Portaria CAT 83/09 - São Paulo
Importante
Para utilizar a rotina da Portaria CAT 83/09 entre em contato com o seu Executivo de Contas, pois ela deve ser adquirida.
Conceito
A Portaria CAT 83/09 estabelece o sistema de apuração do ICMS relativo ao custo das saídas de mercadorias e prestações de serviços e está vigente desde 01/04/2010. É destinada somente ao estado de São Paulo e para empresas geradoras de crédito acumulado de ICMS superior a 10.000 UFESP, a fim de restituir o crédito do ICMS acumulado.
O sistema de custo de ICMS funciona da seguinte maneira: é divido em seis módulos que justificam o pedido de restituição do crédito acumulado. São eles:
- Módulo 1 - Insumos: envolve todas as movimentações de matérias-primas, componentes, materiais de embalagens, energia elétrica utilizada no processo produtivo, combustíveis, serviços de transporte e comunicações;
- Módulo 2 - Processo produtivo: envolve valores de custos e ICMS relativos aos materiais, serviços e outros gastos empregados na produção de produtos intermediários, semi-elaborados e acabados;
- Módulo 3 - Produtos acabados e mercadorias para revenda: envolve movimentações de produção completa e mercadorias para revenda;
- Módulo 4 - Rateios;
- Módulo 5 - Demonstrativos auxiliares;
- Módulo 6 - Geração do crédito acumulado do ICMS: o crédito se dará pela diferença do ICMS obtido pelo Sistema de Custeio e o ICMS debitado.
Dentro de cada módulo existem subdivisões de fichas, que separam e apresentam valores. As fichas tratadas pelo Gestão Empresarial | ERP são:
- Ficha 1A - Controle de materiais;
- Ficha 1B - Controle de terceirização;
- Ficha 1C - Controle de energia elétrica;
- Ficha 1D - Controle de telecomunicação;
- Ficha 2E - Gastos gerais de fabricação;
- Ficha 2G – Produtos em elaboração – Produção conjunta – Método da ficha técnica;
- Ficha 3A - Controle de produtos acabados;
- Ficha 3B - Controle de mercadorias de revenda;
- Ficha 4A – Rateio de energia elétrica:
- Ficha 4C – Rateio gastos gerais de fabricação;
- Ficha 5A – Ficha técnica unitária da produção do período;
- Ficha 5B - Controle de perdas e sobras (reaproveitamento);
- Ficha 5C – Cadastro de participantes de operações e prestações;
- Ficha 5D – Enquadramento legal da operação geradora de crédito acumulado de ICMS;
- Ficha 5F – Tabela de identificação do item;
- Ficha 5G – Inventário de produtos em elaboração por material componente;
- Ficha 5H – Dados da exportação indireta comprovada;
- Ficha 6A – Alíquotas diversificadas;
- Ficha 6B – Redução da base de cálculo;
- Ficha 6C – Saídas sem o pagamento do imposto – Exportação;
- Ficha 6D – Saídas sem o pagamento do imposto – Zona Franca de Manaus;
- Ficha 6E – Saídas sem o pagamento do imposto – Demais casos;
- Ficha 6F – Operações não geradoras de crédito acumulado do ICMS.
No módulo 6 é que o valor de restituição do ICMS é exibido, com base nas informações das fichas dos demais módulos. Todas as fichas que estão previstas na Portaria CAT 83/09 são para compor o valor do ICMS embutido em cada produto produzido.
Para operar neste sistema, a legislação prevê alguns cenários para controlar a restituição do ICMS. Um desses cenários é o código do lançamento, que possui seis dígitos, com a seguinte lógica:
- Os dois primeiros dígitos significam o módulo de origem e a letra da ficha de origem;
- O terceiro e o quarto dígitos representam o módulo de destino e a letra da ficha de destino, respectivamente;
- O quinto e o sexto dígitos significam a identificação do lançamento.
Todas as movimentações da Portaria CAT 83/09 transitam entre fichas, saindo de uma ficha e entrando em outra, por isso a existência de códigos de origem e destino para todo o controle de movimentações, sejam elas externas ou internas.
Documentos necessários para gerar a Portaria CAT 83/09: notas fiscais de entrada (compra), ordens de produção, requisições e notas fiscais de saída (venda). Estes documentos são mapeados pelas fichas, que indicam qual operação está sendo realizada.
Nota
Lembramos a importância da leitura do Manual da Portaria CAT 83/09, para que os códigos de lançamentos sejam montados adequadamente, evitando problemas na geração do arquivo, como também para verificar todas as regras e consistências aplicadas pela Portaria.
