A funcionalidade de Assinatura Eletrônica do Receituário Agronômico é uma integração com a XPlatform. Esse processo permite que o responsável técnico receba e assine o receituário digitalmente, com a possibilidade de enviar cópia assinada para o produtor. A requisição de assinatura é enviada por e-mail, e a assinatura pode ser realizada por meio de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, agilizando o processo.
Para que a Empresa integre seu dados no Gestão Empresarial | ERP com o SIGN, é necessário que um tenant seja criado dentro da XPlatform. Essa é uma etapa fundamental para que a ferramenta funcione.
A criação do tenant pode ser feita através da Sara. Para isso, basta escolher a opção Tenant. Caso a Empresa já possua um tenant criado na XPlatform, essa etapa pode ser pulada.
Atenção
Sempre que um tenant for criado, é preciso configurar um agendamento para ele. Esse agendamento é necessário, pois há uma rotina no sistema que deve ser executada diariamente em todos os tenants. A rotina, por sua vez, é disparada ao chamar o método dailyScheduledJob.
Para criar o agendamento, siga os seguintes passos:
Acesse a XPlatform e, então, o menu Tecnologia > Customização > Agendamentos;
Na tela Domínios e Serviços, clique na guia Agro e, então, em Agrox;
Clique em Criar agendamento;
Para criar um agendamento, preencha o campo Nome do agendamento (pode ser qualquer nome de sua preferência, ou um nome que melhor identifique o agendamento que está sendo criado);
No campo Situação, selecione a opção Ativo;
Selecione a opção dailyScheduledJob no campo Funcionalidade;
No campo Parâmetro de entrada, selecione a opção JSON;
Já no campo Entrada, digite os seguintes comandos:
O comando "deleteLogs":"TRUE" refere-se à exclusão dos logs;
O comando "createDefaultTemplateTypes":"TRUE" refere-se à criação de templates que são padrão do sistema;
O comando "createDefaultCategoryMessage":"TRUE" refere-se à criação de categorias que são padrão do sistema.
Escolha a data e horário que o agendamento será executado. Para que o agendamento se repita, basta clicar na opção Repetir e preencher as configurações de repetição, conforme desejado;
Para que os dados exibidos ao Produtor Rural sejam importados para o aplicativo, existe uma API que pode ser consumida para o envio desses dados. Para integrar os dados do Gestão Empresarial | ERP da Senior ao aplicativo, é necessário realizar as configurações abaixo.
Na XPlatform:
Realize login na XPlatform com a conta de Administrador e, no menu, acesse: Tecnologia > Administração > Gerenciamento de Aplicações;
Na tela que será aberta, serão exibidas as aplicações já cadastradas na Plataforma. É necessário cadastrar uma nova aplicação para que o Gestão Empresarial | ERP faça a autenticação na XPlatform. Para isso, basta clicar em Nova aplicação;
A tela para cadastro de aplicações conta com os seguintes campos obrigatórios:
Nome;
Descrição;
Geração de tokens (deve-se gerar um token diferente para cada tipo de operação).
O cadastro de uma aplicação, por sua vez, é indispensável para a utilização do aplicativo. Pode-se utilizar qualquer aplicação ou cadastrar o padrão do ERP XT.
No campo Geração de tokens, é necessário que a opção Gerar um novo token diferente para cada sessão da aplicação seja selecionada;
Após selecionar e clicar em Salvar, os campos Chave de acesso e Secret são apresentados;
Os novos campos apresentados possuem valores que devem ser preenchidos respectivamente na Central de Configurações Senior, nas opções Access key e Secret key;
O tenant da Empresa Agro pode ser obtido na XPlatform, no menu Tecnologia > Administração > Gestão dos tenants > Configurar;
Após cadastrar a aplicação e informar os dados de acesso na Central de Configurações Senior, é necessário habilitar a aplicação. Para isso, acesse o menu Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão de papéis;
Por padrão, o papel de Administrador já estará atribuído a sua conta de Administrador. Porém, ainda é necessário ativar a aplicação previamente cadastrada dentro do papel de Administrador. Para isso, acesse a tela Gestão do papel no menu XPlatform > Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos papéis;
Em seguida, basta associar a aplicação na conta de Administrador.
Realizadas essas configurações, será possível ativar a integração das informações utilizando a API de integração.
No Gestão Empresarial | ERP da Senior:
Acesse a Central de Configurações da Senior;
Em Sistemas > Gestão Empresarial | ERP > Configuração ERP XT, preencha os campos:
Nome do tenant da Plataforma: obtido na XPlatform;
Access key da Plataforma: obtido na XPlatform;
Secret key da Plataforma: obtido na XPlatform;
URL da Plataforma.
As informações listadas acima podem ser encontradas acessando a conta de Administrador da XPlatform, disponibilizada para a Empresa Agro.
Para utilizar a funcionalidade, é preciso antes executar os seguintes passos:
Na tela de Cadastro de Empresas (F070EMP), ativar a opção Receituário Agronômico;
Na tela de Parâmetros da Filial para Vendas (F070FVE), guia Vendas 2, ativar a opção Utiliza assinatura eletrônica em receituário;
Na tela de Parâmetros de Usuário para Vendas (F099UVE), guia Vendas 2, ativar a opção Permite enviar receita para SIGN;
Na tela de Responsável técnico X Filial (F113RPF), fazer a ligação do responsável técnico já cadastrado com a filial, se ainda não houver ligação, e preencher o campo Usuário X Platform com o nome de usuário do responsável técnico, na plataforma. Deve-se preencher apenas o nome do usuário, sem o domínio.
