Gestão de Qualidade
A adoção de um sistema de gestão da qualidade é decisão estratégica da organização. O projeto e a implantação de um sistema de gestão da qualidade de uma organização são influenciados por várias necessidades, objetivos específicos, produtos fornecidos, o processo empregado e o tamanho e estrutura da organização. Normalmente há um processo de adequação na empresa, que é orientada por consultoria especializada.
O módulo de Gestão da Qualidade do Gestão Empresarial é um apoio para as empresas que adotaram esta estratégia. Ele dá sustentação no controle de documentos e alguns processos da empresa. Não é intenção do módulo impor uniformidade na estrutura de sistemas de gestão da qualidade ou uniformidade da documentação, mas sim auxiliar a empresa a assegurar a qualidade garantida.
Qualquer empresa pode utilizar as rotinas ligadas ao módulo Gestão de Qualidade do Gestão Empresarial. Após estabelecer os parâmetros no sistema, é possível utilizar essas rotinas, cujo objetivo será padronizar processos na empresa, descrevendo procedimentos em documentos controlados pelo sistema e executando inspeções em alguns processos aos quais estarão ligados os produtos desenvolvidos e/ou adquiridos e comercializados pela empresa.
Em resumo, neste módulo é possível controlar os procedimentos de normatização e de certificações que atestam a qualidade da empresa e que resultam em um ambiente colaborativo.
Visão geral dos processos
Para documentar os processos e relacioná-los com os procedimentos da empresa, existe o Controle de Documentos. Através dele é possível fazer o cadastro e a manutenção dos documentos e históricos.
Em determinados processos na empresa são definidas inspeções para apontamento de qualidade. Estas inspeções servirão como uma tabela de dados para montar o plano de inspeção, que estará ligado ao produto a ser inspecionado. As execuções devem ser efetuadas em cada fase apontada no plano, seja no recebimento, manufatura ou finalização do produto. Ainda será possível cadastrar os equipamentos utilizados no processo de inspeção, como exemplo, balança, paquímetro, etc. Estes serão informados no cadastro de cada inspeção. O cadastro para Ações Preventivas e Corretivas, Sugestões de Melhorias e o Acompanhamento da Eficácia de Implantação também é tratado por esta ferramenta.
Este sistema possui também a Avaliação de Fornecedores com notas e pontuação referente a recebimento de mercadorias onde é possível informar uma pontuação para o fornecedor, o produto em seus respectivos cadastros e na ligação produto x fornecedor, sendo que só poderá ser informado um produto na cotação, ordem de compra ou nota fiscal para um fornecedor que atende a pontuação exigida.
De maneira automatizada, o Gestão Empresarial | ERP trata algumas questões da ISO, como por exemplo, o processo de avaliação de fornecedores. Quesitos como pontualidade, qualidade e preço são apurados pelo sistema. A avaliação traz uma pontuação mínima para que o fornecedor permaneça ou não comercializando para a Empresa dentro de seus critérios de exigências.
A gestão dos documentos exigidos pela ISO também é um processo automatizado dentro do ERP, que controla as aprovações e mantém o registro da documentação. O sistema ainda auxilia a melhoria contínua de procedimentos, por meio do registro de processos de produção que precisam de ações corretivas e preventivas.
Por fim, o Gestão Empresarial | ERP permite que se façam inspeções de implantação e eficácia, dentro de um plano de controle de qualidade parametrizado pelo usuário.
Estrutura funcional do Gestão Empresarial
O módulo da Qualidade do Gestão Empresarial | ERP abrange os seguintes tópicos da ISO 9000:
- Controle de documentos (Item ISO 4.2.3)
O sistema permitirá o total controle das versões de todos os documentos que compõem o sistema da qualidade, bem como o controle de aprovações e distribuição de revisões. Com a utilização correta desta funcionalidade, poderemos eliminar a distribuição de normas impressas, tendo a possibilidade de controlá-las e disponibilizá-las para consulta através de atalhos dentro do próprio sistema. - Controle de registros (Item ISO 4.2.4)
Grande parte dos registros internos (evidências objetivas) é gerada, controlada e armazenada virtualmente pelo próprio ERP, sendo necessária somente a impressão dos documentos utilizados para captação de informações no processo operacional e, logo em seguida, a digitação desta informação no próprio sistema. Seguem abaixo os documentos que serão gerados pelo ERP para controle operacional:- Registros de melhoria contínua (preventivas e corretivas);
- RNC – não conformidades;
- Planos de inspeção e registros de inspeções realizadas;
- Registro Controle de equipamentos de inspeção e ensaios;
- Registros para avaliação de fornecedores;
- Laudos técnicos sobre produtos.
- Foco no cliente (Item ISO 5.2)
Aqui a grande contribuição que temos é a possibilidade de efetuarmos o controle de aprovações de pedidos pelas áreas responsáveis pela garantia dos recursos necessários para ao atendimento do contrato com o mesmo, tais como:- PCP (garantir o planejamento e atendimento dentro do prazo desejado);
- Compras (garantir a aquisição de todos os materiais dentro das especificações necessárias e conforme o prazo);
- Financeiro (garantir a idoneidade do cliente e recursos financeiros para aquisição ou contratação dos recursos necessários para atendimento do contrato).
