F000NFC - Recebimento de Documento Eletrônico - Notas Fiscais de Entrada
Esta tela permite consultar e alterar todas as notas fiscais importadas para o ERP com dados inconsistentes. As consistências são realizadas ao utilizar o botão Processar. Caso não haja problemas, as notas fiscais serão transferidas para o módulo de Tributos. As consistências tratam de campos obrigatórios nas tabelas do módulo de Tributos e de validações estruturais das notas.
Observação
- ao importar os documentos de entrada, a filial logada será filtrada como cliente dos movimentos a serem integrados;
- ao utilizar o sistema no modo WA - WindowsAccess, é necessário integrar um arquivo por vez quando o usuário fizer uma importação de .XML.
Processos
A rotina sugere alguns valores, como:
- Ligação produto x fornecedor (F403FPR);
- Transação, conforme definições do fornecedor ou uso de ordem de compra;
- Série da nota fiscal de acordo com a série legal;
- Condição de pagamento, conforme fornecedor;
- Unidade de medida, conforme regra abaixo:
- Guia Produto, UM Nota Fiscal e UM Estoque: caso a unidade de medida de nota fiscal informada não esteja cadastrada no código de medida, o sistema buscará a unidade de medida do campo Unidade de Medida Fiscal. Caso não encontre a unidade de medida fiscal, buscará o campo através do cadastro de produto do fornecedor. Caso não encontre, buscará através do produto pelo código de barras. Se o código de produto for digitado manualmente, ele fará o processo todo, caso não encontre, buscará a unidade de medida direto do produto digitado. Por fim, se ainda não tiver encontrado, é lançada uma mensagem de aviso informando que a unidade de medida não foi encontrada;
- Guia Serviços, UM Nota Fiscal: caso a unidade de medida de nota fiscal informada não esteja cadastrada no código de medida, o sistema buscará a unidade de medida do campo Unidade de Medida Fiscal. Caso não encontre a unidade de medida fiscal, buscará o campo através do cadastro de produto do fornecedor. Caso não encontre, buscará através do produto pelo código de barras. Se o código de produto for digitado manualmente, ele fará o processo todo, caso não encontre, buscará a unidade de medida direto do produto digitado. Por fim, se ainda não tiver encontrado, é lançada uma mensagem de aviso informando que a unidade de medida não foi encontrada.
Esta rotina pode receber produtos controlados por lote ou série (armamento ou recebimento). As informações são gravadas inicialmente na tabela E000DLS e, depois, na geração da nota de entrada, na tabela E660DLC.
No caso de CTes, as notas fiscais relacionadas que fazem parte do CTE são gravadas na tabela E000EXF e, depois, na geração da nota de entrada, na tabela E660DLC.
Para vincular uma nota fiscal de entrada a uma ordem de compra, esta deve existir no ERP antes da nota ser gerada e possuir o mesmo produto e derivação da nota.
Os campos Percentual de Substituição de PIS (PERSTP) e Percentual de Substituição de COFINS (PERSTC) serão preenchidos de acordo com o cálculo do valor do imposto em relação à base de cálculo.
Havendo Alíquota de ICMS/IPI, Base de ICMS/IPI e Valor de ICMS/IPI, eles serão importados para Tributos conforme os critérios abaixo:
- será importado como Valor Contábil do item o conteúdo da tag <vProd>;
- será importado como Alíquota, Base e Imposto relativo a ICMS o conteúdo das tags <pICMS>, <vBC>, <vICMS>;
- será importado como Alíquota, Base e Imposto relativo a ICMS o conteúdo das tags <pIPI>, <vBC> e <vIPI>.
O conteúdo das tags será importado independentemente das parametrizações do sistema, ou seja, para ICMS/IPI não será avaliado se o fornecedor, produto e transação recuperam/tributam ICMS/IPI. Os valores identificados por item serão automaticamente totalizados nos dados gerais da nota fiscal.
Campos
O grupo de opções Situação aplica um filtro que carrega apenas as nota fiscais importadas com a situação assinalada. Há 3 situações para a nota fiscal de entrada:
- Pendente: indica que uma nota de saída ainda não foi gerada para o ERP ou a nota fiscal de saída gerada a partir do .XML foi excluída;
- Inconsistente: indica que não foi possível gerar a nota fiscal de saída por causa de dados inconsistentes;
- Processada: indica que a nota fiscal de saída foi gerada para o ERP.
A opção Manter nota carregadas após a geração não faz a chamada do cancelamento, dessa forma mantendo todas as notas fiscais carregadas na grade. Caso alguma nota fiscal seja gerada com sucesso, a sua situação será atualizada na grade.
O campo Situação da grade de notas fiscais será preenchido de acordo com a situação da nota fiscal importada:
- Pendente: amarelo.
- Inconsistente: vermelho.
- Processada: verde.
Botões
Importar
Abre a tela de importação de documentos eletrônicos.
Processar
Realiza as consistências nas notas fiscais selecionadas e a integração delas para o módulo de Tributos.
Marcar
Marca todos as nota fiscais importadas que não estejam com a situação 3 - Processada.
For. X Pro. (1)
Abre a tela de ligação produto x fornecedor, buscando a ligação do item selecionado. Disponível apenas quando o usuário estiver posicionado na guia de produtos e houver ao menos um item de produto
Produto
Abre a tela de cadastro de produtos. Disponível apenas quando o usuário estiver posicionado na guia de produtos.
Fornecedor
Abre a tela de cadastro de fornecedores.
Cond. Pgto.
Abre a tela de cadastro de condição de pagamento.
Série Fiscal
Abre a tela de cadastro de séries fiscais.
Serviço
Abre a tela de cadastro de serviço, posicionando o serviço do item selecionado. Disponível apenas quando o usuário estiver posicionado na guia de serviços e houver ao menos um serviço.
Transportadora
Abre a tela de cadastro de transportadora, caso a transportadora já existir, a tela será aberta com a transportadora posicionada.
Redespacho
Possui a mesma função do botão acima.
Nota fiscal
Este botão estará disponível quando a nota estiver com a situação Processada e for da mesma filial que a logada. Será carregada a nota fiscal do módulo Tributos relacionada à nota fiscal posicionada na grade da tela.