F665FEC - Fechamento da CAT 83/09
Nesta tela é feito o cálculo de apuração dos valores de custo e ICMS dos produtos, juntamente com seu saldo final, sendo realizada a comprovação de operações de exportação e também da zona franca de Manaus.
A geração do inventário de produtos em elaboração por material e componente também é feita nesta tela.
Campos
Período
Informe o período em que os processamentos desta serão fechados.
Fechar Período
Selecione quais processos terão seus períodos fechados para a geração da CAT 83/09:
Observação
Todos os itens processados no fechamento do período necessitam que a integração
- Apuração de Custos: ao selecionar esta opção, os valores de custo e ICMS dos produtos incluídos nas fichas 1A, 2G, 3A, 3B, 5A são apurados. Estas apurações acontecem no final do processo, pois para realizar o cálculo dos valores de custo e ICMS dos produtos, é necessário que o processamento ocorra primeiro para os produtos "Comprados" e depois para os produtos "Produzidos", considerando o nível de origem do produto, iniciando na menor origem;
- Apuração Valor do Crédito de Serviços de Comunicações: com esta opção selecionada, é realizada a apuração do valor de crédito de serviços de comunicações, correspondendo à distribuição do valor do ICMS total da ficha 1D em relação à participação do valor do custo deste item de produto destinado ao exterior. O total de ICMS da ficha 1D é distribuído nos registros do valor de credito de serviço de comunicação da ficha 6C.
- Geração de Crédito Acumulado: com esta opção selecionada, são gerados e interpretados os créditos de ICMS nas fichas do módulo 6;
- Valor Crédito Despesas Operacionais: com esta opção selecionada é realizada a apuração do valor do crédito de despesas operacionais para as fichas 3A e 3B. Desta forma, para a ficha 3A, caso houver movimentos de saída das fichas 1A ou 1C com os respectivos códigos de lançamentos 117665 ou 137665, o somatório do valor do ICMS desses movimentos é distribuído para todos os produtos da ficha 3, baseando-se no valor do custo de cada produto que possuir vínculo com alguma ficha do módulo 6. Para a ficha 3B, quando houver movimentos de saída da ficha 1A ou 1C com os respectivos códigos de lançamentos 117665 ou 137665, o somatório do valor do ICMS desses movimentos é distribuído para todos os produtos da ficha 3, baseando-se no valor do custo de cada produto que possuir vínculo com alguma ficha do módulo 6.
- Comprovação de Operações de Exportação: ao selecionar esta opção, são processados os registros de apuração de comprovação de exportação e também de operação destinada à zona franca de Manaus;
- Apuração Saldos Finais: com esta opção selecionada, os seguintes saldos são apurados:
- Saldo final do valor de custo do item: este valor é calculado através do saldo de custo inicial, somando o valor de custo dos lançamentos de entrada e subtraindo o valor de custo dos lançamentos de saída;
- Saldo final do valor do ICMS do item: este valor é calculado através do saldo de ICMS inicial, somando o valor de ICMS dos lançamentos de entrada e subtraindo o valor de ICMS dos lançamentos de saída.
- Inventário de Produtos em Elaboração: com esta opção selecionada, a ficha 5G é gerada com os materiais componentes, as respectivas quantidades e os valores de custo e ICMS relativos a cada item de produto em elaboração registrado no sistema.
Para o fechamento dos custos da ficha 1D:
- O valor do custo para os documentos de entrada considera o que está no respectivo documento. Quando o documento de entrada for externo, os valores referentes aos outros tributos e contribuições não-cumulativas são subtraídos do valor do item.
- O valor do custo para os documentos de saída desta ficha é o mesmo valor de custo que está no próprio documento. Nesta ficha não há cálculo de custo pela média ponderada fixa.
- O valor do ICMS para os documentos de entrada considera o que está no respectivo documento, assim como o valor do ICMS para os documentos de saída também considera o que está no próprio documento. Nesta ficha não há cálculo de ICMS pela média ponderada fixa.
Para o fechamento dos custos da ficha 1B:
- O valor do custo para os movimentos de entrada considera o que está no respectivo documento. Quando for uma entrada externa, os valores referentes ao IPI e aos outros tributos e contribuições não-cumulativas são subtraídos do valor de custo do item.
- O valor do custo para os movimentos de saída considera o que está no respectivo documento, porém quando este movimento for originado de uma nota fiscal de retorno, o valor do custo subtrai do valor do item os valores referentes ao IPI e outros tributos e contribuições não-cumulativas.
- O valor do ICMS considera o que está no respectivo documento.
Botões
Processar
Ao clicar neste botão, são realizados os fechamentos dos períodos, conforme opções selecionadas na tela.
Cancelar
Este botão cancela qualquer edição pendente e limpa o conteúdo dos campos da tela.
Ajuda
Ao clicar neste botão, o arquivo de Ajuda desta tela é exibido.
Sair
Este botão cancela as alterações realizadas na tela e a fecha.