Controle de inspeção
Um dos passos mais importantes da garantia da qualidade é o Controle da Qualidade (CQ). É o controle que executa a parte operacional de garantia das especificações do produto com relação ao processo produtivo. Para que isto funcione adequadamente, todo material ou produto deve possuir um documento relacionado, chamado Plano de inspeção.
Nestes planos estão definidos todos os pontos a serem checados, seus valores e o tipo de instrumento que deve ser utilizado. Via de regra, utilizamos uma prática chamada regra dos 10, que define que um instrumento só pode ser utilizado para checar determinado dimensão se possuir uma precisão 10 vezes superior ao mínimo da dimensão checada, ou seja, para medirmos uma dimensão que pode variar em milímetros, devemos utilizar um equipamento capaz de medir até décimos de milímetros.
Os planos de inspeção, em empresas que projetam seus produtos, devem ser definidos pelas áreas de engenharia e controle da qualidade. Em empresas que somente fabricam produtos para terceiros, esta função acaba sendo absorvida totalmente pelo controle da qualidade.
Importante
O controle de qualidade respeita normas e não tem autoridade para aprovar produtos fora das especificações definidas.
Em caso de detecção de não conformidades com condições de utilização, o CQ deverá emitir um documento chamado DESVIO, solicitando a análise e aprovação dos setores de engenharia ou da área do cliente que é proprietário do projeto. Uma vez analisado o problema, somente estes dois setores poderão aprovar o material fora de especificação em caráter excepcional. Podemos realizar 4 tipos de inspeções:
- Recebimento - como o próprio nome já declara, são inspeções utilizadas para recebimento e verificação de materiais. Iremos deslocar os materiais, no momento de entrada da Nota Fiscal, para um depósito de Inspeção, onde somente operadores autorizados pelo CQ, poderão retirá-lo e integrá-lo aos estoques normais. A aprovação da inspeção efetuará esta movimentação de forma automática;
- Livres - são inspeções que podemos realizar a qualquer momento em fases dos processos, recebimentos, etc. Estas inspeções não efetuam bloqueios de processos e são mais utilizadas em processos e produção contínuos para verificações durante o processo, onde lotes de produção são desviados em caso de rejeição ou liberados para prosseguimento em caso de aprovação. Estas Inspeções não estão ligadas a operações das Ordens de Produção;
- Processo - são inspeções ligadas a operações de fabricação controladas por Ordens de Produção. Estas inspeções podem ou não impedir o prosseguimento da OP em caso de rejeição, como também permitir ou não o prosseguimento da operação até que a inspeção seja realizada. Para isto, torna-se necessário a ligação das operações desejadas (para inspeção) ao devido plano de inspeção;
- Finais (acabados) - possuem comportamento muito parecido com as Inspeções de processo (ligadas às Ordens de Produção), com a única diferença de que estas liberam e efetuam as movimentações de estoques do produto para o depósito de destino.
O que você pode fazer:
Permite cadastrar as inspeções que serão utilizadas posteriormente na montagem do plano de inspeção sobre produtos. A avaliação (inspeção) poderá ser fixa ou variável.
Caso seja variável, é necessário apontar os valores alvo, máximo e mínimo permitido. Pode-se ainda registrar uma observação, documento ou equipamento associado à verificação.
No momento de executar as inspeções o sistema irá verificar o registro e se for verificação fixa, o produto deverá chegar aquele valor para sua aprovação na inspeção. Se for Verificação variável irá calcular uma nota baseado em quanto se variou entre o valor verificado, o alvo, o mínimo e o máximo e irá sugerir uma nota para verificação.
Feitas todas as verificações a rotina calcula uma média aritmética e sugere como nota de inspeção.
- Acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Inspeções > Cadastro (F101INP);
- Na guia Cadastros é possível inserir o Tipo Inspeção, que permite definir se a inspeção será "I - Interna", ou seja, executada pela própria empresa, ou "E - Externa", ou seja, executada por terceiros. Por padrão, o sistema irá sugerir o valor "I - Interna".
