Pedido de Venda
O pedido de venda é um documento comercial e primeira etapa oficial emitida por um vendedor para o cliente, indicando todo o acordo comercial para o processo de venda no mercado externo, como por exemplo: quantidades e preços acordados para os produtos ou serviços.
É usado para controlar a venda de produtos e serviços para clientes do mercado externo. A criação de um pedido de venda é normalmente o primeiro passo da venda para efetuar um adiantamento ao cliente e despachantes aduaneiros no processo de exportação no Gestão Empresarial | ERP.
Este é o macroprocesso da integração de pedido do venda do ERP com o sistema de Força de Venda:
Integração de Pedido
Assim funciona a integração de pedido entre o Gestão Empresarial | ERP e o sistema de Força de Venda:
- Quando o pedido é criado no Gestão Empresarial | ERP contendo um cliente do tipo mercado externo (isso é definido no campo Tipo Mercado da tela de Cadastro de Clientes - F085CAD), ele é bloqueado automaticamente, recebendo no campo Observação Motivo o valor "Bloqueado para validação com Força de Venda".
- O sistema de Força de Venda:
- Verifica se há pendências de integração através do serviço com.senior.g5.co.int.geral.exportacao, porta ObterPendencias.
- Caso haja pendências retornadas com o código de integração 18 significa que há pedidos para serem integradas.
- Integra as pendências de pedido através do web service com.senior.g5.co.ven.pedido, porta Exportar. Além dos registros de ordens de compras pendentes, o ERP também envia um número de lote.
- Executa o serviço com.senior.g5.co.int.geral.exportacao, porta Confirmar com o código de integração 18 e o número de lote obtido do ERP, confirmando assim o recebimento das informações.
- Identifica se todas as informações do pedido estão corretas e executa o serviço com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos para desbloquear o pedido.
- No Gestão Empresarial | ERP, o pedido:
- É desbloqueado e no campo Observação Motivo recebe a descrição "Pedido liberado para faturamento a partir do sistema parceiro de comércio exterior".
- Pode ser faturado.
- Caso seja necessário faturar um pedido que ainda não esteja liberado pelo Força de Venda, é possível desbloquear o pedido manualmente, alterando o valor do campo Pedido Bloqueado para "Não".
- Se um cliente definido como mercado externo é alterado para mercado interno, o Gestão Empresarial | ERP desbloqueia o pedido somente se a descrição do motivo for “Bloqueado para validação com comércio exterior”.
- Por padrão, o fechamento do pedido não gera uma pendência de exportação de cliente, porque apenas informações são atualizadas, sendo que o registro do cliente em si não é alterado.
Consultas de Pedidos
Para que o sistema de comércio exterior consulte qualquer informação do pedido no Gestão Empresarial | ERP, independente do controle de pendências, utilize o web service com.senior.g5.co.ven.pedido, porta ConsultarGeral.
Importação e Manutenção de Ordem de Compra no ERP
Para realizar a importação e manutenção de dados de ordens de compra no ERP, utilize o serviço com.senior.g5.co.mcm.ven.pedidos, porta GravarPedidos.