Avaliação de fornecedores
Avaliação de fornecedores, como o próprio termo já esclarece, diz respeito ao critério que cada empresa irá adotar para selecionar e avaliar os fornecedores de materiais e serviços para seus produtos. Os critérios variam muito de empresa para empresa e o ERP Senior possui a grande vantagem de permitir que estes sejam customizáveis para cada tipo de empresa.
Uma empresa, para ser competitiva, deve sempre evitar se colocar nas mãos de um único fornecedor para determinado material, bem como, deve possuir quantidade máxima suficiente de fornecedores de cada matéria prima ou serviço adquirido, para evitar a burocratização e o excesso de trabalho no momento das cotações. A avaliação de fornecedores visa não só distinguir o melhor fornecedor, bem como bloquear a entrada de materiais e serviços de fornecedores não qualificados. Este bloqueio se dará através de uma nota mínima de fornecimento que iremos definir para cada material e serviço que a empresa adquire.
Em caso de necessidade de se adquirir um material ou serviço de um fornecedor não qualificado, o setor da qualidade deverá solicitar um desvio para o setor de engenharia da empresa ou para o setor responsável do cliente para o qual está produzindo determinado produto.
O que você pode fazer:
Permite definir os itens a serem considerados na avaliação dos fornecedores em cada empresa, além da avaliação padrão da empresa em questão.
Para configurar a avaliação dos fornecedores, siga os seguintes passos:
- Acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Avaliação de Fornecedores > Parâmetros por Empresa (F107EMP);
- O campo Analisa Pontualidade permite realizar o cálculo de pontualidade na avaliação dos fornecedores. Os cálculos deste campo são realizados na tela Cálculo da Avaliação de Fornecedores (F107CAL), de acordo com os seguintes valores:
- "S - Soma": é considerada as somas dos dias onde houve divergência na data de entrega (tanto de antecipação quanto de atraso);
- "M - Média": considera o cálculo da média destes dias;
- "N - Não": indicativo que a empresa não analisa a pontualidade na avaliação.
- O campo Tipo Pontualidade determina os dias (atraso e antecipação) que devem ser considerados para apurar a pontualidade da entrega. Isto permite parametrizar o cálculo dos dias de atraso conforme a análise da pontualidade (Soma ou Média) seguindo a seguinte lógica:
- "1 - Dias Atraso": considera apenas os dias de atraso;
- "2 - Dias Atraso + Antecipação": soma os dias de atraso e os dias de antecipação;
- "3 - Dias Atraso - Antecipação": desconta os dias de antecipação da quantidade de dias de atraso.
- A avaliação do prazo de entrega de um fornecedor é indicada no campo Analisa Prazo Entrega. O prazo de entrega é o tempo que o produto leva para ser entregue (data de entrada na Nota Fiscal) a partir da data de emissão da ordem de compra para o fornecedor, ou seja, segue a seguinte lógica:
- Prazo = Data Entrada da Nota – Data de Emissão da Ordem.
- O campo Analisa Preço permite analisar o preço do produto na avaliação. Este percentual é calculado com base na diferença entre o preço da ordem de compra e o preço da nota fiscal de entrada, seguindo a seguinte lógica:
- % Variação = (((Preço da Nota Fiscal * 100) / Preço Ordem ) - 100).
- O campo Analisa Defeito verifica os defeitos encontrados na avaliação, calculando os percentuais de defeitos toleráveis, críticos e graves encontrados nas inspeções feitas no recebimento normal ou no recebimento com inspeção do SGQ. Para esta avaliação é adotada a seguinte lógica:
- % Defeito = (Qtd. Defeitos * 100) / Qtd. Recebida.
- O campo Analisa Condição Pagamento analisa as condições de pagamento na avaliação. Será calculado o prazo médio de pagamento por fornecedor, com base nas condições de pagamento utilizadas nas notas fiscais do período calculado. O cálculo trará a média dos prazos médios de cada condição de pagamento.
- No campo Analisa Nota SGQ será analisada a nota do Sistema de Gestão da Qualidade do fornecedor na avaliação. Será gravado o valor que estiver no campo Nota do Sistema da Qualidade da tela Cadastro de Fornecedores (F095CAD).
- Após efetuar o cálculo da Avaliação de Fornecedores, se a coluna Padrão da grade Avaliações, tela Cálculo da Avaliação de Fornecedores (F107CAL), estiver marcada, o campo Número Avaliação Padrão será atualizado automaticamente.
Observação
Se o valor obtido for negativo, quer dizer que na média o valor dos produtos na Nota Fiscal é menor que o da ordem de compra.
Importante
Para que estes valores sejam calculados, é necessário que o usuário informe sempre a quantidade de peças com defeitos e o tipo do defeito encontrado nas inspeções realizadas.
Na tela Cadastro de Avaliação de Fornecedores (F107AFO) é possível realizar o cadastro das avaliações dos fornecedores seguindo os seguintes passos:
- A guia Dados Gerais permite informar a descrição e o período a ser considerado no cálculo. Nos campos Bloqueio Produto X Fornecedor e Bloqueio Fornecedor serão informadas regras para bloqueio de relações entre produtos e fornecedores e do cadastro de fornecedores, respectivamente. As regras poderão ser feitas utilizando os símbolos que estão definidos no quadro Regras de Bloqueio, além de (, ), >, <, =, - e . (separador decimal).
