F068RNA - Rotinas de Aprovação
A tela tem como objetivo configurar o controle de aprovação de acordo com a rotina selecionada. A rotina para o controle de aprovação está disponível apenas para as rotinas: 3 - Requisição, 6 - Solicitação de Compra, 9 - Cotação, 12 - Ordem de Compra, 15 - Contrato de Compra, 18 - Nota Fiscal de Entrada, 24 - Contas a Pagar - Entradas, 27 - Contas a Pagar - Baixas, 28 - Contas a Pagar - Pagamento Eletrônico, 54 - Projetos, 57 - Orçamento Produto/Serviço e 60 - Análise Crédito.
Processos
Geração do Número do Controle de Aprovação
A geração do número sequencial desse registro, o número da aprovação (E614APR.NUMAPR) é sequencial e subordinado ao código da empresa, código da filial e código da rotina de aprovação. A geração da sequência é normalmente determinada apenas pela empresa. Nesse caso, a filial do registro é considerada com o valor zero. Algumas rotinas podem determinar, parametrizada e opcionalmente, que a filial é usada para gerar a sequência.
A estratégia de geração do número utiliza uma chave de identificação para gerenciar a geração dos números de sequência. Essa chave é descrita como um conjunto de caracteres composto na ordem dos termos abaixo:
- o nome da tabela, no caso E614APR.
- o código da Empresa.
- o código da Filial. Esse código pode ser um valor zerado, quando a rotina de aprovação indicar que a numeração da aprovação é gerada por empresa.
- o identificador numérico da rotina de aprovação.
- todos os termos serão unidos pelo caractere #
O identificador, genericamente, ficará da forma abaixo:
- E614APR#ZZZ9#ZZZ9#Z9
Um exemplo utilizando a rotina 3 (Requisição), com o código de Empresa 2, código da Filial 26 e identificador numérico da rotina APRREQ:
- E614APR#2#26#68
O identificador gerado será utilizado para identificar um registro na tabela R900NXV que contenha o último número gerado para o número de aprovação.
A geração e atualização do identificador devem ser autônomas, fora da transação original do processo que invocou a geração do registro na tabela de aprovações (E614APR).
Na transição para esta versão, onde a nova forma de obtenção do número sequencial foi implantada, poderão existir valores na tabela E614APR. Os valores para iniciar o valor inicial de cada rotina serão obtidos através do maior valor que ocorre nessa tabela conforme a empresa, filial e código da rotina, no momento da primeira invocação de geração da rotina.
A partir desta versão, novas instalações devem gerar o número sequencial a partir do valor 1.
Campos
Rotina
O código da rotina é uma lista fixa do sistema e que não pode ser excluída:
- 3 - Requisição;
- 6 - Solicitação de Compras;
- 9 - Cotação;
- 12 - Ordem de Compra;
- 15 - Contrato de Compra;
- 18 - Nota Fiscal de Compra;
- 21 - Fatura de Compra;
- 24 - Contas a Pagar - Entrada;
- 27 - Contas a Pagar - Baixa;
- 28 - Contas a Pagar - Pagamento Eletrônico;
- 30 - Pedido de Venda;
- 33 - Pré-fatura;
- 36 - Contrato de Venda;
- 39 - Nota Fiscal de Saída;
- 42 - Fatura de Venda;
- 45 - Contas a Receber - Entrada;
- 48 - Contas a Receber - Baixa;
- 51 - Tesouraria;
- 54 - Projeto;
- 57 - Orçamento Produto/Serviço;
- 60 – Análise de Crédito - Central de Crédito;
- 61 - Análise de Credito - Crediário;
- 63 – Controle de Adiantamento – Solicitação;
- 64 – Controle de Adiantamento – Prestação de Contas;
- 66 – Registro Ocorrência – Entrada;
- 67 – Registro Ocorrência – Baixa;
- 68 – Registro Ocorrência - Flexibilização.
As rotinas 21, 30, 33, 36, 39, 42, 45, 48 e 51 não estão disponíveis para o controle de aprovações, constando apenas no TBS. Esses códigos são reservados para futuras implementações.
Controle Número Aprovação
Indica se o número do controle de aprovação para a rotina informada será feito pela empresa (E) ou por filial (F). Este número sequencial será gravado nas rotinas que possuam aprovação.
Geralmente, é feita a opção pelo parâmetro mais adequado à empresa no momento de implantação desta rotina e o campo não sofre mais alteração. Porém, caso seja necessário alterá-lo após a rotina ter sido usada, em um primeiro momento, deverão ser aprovadas todas as operações pendentes. Caso contrário a rotina não permitirá a sua aprovação, gerando então registros inacessíveis para
o sistema.
As rotinas 3 - Requisição, 6 - Solicitação de Compra, 9 - Cotação, 24 - Contas a Pagar - Entradas, 27 - Contas a Pagar - Baixas, 28 - Contas a Pagar - Pagamento Eletrônico, 54 -Projetos, 57 - Orçamento Produto/Serviço, 60 - Análise Crédito, 63 - Controle Adiantamento - Solicitação, 64 - Controle Adiantamento - Prestação Contas, 66 - Registro Ocorrência - Entrada, 67 - Registro Ocorrência - Baixa e 68 - Registro Ocorrência - Flexibilização somente utilizam o controle de aprovação por empresa, não permitindo controle por filial. As rotinas 12 - Ordem de Compra, 15 - Contrato de Compra e 18 - Nota Fiscal de Entrada utilizam controle por empresa e filial.
