Gestão de recebíveis - wiipo
Emita boletos de forma simplificada e sem burocracia!
No momento, a integração ERP x wiipo será disponibilizada sob demanda. Entre em contato conosco através do e-mail suporte@wiipo.com para mais informações sobre a contratação.
Essa documentação tem por finalidade apresentar o processo de gestão de recebíveis utilizando a solução wiipo, bem como as parametrizações necessárias para seu funcionamento.
1.1. Quais os benefícios?
2.1. Gestão de recebíveis
2.1.1. Quais os beneficios?
2.1.2. Pré-requisitos
2.1.3. Parametrizações
2.1.3.1. Ativação
2.1.3.2. Processo de parametrização
2.1.4. Título manual com link de boleto wiipo
2.1.5. Envio do boleto via e-mail
2.1.6. Conciliação bancária
2.1.7. FAQ
2.1.8. Documentação técnica da integração ERP x wiipo
1. wiipo: o que é?
Conheça a Gestão de Recebíveis - wiipo
A wiipo é uma fintech criada pelo grupo Senior para se conectar a todo o ecossistema de soluções de gestão e, assim, simplificar operações financeiras das empresas. Por ser uma fintech, a empresa pode oferecer serviços financeiros integrados aos sistemas de gestão para emissão de boletos, adiantamento de recebíveis e concessão de crédito consignado.
*Este link trata apenas da plataforma wiipo. A documentação abaixo trata da integração entre os dois sistemas (Gestão Empresarial | ERP e wiipo).
1.1. Quais os benefícios?
- produtos e serviços financeiros na sua mão, conectados diretamente com sistemas de gestão;
- agilidade para os seus processos e as melhores soluções de acordo com o seu momento;
- liberdade e facilidade pra você contratar o que quiser.
2. Integração com o ERP
Atualmente, o Gestão Empresarial XT (a partir da versão 5.10.1.33) possui integração com a wiipo para a solução de Gestão de recebíveis, atendendo NF-e, NFS-e, CT-e e CT-e OS. Saiba mais nos tópicos abaixo.
Importante
Para que haja a correta integração do Gestão Empresarial com o eDocs para envio de e-mail, o eDocs deve estar utilizando um licenciamento que permita a utilização do web service de envio de e-mail. Para maiores informações sobre as diferenças das formas de licenciamento do eDocs, verifique a documentação.
2.1. Gestão de recebíveis
2.1.1. Quais os benefícios?
- eliminação total dos processos de manutenção e uso de leiautes de boletos, remessas e retornos CNAB para bancos;
- eliminação do processo operacional de preparação, remessa e retorno de cobrança escritural;
- ligação direta, a partir da geração dos títulos, com a emissão do boleto no banco e recebimento dos títulos de forma automática;
- geração dos boletos e recebimento dos títulos, selecionando dentro do ERP os títulos a serem recebidos e, posteriormente, realizando as baixas dos mesmos.
2.1.2. Pré-requisitos
- instalar/atualizar a versão 5.10.1.33 ou superior do Gestão Empresarial XT;
- na versão 5.10.1.26 foi disponibilizado o serviço da wiipo junto da mídia. Esse serviço será instalado e inicializado de forma automática por meio da atualização. Durante o processo será solicitado ao usuário o login e a senha de rede para execução do mesmo;
- no caso de uma instalação do zero, pode ser apresentada no log a mensagem Erro ao tentar iniciar o serviço. Não foi possível iniciar o serviço devido a uma falha de logon. Isso indica que o serviço da wiipo não foi executado automaticamente. Para resolver, verifique as configurações de permissão do seu Windows.
- fazer a ativação completa do Gestão Empresarial XT para que seja possível acessar a wiipo por meio no menu do ERP;
- possuir o módulo FRCR na proprietária;
- ter a solução wiipo instalada e configurada:
- o processo acima é feito pelo time da wiipo, e não pela Senior.
- liberar as URL's de integração indicadas abaixo no ambiente da empresa:
- https://dev.wiipo.com
- https://sandbox.wiipo.com
- https://api.wiipo.com
- https://s3.amazonaws.com
- https://wiipointegradorapi.senior.com.br
- habilitar a forma de acesso Web 5.0 para execução de processos automáticos através do Middleware;
- cadastrar os dados do eDocs (usuário, senha e URL) na tela F191CPT, grupo eDocs, subgrupo Comunicação com eDocs para que o ERP sinalize ao eDocs o disparo do e-mail. Para mais informações, acesse a documentação da Integração com o eDocs (tópico 3.1.2);
- sobre a integração de documentos fiscais, ela está prevista quando o .XML do documento for enviado via pasta do eDocs ou via web service do eDocs. Em Software Emissor podem ser utilizados os itens 0, 2 ou 3;
- na questão da impressão automática do boleto, somente irá funcionar para clientes que usam o Software Emissor, nos itens 2 ou 3, ou seja, quem utilizar o Software Emissor = 0, não terá essa configuração feita de forma automática e não temos a informação de que a configuração está correta. Nesta situação, poderá ser definido manualmente a configuração de envio automático do boleto via e-mail.
