Sequências - Forma de Contabilização
Criando uma forma
O Gestão Empresarial possui o conceito de transações. Para cada transação criada é possível definir uma forma de contabilização. Consequentemente, as formas de contabilização são divididas por gestões. No momento em que se define uma forma, a informação da gestão em questão será obrigatória. Na forma, isto será informado no campo Origem.
Notas fiscais de saída, estoques, contas a receber. Neste caso, indica-se criar formas com o mesmo código da transação para facilitar a localização e associações.
Para cada forma é possível identificar se ela está ativa ou não. No momento em que houver uma integração dos sistemas auxiliares com
a contabilidade, a situação da forma em questão indicará se o movimento auxiliar será contabilizado ou não.
As formas são constituídas por sequências, sendo que as sequências das formas de contabilização podem ser consideradas como uma prévia
do que se deseja contabilizar. As sequências são formadas principalmente por:
- filial - na tela, indicada pelo campo Filial - Critério;
- data - na tela, indicado pelo campo Data: Critério;
- conta à débito - na tela, indicado pelo campo Conta Débito: Critério;
- conta à crédito - na tela, indicado pelo campo Conta Crédito: Critério;
- valor - na tela, indicado pelo campo Valor: Critério;
- histórico padrão - na tela, indicado pelo campo Histórico Padrão;
- complemento - na tela, indicado pelo campo Critério Complemento.
Uma forma de contabilização, exige a informação da gestão a ser contabilizada. Para cada gestão, existe uma tabela base. Esta tabela base é o nome da tabela da gestão correspondente no Gestão Empresarial | ERP. Por exemplo, para a gestão de contas a receber, a tabela base é a E301MCR.
Porém, nos casos das notas fiscais, as tabelas possuem mais de uma opção. Neste caso há a possibilidade de contabilizar pelo total da nota fiscal ou por itens da nota fiscal. Se houver a necessidade de contabilizar por itens de nota fiscal, a tabela base neste caso também será por item.
tabelas Base E661CCI, E661CCF, E661CUF - para contabilizar pelo total de Nota Fiscal de Saída;
tabelas Base
E661RES, E661RCF e E661RUF - para contabilizar por itens da
Nota Fiscal de Saída;
tabela Base E140RAT - para contabilizar por itens de rateios.
A sequência pode ser:
- "A" (Analítica pelo total NF ou movimento);
- "S" (Sintética pelo total NF ou movimento);
- "N" (Analítica pelo item);
- "T" (Sintética pelo item);
- "X" (Analítico - pelos rateios);
Para as origens "IVE - Impostos - NF de Saída" e "ICO - Impostos NF de Entrada" é possível utilizar esta sequência. - "Y" (Sintético - pelos rateios);
- "U" (Composição Auxiliar);
- "C" (Conversão).
Para as sequências do tipo "C - Conversão" deverá ser informado o campo sequência Relacionada e o campo Código Moeda.
As informações acima são configuradas no campo Analítica/Sintética.
Uma vez conhecendo-se a Tabela Base, pode-se definir as informações a serem geradas na Integração Contábil. Para cada Tabela Base, existem campos que possuem dados que podem ser utilizados nestas formas.
O que caracteriza uma ligação entre a Tabela Base e um campo é o ponto (.).
Há a necessidade de buscar o código da filial para um movimento do contas a receber.
No campo Filial da sequência da forma, informa-se: E301MCR.CODFIL Onde (E301MCR = Tabela Base; CODFIL = campo que possui o código da
filial).
Existe também a possibilidade de informar uma ligação com uma outra tabela. O que caracteriza uma ligação é o ponto e vírgula (;).
Há a necessidade de buscar a conta reduzida que está no cliente do título do contas a receber que está sendo contabilizado.
Neste caso, o código do cliente não está na Tabela Base (E301MCR). Ele está na tabela E301TCR que corresponde a definição do título.
Então temos: E301MCR;E301TCR. Mas, ainda não temos a conta reduzida do cliente. Esta conta reduzida está na tabela E085HCL. Então
conclui-se: No campo Conta Débito por exemplo, pode-se informar: E301MCR; E301TCR; E085HCL.CTARED.
No complemento de histórico a vírgula (,) é utilizada para a separação de uma variável para outra.
Observação: os nomes das tabelas devem ser de domínio do profissional que está definindo as formas de contabilização. O botão Tabelas desta tela possui alguns facilitadores para localizar campos e tabelas do Gestão Empresarial | ERP.
Em casos mais específicos, pode-se definir regras para atender a particularidades ou até mesmo criar facilitadores para a Integração Contábil.
Conta Padrão(x) é uma função definida na regra que busca a conta reduzida definida na Tabela de Contas Padrões. De acordo com o código repassado no valor x, a regra internamente busca esta informação.