Análise de Reposição
A gestão de estoque possuia a reposição de estoque como um de seus alicerces. Mas esta reposição possui um dilema crucial para quem executa as compras. O dilema é que a reposição deve ocorrer na medida certa, para não impactar em custos e nem no capital de giro da empresa, ou seja, não se pode comprar muito de um determinado produto, para que o nível de estoque não fique muito alto e não se deve comprar pouco produto, sob o risco de vir a faltar este produto no estoque.
"A Gestão de Estoques é uma área crucial para a boa administração das empresas, pois o desempenho nesta área tem reflexos imediatos nos resultados comerciais e financeiros da empresa" (Francischini et al., 2002).
Quando se fala em material para as áreas produtivas, isto é ainda mais impactante, pois se comprar muito um produto pode ser que não haja recursos para comprar outro produto igualmente importante.
Para auxiliar na análise de quando, o que e quanto comprar de um determinado produto, o Gestão Empresarial | ERP disponibiliza o processo de análise de reposição. O sistema possibilitará quatro tipos de análise de reposição, mas é importante destacar que dentro destas quatro análises, existirão parâmetros a serem feitos, que poderão abranger todas as situações de análise de reposição dos estoques.
A análise é feita considerando fatores como, por exemplo, estoque disponível, quantidade comprada, quantidade vendida, entre outros. Os cálculos levam em consideração as movimentações de estoque em um determinado período, e desta forma, o usuário sempre terá uma visão atualizada do que deve comprar para repor o seu estoque.
Este processo consiste em avaliar a posição do estoque e seus agentes para que possa mantê-lo abastecido conforme regra definida pela empresa.
O que você pode fazer:
A análise para reposição do estoque possui regras que contemplam o que será considerado no cálculo da reposição. Neste caso, são utilizados movimentos do estoque gerados pelo sistema.
Para acessar o cálculo de reposição agrupada, acesse Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Agrupada (F211ARA).
Esta tela toma como base alguns parâmetros inseridos permitindo ao usuário gerar automaticamente uma Solicitação de Compra ou uma Ordem de Compra. Além disso, permitirá também, o envio de e-mail, tanto para Aprovação da Solicitação de Compras, como também para os fornecedores envolvidos.
A tela possui vários filtros para facilitar a visualização e avaliação das informações da tela em análise feitas pelo sistema (Origem, Família, Produto, Depósito, Centro de Custo, Cta. Financ. e Cta. Contábil (Conta financeira e Conta Contábil));
Abaixo, segue o passo a passo para a parametrização do sistema para esta rotina:
- No campo Solicitações, selecione uma opção para definir se o sistema vai considerar as solicitações de compra em aberto ao calcular o estoque disponível:
- "Não Considera": não serão consideradas as solicitações de compras na análise.
- "Dependente Depósito": as solicitações de compra que possuem depósito informado terão suas quantidades destinadas somente aos respectivos produtos daquele depósito, já as solicitações de compra que não possuem depósito informado terão suas quantidades disponíveis na análise independente do depósito informado na análise.
- "Independente Depósito": a quantidade total de solicitações de compras para os produtos será considerada independente do depósito informado na análise.
- Indique o Tipo Análise para o cálculo da quantidade a comprar:
- "Parâmetros Estoque": serão utilizados no cálculo da quantidade a comprar os parâmetros existentes na ligação Produto X Depósito (tabela Estoques - Produtos por Depósito (E210EST)), ou seja, as quantidades de reposição, mínima e máxima do estoque ou, o consumo médio e quantidade mínima e máxima de dias em estoque.
- "Carteira Pedidos": serão analisadas as quantidades em aberto dos itens de pedido (tabela Vendas - Pedidos - Itens de Produto (E120IPD)). Efetuando, a seguinte análise: Quantidade a comprar = Estoque disponível - Total em aberto dos pedidos em situação "1" ou "2", que não reservaram estoque pois a reserva já é considerada no cálculo do disponível.
- Em relação ao campo Modalidade, a opção escolhida influencia como será o cálculo de reposição, e o resultado que aparecerá no campo Qtd. Comprar da grade. Como o sistema calcula:
- "Mínimo"
- Quantidade de Reposição: se o estoque disponível for menor do que a quantidade de reposição, então: Quantidade a Comprar = Estoque mínimo - estoque disponível.