- Ao acessar a guia Verificações, siga os seguintes passos:
- Insira o código da Sequência de Verificação.
- Insira as informações referentes à Descrição da Verificação.
- Selecione o valor F - Fixo ou V - Variável para definir o Tipo de Avaliação.
- A Unidade de Medida pode ser inserida opcionalmente. Caso seja, o valor informado será apresentado na grade Verificações das telas Cadastro de planos de Inspeção (F101CPI) e Registro de execução de Plano de Inspeções (F102CEI).
- No campo Valor Alvo da inspeção informe somente o valor alvo que esteja no intervalo entre os valores mínimo e máximo, ou igual a este(s).
- Selecione o valor "V - Valor" ou "P - Percentual" para o campo Tipo Valor Min./Máx.Exemplo - Valor:
Se o valor alvo informado for 100 (cem), o mínimo 90 (noventa) e o máximo 110 (cento e dez), ao executar a inspeção, será considerado como válidos, os valores entre 90 e 110. Se caso o valor informado estiver fora deste intervalo a inspeção será considerada como "R - Reprovada".
Exemplo - Percentual:Se o valor alvo for 100 (cem), para que sejam aceitos os valores entre 90 (noventa) e 110 (cento e dez) deve-se informar os valores mínimo e máximo também como 10 (dez), ou seja, na execução da inspeção os valores ficarão 10% abaixo do alvo (100 - 10% = 90) e 10% acima do alvo (100 + 10% = 110).
- Defina qual será o Valor mínimo e o Valor máximo aceito para a inspeção, lembrando que não será permitido informar valores negativos quando o Tipo Valor Min./Máx for percentual.
- As informações inseridas sobre a Obs. Complementar poderá ser visualizada na grade Verificações da tela de execução de inspeções.
- Indique se a Situação da Verificação está A - Ativa ou I - Inativa. Lembrando que as verificações inativas não serão carregadas na execução das inspeções da tela Registro de execução de Plano de Inspeções (F102CEI).
Permite cadastrar os planos de inspeção que serão ligados à derivação do respectivo produto. No plano de inspeção cadastrado, devem constar todas as informações sobre as inspeções que serão efetuadas no produto, dentro dos diferentes processos que ele passa na empresa.
Ao cadastrar um plano de inspeção com o mesmo número ou nome do código de um produto já cadastrado, no campo descrição será sugerido a mesma descrição do produto.
Cada inspeção a ser executada, deve apontar em que fase a mesma deve ser feita e se é obrigatório ou não que se faça esta inspeção na fase pré-determinada. Que peso esta nota terá e em qual documento está descrito as informações que dizem respeito a esta inspeção. Pode-se ainda inserir outras informações no campo de observação.
- Acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Inspeções > Planos (F101CPI);
- Na grade Inspeções, a Fase do processo de inspeção pode ser cadastrado com as seguintes denominações:
- "REC - Recebimento": utilizada para fazer o recebimento de materiais. Este processo ocorre na tela Inspeção de Recebimento de Mercadorias (F430INP);
- "ACA - Produto Acabado": esta fase definida permite carregar as inspeções na tela Execução de Inspeções (SGQ) (F900EIQ);
- "LIV - Livre": para inspeções que não estejam ligadas aos movimentos de OPs ou recebimento de materiais para inspeções. Na tela Registro de execução de Plano de Inspeções (F102CEI) apenas aparecerá inspeções definidas com esta opção no plano.
- Defina a obrigatoriedade de realizar a inspeção no campo Obrig?. Dependendo do valor selecionado para este campo, a rotina poderá apresentar os seguintes comportamentos:
- Quando selecionado Não - a Situação da execução da inspeção poderá ser alterada para "2 - Conforme", mesmo se a situação da inspeção estiver como "1 - Em aberto";
- Quando selecionado Sim - a situação da execução da inspeção não poderá ser alterada para "2 - Conforme", até que todas inspeções estejam com situação "2 - Conforme".
- Registre qual será o Peso da Nota da respectiva inspeção em relação ao total do plano de inspeções.
