F670MEM - Memória de Cálculo Patrimonial

Nessa tela é possível fazer simulações de cálculos futuros da depreciação acumulada oficial, depreciação gerencial, depreciação por vida útil, baixa da adoção inicial por depreciação e para a recuperação do PIS, COFINS e CSLL. Quando selecionado algum cálculo, os detalhes dos valores e da fórmula serão exibidos no rodapé.

Verifique abaixo o processo para visualização da simulação do cálculo, sendo opcional. Se o usuário deseja gerar a atualização patrimonial sem simulação, basta informar os parâmetros e clicar no botão Processar.

Processo de simulação do cálculo

Para visualizar a simulação deve-se informar os campos desejados na tela, tendo como campos obrigatórios o Código do Bem e Competência de Simulação. Ao clicar no botão Simular, a rotina buscará o último cálculo processado até a competência informada, calculando todas as competências faltantes até a competência informada na tela. Estes cálculos são apresentados na árvore sendo o código do bem o primeiro nó (+). Este código terá como dependência as datas e as datas exibem os nós dos cálculos.

Cada cálculo selecionado exibe suas dependências e no rodapé da tela, em Valor/Fórmula, são exibidos os valores e as fórmulas de como chegar até os valores apresentados. Quando o bem for recalculado, a fonte ficará na cor preta. Os novos cálculos terão a fonte na cor azul e os cálculos com divergências ficam em vermelho.

Para gerar a simulação ou recálculo, deve-se informar os campos da tela, tendo com campos obrigatórios: Competência de Simulação, Taxa de Depreciação e Transação de Correção Monetária. Ao clicar no botão Simular será buscado o último cálculo processado até a competência informada, calculando todas as competências faltantes até a competência desejada pelo usuário.

Na área Simulação Detalhada será criada uma árvore para cada bem, competência e campo. A árvore tem a seguinte hierarquia:

[-].NOME DO BEM
    [-].DATA CÁLCULO
        [-].TÍTULO DO CAMPO - CAMPOS TABELA
        [+].CAMPOS FILHOS, UTILIZADOS NA FORMULA

Observação

Ao processar um bem, se ele tiver uma localização em com registros de rateio que possuam vínculo com um centro de custo que não aceita lançamentos de rateio (ACERAT = N), será apresentada uma mensagem de inconsistência, informando que o lançamento nesse centro de custo não é permitido. Assim, o bem será ignorado no cálculo e o processamento continuará para o próximo bem. No final do processo, será exibida uma tela com as inconsistências.

Ao processar um bem, se ele tiver uma localização em Cadastro de Localizações do Bem com registros de rateio que possuam vínculo com um centro de custo que não aceita lançamentos de rateio (ACERAT = N), será apresentada uma mensagem de inconsistência informando que o lançamento nesse centro de custo não é permitido. Assim, o bem será ignorado no cálculo e o processamento continuará para o próximo bem. O mesmo vale para bens já contabilizados ou quando ocorre algum erro durante o cálculo do bem. No final do processo, será exibida uma tela com as inconsistências e erros gerados.

Cálculo da depreciação

O cálculo unitário considera duas casas decimais para depreciação mensal. Quando o movimento é gerado, o valor calculado é multiplicado pela quantidade de itens.

Nota

Por padrão, é feito o cálculo da depreciação zerada também para os bens inativos (E670BEM.SITPAT = 'I'). Para que não seja feito este cálculo, ative o identificador de regras PAT-670CALIN01. Com ele, o sistema irá filtrar nesta tela os bens inativos e não fazer o cálculo.

Depreciação paralela

Ao apresentar diferenças de centavos ao realizar a depreciação paralela, o sistema se comporta corretamente, realizando ao ajuste dessas casas decimais na última parcela, ajustando o valor total no final: todo cálculo do patrimônio é feito em cima da moeda oficial e convertida para moeda corrente, onde pode haver diferença entre o valor que é acumulado mês a mês em moeda corrente que tem apenas duas casas decimais com o valor que é acumulado mês a mês com moeda oficial.

Como o valor acumulado é montado

Cálculo da depreciação por centro de custo

Esta forma de cálculo é utilizada para bens que possuem mais um centro de custo. Ela considera todas as movimentações de centros de custo dentro na competência do cálculo. O cálculo da depreciação é feito por competência e realiza o rateio do valor para todos os centros de custo em que o bem foi alocado durante o mês.