Obedecer a sequência de níveis para aprovação
Este campo indica se a rotina seguirá a sequência dos níveis cadastrados para a aprovação da rotina selecionada. Exemplo (os dados devem ser informados no campo Níveis exigidos da grade Faixa de Valores, tela F068FNA):
- (1*2*3) - a rotina obriga que o nível 1 seja aprovado, depois o 2 e por último o 3;
- (1+2+3) - o primeiro de qualquer nível que fizer a primeira aprovação, o aprovará por completo (seja do nível 1 ou 2 ou 3);
- (1+2)*(2+3) - a rotina exigirá que o nível 1 ou o nível 2 aprovem, para que depois o nível 2 ou o nível 3 também aprove;
- (1*2)+(2*3) - a rotina exigirá que ou o nível 1 (da primeira parte) ou o nível 2 (da segunda parte) aprove, para que depois, conforme a escolha do usuário seja esperado o nível 2 (da primeira parte) ou o nível 3 (da segunda parte).
Utilizar múltiplos aprovadores no mesmo nível
Trata-se do controle de aprovação com mais de um aprovador do mesmo nível. Esse controle permite definir mais de um aprovador para o mesmo nível,
por rotina. Nesse caso, a sintaxe dos níveis exigidos, cadastrados no controle de aprovação por faixa de valores, pode ter o mesmo nível ligado pelos operadores * (asterisco). O número de vezes que o
mesmo nível aparece ligado a este operador, indicará o número de
usuários diferentes, nesse nível, que devem efetuar a aprovação ou desaprovação.
(1 * 1) + 2 -> irá exigir dois usuários do nível 1 aprovarem ou um usuário do nível 2
(1 * 1 * 1) * (2 * 2) * 3 -> irá exigir aprovação de três usuários do nível 1, aprovação de 2 usuários do nível 2 e uma aprovação do nível 3.
O usuário de um mesmo nível que já aprovou ou desaprovou pode aprovar novamente, porém, as múltiplas aprovações de um mesmo usuário no nível serão consideradas como uma somente.
A ligação de um mesmo nível com o operador + (positivo) não irá considerar como múltiplos aprovadores do mesmo nível. Nesse caso será considerado o primeiro que aprovar.
O mesmo nível que irá ser concatenado com * (asterisco) para identificar quantos aprovadores deste nível devem aprovar não poderão ser separados com parênteses, como por exemplo (1) * (1) * (1).
Ao utilizar a rotina de aprovação multinível, com esta opção marcada como Sim, não é possível definir o níveis que serão múltiplos com o operador alternativo + (OU). Caso contrário, será apresentada a mensagem Identificada na expressão a utilização de múltiplos aprovadores no mesmo nível com o operador alternativo (+). Esta configuração não é permitida ao utilizar a opção de múltiplos aprovadores no mesmo nível na rotina. É apenas permitido o uso do operador conjuntivo (*).
O uso de múltiplos aprovadores no mesmo nível implica que os níveis iguais entre si sejam encadeados apenas com o operador * (E), como por exemplo a expressão de níveis (1* 1 * 1 * 2) + (3*4), onde são necessários três aprovadores do nível 1, além dos outros níveis, para a aprovação.
Nota
Não é possível, com um outro usuário do mesmo nível, cancelar a desaprovação feita pelo primeiro usuário. Somente o próprio usuário (ou algum substituto a ele) pode mudar de opinião e trocar sua escolha entre aprovar e desaprovar.
A Rotina 27 - Aprovação Baixas diferente do padrão, permite que outro usuário do mesmo nível aprove o título que foi desaprovado por um outro usuário.
Quando nos parâmetros para aprovação for obrigatório a aprovação por outro nível (*), caso um nível desaprovar um título que já foi aprovado pelo outro nível, é necessário que os dois níveis façam a desaprovação. Se o segundo nível não realizar a desaprovação que já foi feita pelo primeiro nível, após o primeiro nível aprovar novamente, o título não ficará disponível para este segundo nível aprovar também.
Considera Valor Financeiro
Indica se a rotina irá considerar o valor financeiro para as aprovações (S=Sim ou N=Não).
Utiliza Encaminhamento Aprovação
Esta campo fica habilitado somente quando as rotinas 24 - Aprovação Entrada e 27 - Aprovação Baixas são utilizadas. Quando ele está definido como Não, o controle de aprovação é gerado na entrada do título. Caso este campo seja definido como Sim, o controle de aprovação não é gerado na entrada de títulos a pagar e será necessário acessar a tela Encaminhamento Aprovação Títulos (F501COT) para o início da aprovação do título.
Observações
Ao desaprovar títulos é necessário configurar na este campo para S-Sim, na rotina 27 - Aprovação Baixas.
No caso do campo estar definido como Sim, quando a rotina identificar que todos os aprovadores realizaram uma reprovação, os títulos voltam ao estágio inicial e o usuário do financeiro deve encaminhar novamente os títulos para uma nova aprovação.
Se o identificador de regras GER-000APRMU01 estiver ativo, ele é executado na geração da entrada do título, porém, se ele retornar um título/baixa não aprovado, o controle é excluído e o título é enviado ao processo de encaminhamento de aprovação normalmente.
Botões
Níveis
Exibe a tela F068NAP para o cadastro dos níveis de aprovação multinível.