- O valor registrado no campo % Base representará qual a quantidade percentual do produto que será inspecionada. Por exemplo, 10% dos produtos comprados na nota devem ser inspecionados.
- O campo Qtd. Base permite registrar qual a quantidade fixa de produtos que deverá ser inspecionada.
- Insira as informações de um Documento que deverá ser relacionado à uma inspeção específica.
A inspeção poderá ser fixa ou variável, no caso de ser variável, deverão ser apontados os valores alvo, máximo e mínimo permitidos. Pode-se ainda registrar uma observação, documento, ou equipamento associado à verificação.
No momento de execução das inspeções, o sistema irá verificar este registro e poderá apresentar os seguintes comportamentos:
- Se for verificação fixa: a rotina sugere a mesma nota para o produto, analisando se está dentro da nota mínima e se poderá ser aprovado;
- Se for verificação variável: a rotina calcula uma nota baseado em quanto se variou entre o valor verificado, o alvo, o mínimo e o máximo, e sugere uma nota para verificação.
A duplicação dos planos de inspeção permite criar novos planos a partir de existentes, agilizando o processo quando se quer criar planos com propriedades semelhantes ou idênticas.
Para duplicar um plano de inspeção existente, acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Inspeções > Duplicação de Planos (F101DUP) e siga os seguintes passos:
- Informe o plano de inspeção que será duplicado no campo Plano Origem.
- Após isso, informe o código do novo plano de inspeção no campo Código Plano Destino. Na criação do código não devem ser utilizados caracteres especiais na composição, tais como Aspas dupla ("A"), aspas simples ('A'), percentual (A%), espaços (A A), pontos (A.A), ou qualquer outro símbolo ou sinal. A utilização destes caracteres provoca erro de sintaxe nos SQL's executados prejudicando o funcionamento normal das rotinas.
- Registre a descrição do plano que será duplicado no campo Descrição Plano Destino.
Importante
Não será possível alterar a configuração das inspeções na grade desta tela, apenas marcar ou desmarcar. Para alterações deverá ser usada a tela Cadastro de Planos de Inspeção (F101CPI).
Permite relacionar as inspeções do plano associado ao produto/derivação com os estágios/operações do roteiro associado ao produto/derivação.
- Acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Inspeções > Ligação do Plano X Roteiro de Produção (F101PSR);
- Ao clicar no botão Mostrar as grades Produto/Derivação, Roteiro e Plano de Inspeção apresentarão todos os produtos que possuírem um plano de inspeção e um roteiro de produção associados.
- Ao clicar no botão Aplicar, toda a estrutura de inspeções relacionadas ao produto/derivação posicionado na primeira grade será copiada para as outras derivações do produto que possuam o mesmo plano de inspeção e o mesmo roteiro.
Importante destacar que primeiro será verificado se a derivação possui um plano de inspeção associado; se não tiver, a rotina usará o plano de inspeção associado ao produto. O mesmo acontece com o roteiro.
Permite controlar a frequência com que os lotes produzidos e recebidos serão inspecionados.
Para definir a frequência de ocorrência das inspeções de qualidade, acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Inspeções > Controle de Frequência > Definição de Frequência (F101DFI) e siga os seguintes passos:
- Informe o Produto, Derivação e o código da inspeção e da verificação que será feita seguindo as seguintes especificações:
- É possível informar o código do cliente (no caso de produtos produzidos) ou da marca (produtos comprados) específica para o qual deverá ser realizada a inspeção;
- É permitido informar produtos cuja origem é controlada por lote e que no campo Tipo Inspeção da tela F083ORI esteja definido como "F - Controle de Frequência".
- Na grade Definições de frequência:
- Informe no campo Cod. Insp. o código da inspeção cadastrado na tela F101INP.
- Informe no campo Seq. Verif. a sequência de verificação padrão de inspeção cadastrada na aba Verificações da tela F101INP e logo em seguida insira a descrição da verificação de inspeção no campo Descr. Ver. (Seq. Verif.).