- configuração do envio de boleto nos e-mails:
- indicativo de geração automática de boletos (NF-e, NFS-e e CT-e):
- acesse a tela F070FVE;
- preencha os campos Gerar Boleto NF-e e Gerar Boleto NFS-e da guia Vendas 2 e Gerar Boleto CT-e da guia Transporte.
- configuração no sistema eDocs:
- indicativo de geração automática de boletos (NF-e, NFS-e e CT-e):
2.1.3. Parametrizações
2.1.3.1. Ativação
É possível ativar a integração das seguintes formas:
- pela plataforma da wiipo;
- pela tela que será apresentada nas rotinas de remessa e retorno de cobrança escritural (telas F310PRB, F310RTB e F302CCR) e na tela inicial (de abertura) do Gestão Empresarial XT:
- Ativar agora: ao ativar a integração com a wiipo, o processo será executado em duas etapas:
- A primeira etapa consiste na parametrização básica para utilização da Wiipo, que é executada automaticamente seguindo a respectiva ordem:
- Ativar agora:
- Banco Agência;
- Conta Interna;
- Portador;
- Forma de pagamento;
- Sugestão de portador;
- Parâmetros de integração;
- Processo automático: o usuário do processo automático será o usuário que possui mais processos automáticos cadastrados. Se não existirem processos automáticos na base do cliente, o usuário e senha serão solicitados durante este processo.
- a segunda etapa consiste na abertura da tela de onboarding para ativação da solução
- O usuário do processo automático será o usuário que possui mais processos automáticos cadastrados. Caso não existam processos automáticos na base do cliente o usuário e senha serão solicitados durante este processo.
- Todas as parametrizações geradas na ativação do wiipo podem ser verificadas ou alteradas conforme descrito na página de parametrização.
- Somente serão geradas parametrizações que ainda não estiverem cadastradas na base.
- Após a finalização da parametrização automatizada, o processo segue para abertura da página do Onboard.
Observações
- A primeira etapa consiste na parametrização básica para utilização da Wiipo, que é executada automaticamente seguindo a respectiva ordem:
- Ativar agora: ao ativar a integração com a wiipo, o processo será executado em duas etapas:
- Saiba mais: abre o site da wiipo sobre a gestão de recebíveis;
- é possível também abrir o pop-up por meio do menu Cadastros > Integrações > Wiipo > Integração Boletos Wiipo;
- o parâmetro global ExiPopWip (F000PGS) pode ser utilizado para indicar se o pop-up será exibido e para ocultar o acesso pelo menu. Seu valor padrão é S.
Importante
Para que o pop-up seja apresentado no menu e nas rotinas indicadas acima, é preciso que o usuário tenha permissão do administrador para acessar o menu Cadastros > Integrações > Wiipo > Integração Boletos Wiipo.
A partir do aceite da integração o processo continuará no sistema da wiipo.
2.1.3.2. Processo de parametrização
Para verificar o processo de parametrização entre ERP e a wiipo, acesse a documentação disponível nesta página.
2.1.4. Título manual com link de boleto wiipo
Há duas formas de gerar um boleto wiipo. Uma delas é a geração manual do título por meio das telas F301TCR e F301GTR. Lembrando que, antes do processamento, os campos Forma de Pagamento, Portador e Carteira devem estar informados (ver tópicos 2.1.3.5 e 2.1.3.6).
- o título é gerado por meio da tela F301TCR ou F301GTR com o portador wiipo e a forma de pagamento;
- o ERP se comunica com a wiipo por meio de um integrador localizado na instalação do ERP, executado a cada 5 minutos (trata-se de um tempo padrão que não pode ser alterado). Este integrador verifica se há títulos em aberto com portador wiipo e/ou portador padrão da empresa sem links de boletos;
- o boleto é emitido pela wiipo, que integra os dados atualizando o Código de barras, o Nosso número e o link do boleto dos títulos relacionados no ERP (tela F302CCR);
- o boleto é pago pelo cliente;
- a wiipo identifica o pagamento e confirma ao ERP a baixa do boleto por meio do integrador executado a cada 5 minutos;
- é feita a baixa do título associado, acionando o processo automático 143;
- ao mesmo tempo, o movimento de baixa é gerado. O valor desse movimento é gerado considerando o valor da taxa e pode ser consultado na tela F600MCC;
- a wiipo sincroniza o extrato bancário e envia a confirmação ao ERP por meio do integrador. Nesse momento ocorre a conciliação bancária de forma automática, desde que ela esteja configurada conforme o tópico 2.1.7. Caso contrário os movimentos ficam disponíveis para que a conciliação seja feita manualmente. O valor do extrato também é gerado considerando o valor da taxa;
- ao final do dia, os valores dos boletos pagos até as 17h são transferidos para a conta cadastrada.
Lembrando que o fluxo de integração entre os sistemas pode levar até 15 minutos para ser concluído.
Na tela F302CCR há o botão Boleto Wiipo, que permite abrir o link do boleto no navegador. Ele é exibido quando a integração com a wiipo está configurada, ou seja, quando há um portador wiipo configurado na tela F191CPT e o título selecionado na grade possui um link relacionado.
2.1.5. Envio do boleto via e-mail
Outra forma de gerar um boleto wiipo é por meio do envio de um e-mail com o link de boleto (pelo eDocs). Para isso, o sistema deve estar parametrizado para garantir a emissão automática de boletos junto da nota (ver tópicos 2.1.3 e 2.1.3.4).
- o título é gerado no ERP via nota fiscal de saída com o portador wiipo e a forma de pagamento após o fechamento da nota.
- o ERP se comunica com a wiipo por meio de um integrador localizado na instalação do ERP, executado a cada 5 minutos (trata-se de um tempo padrão que não pode ser alterado). Este integrador verifica se há títulos em aberto (situação AB - Aberto Normal) com portador wiipo e/ou portador padrão da empresa sem links de boletos;
- o boleto é emitido pela wiipo, que integra os dados atualizando o Código de barras, o Nosso número e o link do boleto dos títulos relacionados no ERP(tela F302CCR);
- o ERP comunica o eDocs (via web service do eDocs) que o boleto pode ser enviado. Para mais detalhes, acesse a documentação técnica, tópico 5.2;
- o status (carta azul) no eDocs indica que o link do boleto ainda não foi enviado no e-mail;
- o e-mail é disparado pelo eDocs, desde que todos os links do boleto estejam gerados (no caso de várias parcelas) e a nota esteja autorizada;
- boleto é pago pelo cliente;
- a wiipo identifica o pagamento e confirma ao ERP a baixa do boleto por meio do integrador executado a cada 5 minutos;
- é feita a baixa do título associado, acionando o processo automático 143;
- ao mesmo tempo, o movimento de baixa é gerado. O valor desse movimento é gerado considerando o valor da taxa e pode ser consultado na tela F600MCC;
- a wiipo sincroniza o extrato bancário e envia a confirmação ao ERP por meio do integrador. Nesse momento ocorre a conciliação bancária de forma automática, desde que ela esteja configurada conforme o tópico 2.1.7. Caso contrário os movimentos ficam disponíveis para que a conciliação seja feita manualmente. O valor do extrato também é gerado considerando o valor da taxa;
- ao final do dia, os valores dos boletos pagos até as 17h são transferidos para a conta cadastrada.
Lembrando que o fluxo de integração entre os sistemas pode levar até 15 minutos para ser concluído.
Na tela F302CCR há o botão Boleto Wiipo, que permite abrir o link do boleto no navegador. Ele é exibido quando a integração com a wiipo está configurada, ou seja, quando há um portador wiipo configurado na tela F191CPT e o título selecionado na grade possui um link relacionado. Nela também é possível consultar as informações do Código de barras e do Nosso número.
Observação
- o envio de e-mail será solicitado ao eDocs somente depois da autorização/retorno do eDocs ao ERP, mesmo se os links dos boletos da wiipo já existirem no sistema;
- com a integração ERP x wiipo ativada, ao reenviar um e-mail manualmente via eDocs será enviado apenas o .XML e o .PDF da nota, sem o link do boleto. É possível enviar o link separadamente por meio da tela F302CCR, botão Boleto Wiipo;
- no momento, a integração não atende a impressão de boletos por carga, ou seja, boletos entregues fisicamente.simm
Caso queira customizar o e-mail contendo o link do boleto, há duas opções:
- utilize o identificador de regras VEN-140IDEPRWP, que permite personalizar o texto de cada parcela descrita no mesmo, conforme exemplo de regra na documentação;
- quando não for utilizado o e-mail de retorno de autorização dos documentos eletrônicos padrão do eDocs e, em vez disso, o identificador de regras VEN-140NEIMPBO estiver sendo utilizado para essa finalidade, os links do boleto da wiipo não serão apresentados no e-mail. Para resolver isso, o identificador de regras CRE-301MORALLB pode ser utilizado para personalizar o recebimento dos links de boletos. Ele é acionado quando o web service de alteração parcial de títulos (com.senior.g5.co.mfi.cre.titulos, porta AlteracaoParcialTitulosCR) altera o link de boleto de um título. Lembrando que, se houver algum erro na regra, o processo de alteração é cancelado e o web service retorna um alerta.
