Controle de inspeção
Um dos passos mais importantes da garantia da qualidade é o Controle da Qualidade (CQ). É o controle que executa a parte operacional de garantia das especificações do produto com relação ao processo produtivo. Para que isto funcione adequadamente, todo material ou produto deve possuir um documento relacionado, chamado Plano de inspeção.
Nestes planos estão definidos todos os pontos a serem checados, seus valores e o tipo de instrumento que deve ser utilizado. Via de regra, utilizamos uma prática chamada regra dos 10, que define que um instrumento só pode ser utilizado para checar determinado dimensão se possuir uma precisão 10 vezes superior ao mínimo da dimensão checada, ou seja, para medirmos uma dimensão que pode variar em milímetros, devemos utilizar um equipamento capaz de medir até décimos de milímetros.
Os planos de inspeção, em empresas que projetam seus produtos, devem ser definidos pelas áreas de engenharia e controle da qualidade. Em empresas que somente fabricam produtos para terceiros, esta função acaba sendo absorvida totalmente pelo controle da qualidade.
Importante
O controle de qualidade respeita normas e não tem autoridade para aprovar produtos fora das especificações definidas.
Em caso de detecção de não conformidades com condições de utilização, o CQ deverá emitir um documento chamado DESVIO, solicitando a análise e aprovação dos setores de engenharia ou da área do cliente que é proprietário do projeto. Uma vez analisado o problema, somente estes dois setores poderão aprovar o material fora de especificação em caráter excepcional. Podemos realizar 4 tipos de inspeções:
- Recebimento - como o próprio nome já declara, são inspeções utilizadas para recebimento e verificação de materiais. Iremos deslocar os materiais, no momento de entrada da Nota Fiscal, para um depósito de Inspeção, onde somente operadores autorizados pelo CQ, poderão retirá-lo e integrá-lo aos estoques normais. A aprovação da inspeção efetuará esta movimentação de forma automática;
- Livres - são inspeções que podemos realizar a qualquer momento em fases dos processos, recebimentos, etc. Estas inspeções não efetuam bloqueios de processos e são mais utilizadas em processos e produção contínuos para verificações durante o processo, onde lotes de produção são desviados em caso de rejeição ou liberados para prosseguimento em caso de aprovação. Estas Inspeções não estão ligadas a operações das Ordens de Produção;
- Processo - são inspeções ligadas a operações de fabricação controladas por Ordens de Produção. Estas inspeções podem ou não impedir o prosseguimento da OP em caso de rejeição, como também permitir ou não o prosseguimento da operação até que a inspeção seja realizada. Para isto, torna-se necessário a ligação das operações desejadas (para inspeção) ao devido plano de inspeção;
- Finais (acabados) - possuem comportamento muito parecido com as Inspeções de processo (ligadas às Ordens de Produção), com a única diferença de que estas liberam e efetuam as movimentações de estoques do produto para o depósito de destino.