Parametrizações necessárias
Para que o arquivo da Portaria CAT 83/09 seja gerado corretamente:
- Na tela Parâmetros CAT 83/09 (F665PAT), faça as parametrizações necessárias para cada filial que irá gerar as informações da CAT 83/09;
- Na tela Cadastro de Produtos (F075PRO), informe no campo Ficha CAT 83/09 a ficha principal da Portaria CAT 83/09 que o produto pertence.
1. Na tela de Cadastro de Espécie de Documentos (F032EDC), utilizada para cadastrar os Modelos de Documentos Fiscais previstos em legislação, campo Código Identificação CAT 83/09.
Este campo identifica o código relacionado a espécie de documento, e será utilizado na tela de parâmetros da CAT 83/09.
Geração da CAT 83/09
Para gerar o arquivo da CAT 83/09 pelo
1.
Observações
Ao incluir novos códigos de lançamentos, essa informação (código) é obrigatória, bem como as suas descrições. Apenas a descrição complementar não é obrigatória.
Os primeiros quatro dígitos devem ser compostos pelos códigos (números): 11 (Ficha 1A), 13, (Ficha 1C), 25 (Ficha 2E), 27 (Ficha 2G), 31 (Ficha 3A), 32 (Ficha 3B), 52 (Ficha 5B), 70 (Entrada Externa), 76 (Baixa Externa) e 77 (Saída Externa), por exemplo.
Não é possível informar códigos em que a origem e o destino possuem a mesma numeração. Exemplo: 707011.
Na tela Filtro de Códigos de Lançamentos (F665FCL), são definidos os filtros para a integração de informações da Portaria CAT 83/09. Ou seja, são definidos os filtros de notas fiscais de compra e venda, como também de movimentos de estoques para cada código de lançamento existente. Esses filtros são utilizados posteriormente na tela Integração da CAT 83/09 (F665ICA).
Os campos do cabeçalho são utilizados para filtro de códigos de lançamentos já cadastrados na tela Códigos de Lançamentos
Conforme filtros informados nos campos do cabeçalho,
Nesta tela é feito o cálculo de apuração dos valores de custo e ICMS dos produtos, juntamente com seu saldo final, sendo realizada a comprovação de operações de exportação e também da zona franca de Manaus.
A geração do inventário de produtos em elaboração por material e componente também é feita nesta tela.
Observação
Todos os itens processados no fechamento do período necessitam que a integração
As opções de Fechamento da CAT 83/09 são:
- Apuração de Custos: ao selecionar esta opção, os valores de custo e ICMS dos produtos incluídos nas fichas 1A, 2G, 3A, 3B, 5A são apurados. Estas apurações acontecem no final do processo, pois para realizar o cálculo dos valores de custo e ICMS dos produtos, é necessário que o processamento ocorra primeiro para os produtos "Comprados" e depois para os produtos "Produzidos", considerando o nível de origem do produto, iniciando na menor origem;
- Apuração Valor do Crédito de Serviços de Comunicações: com esta opção selecionada, é realizada a apuração do valor de crédito de serviços de comunicações, correspondendo à distribuição do valor do ICMS total da ficha 1D em relação à participação do valor do custo deste item de produto destinado ao exterior. O total de ICMS da ficha 1D é distribuído nos registros do valor de credito de serviço de comunicação da ficha 6C.
- Geração de Crédito Acumulado: com esta opção selecionada, são gerados e interpretados os créditos de ICMS nas fichas do módulo 6;
- Valor Crédito Despesas Operacionais: com esta opção selecionada é realizada a apuração do valor do crédito de despesas operacionais para as fichas 3A e 3B. Desta forma, para a ficha 3A, caso houver movimentos de saída das fichas 1A ou 1C com os respectivos códigos de lançamentos 117665 ou 137665, o somatório do valor do ICMS desses movimentos é distribuído para todos os produtos da ficha 3, baseando-se no valor do custo de cada produto que possuir vínculo com alguma ficha do módulo 6. Para a ficha 3B, quando houver movimentos de saída da ficha 1A ou 1C com os respectivos códigos de lançamentos 117665 ou 137665, o somatório do valor do ICMS desses movimentos é distribuído para todos os produtos da ficha 3, baseando-se no valor do custo de cada produto que possuir vínculo com alguma ficha do módulo 6.
- Comprovação de Operações de Exportação: ao selecionar esta opção, são processados os registros de apuração de comprovação de exportação e também de operação destinada à zona franca de Manaus;
- Apuração Saldos Finais: com esta opção selecionada, os seguintes saldos são apurados:
- Saldo final do valor de custo do item: este valor é calculado através do saldo de custo inicial, somando o valor de custo dos lançamentos de entrada e subtraindo o valor de custo dos lançamentos de saída;
- Saldo final do valor do ICMS do item: este valor é calculado através do saldo de ICMS inicial, somando o valor de ICMS dos lançamentos de entrada e subtraindo o valor de ICMS dos lançamentos de saída.
