Cobrança de Taxas
A cobrança de taxas corresponde aos valores cobrados pela empresa e repassados ao produtor rural. As principais taxas geradas no Agronegócio são provenientes de armazenagem, de quebra técnica, de comercialização e outras possíveis taxas que variam de acordo com as definições da empresa. As taxas podem ser cobradas ao efetuar uma fixação de preços, um contrato de compra imediata, um recebimento, uma devolução de produtos ao produtor e uma transferência de produtos entre produtores.
As taxas de armazenagem e Quebra técnica são cobradas proporcionalmente de acordo com o período de armazenagem, a fim de pagar os custos de mão de obra e preservação do produto através dos tratamentos. As taxas de comercialização são cobradas pelo serviço de negociação entre empresa e produtor. É possível diferenciar a cobrança para cooperados e não cooperados.
A cobrança de taxas pode ocorrer nas seguintes modalidades:
- Cobrança em produto: modalidade em que o Produtor Rural paga as taxas devidas para a empresa em forma de produto.
- Cobrança financeira: modalidade em que o Produtor Rural paga as taxas devidas para a empresa em forma de cobrança financeira.
- Cobrança por notas de serviço: modalidade em que o Produtor Rural ou Pessoa Jurídica paga as taxas devidas para a empresa em forma de notas de serviço.