Opcionalmente, caso seja desejável enviar cópia do receituário para o cliente, acessar o cadastro do cliente na tela de Contatos do Cliente (F085CTO) e parametrizar o campo Envia cópia receituário como "Sim".
Opcionalmente, caso se deseje que o Produtor Rural também realize a assinatura do receituário agronômico, acessar o cadastro do cliente na tela de Contatos do Cliente (F085CTO) e parametrizar o campo Envia cópia receituário como "P-Opcional" (para escolher manualmente se é necessário requisitar a assinatura) ou "O-Obrigatório" (para sempre requisitar a assinatura). Caso deseje apenas enviar uma cópia por e-mail do receituário assinado, parametrizar o campo como "S-Somente cópia". Por padrão, o cliente é configurado como "N-Não enviar".
Processo de assinatura
Para enviar um receituário agronômico para assinatura eletrônica via Sign, o processo é iniciado na tela de Emissão de Receita (F113REM). Na grade Dados da Receita, selecione a receita já preenchida. Verifique que, na coluna Sit. Env. deve estar com o valor "1 - Não solicitado".
Abaixo desta grade, o botão Enviar Sign permite fazer o envio. Esse botão só estará disponível caso os passos da parametrização inicial tenham sido completados. Ao clicar no botão, a tela Forma de Assinatura (F113SIG) deve ser aberta. Nesta tela, é possível selecionar as seguintes opções para assinatura:
Eletrônica;
Certificado Digital A1.
Também é possível selecionar a opção Enviar cópia assinada para o Produtor.
Ao clicar em OK nesta tela (F113SIG), o documento será enviado para assinatura. É possível visualizar o documento dentro do GED, na XPlatform ou clicando no botão Visualizar Ass. Sign, logo abaixo da grade Dados da receita, na tela de Emissão de Receita (F113REM).
Na grade de Dados da receita, uma receita pode ter as seguintes situações relacionadas à assinatura eletrônica, nas colunas Sit. Env e Descrição (Sit. Env.):
Não Solicitado: ainda não foi solicitado o envio da receita para o SIGN;
Aguardando Assinatura: a receita foi enviada com sucesso para o SIGN e agora aguarda a assinatura do responsável técnico;
Assinado: o responsável técnico assinou a receita agronômica;
Cancelado: a receita foi cancelada no ERP XT e teve seu envelope no SIGN também cancelado (só é possível cancelar envelopes ainda não finalizados, ou seja, assinados ou recusados);
Falha no Envio: o usuário tentou enviar a receita para assinatura, mas aconteceu alguma falha no envio;
Recusado: O responsável técnico recusou a assinatura da receita.
Importante
Todas as receitas que estiverem com status de Aguardando Assinatura serão atualizadas no momento da abertura da tela Emissão de Receita (F113REM). Caso ocorra alguma falha na atualização a mensagem de erro da tentativa de atualização será salvo no registro de envio do Sign para resolução de problemas. Se não ocorrer nenhum erro, o sistema buscará o status do envelope no SIGN e, se o envelope já tiver sido Assinado ou Recusado, o status da receita será atualizado. É possível iniciar esse processo manualmente, clicando no botão Atualizar Status Sign, abaixo da grade Dados da Receita.
Importante
Na emissão do relatório de receituário para utilização no sistema IDAF (Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo), tanto os formatos PDF quanto o PDF/A são aceitos. Porém houveram alguns casos onde, após a emissão do relatório em PDF, o campo de assinatura ficou com uma tarja preta, problema que é resolvido fazendo a emissão no formato PDF/A.
Cancelamento de receituário agronômico
Ao realizar o cancelamento de uma receita, pela tela de Emissão de Receita (F113REM), caso ela ainda não tenha sido assinada, isto é, sua Sit. Env. esteja como "2 - Aguardando Assinatura", o envelope de assinatura será cancelado também no SIGN. Na plataforma, ele será movido para a guia Cancelados, e não permitirá assinatura ou recusa.
Importante
Se o envelope já tiver sido assinado ou recusado, o envelope não será cancelado automaticamente no cancelamento da receita via tela, pois o SIGN não permite cancelamento de um envelope já finalizado.
Os logs do processo são visualizados através da tela de Consulta de Logs de Envio para o Senior Sign (F113LSN). Essa tela pode ser acessada via tela de Emissão da receita agronômica (F113REM), clicando no botão Log Env Sign. O botão só fica ativo caso haja ao menos um registro com status de assinatura diferente de Não Solicitada.
Caso haja tentativa de envio para o SIGN sem acesso à internet ou sem permissão de acesso do usuário, o sistema retornará erro de comunicação e abortará o processo. O tempo de timeout é de 2 minutos.
Quando a tela de Emissão da receita agronômica (F113REM) é aberta, caso hajam receitas aguardando retorno, o sistema automaticamente tentará se comunicar com a senior X Platform para conferir e atualizar o status das receitas. No entanto, se não houver conexão com a internet, não houver permissão de acesso, ou a plataforma não responda a tempo, o sistema retornará erro de comunicação após determinado tempo, e não irá atualizar o status das receitas. É possível atualizar manualmente, via botão Atualizar Status Sign, na tela de Emissão da receita agronômica (F113REM).
Acesse a documentação do GED e do SIGN para mais informações sobre as particularidades de suas configurações: