Cobrança escritural

A cobrança escritural é a forma automatizada da cobrança de um título financeiro através de um banco portador, dispensando a emissão de duplicatas, borderôs e outros papéis e tem por objetivo principal gerar uma cobrança bancária. Esta funcionalidade do sistema possibilita a comunicação eletrônica com o setor bancário através do envio e retorno das ocorrências e liquidações dos títulos, gerando lançamentos automáticos em conta corrente da empresa e atualizando posição financeira do sistema.

Para que seja possível a utilização desta rotina, é necessário configurar o layout do arquivo CNAB (Consórcio Nacional de Automação Bancária) para remessa e retorno aos bancos, bem como a associação dos códigos de cada banco com os códigos internos do Gestão Empresarial.

A carteira de cobrança é o tipo de cobrança no qual o banco portador efetua a cobrança de um título. As principais carteiras de cobrança que o sistema trata são:

No processo da cobrança escritural, é importante relacionar as entidades participantes do processo que são:

Importante

A rotina Cobrança escritural somente pode ser realizada se houver títulos na Gestão de Contas a Receber.

Definições cadastrais

Importante

As definições cadastrais podem variar de acordo conforme o banco de dados homologado. Para saber quando as informações devem ser inseridas, consulte o manual de cada banco de dados.

O que você pode fazer:

Este artigo ajudou você?