Integração ERP NFS-e
A Nota Fiscal de Serviços
Eletrônica (NFS-e) é um documento de existência exclusivamente digital, gerado e
armazenado eletronicamente pela prefeitura ou por outra entidade conveniada,
para documentar as operações de prestação de serviços.
A geração da NFS-e será feita, automaticamente, por meio de serviços
informatizados, disponibilizados aos contribuintes. Para que sua geração seja
efetuada, dados que a compõem serão informados, analisados, processados,
validados e, se corretos, gerarão o documento.
A responsabilidade pelo cumprimento da obrigação acessória de emissão da NFS-e e
pelo correto fornecimento dos dados à secretaria, para a geração da mesma, é do
contribuinte.
Atualmente as prefeituras ainda aceitam notas fiscais de serviço em formulários comuns, porém a tendência é que a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica torne-se obrigatória na maioria dos casos, como já ocorreu com a Nota Fiscal de Produtos Eletrônica.
A grande maioria das prefeituras trabalha com o formato Abrasf, que foi definido por meio de reuniões das áreas de negócio e tecnologia da informação com os representantes dos municípios integrantes da Câmara Técnica da Associação Brasileira de Secretários e Dirigentes das Finanças dos Municípios das Capitais (Abrasf), onde tiveram como principal objetivo a geração de um modelo de processo que considerasse as necessidades e as legislações de cada município.
O ERP gera o arquivo eletrônico da NFS-e em três formatos: Abrasf, NDDigital, Converge.net. Os três são basicamente regidos pelas regras definidas no manual do contribuinte para nota fiscal de serviço eletrônica da Abrasf, sendo que o formato NDDigital e o Converge.net possuem algumas particularidades distintas. No formato Abrasf pode-se utilizar uma integração com um software emissor ou emitir notas fiscais manualmente.