Controle de documentos
Muitas empresas, mesmo na era da informática e por mais estranho que possa parecer, ainda não compreenderam que seu maior patrimônio é o seu conhecimento. Muitas das informações sobre processos ou especificações de matérias primas ou produtos, estão “armazenados” nas cabeças de seus funcionários e não em documentos registrados e controlados pela empresa.
O controle de documentos da qualidade é parte vital para o SGQ. Este controle é que vai garantir que o SGQ sempre esteja utilizando informações atualizadas e aprovadas por todas as áreas envolvidas. Podemos definir os seguintes documentos principais:
- Normas internas (procedimento para execução de atividade específica);
- Processos de fabricação (processos detalhados com as operações para fabricação dos produtos);
- Normas externas (normas padronizadas e distribuídas por entidades técnicas);
- Planos de inspeção (procedimentos para realização de inspeções em produtos);
- Desenhos e especificações técnicas de projetos (quando a empresa projetar seus produtos);
- Quaisquer outros documentos referenciados no sistema da qualidade.
O Gestão Empresarial | ERP substitui (opcionalmente) o controle de aprovações tradicional (assinatura em documento impresso), pelo sistema de aprovação eletrônico, onde serão definidos usuários chaves de cada área, responsável pela aprovação do referido documento. Esta aprovação é efetuada de modo único, ou seja, somente um usuário pode efetuar a aprovação do documento.
- No Cadastro de Empresas (F070EMP), o campo Utiliza cont. Aprovações SGQ deve estar igual a "S - Sim".
- No Cadastro de Usuário (F099UQL), é necessário existir um usuário com poder para aprovar documentos SGQ.
Observação
Resultados de inspeções, auditorias, avaliação de fornecedores, etc., que são gerados diariamente, não sofrem controle de versões, e não são controlados pelo controle de documentos. Estes documentos são considerados evidências objetivas e são controlados apenas pelas suas respectivas normas.