Pré-requisitos
No ERP, é possível caracterizar o ato cooperado em um produto, uma família de produto, uma origem de mercadoria, um agrupamento de produtos ou na ligação entre fornecedor e produto. Assim, ao gerar notas fiscais de entrada ou saída será considerado movimento de ato cooperativo.
Antes de gerar as movimentações, é necessário parametrizar os itens, para que as notas fiscais sejam caracterizadas como Ato cooperativo.
Esta parametrização é possível apenas para a proprietária de Agronegócio (ECCC).
Atenção
Os processos ECCC (Controle do Cooperado) e/ou SRPR (Controle do Produtor), bem como o parâmetro -e:agro, não estão mais disponíveis a partir da utilização do sistema no licenciamento por área. Para atendimento das rotinas específicas do Agronegócio, estão disponíveis os parâmetros globais UtiCtrCoo e UtiCtrPrd, na tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS), onde o sistema passa a exigir apenas a existência da liberação das áreas de Mercado e Suprimentos (ou Backoffice, que libera as duas áreas).
- Para informações sobre licenciamento no Gestão Empresarial | ERP, acesse a documentação da tela Definição da Cópia (F000IPR)
- Para informações sobre os parâmetros globais UtiCtrCoo e UtiCtrPrd, acesse a documentação da tela Manutenção dos parâmetros globais do sistema (F000PGS)
Fornecedor
O Cadastro do cooperado é feito em Cadastros > Clientes e Fornecedores > Cooperado > Cadastro
Importante
Caso o fornecedor não seja um Cooperado, qualquer movimentação o envolvendo não será considerada Ato Cooperativo, independente do preenchimento dos parâmetros abaixo.
Caso o fornecedor seja um Cooperado, serão verificados os parâmetros abaixo, se um deles estiver com Não, não será considerado Ato Cooperativo, ou seja, todos os parâmetros devem estar preenchidos com Sim.
O campo Ato cooperado, das telas abaixo, tem preenchimento padrão igual a Sim. Pode ser alterado, se necessário.
Produto
Em Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Individual
É possível definir que a Soja é um produto decorrente de ato cooperativo, qualquer movimentação de Soja será considerada atividade de ato cooperativo.
Cadastro da família
Em Cadastros > Produtos e Serviços > Famílias
É possível configurar a família de produto do Café, dessa forma, qualquer movimentação de produtos pertencentes à família de Café será considerada atividade de ato cooperativo.
Origem de mercadoria
Em Cadastros > Produtos e Serviços > Origens > Cadastro
É possível configurar a Origem de mercadoria "Fazenda X", dessa forma, qualquer movimentação de produtos pertencentes à origem "Fazenda X" será considerada atividade de ato cooperativo.
Agrupamento de produtos - produção
Em Cadastros > Produtos e Serviços > Produtos > Formas agrupamentos > Individual
O agrupamento de produtos é ligado ao produto na tela de Cadastro de produtos
Ligação entre Fornecedor e Produto
Em Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Individual