- Defina no campo Qtde Temp. o valor referente a quantidade temporária que o sistema deverá realizar a inspeção dos lotes produzidos ou recebidos. Se neste campo for informado o valor 5, por exemplo, os 5 primeiros lotes serão inspecionados e depois o sistema passará a considerar a frequência definida nesta ligação.
- Para definir a Frequência é possível escolher as seguintes opções:
- "Inspecionar sempre" para inspecionar 100% dos lotes;
- "Qualidade assegurada" para que nenhum lote passe por inspeção;
- "Skip lote" para o sistema se basear no valor registrado no campo Skip Lote para definir se haverá inspeção ou não.
- No campo Skip Lote é possível definir a frequência que deverá ocorrer inspeção. Se for informado o valor 3, por exemplo, 1 em cada 3 lotes passará pela inspeção. Neste caso, por exemplo, ao receber ou produzir os lotes A, B, C, D e E, somente o lote C será inspecionado.
- O campo Lote de Fabricante define qual o código do lote que deverá ser considerado para a realização da inspeção, se é o código do lote no fabricante (E210DLS.LotFab) ou o código do lote interno (E210DLS.CodLot).
Observação
É possível personalizar essa tela adicionando campos de usuário da tabela SGQ - Inspeções - Definição de Frequência de Inspeção (E101DFI) na grade Definições de Frequência.
Permite gerar informações de inspeções manualmente, no caso de lotes que já tenham sido produzidos ou recebidos normalmente, mas que devem passar por alguma inspeção de revalidação ou algo semelhante.
Para gerar os registros desejados, siga os seguintes passos:
- Acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Inspeções > Geração de Registro de Inspeção (F102GRI);
- Selecione o Produto, Derivação, Depósito e Lote de Fabricante no cabeçalho da tela e marque as inspeções que deverão ser realizadas.
- Após o processamento, estas inspeções pendentes aparecerão na tela Inspeção por Controle de Frequência (F102ICF) com a situação igual a "1 - Em Aberto".
- No campo Produto poderá ser informado o código do produto a ser inspecionado.
- Informe qual o Depósito está cadastrado o lote do produto que será inspecionado.
- Informe o código da Derivação do produto.
- Se necessário, informar no campo Lote de Fabricante se o lote a ser inspecionado é de algum fabricante, ou informe apenas o código do Lote.
Os produtos/lotes para as inspeções primeiramente devem ser definidos na tela Definição de Frequência (F101DFI).
O sistema de calibração de equipamentos de uma empresa visa garantir que todos os equipamentos de precisão utilizados para medir ou comprovar características mensuráveis do produto, estejam dentro de especificações definidas em normas e com a apresentação de erros aceitáveis (todo equipamento possui uma determinada incerteza de medição);
O primeiro passo para o sistema de calibração entre em operação é o cadastramento e identificação de todos os equipamentos existentes na empresa. A empresa pode optar por possuir padrões devidamente certificados e efetuar suas próprias calibrações, desde que possua pessoal devidamente treinado ou então optar, por questões financeiras, pela calibração efetuada por terceiros devidamente credenciados;
Outro fator determinante é que cada equipamento deve sempre estar devidamente identificado com seu registro de validade e a empresa deve manter históricos de todas as calibrações efetuadas durante a vida útil do mesmo;
Para configurar a calibração de equipamentos siga os seguintes passos:
- Acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Inspeções > Calibração de Equipamentos (F103CEQ). Essa tela tem a função de controlar e assegurar que um equipamento atenda aos requisitos para seu uso pretendido. Nela devem ser cadastradas as aferições periódicas dos equipamentos, assim como quaisquer ajustes ou reparos necessários
- Se o identificador de regras SGQ-103ADUCE01 estiver cadastrado e ativo, ao inserir ou alterar uma calibração no campo Data da Calibração, o sistema irá verificar se a data da calibração em questão é maior do que a data da última calibração do equipamento (F103EQP). Se for maior, atualizará a data no campo Data da Última Calibração.
