Manual por processos > Qualidade > Gestão de Qualidade > Avaliação de fornecedores

Avaliação de fornecedores

Avaliação de fornecedores, como o próprio termo já esclarece, diz respeito ao critério que cada empresa irá adotar para selecionar e avaliar os fornecedores de materiais e serviços para seus produtos. Os critérios variam muito de empresa para empresa e o ERP Senior possui a grande vantagem de permitir que estes sejam customizáveis para cada tipo de empresa.

Uma empresa, para ser competitiva, deve sempre evitar se colocar nas mãos de um único fornecedor para determinado material, bem como, deve possuir quantidade máxima suficiente de fornecedores de cada matéria prima ou serviço adquirido, para evitar a burocratização e o excesso de trabalho no momento das cotações. A avaliação de fornecedores visa não só distinguir o melhor fornecedor, bem como bloquear a entrada de materiais e serviços de fornecedores não qualificados. Este bloqueio se dará através de uma nota mínima de fornecimento que iremos definir para cada material e serviço que a empresa adquire.

Em caso de necessidade de se adquirir um material ou serviço de um fornecedor não qualificado, o setor da qualidade deverá solicitar um desvio para o setor de engenharia da empresa ou para o setor responsável do cliente para o qual está produzindo determinado produto.

O que você pode fazer:

Este artigo ajudou você?