- Quantidade de Dias: se (consumo médio * quantidade mínima de dias) for maior do que o estoque disponível, então: Quantidade a comprar = (Consumo médio * quantidade mínima de dias) - estoque disponível.
- "Máximo"
- Quantidade de Reposição: se o estoque disponível for menor do que a quantidade de reposição, então: Quantidade a Comprar = Estoque máximo - estoque disponível.
- Quantidade de Dias: se (consumo médio * quantidade máxima de dias) for maior do que o estoque disponível, então: Quantidade a comprar = (Consumo médio * quantidade máxima de dias) - estoque disponível.
Observação
A análise de reposição poderá levar em conta a quantidade mínima e máxima de estoque, ou a quantidade mínima e máxima de dias. Não é possível as duas opções juntas.
- "Mínimo"
- Insira em Data Previsão, a data prevista para entrega do produto. Para Ordens de Compra, será sugerida como data de previsão, a data atual mais o prazo de entrega informado na ligação produto X fornecedor. Para Solicitações de Compra, será sugerida a data do sistema para todos os produtos;
- Indique na caixa de seleção Considerar Depósito de Inspeção, se deve considerar o estoque do depósito de inspeção, definido na Gestão de Qualidade, na tela F100PGQ, caso a empresa utilize este tipo de depósito;
- Em Processo Geração, é necessário definir qual será o resultado desta análise, se vai gerar uma Solicitação de compra, ou se vai gerar uma Ordem de Compra direto. Se for definido que será gerada Ordem de Compra, será necessário preencher alguns campos que ficarão disponíveis (Fornecedor, Transação OC, dentre outros);
- Clique em Mostrar, para que sejam carregados os produtos na grade conforme os filtros preenchidos nos dados gerais;
- Marque a caixa de seleção dos produtos desejados e clique em Processar para gerar a solicitação de compra ou a ordem de compra (conforme definido no campo Processo Geração.
O cálculo do consumo médio é feito tendo como base as movimentações de entrada de estoque, mas somente considerando as movimentações que possuir a transação de estoques para considerar como consumo
O cálculo de reposição, da tela de análise de reposição, pode ser feito considerando a quantidade de reposição informada ou a quantidade mínima e máxima de dias para reposição.
Já para o cálculo de consumo médio será utilizado quando a análise de reposição for feita pela quantidade mínima e máxima de dias para reposição: Consumo Médio = (QtdeSaidas – QtdeEntradas) / NumDias, em que:
- QtdeSaidas: soma quantidades de movimentos de saídas em um período;
- QtdeEntradas: soma quantidade de movimentos de entradas com transação de estoque parametrizado para considerar consumo em um período;
- NumDias: quantidade de dias do período ao qual se deseja calcular.
Consumo médio = ((15.65 + 14.99) - (0)) / 5 (dias 15/04 a 19/04)
Consumo médio = 6.128
Para acessar o cálculo de consumo médio acesse Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Cálculo de Consumo Médio (F211CCM).
Esta tela calcula o consumo médio em função de sua movimentação histórica existente no sistema. Esse cálculo será utilizado quando a reposição for feita pela quantidade mínima ou máxima de dias em estoque, pois desta forma necessitará de um consumo médio em um determinado período (ou seja, será utilizado tanto na análise de reposição agrupada como na reposição por prazo de reposição).