Ela é utilizada quando o identificador de regras PAT-670MEMRT01 estiver ativo. Caso ele esteja desativado, será utilizada a forma de cálculo padrão, em que o cálculo da depreciação é feito por competência e faz o rateio do valor somente para a última movimentação de centro de custo em que o bem foi alocado.

Importante

O sistema não considera se o identificador de regras está ativo e aplica o cálculo padrão quando:

Esta forma de cálculo é aplicada somente se o valor da depreciação do movimento for diferente de zero.

Baixa de um bem que possui valor de adoção inicial

Ao realizar a baixa de um bem, o valor da adoção inicial não baixa o valor total, apenas o valor proporcional. Essa situação ocorre, pois assim como para a depreciação de vida útil e depreciação normal, o sistema gera o cálculo proporcional das depreciações antes de gerar o movimento de baixa, e ao gerar o movimento, atualiza a tabela de localização do bem com o valor da adoção inicial (E670LOC.VLRADI), assim como gera o valor das depreciações de adoção inicial acumulada na tabela de cálculo (E670CAL.VBAACU). Com isso, por meio de uma regra parcial vinculada ao movimento de baixa, é possível realizar a contabilização dessa diferença.

Campos

Código do Bem (+)
Código do bem a ser simulado.

Espécie (+)
Código da espécie a ter os bens simulados.

Conta Contábil (+)
Código da conta contábil pertencente aos bens.

Filial (+)
Código da filial dos bens a serem calculados.

Competência de Simulação
Competência em que a simulação do bem será realizada. Sem a informação deste campo, a simulação não é realizada.

Considerar data de último cálculo do(s) bem(s)
Quando esta opção estiver marcada, no processamento da atualização patrimonial, será considerada a data do último cálculo de cada bem como referência. Desta forma, somente serão processados os bens que tiverem a data de último cálculo inferior a competência informada na tela. A data do último cálculo é atualizada no cadastro do bem a cada processamento ou exclusão da atualização patrimonial.

Gerar Log
Quando selecionado fará a gravação de um log com os tempos de processamento e  este log será gravado na pasta de LOGS indicada no arquivo de configuração.

Transação de Depreciação
Código da transação da depreciação do bem.

Transação de Depr. Paralela
Código da transação da depreciação paralela do bem.

Transação de Exaustão
Código da transação de exaustão do bem.

Transação de Amortização
Código da transação de amortização do bem.

Transação de Correção Monetária
Código da transação de correção monetária do bem.

Transação de Corr. Monetária  Depr.
Código da transação da correção monetária de depreciação do bem.

Transação de Depr. da Baixa da Adoção Inicial
Código da transação de baixa por depreciação da adoção inicial.

Valor/Fórmula
Indica quais foram as fórmulas e os valores utilizados para chegar ao resultado do nó selecionado. Por exemplo, se o nó Depreciação Apurada Acumulada - F670CAL.DprAcu estiver selecionado, o campo mostrará os dados:

Descrição: Depreciação apurada no mês em Moeda Corrente
Valor: 12,50000
Valor Base: 12,50000
Fórmula: Arredonda (F670Cal.CotDpm * F670Cal.IofMes,2)
Fórmula Aplicada: Arredonda (15,08387 * 0,82870,2)

Botões

Simular
Realiza o recálculo e a simulação de novos cálculos dos dados informados nos campos de filtro. O processo de simulação da atualização patrimonial não será executado para um número superior a 1.000 bens de uma única vez. Este processo busca informações detalhadas e trabalha com uma tela em forma de árvore, que exige um alto desempenho de execução, portanto limitaremos o uso para no máximo 1.000 bens por execução.

Processar
Realiza o processamento do cálculo.

Observação

Essa tela permite que o processamento ocorra de duas formas:

Exportar
Exporta os bens e seus respectivos cálculos que são exibidos na área Simulação Detalhada para um arquivo .XML.

Importar
Importa de um arquivo XML os bens e seus respectivos cálculos, que são exibidos na área Simulação Detalhada.

Log
Permite a visualização do último log gravado.

Identificadores de regra

Módulo Código
PAT 670CORTE01
PAT 670MEMRE00
PAT 670CALIN01

Este artigo ajudou você?