas, extratos bancários etc.).

2. Integração de boletos

3. Instruções bancárias

As instruções bancárias são enviadas à wiipo via consulta na base de dados do ERP por meio do integrador wiipo. São enviadas todas as instruções bancárias referentes ao portador wiipo.

Para que a wiipo possa filtrar e identificar as instruções já processadas, após receber uma instrução é gerada uma solicitação de alteração de instrução bancária para o ERP a fim de alterar o número de remessa (NumArb) da instrução para que não seja mais retornada na consulta de instruções pendentes. O número de remessa informado será um número fixo e fictício, visto que a wiipo não utiliza a rotina de remessa.

4. Transferência Entre Contas

Ao final do dia é realizada a TED/Transferência entre a conta wiipo e a conta corrente de destino do cliente. Utilizando o processo de pendências de integração entre ERP e serviço wiipo, é disparada a chamada do web service com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria, porta TransferenciaTesouraria para que seja registrada a transferência entre as contas no ERP.

Consulte a documentação do web service com.senior.g5.co.mfi.tes.transferenciatesouraria, porta TransferenciaTesouraria para mais informações.

5. Integração de extratos bancários

Observação

5. Integração com o eDocs

5.1. Tipos de integração com eDocs

Sobre a integração de documentos fiscais, ela está prevista quando o .XML do documento for enviado via pasta do eDocs ou via web service do eDocs. Em Software Emissor podem ser utilizados os itens 0, 2 ou 3.

5.2. Comunicação com o eDocs

- Chamada WS do serviço "Email", método "MarcarEnvioEmail":

<nfe:MarcarEnvioEmail>

   <nfe:usuario> Usuário da F191CPT </nfe:usuario>

   <nfe:senha> Senha da F191CPT </nfe:senha>

   <nfe:tipoDocumento> tipo do documento no eDocs, fazendo de/para com o DisAut da Série </nfe:tipoDocumento>

   <nfe:tipoOperacao> "0" </nfe:tipoOperacao>

   <nfe:chave> E140IDE.ChvDoe </nfe:chave>

   <nfe:enderecosEnvio> E085CLI.EMANFE ou E085CLI.INTNET ; E073TRA.INTNET (pode ser parametrizado por meio do identificador de regra VEN-140IDEMAWP)</nfe:enderecosEnvio>

   <nfe:enviarBoleto> "true" </nfe:enviarBoleto>

   <nfe:conteudoAdicional><![CDATA[ Texto fixo ERP* ou Parametrizado pelo IR VEN-140IDEPRWP ]]></nfe:conteudoAdicional>

</nfe:MarcarEnvioEmail>

*Texto fixo ERP: "1 (E140PAR.CODPAR). Vencimento 31/12/2020 (E140PAR.VCTPAR); Valor R$ 50,00 (Sigla Moeda e E140PAR.VLRPAR); Boleto: https://linkboleto.com/exemplo.html (E140PAR.E301MOR where TIPOBS = "L").

A integração das notas pode ser via web service ou arquivo. Nas duas formas, o eDocs processa o .XML da nota fiscal e faz a emissão dela. Quando uma nota tiver parcelas com portador wiipo e o sistema estiver parametrizado para realizar o envio de e-mail dessas parcelas, será adicionado uma tag no .XML da nota para informar que o e-mail não deve ser enviado pelo eDocs na emissão da nota:

Este artigo ajudou você?