- Indique nos campos de Período, o intervalo de datas em que o sistema irá buscar as movimentações para apurar o consumo médio. Este é o principal filtro para ser definido nesta tela;
- É possível também utilizar os campos Origem, Família, Depósito, Produto e Transação/E ou Transação/S (Transações de Entrada ou de Saída) como filtro. Após preenchê-los, clique no botão Mostrar e será carregado na grade o consumo dos produtos conforme os filtros selecionados;
- Além disso, também há a possibilidade de marcar dentre as caixas de seleção abaixo para que o sistema leve em conta alguns parâmetros ao carregar o cálculo dos produtos carregados na grade:
- Calcular a partir da 1ª Movimentação: indica se o cálculo deve ser a partir da primeira movimentação. Caso esta primeira movimentação for efetuada em uma data anterior a data inicial do período a calcular, o sistema assume como data inicial a data da primeira movimentação;
- Calcular Prazo de Ressuprimento: indica se a rotina deverá calcular o prazo de ressuprimento. Considera a diferença entre a data de entrada da nota fiscal e a data da aprovação da solicitação de compra ou a data da emissão da ordem de compra (se tiver mais de uma data envolvida é feita uma média destes prazos);
- Produtos s/ Consumo no Período: exibe na grade os produtos sem consumo no período informado, para cada depósito que o produto esteja relacionado;
- Considerar quantidade de dias do Fabricante: quando marcado, no momento do cálculo do consumo médio, o sistema buscará no cadastro do(s) fabricante(s) (F076FAB) do produto em processamento, a quantidade de dias para ser utilizado no cálculo do consumo médio.
- Indique no campo Buscar produtos, quais os produtos serão exibidos na grade: todos, apenas os que tem cadastrados quantidades mínima e máxima de estoque na tela de ligação produto x depósito (F210EST), ou ainda apenas os que tem cadastrados a quantidade de dias mínimo e máximo na ligação produto x depósito).
Um dos motivos da importância de efetuar o cálculo do consumo médio nesta tela, é que o sistema necessitará desta informação para realizar a Análise de Reposição por Ressuprimento posteriormente, para efetuar o cálculo. Antes de Processar o cálculo, marque a opção Calcular Prazo de Ressuprimento.
O ressuprimento é baseado na avaliação de quantidades, quando que ocorrer um consumo ou retirada do estoque, identificando se é o momento de fazer a reposição do item. Este controle tem como base a diferença entre a data de entrada da nota e a data de aprovação da solicitação de compra, ou ainda a data de emissão da ordem de compra.
Se não existirem notas fiscais de entrada originadas de solicitações de compra ou de ordens de compra para o produto especificado, o sistema calcula uma média com todos os prazos de entrega dos fornecedores tendo como base a ligação entre produto e fornecedor. Os valores gerados no cálculo serão armazenados para gerar reposição.
Esta rotina tem o objetivo de calcular a quantidade a ser comprada com base no prazo de ressuprimento que pode ser parametrizada na tela de ligação produto x depósito (F210EST) e com isso gerar as solicitações de compras. Nesta tela, deve ser preenchido o campo Prazo Ressuprimento.,
O prazo de ressuprimento também poderá ser calculado tomando como base a diferença entre a data de entrada da nota fiscal e a data de aprovação da solicitação de compra ou a data de emissão da ordem de compra. Caso existam várias notas fiscais de entrada, várias ordens de compra ou várias solicitações de compra, o sistema calculará uma média de todos os prazos. Caso não exista nota fiscal de entrada neste período, o prazo de ressuprimento será calculado fazendo uma média de todos os prazos de entrega dos fornecedores envolvidos, conforme parametrizado na ligação fornecedor x produto através da tela F403FPR, no campo Prazo Entrega.
Para acessar a tela de reposição por ressuprimento, acesse Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Ressuprimento (F211ARP).
A tela possui vários filtros para facilitar a visualização e avaliação das informações da tela em análise feitas pelo sistema (Origem, Família, Produto, Depósito e Centro de Custo;
Abaixo, segue o passo a passo para a parametrização do sistema para esta rotina:
- No campo Solicitações, selecione uma opção para definir se o sistema vai considerar as solicitações de compra em aberto ao calcular o estoque disponível:
- "Dependente Depósito": as solicitações de compra que possuem depósito informado terão suas quantidades destinadas somente aos respectivos produtos daquele depósito, já as solicitações de compra que não possuem depósito informado terão suas quantidades disponíveis na análise independente do depósito informado na análise.
- "Independente Depósito": a quantidade total de solicitações de compras para os produtos será considerada independente do depósito informado na análise.
- Marcando a caixa de seleção Considerar Requisições, indique se deve considerar as requisições no cálculo da reposição. Como as requisições não são feitas informando um depósito específico e todos os cálculos da análise de reposição são feitos por depósito, se existir mais de um depósito com o mesmo produto/derivação, o cálculo considerará a quantidade total de requisições nos dois depósitos (dessa forma, a quantidade calculada poderá não corresponder à quantidade real necessária para reposição. Nesse caso, é aconselhado não considerar as requisições no cálculo).
