Abastecimento de produção pelo sistema de gerenciamento de armazéns
O processo de abastecimento de produção pelo sistema de gerenciamento de armazéns por meio de transferência de depósitos possibilita que sejam enviadas solicitações de separação de mercadorias no depósito de origem, onde estão localizados os insumos, abastecendo o depósito de destino, responsável por armazenar os produtos que estão no estoque de produção.
Este é macroprocesso dessa integração de separação entre Gestão Empresarial | ERP e o WMS WIS:
Para gerar ordens de separação no WMS WIS a partir do abastecimento de produção do Gestão Empresarial | ERP:
- No Gestão Empresarial | ERP:
- O setor de produção efetua o processo de explosão de necessidades, gerando as ordens de produção com os itens a serem produzidos e os componentes necessários.
- Quando os insumos necessários estão localizados em depósitos controlados pelo WMS WIS, é possível utilizar a rotina de transferências de forma manual, fazendo sua geração a partir dos registros de produção gerados (relatórios, ordens ou estágios). Para isso:
- Acesse a tela de Transferências de Produtos - F210TPA.
- Selecione a Trans. Saída desejada.
- Informe o Depósito Origem, onde os insumos para abastecimento da produção estão localizados - esse depósito precisa ter integração com o WMS WIS.
- Informe o Depósito Destino, que deve ser equivalente ao estoque de produção e não pode estar configurado para integrar com o WMS WMS WIS.
- Através do botão Seleção, informe o Rel.Produção, a Ordem Produção ou o Estágio Produção. Depois clique em OK para que o sistema exiba todos os componentes solicitados, a quantidade necessária e a quantidade disponível em estoque.
- Quando a quantidade necessária for maior do que a quantidade disponível o sistema exibirá o item desmarcado, portanto é importante prestar atenção. Caso seja preferível transferir a quantidade disponível, mesmo que seja abaixo da quantidade necessária, será preciso alterar a informação presente no campo de quantidade e marcar o item, para que o mesmo faça parte do processamento e geração da ordem de separação.
Existem as seguintes possibilidades em relação à transferência:
- Cancelamento de transferência: caso não haja a quantidade necessária do produto. Nesse caso, o processo é encerrado.
- Transferência parcial: se não houver a quantidade necessária do produto e seja optado por transferir apenas a quantidade disponível.
- Transferência total: acontece quando há quantidade suficiente para atender a demanda.
- A partir da transferência processada, o Gestão Empresarial | ERP gera automaticamente uma ordem de separação, solicitando que o WMS WIS separe a mercadoria e quantidade necessárias.
- Para consultar a ordem de separação gerada, acesse a tela de Consulta de ordens de separação/recebimento - F000COW, utilizando um ou mais dos filtros disponíveis na tela. Caso o status da ordem esteja "em separação/recebimento", significa que já foi integrada para o WMS. Caso contrário, será necessário aguardar a integração ou dispará-la manualmente, através da tela F000GOW - Geração de ordens de separação/recebimento.
- No WMS WIS, a carga é montada.
- De acordo com sua disponibilidade ou não, as seguintes situações podem acontecer com as mercadorias das ordens de separação recebidas pelo WMS WIS:
- Cancelamento de separação: a separação é cancelada pelo WMS e acontece o processo de cancelamento automático dos movimentos de estoque, finalizando o processo.
- Separação parcial: somente parte das quantidades das mercadorias solicitadas é separada.
- Separação total: a exata quantidade das mercadorias solicitadas é separada.
- Se desejar, realize a conferência da separação no WMS WIS.
- No Gestão Empresarial | ERP, os movimentos de estoque são atualizados automaticamente após a integração da conferência de separação.
- Para confirmar a movimentação de estoques no ERP, acesse a tela F211LIG - Consulta de Transferências de Produto, que permite verificar o movimento de saída no depósito de origem e o movimento de entrada no depósito de destino.