Segmentos > Logística > Gestão de Armazenagem > WMS WIS > Processo de Integração Logística para Indústria > Retorno de industrialização

Retorno de industrialização

Assim que o terceiro finaliza a industrialização dos insumos remetidos, ocorre o retorno da remessa.

Importante

A nota fiscal retornada pela empresa que presta o serviço de terceirização deve conter exatamente as mercadorias retornadas fisicamente e nas mesmas quantidades. Caso a nota fiscal esteja divergente, deve ser solicitada uma nova nota fiscal de saída com a quantidade correta.

Retorno de remessa

O Gestão Empresarial | ERP suporta remessa e retorno realizados pelo módulo de manufatura, ou sem utilizar o módulo de Manufatura, através dos módulos de Compras e Suprimentos.

Retorno de remessa com utilização do módulo de Manufatura

Quando a nota fiscal de remessa é gerada a partir do módulo de manufatura, o procedimento para geração do retorno é:

  1. Gere uma nota fiscal de entrada, informando os itens contidos na nota fornecida pelo terceiro. A nota deve ser gerada como sendo do tipo "5 - Retorno outros" e conter simultaneamente o retorno simbólico dos produtos, o produto industrializado e os eventuais insumos devolvidos.
  2. Durante a digitação da nota fiscal, deve-se utilizar o botão Nota Saída para selecionar a nota fiscal de remessa (que deve estar fechada). Com isso, o Gestão Empresarial | ERP carrega todos os itens da nota fiscal de saída selecionada para a nota fiscal de entrada.

    1. Ao solicitar o fechamento da nota fiscal, é exibido um questionamento sobre utilizar a rotina de valorização. Deve-se informar "Não", pois a entrada não pode ser feita via processo de Valorização.
    2. Uma ordem de recebimento é gerada para o WMS WISpara todos os produtos que estejam utilizando o depósito que integra com o WMS WIS;
    3. Logo após, é exibida a mensagem "Deseja realizar retorno das OPs?" e deve-se selecionar "Sim".

  3. É exibida a tela Retorno de serviços de Terceiros (F900RET), para efetuar o retorno dos produtos industrializados. Nela, pode-se informar as quantidades dos produtos industrializados retornados, porém, não é possível informar as sobras. Por isso, as sobras devem ter sido lançadas na nota fiscal de entrada. A ordem de recebimento para o WMS será gerada apenas quando o depósito informado integrar com o WMS WIS.
    O Gestão Empresarial | ERP lança automaticamente os movimentos de entrada das mercadorias industrializadas retornadas ao estoque. Além disso, bloqueia esses produtos gerando movimentos de bloqueio no estoque, com a transação configurada no campo Transação Entrada Bloqueio Estoque, tela Parâmetros da Filial para Integração (F070INT). Os produtos são bloqueados para impedir que sejam utilizados até que sejam armazenados pelo WMS WIS. Por isso, uma ordem de recebimento é gerada para armazenar o produto industrializado. Com isso:

    1. O Gestão Empresarial | ERP gera uma ordem de recebimento para cada produto industrializado retornado. Caso tenham sido retornados produtos de 2º, 3º qualidade ou refugo, é gerada uma ordem recebimento para cada um desses produtos.
    2. Depois de confirmado o recebimento pelo WMS WIS, o Gestão Empresarial | ERP desbloqueia estas quantidades utilizando a transação parametrizada no campo Transação Saída Bloqueio Estoque.

Retorno de remessa sem utilização do módulo de Manufatura

É possível realizar a remessa de mercadoria para terceiro, bem como o retorno dessa mercadoria, sem a utilização do módulo de Manufatura. Isso pode ser feito através do lançamento manual de uma nota fiscal de saída e o lançamento manual de uma nota fiscal de entrada.

O retorno da remessa pode ser feito da seguinte forma:

  1. Lance uma nota fiscal do tipo "4 - Retorno de Industrialização", contendo exclusivamente o produto industrializado e considerando que:

    1. Este produto deve entrar no estoque a partir da rotina de Valorização do estoque. Para isso, na nota fiscal de entrada, o produto deve ser lançado com um depósito sem integração, e a transação de compras deve possuir integração com o módulo de estoques. Durante o fechamento da nota de entrada, é exibida a mensagem "Deseja chamar rotina de valorização do produto?" e deve-se selecionar "Sim". Na tela de valorização, deve-se adicionar uma nova linha para cada produto retornado, informando um depósito que integra com o WMS WIS. Após sair da tela de Valorização, é gerada uma ordem de recebimento dos produtos informados na valorização.
    2. Ao fechar a nota fiscal de entrada o Gestão Empresarial | ERP bloqueia os produtos gerando movimentos de bloqueio no estoque, com a transação configurada no campo Transação Entrada Bloqueio Estoque, tela Parâmetros da Filial para Integração (F070INT). Os produtos são bloqueados para impedir que sejam utilizados até que sejam armazenados pelo WMS WIS. Por isso, uma ordem de recebimento é gerada para armazenar o produto industrializado.

    Observação

    As ordens de recebimento geradas a partir da valorização são geradas automaticamente, não sendo possível gerá-las manualmente na tela de Geração de ordens de separação/recebimento (F000GOW).

    A transação utilizada na valorização deve estar configurada com o tipo de movimento "NO - Normal".