- Para indicar se deve considerar o estoque do depósito de inspeção, definido na Gestão de Qualidade, na tela F100PGQ, caso a empresa utilize este tipo de depósito, marque a caixa de seleção Considerar depósito de inspeção;
- Selecione o Produto no filtro e clique no botão Mostrar para que o produto seja carregado na grade com as suas derivações e a sugestão de quantidade a comprar que será sugerida com base na seguinte fórmula: Fórmula
(C - H) + B + F - ( I + A) + G + D, onde:
- C = Quantidade de estoque máximo (Consumo diário * Qtd.máxima de dias) ou (E210EST.QTDCCR * E210EST.ESTMAD);
- H = Quantidade de estoque atual (E210EST.QTDEST);
- B = Quantidade de estoque mínimo de segurança (Consumo diário * Qtd.mínima de dias) ou (E210EST.QTDCCR * E210EST.ESTMID);
- F = Requisições aprovadas e que não geraram solicitação de compras e não foram atendidas;
- I = Quantidade de ordens de compra (E210EST.QTDORD).
- A = Solicitações de compras aprovadas mas que não geraram Ordem de Compra.
- G = Quantidade reservada (E210EST.QTDRES + E210EST.QTDRAE);
- D = Quantidade bloqueada (E210EST.QTDBLO).
- Para gerar a solicitação de compra, marque a caixa de seleção do item e clique no botão Processar, para que seja gerada a solicitação para o depósito indicado no item.
Observação
Antes de se efetuar a análise por prazo de ressuprimento é necessário calcular o consumo médio, pois o ressuprimento necessita desta informação para efetuar o cálculo da análise.
Faça uma análise de reposição com base na quantidade de todas as movimentações, cuja transação de estoques indique que considera consumo com base no período informado. Este processo também possibilita a geração de solicitações de compra ou ordens de compra.
Utilize os processos automáticos do sistema para automatizar o processo de análise de reposição.
Para acessar a tela de reposição sobre as vendas, acesse Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do dia > Análise Reposição (F211RAV).
Conforme já mencionado no início deste tópico, esta análise se baseia nas quantidades que foram vendidas, ou seja, em todas as movimentações de estoque do depósito vendedor onde as transações utilizadas nessas movimentações, possuem o campo Considera como Consumo definido como "S - Sim" na tela de cadastro da transação de movimentos de estoque (F001TES), onde serão obtidas todas as saídas e subtraídas as entradas em determinado período. O sistema leva em consideração também, se o movimento ainda não foi utilizado na análise de reposição.
Poderá ser informada uma quantidade de corte, indicando uma quantidade que o sistema não deve considerar para gerar a reposição sobre alguma venda específica, por exemplo, em casos onde houve uma venda muito grande, fora da normalidade, ou fora de padrão, e não se quer considerá-la no cálculo. Para realizar este corte, acesse Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do dia > Cortes de Reposição (F210CCA) e informe na coluna Qtde. Cortada, a quantidade que não deve ser considerada na análise de reposição.
Após esta informação do corte o cálculo é feito da seguinte forma:
- O sistema soma todos os produtos vendidos do depósito determinado;
- Caso já tenha sido feita alguma apuração de reposição, esta será subtraída bem como também será subtraída a quantidade cortada (F210CCA). É possível utilizar o identificador de regras EST-210PERCC01 que permitirá fazer cortes de reposição em um intervalo de datas. Os cortes serão permitidos apenas nos depósitos que sejam vendedores;
- O sistema trará a sugestão da quantidade a comprar;
- É verificado se foi atingida a quantidade mínima de reposição (definida na tela F210MIN). Caso o cálculo não tenha atingido a quantidade mínima a comprar, não será considerada a análise, e a informação ficará armazenado no campo Qtd. Acumulada, até atingir a quantidade mínima para compra;
- Por fim ao clicar no botão Processar o sistema gerará uma ordem de compra para a filial (depósito distribuidor) se esta tiver um estoque suficiente para atender a necessidade da reposição. Se não tiver estoque no depósito distribuidor, o sistema vai criar uma solicitação de compra do respectivo depósito, para o depósito padrão da filial. A quantidade mínima solicitada de reposição irá servir para a quantidade mínima de compras.