- Ao inserir uma nova sequência de calibração, será sugerido automaticamente a Data da próxima calibração, somando a data da calibração atual mais o valor informado no campo Período de Calibração da tela Cadastro de Equipamentos (F103EQP).
De acordo com o tipo de plano de inspeção, é possível verificar os registros de execução.
Inspeções Livres:
- A tela Registro de execução de Plano de Inspeções (F102CEI) permite executar a inspeção, conforme as fases definidas no cadastro do plano de inspeção. O número da execução é auto incremental. Ao informar um plano de inspeção carregará todas as inspeções constantes do plano.
- As inspeções que serão carregadas pelo plano podem ser excluídas ou canceladas. Não será permitido informar novas inspeções que não estejam dentro do plano de inspeção informado.
- Para cada inspeção livre é possível atribuir uma nota, um documento, bem como apontar sua situação.
- Se informar a situação como "3 - Não conforme" ou "4 - Não Conforme com desvio", automaticamente abrirá uma janela para cadastro da Não Conformidade.
- Se for a situação "4 - Não Conforme com desvio", é necessário apontar o Desvio. O botão de não Conformidade poderá ser acionado, permitindo chamar novamente a tela para processar as alterações que achar necessário.
- Para isto o tipo de defeito informado deve ser Tolerável, indicando que o produto foi aprovado, porém com uma não conformidade.
- A situação do plano pode ser informada a qualquer momento, sendo que a situação "2 - Conforme", somente poderá ser utilizada quando não houver mais inspeções em aberto ou inspeções que apontem não conformidade ou quando o plano possui alguma inspeção que não seja obrigatória.
- Ao terminar a execução de uma inspeção é necessário alterar a situação da mesma para poder prosseguir, isto é, se o produto estiver conforme, será necessário informar esta situação na execução para permitir a transferência do produto para o depósito, ou se o produto estiver em não conformidade, deverá ser alterada a situação da execução para permitir a devolução do mesmo.
Inspeções de Recebimento de Mercadorias:
- A tela Inspeção de Recebimentos de Mercadorias (F430INP) registra a inspeção de qualidade dos produtos recebidos pelas notas fiscais de entrada.
- Esta tela tem as mesmas características da tela de Recebimento Normal, porém utiliza campos que alimentam o SGQ, o que a interface de Recebimento Normal não faz.
- Para utilização desta tela, é necessário que sejam cadastrados os planos de inspeção com a fase "REC - Recebimento" e estejam ligados ao produto da nota fiscal.
- Ao dar entrada em uma nota fiscal, os produtos/serviços desta nota entram no estoque com a situação igual a 0 (zero), pois neste momento ainda não existe inspeção gerada.
Movimentações de Ordens de Produção ou Serviço:
- A tela Execução de Inspeções (SGQ) (F900EIQ) permite relacionar as inspeções após efetuar as movimentações das ordens de produção no Chão de Fábrica.
- Somente serão carregadas as inspeções que estejam definidas no plano de inspeção com a fase "PRD - Produção" ou "ACA - Produto Acabado".
- É permitido alterar qualquer execução de inspeção do SGQ, independente da sua situação. Para isto é necessário definir com valor S - Sim para o campo Altera Inspeções Finalizadas na tela Parâmetros de Usuários para Qualidade (F099UQL).
Inspeções por Controle de Frequência:
Para realizar a consulta das inspeções é preciso acessar as seguintes telas:
- Inspeções Realizadas: por meio da tela Consulta de execuções de Inspeções (F102CON) é possível consultar as inspeções já realizadas, informando as Opções de Consulta, a Hora Exec. e o Nome (Usuário Exec.).
- Inspeções pendentes: por meio da tela Consulta de movimentos de O.P. com Inspeção pendente (F900CIP) é possível realizar a consulta dos movimentos de Ordens de Produção que possuem inspeções pendentes do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Somente serão mostradas as inspeções que foram iniciadas, mas que estejam com a situação igual a "1 - Em Aberto" ou os movimentos que ainda não tiveram inspeção iniciada.