- Aquisição (Item ISO 7.4)
Todo módulo de compras juntamente com as funcionalidades do módulo da Qualidade, permitem um amplo controle dos materiais e serviços adquiridos e a garantia dos requisitos necessários para a fabricação dos produtos. Podemos destacar as seguintes funcionalidades:- Inspeções de recebimento;
- Avaliação global de fornecedores;
- Avaliação por material fornecido;
- Bloqueio de compras com fornecedores com desempenho abaixo do permitido;
- Controle de lotes e validades com garantia de rastreamento quando necessário.
- Controle de dispositivos de medição e monitoramento (Item ISSO 7.6)
Permite o registro e controle de utilização e calibração de todos os dispositivos de medição dos setores produtivos. - Medição, análise e melhoria (Item ISO 8)
Todos os módulos do ERP Senior permitem a geração de relatórios gerenciais para cada tipo de empresa, sendo os mesmos plenamente parametrizáveis para cada caso.
Definições cadastrais
Essa rotina destina-se ao cadastramento de todas as áreas da Empresa que, de alguma forma, possuem ou exercem funções que afetam o sistema da qualidade de alguma forma. Nem sempre essas áreas são representadas por centros de custo e, por isto, esse cadastro separado foi criado.
Acesse Cadastros > Qualidade > Áreas de Responsabilidade (F079ARE).
Permite realizar o cadastro de todos os tipos de documentos que abrangerão o sistema da qualidade, tais como: relatórios, planos de inspeção, manuais da qualidade, entre outros.
Além disso, esse cadastro visa padronizar os tipos e as nomenclaturas utilizadas pela empresa.
Acesse Cadastros > Qualidade > Tipos de Documentos (F100TDC).
Essa tela é destinada ao cadastro dos processos que possam originar registros da qualidade. Este cadastro já vem pré-definido no sistema, mas podemos acrescentar novas origens conforme necessário.
Acesse Cadastros > Qualidade > Origem dos Registros da Qualidade (F104ORG).
Nessa tela estão cadastrados os requisitos da ISO, ou seja, o conjunto de critérios e condições que poderão ser relacionados com as funcionalidades e documentos do sistema, para evidenciar qual item da norma está sendo atendido. Este cadastro já vem pré-definido dentro do padrão da norma ISO 9000.
Acesse Cadastros > Qualidade > Registro dos Requisitos ISO (F104RIS).
Refere-se ao cadastro dos tipos de registros a serem utilizados no controle da melhoria contínua e nas rotinas de sistema de gestão de qualidade. Embora já exista um cadastro de tipos de documentos da qualidade, este trata especificamente dos documentos que serão gerados para melhoria contínua. Este cadastro também já vem pré-definido no sistema, e não há necessidade de alteração.
Acesse Cadastros > Qualidade > Registro de Melhoria Contínua Tipos (F104TRM).
Neste cadastro são registrados todos os equipamentos de inspeção e ensaios utilizados pela empresa, bem como suas características. Pode ser utilizada tanto para a qualidade como para a Gestão de Chão de Fábrica (Manufatura). No caso da Qualidade, define-se aqui o código do equipamento de Inspeção, Medição e/ou Ensaio.
Devido a existência de uma gama muito grande de tipos de equipamentos de inspeção para cada segmento de mercado, este cadastro foi elaborado o mais genericamente possível
Acesse Cadastros > Qualidade > Equipamentos de Inspeção (F103EQP).
Quando o campo Parâmetro Equipamento, da tela F070EPR, estiver definido como "S - Sim", existe uma verificação antes de excluir um equipamento. Nesse caso, será realizada um checagem para verificar se o equipamento está ligado a uma parada de máquina e, quando houver uma ligação, não será possível realizar sua exclusão.
Possibilita cadastrar assuntos a serem abordados em atendimento com os fornecedores. O campo "Considerar Avaliação", se estiver como "S" (sim) irá considerar o cálculo da avaliação de fornecedores
- Acesse Cadastros > Qualidade > Assuntos atend. Fornecedores (F106ASS);
- Quando o campo Considerar Avaliação estiver igual a "S - Sim", o sistema irá considerar o cálculo da avaliação de fornecedores.
Como pré-requisito para utilização das rotinas da qualidade, é necessário definir os parâmetros gerais para a filial. Essa tela permite definir quais rotinas do SGQ serão utilizadas em seu processo de garantia da qualidade.
Importante destacar que, no cadastro de filiais, temos aprovações de pedidos de venda por setores; o depósito de inspeção onde serão armazenados, física ou virtualmente; os produtos que necessitam inspeção, além de apontar se há avaliação de fornecedores e controle de inspeções.
Acesse Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Qualidade (F100PGQ).