Caso queira enviar o boleto de forma manual, na plataforma da wiipo entre em Detalhes do boleto e copie o link ou utilize o botão Enviar e-mail.
O acompanhamento dos títulos é feito por meio da tela F302CCR. Nela também é possível consultar o boleto gerado pela wiipo através do botão Boleto Wiipo:
Importante
A transferência dos valores não é feita por boleto, mas sim de forma agrupada. Exemplo: se eu recebi 5 boletos de R$ 100,00 cada, será feita uma única transferência de R$ 500,00. Nesse caso, não há necessidade de fazer a conciliação, pois ela ocorre na baixa do boleto.
2.1.6. Conciliação bancária
A conciliação bancária pode ser feita de forma manual ou automática (tópico 2.1.3.7). Ela ocorre conforme descrito no fluxo de geração do boleto via título manual (tópico 2.1.4, item 8) e no fluxo de envio do boleto via e-mail tópico (2.1.5, item 11).
Na conciliação, as datas de pagamento, movimento e liberação são registradas da seguinte forma:
- a data do pagamento é a data em que o cliente pagou o título;
- a data do movimento é a data em que o movimento ocorreu;
- a data de liberação da tesouraria é a data em que a operação TED entrou na conta.
É possível consultá-las por meio das telas F603CLC e F302SMT:
Observação
A partir da versão 5.10.1.57, é possível registrar e conciliar o movimento de transferência (TED) realizado para a conta corrente de destino, sendo necessário:
- Configurar no portal wiipo em Gestão de Boletos > Configurar conta destino ou Configurar conta destino no ícone de carteira, o código da conta interna de destino do ERP;
- No ERP, configurar os campos Transação de Débito por Transferência entre Contas e Transação de Crédito por Transferência entre Contas nos parâmetros da gestão de tesouraria da tela F070FCX.
2.1.7. FAQ
Como funciona a integração de títulos?
Ocorre de forma automática a partir da geração do título. Depois que o portador for configurado com o portador wiipo, o título passa a gerar uma instrução bancária que será lida pela wiipo.
Como funciona a integração das baixas?
Quando o registro dos boletos pagos for recebido pela wiipo, a baixa é integrada ao ERP. Com isso, todas as movimentações relacionadas ao recebimento do título no Contas a Receber são feitas.
Como funciona a atualização dos dados?
O ERP comunica a wiipo por meio de um integrador localizado na instalação do ERP, executado a cada 5 minutos. Trata-se de um tempo padrão que não pode ser alterado. Esse integrador verifica se há títulos em aberto com portador wiipo e/ou portador padrão da empresa sem links de boletos. Assim, o boleto é emitido pela wiipo, que integra os dados atualizando o Código de barras, o Nosso número e o link do boleto dos títulos relacionados (tela F302CCR).
Como faço a alteração de títulos que não possuem portador wiipo?
Na plataforma da wiipo, verifique quais títulos não possuem o portador wiipo, sendo possível gerar uma requisição para que esse portador seja alterado no ERP.
Como faço o cancelamento de títulos?
Para isso, há duas opções:
- registrar a entrada de um adiantamento no valor pago para compensar em uma próxima venda (F600GEC);
- fazer a devolução do dinheiro ao cliente através de uma devolução de crédito (F301BAA, podendo fazer o aproveitamento do crédito com outro titulo a receber do cliente, de uma nova venda ou de uma parcela a vencer).
A wiipo busca os títulos cancelados após a execução do integrador. É feita uma comunicação com a plataforma de pagamento digital, que recebe todos os pedidos de cancelamento até quinta-feira e, na sexta-feira, faz o processamento. Logo, se o cancelamento do título é feito no ERP em uma sexta-feira, esse cancelamento ocorrerá somente na próxima sexta-feira. Quando a wiipo receber a confirmação do cancelamento, o título será atualizado na plataforma. Caso ocorra uma situação em que o cliente já pagou o boleto e após isso houve um cancelamento, na plataforma da wiipo será apresentado um erro e essa situação deverá ser ajustada manualmente no ERP.
Como funciona a exclusão de títulos?