- Inventário de Produtos em Elaboração: com esta opção selecionada, a ficha 5G é gerada com os materiais componentes, as respectivas quantidades e os valores de custo e ICMS relativos a cada item de produto em elaboração registrado no sistema.
As telas de manutenção das fichas são as seguintes:
- Ficha 1A - Controle de Materiais (F665FAA);
- Ficha 1B - Controle de Terceirização (F655FAB);
- Ficha 1C - Controle de Energia Elétrica (F665FAC);
- Ficha 1D - Controle de Telecomunicação (F665FAD);
- Ficha 2E - Controle de Gastos Gerais de Fabricação (F665FBE);
- Ficha 2G - Controle de Produtos em Elaboração (F665FBG);
- Ficha 3A - Controle de Produtos Acabados (F665FCA);
- Ficha 3B - Controle de Mercadorias de Revenda (F665FCB);
- Ficha 5B - Controle de Perdas e Sobras - Reaproveitamento (F665FEB);
- Ficha 5G (Inventário de Produtos em Elaboração por Material Componente) (F665FEG).
- F665FAA - Manutenção Ficha 1A (Controle de Materiais), acessada pelo menu: Controladoria > Gestão de Tributos > Restituição de Tributos > Crédito Acumulado (CAT83) > Manutenção > Ficha 1A.
- F665FAC - Manutenção Ficha 1C (Controle de Energia Elétrica), acessada pelo menu: Controladoria > Gestão de Tributos > Restituição de Tributos > Crédito Acumulado (CAT83) > Manutenção > Ficha 1C.
Nesta tela é possível manter as informações da Ficha 1C manualmente, inclusive, após a integração dos códigos de lançamento. Dessa forma, inclusões e exclusões de lançamentos podem ser feitas, antes da geração do arquivo da CAT 83/09.
- F665FBE - Manutenção Ficha 2E (Controle de Gastos Gerais de Fabricação), acessada pelo menu: Controladoria > Gestão de Tributos > Restituição de Tributos > Crédito Acumulado (CAT83) > Manutenção > Ficha 2E
- F665FBG - Manutenção Ficha 2G (Controle de Produtos em Elaboração), acessada pelo menu: Controladoria > Gestão de Tributos > Restituição de Tributos > Crédito Acumulado (CAT83) > Manutenção > Ficha 2G
Nesta tela é possível manter as informações da Ficha 2G manualmente, inclusive, após a integração dos códigos de lançamento. Dessa forma, inclusões e exclusões de produtos e lançamentos podem ser feitos, antes da geração do arquivo da CAT 83/09.
- F665FCA - Manutenção Ficha 3A (Controle de Produtos Acabados), acessada pelo menu: Controladoria > Gestão de Tributos > Restituição de Tributos > Crédito Acumulado (CAT83) > Manutenção > Ficha 3A
- F665FCB - Manutenção Ficha 3B (Controle de Mercadorias de Revenda), acessada pelo menu: Controladoria > Gestão de Tributos > Restituição de Tributos > Crédito Acumulado (CAT83) > Manutenção > Ficha 3B
Nesta tela é possível manter as informações da Ficha 3B manualmente, inclusive, após a integração dos códigos de lançamento. Dessa forma, inclusões e exclusões de produtos e lançamentos podem ser feitos, antes da geração do arquivo da CAT 83/09.
- F665FEG - Manutenção Ficha 5G (Inventário de Produtos em Elaboração por Material Componente), acessada pelo menu: Controladoria > Gestão de Tributos > Restituição de Tributos > Crédito Acumulado (CAT83) > Manutenção > Ficha 5G
Observações
- Somente é possível reabrir um período de estoque se os fechamentos dos períodos da CAT 83/09 estiverem abertos a partir deste período.
As telas de abertura dos períodos de estoque são F070FES (Parâmetros da Filial para Estoques) e F070MPF (Períodos da Filial para Lançamentos).
Exemplo- Data atual: 01/10/2015
- Data de reabertura do estoque: 10/05/2015
A CA T83/09 não deve possuir período de fechamento realizado a partir de 10/05/2015.
- Encontre mais informações sobre a CAT 83/09 no conteúdo de cada tela mencionada acima.
Nesta tela é feita a geração do arquivo texto entregue ao estado mensalmente, a fim de restituir o crédito do ICMS,
Em Controladoria > Gestão de Tributos > Restituição de Tributos > Relatórios, existem relatórios que podem ser gerados para conferência de informações de cada ficha apurada pela CAT 83/09.