Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Recebimento Eletrônico > Configurações de leiaute

F017LRE - Configuração de leiaute

Essa tela possibilita definir campos e tabelas do Gestão Empresarial | ERP que são correspondentes às tags do .XML do documento eletrônico, seja ele uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico Outros Serviços (CT-e OS) ou Nota Fiscal da Energia Elétrica Eletrônica (NF3e).

Com esse recurso é possível atualizar apenas o leiaute quando necessário, sem que seja necessário atualizar a versão do sistema por causa de novas tags (a atualização do sistema continua sendo necessária quando há novos campos).

Observação

O objetivo dessa tela não é definir todas as informações do .XML (ele é alimentado automaticamente), mas sim tratar as exceções de forma eficiente.

Depois que o leiaute é cadastrado:

Para mais informações sobre o processo de Recebimento Eletrônico, consulte a documentação específica da rotina.

Campos

Leiaute
Selecione o leiaute desejado.

Tipo doc. eletrônico
Informe se o documento é NF-e, NFS-e, CT-e, CT-e OS ou NF3e.

Versão
Insira a versão de acordo com aquela do Manual de Orientação liberado pela SEFAZ.

Descrição
Descreva informações sobre o leiaute.

Observação
Detalhe alguma informação importante relacionada ao leiaute.

Situação
Defina se o leiaute é Ativo ou Inativo.

Importante

O leiaute pode ser duplicado, inativo ou pode-se fazer as alterações desejadas somente após ele se tornar ativo.

Grade Registros

Nesta grade são apresentados os registros agrupadores do XML do documento eletrônico.

Grade Campos

Nesta grade são apresentados os campos do XML que estão dentro do grupo selecionado na grade Registros. Nas colunas Tabela de destino e Campo de destino vêm definidos os campos que são por padrão correspondentes no ERP. Quando há linhas onde essas colunas estão sem informação significa que elas não são tratadas pelo ERP, pois não são necessárias para gerar o documento. Todos os registros podem ter seus campos correspondentes alterados.

Observação

Os campos personalizados de usuário não poderão ser informados para utilização no arquivo .XML.

Situação Tributária

No sistema, a CST é composta por 03 dígitos, sendo que o primeiro sempre será a origem da mercadoria; os demais indicam a situação tributária.

No lançamento da nota de entrada há dois campos:

Exemplo: uma mercadoria de origem nacional com situação de tributação integral será "000", onde o primeiro zero é a origem e os dois últimos são referentes a situação tributária.

ICMS Normal
Ao recebermos o ICMS Normal, essa informação vem no XML dividida em 02 tags: Orig e CST. Por conta disso, informamos o campo CodStr no leiaute para as duas tags. Assim, o sistema juntará as duas informações, compondo o valor do campo CodStr.

Observação

No processamento da nota fiscal via tela F000INE, o sistema carregará o campo Origem da Mercadoria da nota, utilizando o primeiro dígito do campo situação tributária.

ICMS Simples Nacional
No ICMS Simples Nacional, as informações vem exatamente como são armazenadas no sistema. A tag Orig contém a Origem da Mercadoria e a tag CST contém a Origem da Mercadoria + Situação tributária. Assim, é só informar os respectivos campos do sistema. Exemplo: Orig = OriMer e CST = CodStr.

Botões

Exportar
Exporta o leaiute cadastrado no formato .TXT.

Importar
Permite a importação de um leiaute para ficar disponível no campo leiaute.

Identificadores de regras

Módulo Código
CPR 000INECM01
CPR 000INECM02

Caso haja um leiaute importado e ativo nessa tela para o documento recebido através do web service com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, porta Receber, os identificadores acima não são acionados.

Este artigo ajudou você?