  1. Lance uma nota fiscal de entrada do tipo "5 - Retorno outros", contendo os insumos para entrada simbólica e eventuais insumos devolvidos, sendo necessário que:

    1. Os itens que contêm os insumos para entrada simbólica podem possuir transação integrada com o estoque, para dar a saída da mercadoria do depósito de terceiros ou para retirar a mercadoria da situação de "consignada". O depósito deste item não deve possuir integração com o WMS WIS.
    2. Os insumos devolvidos devem entrar no estoque, e por isso, devem ter uma transação integrada com o módulo de estoques. A transação pode ser de transferência, para que seja descontada a quantidade do consignado. Isto é necessário quando na remessa, a mercadoria ficar neste estágio, ou seja, quando na nota fiscal de remessa for utilizada uma transação que coloca a mercadoria em consignação, ao invés de dar a saída do estoque. Além disso, o depósito do item de produto deve possuir integração com o WMS WIS.

    Observação

    Para lançamento de uma nota fiscal de entrada do tipo "5 - Retorno outros", não deve ser utilizada a rotina de valorização de estoque.

  1. O Gestão Empresarial | ERP gera uma ordem de recebimento para a nota fiscal do tipo "4" e outra para a nota fiscal do tipo "5".


    • Para a nota fiscal do tipo "4", o Gestão Empresarial | ERP lança o movimento de bloqueio do estoque, utilizando a transação configurada no campo Transação Entrada Bloqueio Estoque, da tela Parâmetros da Filial para Integração (F070INT), de entrada no estoque. Após o retorno do WMS WIS, a mercadoria é desbloqueada;
    • Já a nota fiscal do tipo "5" não é efetivamente fechada. Somente após o retorno do WMS WIS a nota fiscal é fechada e o movimento de entrada é efetivado. Da mesma forma como ocorre com notas fiscais do tipo "1 - Entrada".

    Importante

    • Todas as ordens geradas no processo de retorno de remessa, utilizando ou não o módulo de Manufatura, são gravadas no WMS WIScom o tipo "RET - Retorno Terceirização".
    • O Gestão Empresarial | ERP instrui o WMS WIS a receber mercadorias com os mesmos lotes/séries que constam no Gestão Empresarial | ERP, impedindo o WMS WIS de receber lotes/séries diferentes, mesmo que o parâmetro Obrigar WMS receber lote/série, da tela Parâmetros da Filial para Integração (F070INT), esteja marcado como "Não".
  2. Após a ordem ter sido gerada no ERP ela deve ser exportada para o WMS utilizando o processo automático 84 - WMS Senior.

Importação do retorno do recebimento de retorno de remessa

As ordens de recebimento retornadas pelo WMS WIS são importadas pelo ERP através do processo automático 84. A forma como o Gestão Empresarial | ERP importa, difere de acordo com o módulo utilizado.

Importação dos retornos feitos pela Manufatura

Ao importar o retorno do recebimento, o Gestão Empresarial | ERP verifica:

  1. Se a ordem foi recebida com as quantidades e lotes/séries idênticos aos do ERP. Nesse caso, o Gestão Empresarial | ERP gera o movimento de desbloqueio, utilizando a transação configurada no campo Transação Saída Bloqueio Estoque da tela Parâmetros da Filial para Integração (F070INT). O WMS WIS pode receber produtos em um depósito diferente do especificado no ERP. Caso isso ocorra, o Gestão Empresarial | ERP gera um movimento de estoque para que as mercadorias sejam transferidas do depósito que constava originalmente no ERP para o depósito retornado pelo WMS WIS. Para esta operação, o Gestão Empresarial | ERP utiliza a transação configurada no campo Trans. Saída Transf., na tela Parâmetros da Filial para Integração (F070INT);
  2. Se a ordem foi cancelada. Nesse caso, o Gestão Empresarial | ERP altera o apontamento, zerando as quantidades apontadas (dos insumos e do produto industrializado), reabilitando a OP para que seja refeito o retorno;
  3. Se a ordem foi recebida com as quantidades ou lotes/séries diferentes ao do Gestão Empresarial | ERP. Nesse caso, é retornada a mensagem "Quantidade/lotes recebidos do WMS diferem do ERP" e interrompe a importação do retorno da ordem.

Importação dos retornos feitos sem Manufatura

Ao importar o retorno do recebimento, o Gestão Empresarial | ERP verifica:

  1. Se a ordem foi recebida com as quantidades e lotes/séries idênticos ao do Gestão Empresarial | ERP. Nesse caso, a situação da ordem de recebimento é alterada para "Recebido";
  2. Se a ordem foi cancelada. Nesse caso, o Gestão Empresarial | ERP reabre a nota fiscal de entrada e altera a situação da ordem de recebimento para "Cancelada";
  3. Se a ordem foi recebida com as quantidades ou lotes/séries diferentes ao do Gestão Empresarial | ERP. Nesse caso, é exibida a mensagem "Quantidade/lotes recebidos do WMS diferem do ERP" e interrompe o processamento da ordem.

Quando não for possível processar a importação do recebimento, devido a ocorrência de algum erro, o Gestão Empresarial | ERP mantém a ordem no WMS WIS com situação de erro, para que o Gestão Empresarial | ERP não tente importá-la automaticamente na próxima execução do processo automático 84.

Este artigo ajudou você?