Ela segue o funcionamento do identificador de regras CRE-301BTIBP01, ou seja, solicita uma confirmação de exclusão do título quando houver ocorrências bancárias pendentes para o mesmo (tela F310ITB) e a integração com a wiipo estiver ativa no ERP.
Lembrando que alterações manuais de valor dos títulos não geram ocorrências bancárias, logo, se um título em posse da wiipo tiver seu valor alterado, essa alteração não será repassada para a wiipo. As.alterações no valor original dos títulos devem ser feitas somente via baixa por abatimento.
Onde altero as informações dos boletos?
Na tela F301TCR. Após a execução do integrador, as informações atualizadas são enviadas para a wiipo.
Observação
- a wiipo lê as informações relacionadas a juros, descontos e afins diretamente do ERP;
- a carteira simples padrão será solicitada pela wiipo na ativação do produto ou na geração dos boletos.
Como contabilizo a taxa no ERP?
Depois de usar a gestão de recebíveis da wiipo, a taxa do boleto passará a ser calculada e lançada individualmente após cada movimento de baixa, conforme abaixo:
- valor do título: R$ 100,00;
- valor da taxa: R$ 2,40.
Nesse cenário, o valor da baixa do título será de R$ 100,00 e o valor líquido será de R$ 97,60. Consequentemente, o valor de movimento da tesouraria também será de R$ 97,60. A diferença entre o valor do título e o valor líquido corresponde ao valor da taxa (nesse caso R$ 2,40) que fica gravada na tabela de movimentação de títulos no campo Valor de Despesa de Cobrança (E301MCR.VlrDcb).
Ao receber o extrato bancário, o valor creditado será o valor liquido recebido (nesse caso, R$ 97,60). que será conciliado automaticamente com base no valor do movimento gerado pela baixa do título.
A contabilização da taxa de cobrança, por sua vez, será pelo movimento de baixa do título. Para que isso ocorra, é necessária uma alteração na forma de contabilização da baixa de títulos do cliente para prever uma nova sequência debitando despesas de cobrança, cujo valor estará gravado na tabela de movimentação de títulos no campo Valor de Despesa de Cobrança (E301MCR.VlrDcb).
O que acontece quando a nota é gerada com mais de uma parcela e portador?
O e-mail é enviado normalmente, porém o boleto da wiipo fica em um link no corpo do e-mail e o boleto do outro portador será um anexo.
Como funciona o envio de boletos onde a autorização (SitDoe = 3) pode demorar alguns dias? Qual o impacto de utilizar o processo de Autorização em contingência entre o eDocs e o ERP nesse caso (onde o SitDoe recebido é 16)?
Para notas eletrônicas, é necessário utilizar o identificador de regras CRE-301ENTAS01. Com ele ativo, o boleto wiipo é gerado somente após a autorização da NF-e. Mesmo a situação do documento eletrônico sendo retornada como 16, o título permanece na situação AS - Aberto Suspenso e somente após a autorização da nota (SitDoe = 3) a situação do título será atualizada de AS para AB - Aberto Normal, assim gerando o boleto wiipo.
No caso de uma NF rejeitada, é necessário alterar o portador para reabilitar a NF e fazer a alteração? Como funciona a reemissão de uma NF?
Para notas eletrônicas, é necessário utilizar o identificador de regras CRE-301ENTAS01. Com ele ativo, o boleto wiipo é gerado somente após a autorização da NF-e.
Para fazer a reabilitação de uma nota não eletrônica, é preciso trocar o portador da wiipo para outro e, ao reabilitar a NF, quando houver ocorrências bancárias pendentes (tela F310ITB) e a integração com a wiipo estiver ativada, será exibida uma mensagem de alerta questionando se o usuário deseja continuar. Caso sim, o boleto da wiipo será cancelado.
Qual o impacto de reabilitar NFs canceladas por meio do identificador de regras VEN-140REABI02 na integração com a wiipo?
Não é permitido reabilitar uma nota eletrônica após seu cancelamento. Na tela F140CAN será exibida a seguinte mensagem: "Para processo automático, a nota fiscal de saída não pode ser reabilitada com situação do documento eletrônico 9 (cancelada)".
Titulos não são gerados ao emitir a nota?
Se o parâmetro Geração Títulos NF Assíncrona, encontrado na tela de Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE), estiver definido com S, fará o sistema enviar os títulos para a wiipo somente após a geração dos títulos, feita após o fechamento da nota fiscal.
2.1.8. Documentação técnica da integração ERP x wiipo
Possui alguma dúvida sobre os detalhes técnicos da integração ERP x wiipo? Confira a documentação técnica com as principais informações!