F661MCR - Manutenção dos Créditos de PIS e COFINS

Esta tela tem por finalidade inicializar os saldos dos créditos de PIS/COFINS de apurações anteriores às gravadas no Gestão Empresarial | ERP e também realizar a baixa dos saldos lançados.

Adicionar Créditos

Para abrir a tela, é necessário estar na tela F661CRE e clicar no botão Adicionar Créditos.

Campos

Per. Apur.
Informar o mês e o ano de origem do crédito.

Per. Util
Informe o mês e o ano para o início da utilização do crédito, podendo ser igual ou superior à competência informada no campo Per. Apur.

Tip. Créd.
Informar o tipo de crédito conforme a tabela 4.3.6 do Validador EFD PIS/COFINS (tabela de código do tipo de crédito).

Observação

Ao adicionar um novo registro, caso o Per. Apur. seja igual ou maior que "04/2023", o campo Tip. Créd. não vai exibir os códigos "199, 299 e 399".

CNPJ
Informar quando houver CNPJ de origem do crédito.

Valor Crédito
Valor total do crédito a ser utilizado.

Crédito Ext
Valor do Crédito extemporâneo, quando houver.

Observação

Uma vez que a apuração seja realizada não será mais possível inicializar os créditos, sendo necessário a exclusão da apuração.

Utilizar Créditos

Para abrir a tela, é necessário estar na tela F661CRE e clicar no botão Utilizar Créditos. Os campos presentes ao utilizar o botão Adicionar Créditos ficarão bloqueados ao acessá-la.

Campos

Per Util
Informar o mês e o ano em que o crédito será utilizado.

PER
Valor do crédito utilizado mediante Pedido de Ressarcimento - PER.

DCOMP
Valor do crédito utilizado mediante Declaração de Compensação Intermediária - DCOMP.

Crédito Transferido
Utilizado quando há valor de crédito transferido à outra empresa.

Outros Créditos
Valor de outros créditos, quando houver.

Observação

Os valores baixados por esta tela serão descontados na tela de controle de crédito, o saldo restante será utilizado na apuração dos impostos "41" e "42" caso exista essa possibilidade.

Este artigo ajudou você?