- A guia Filiais permite informar quais as filiais a serem consideradas no cálculo. Apenas as filiais que possuírem o campo Avaliação de Fornecedores com o valor "S - Sim" na tela Parâmetros do SGQ (F100PGQ) poderão ser relacionadas. Ao excluir alguma avaliação já calculada e cujo cálculo levou ao bloqueio/inativação de algum fornecedor ou relação produto X fornecedor, os registros bloqueados/inativados não serão desbloqueados/reativados automaticamente. Se após o cálculo da avaliação alguma Nota Fiscal de entrada que tenha feito parte do cálculo for reabilitada ou alguma solicitação de atendimento tiver sua data de retorno ou assunto alterado, a avaliação terá a sua situação alterada para "R - Aguardando Recálculo".
A duplicação de avaliações de fornecedores permite criar novas avaliações a partir de existentes, agilizando o processo quando se quer criar avaliações com propriedades semelhantes ou idênticas.
- Acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Avaliação de Fornecedores > Duplicação (F107DUP);
- No campo Número que está dentro da seção Avaliação Origem, deverá ser informada a avaliação que será duplicada.
- Na seção Avaliação Destino, deverá ser informada a Descrição e o período da nova avaliação.
- Ao clicar em Processar irá gerar uma nova avaliação com a descrição e o período informado nesta tela com as filiais e regras de bloqueio da avaliação de origem.
Permite calcular as avaliações que foram cadastradas dos fornecedores. Somente poderão ser calculadas avaliações que tenham situação igual a "A -Aguardando Cálculo", "R - Aguardando Recálculo" ou "P - Processando Cálculo" e que os itens estejam configurados na empresa pela tela Parâmetros por Empresa (F107EMP).
O processo de cálculo ocorre da seguinte forma:
- Acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Avaliação de Fornecedores > Cálculo (F107CAL);
- Em primeiro lugar, será calculado os valores dos itens que têm alguma relação com ordem de compra: Pontualidade (atraso), Prazo de entrega e variação de preço.
- Depois, será calculado os percentuais de defeitos.
- Por último, será calculado o prazo de pagamento, o atendimento e a nota do sistema da qualidade dos fornecedores.
- Ao término do cálculo da primeira filial, se acontecer algum problema durante o cálculo da segunda filial, os dados relativos à primeira filial ficarão gravados na base de dados, e a situação da avaliação será "P - Processando cálculo".
- Ao término do cálculo da última filial, a situação da avaliação é atualizada para "C -Calculada" e serão executadas as regras de bloqueio (se houver) e também é atualizada a avaliação padrão da empresa (se for o caso).
- Se a regra de bloqueio inativar algum fornecedor ou bloquear alguma relação produto X fornecedor, na observação do motivo da situação tanto no cadastro quanto na relação será gravada a mensagem inativado pelo cálculo da avaliação + Número Avaliação + ' da empresa ' + Código da Empresa)+ '!'.
Importante
- Somente serão consideradas as notas fiscais cuja data de entrada esteja dentro do período definido no cadastro da avaliação.
- Ao clicar no botão Cancelar ou sair da tela, somente são zerados os campos Avaliação e Situação. Os campos Tipo Nota, Trans. Produto e Trans. Serviço são salvos por usuário.
Permite registrar os contatos feitos pela empresa junto a seus fornecedores.
- Acesse Qualidade > Gestão da Qualidade SGQ > Avaliação de Fornecedores > Atendimento de Fornecedores (F106ATE);
- O nome a pessoa de contato no fornecedor deve ser informando no campo Contato.
- É necessário registrar, obrigatoriamente no campo Assunto, qual foi o assunto tratado junto ao fornecedor.
- Além disso, é obrigatório informar no campo Data Solicitação as informações do dia, mês e ano que foi feito o contato com o fornecedor.
- Para mais detalhamento, é possível inserir as informações da Hora solicitação para registrar o momento exato em que foi feito o contato com o fornecedor.
- No campo Descrição Solicitação deixe bem claro os dados referentes ao assunto tratado.
- Informe no campo Data Retorno o dia em que o fornecedor deu o retorno definitivo.
- Esclareça no campo Descrição Retorno todos os dados apresentados no retorno feito pelo fornecedor.
A consulta de avaliação de fornecedores pode ser realizada através das seguintes telas:
- Consulta de Avaliações de Fornecedores por item (F107CIT): permite consultar as avaliações que foram calculadas, possibilitando a classificação dos fornecedores de acordo com cada item (produto/derivação e serviço).
- Consulta de Avaliações de Fornecedores por Fornecedor (F107CFO): é possível consultar as avaliações calculadas e verificar qual item é fornecido da melhor maneira por cada fornecedor. O campo Avaliação é obrigatório e permite consultar avaliação cuja situação seja igual a "C - Calculada" ou "R - Aguardando Recálculo".
- Consulta de Atendimentos de Fornecedores (F106CON): permite realizar a consulta dos atendimentos que foram feitos junto aos fornecedores.