Para acessar a tela de estoque mínimo de reposição, acesse Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Vendas do dia > Estoques Mínimos p/ Reposição (F210MIN).
- Selecione os produtos desejados conforme os filtros da tela e clique em Mostrar para carregá-los na grade;
- Marque a caixa da coluna Seleção dos produtos desejados e informe na coluna Qtd. Mínima, a quantidade que deve ser considerada para a análise de reposição.
Este processo possibilita controlar de maneira mais eficiente as solicitações de filiais para um centro de distribuição, ou seja, é uma importante forma de controle sobre as compras das empresas que utilizam distribuição e compras centralizadas. Além disso, permite uma visão geral sobre as movimentações de estoque entre filiais através de transferências.
Para realizar o processo, acesse Suprimentos > Gestão de Estoques > Análise de Reposição > Depósito Filiais (F211ADF).
- Utilize a seção Filtros para carga dos dados, conforme a necessidade para seleção dos produtos;
- Na seção Opções para a carga de dados, defina alguns parâmetros dos dados gerais, marcando a respectiva caixa de seleção, indicando como a tela deve carregar os produtos, através das opções "Considerar Fornecedores sem solicitações" e "Recarregar automaticamente ao retornar da tela de análise";
- Na seção Opções para tela de análise, selecione uma das opções para a Ordenação: "Sugestão de Compra", "Produto/Derivação", ou "Descrição do Produto";
- Caso deseje considerar todas as filiais, deixe o campo Filial Análise em branco;
- Clique em Mostrar, para que os fornecedores com o total de solicitações sejam carregados na grade;
- Para acessar a tela de análise de reposição entre depósitos (F211ADA) clique no botão Análise no rodapé da tela. Nesta tela, faça as seguintes parametrizações:
- Informe para qual filial será feito a análise através do campo Filial Análise, ou deixe em branco para ver todas;
- Selecione uma das opções disponíveis no campo Base Cálculo: se por "Solicitações" ou pelo 'Estoque Mínimo", que é parametrizado na ligação do produto x depósito (F210EST);
- Marque as caixas de seleção para definir os parâmetros que o sistema levará em conta para a análise de reposição: Aproveitar saldo das solicitações, Sugerir transferências automáticas, Efetuar reposição de transferências no depósito distribuidor, Efetuar reposição de transferências entre depósitos e Sugerir quantidade a comprar automaticamente;
- Na seção Dados Ordem de Compra, preencha os campos Transportadora, Frete CIF/FOB e Cond. Pgto conforme a necessidade;
- Ao clicar em Mostrar, serão carregadas as solicitações de compras de produtos de todas as filiais. E estes produtos serão somados para gerar uma única ordem de compra a ser enviada para o fornecedor, para atender o depósito distribuidor (central).
- Além de permitir gerar ordens de compra, esta tela permite gerar as transferências entre depósitos e filiais, permitindo três tipos de movimentações ao fazer a transferência:
- A filial solicitante vai gerar uma ordem de compra para o depósito distribuidor (de origem).
- Será gerado um pedido de vendas do depósito distribuidor para a filial solicitante (de destino).
- Quando não há estoque nos depósitos, ou se alcançou o estoque mínimo (estoque de segurança), e as filiais fizeram pedidos do produto para o depósito distribuidor (depósito central) será gerada a ordem de compra da filial distribuidora para o fornecedor, contendo a soma de todas as solicitações.
- E caso seja necessário fazer devolução o sistema vai gerar:
- Uma ordem de compra do depósito distribuidor para a filial que fará a devolução;
- Um pedido de vendas da filial que fará a devolução para o depósito distribuidor (central);
- E por fim o depósito distribuidor fará a nota fiscal de devolução ao fornecedor.
Um pedido de compra (ordem de compra) pode ser proveniente de uma solicitação de compra, cotação de preço, necessidade de produção, reposição de estoque, pedido de venda, contrato de abastecimento, processo de coleta de produtos a ser retirado pela transportadora, uma outra ordem de compra como referência, entre empresas do mesmo grupo e manualmente, sem vínculo com nenhum outro processo.