F622FTC - Geração de Ficha Técnica de Custos
Consulta
Com base em parâmetros informados, esta tela possibilita
São exibidos na tela para importar os produtos/serviços da
tabela de seleção que sejam do tipo "P - Produzido"
Processos
Observação
Por padrão, esta tela não considera produtos inativos durante o processamento, a menos que o identificador de regra FPR-621VALIN01 esteja ativo. Para permitir a valorização de materiais e serviços inativos em custo, o identificador deve ser ativado.
Geração da Ficha Técnica
Caso o campo Considera componentes entrada, da tela F620DEF, guia Custo Padrão esteja preenchido com Não, ao processar os produtos selecionados no grade Produtos p/ Importação, desta tela,os componentes de entrada no modelo do produto, não serão descontados ou não do custo do produto.
Caso o campo Considera componentes entrada, da tela F620DEF, guia Custo Padrão esteja preenchido com Sim, ao processar os produtos selecionados no grade Produtos p/ Importação, desta tela, os componentes de entrada no modelo do produto, serão descontados ou não do custo do produto.
Neste caso, os modelos dos subprodutos devem ser criados antes, na tela F710FTS. Caso haja um ou mais subprodutos sem modelo (estrutura), será exibida a seguinte mensagem: "Verifique: Custo padrão considera componentes de entrada. Neste caso é preciso haver um modelo na Tabela de Modelos."
Na grade "Componentes" há o campo Componente Entrada/Saída que exibe a
informação se o componente é ou não de entrada.
Quando na tela "F620DEF" o campo estiver definido como "N" (Não), no campo
Componente Entrada/Saída irá exibir apenas os componentes de saída e o cálculo
do custo do produto padrão ou real, será realizado apenas com estes componentes
de saída.
Estas definições serão utilizadas posteriormente, por exemplo, nos processos que
envolvem o cálculo do custo padrão e real dos produtos, na análise valorizada do
produto e na simulação do preço de venda.
Observação
A ficha técnica gerada a partir da Gestão da Produção sempre terá a simulação zero e várias versões de acordo com a data em que foi gerada. Desta forma é possível detectar alterações do custo padrão devido à mudanças ocorridas na ficha técnica dos produtos.
Campos
Seleção de Produtos
Código da tabela de seleção dos produtos, para os quais serão geradas as ficha
técnicas no Sistema de Custos.
Data Base Produção
Este campo refere-se à data base de importação das informações de manufatura (modelo e roteiro), para a geração da ficha de custos. Serão considerados modelos e roteiros oficiais ou versões dos mesmos, em períodos retroativos à data informada.
Para utilizar data base retroativa, é necessário que no módulo de Manufatura exista o controle por número de versão da ficha técnica. Ou seja, os campos Gera Versão Ficha Técnica e Gera Número Versão Ficha Téc. Manual existentes na guia Eng.Produto da tela F083ORI devem estar igual a "S - Sim".
Importante
- Não é possível utilizar data retroativa, caso os parâmetros acima mencionados forem alterados somente no dia em que a geração da ficha for processada em Custos, ou seja, estes parâmetros já devem estar cadastrados com o valor igual a "S - Sim" para a data retroativa informada. No contrário, a versão da ficha na Manufatura não terá sido gerada daquela data informada;
- É possível gerar a nova versão da ficha técnica sem mostrar a mensagem se deseja gerar nova versão, para isto, na tela F000PGS, o parâmetro ExiMsgVer deve ser igual a "N - Não";
- Este parâmetro indica se deve exibir a mensagem que ocorreu alterações no cadastro do modelo ou do roteiro e se deseja gerar nova versão. Caso o valor for igual a "N - Não", não exibe a mensagem e gera a nova versão sem perguntar.
Data Base Custos
Data a partir da qual a ficha técnica gerada terá validade em Custos.
Conciliar com as Fichas da Produção
Com essa opção, a seleção de produtos é opcional. Essa conciliação irá
comparar a data base da Produção das Fichas de Custos com a data de alteração do
Modelo/Roteiro de cada produto. Caso a ficha de Custos esteja com uma data base de
produção (que é a data base que foi usada na geração da mesma em Custos) inferior ou
igual à data de alteração do Modelo e/ou Roteiro, é sinal de que ela deve ser gerada
novamente para ficar coerente com a ficha da produção.
É importante salientar que para datas iguais será assumido que deve conciliar, pois não se sabe se foi alterado na produção antes ou depois de gerar as fichas de custos.
- Se informar a seleção de Produtos e deixar marcada a opção de conciliação,
exibirá apenas os itens da tabela de seleção que necessitam de conciliação.
Esta opção pode ser demorada, caso a tabela de seleção possuir muitos itens, pois todos os itens dela serão analisados.
Observação
Somente serão analisados para conciliação os itens da tabela de seleção, não fazendo uma análise dos produtos intermediários.
Ou seja, se houver uma seleção que tenha um produto A, que usa um produto B, somente será avaliado para conciliação o produto A (que está na seleção). Neste caso, se o modelo/roteiro do produto A não foi alterado, não aparecerá o produto A para gerar ficha. Pode ocorrer de o modelo/roteiro do produto B ter sido alterado, mas o produto B não foi analisado para conciliação, portanto, não vai ser mostrado para gerar ficha nem do A e nem do B.
Para garantir que tudo o que mudou esteja conciliado deve-se usar
somente conciliação, sem tabela de seleção, conforme segue:
- Se não informar a tabela de seleção e marcar a opção de conciliação, serão mostrados todos os produtos produzidos ou montagens que não tem ficha, ou cuja ficha esteja desatualizada em relação ao modelo/roteiro. Produtos Produzidos ou Montagem que estejam inconsistentes, ou seja, não tenham modelo ligado, ou falte roteiro, não serão trazidos. Essa opção pode ser demorada se existirem muitos produtos produzidos ou montagem, pois todos serão analisados.
Considerações
- Para itens que tenham o campo indicativo se o item será considerado em Custos igual a "N- Não", não serão importados. Esse indicativo existe nos componentes de modelo, seqüências de roteiro e operações;
- Componentes do Modelo que não tem consumo na F710FTS não serão importados;
- São verificadas, na importação de componentes do modelo, as sequências que devem ser substituídas conforme validade;
- Componentes do modelo que necessitam de ligação explícita com o produto ou cuja derivação é variável de um produto para outro somente são importados caso estejam efetivamente ligados ao modelo;
- Somente serão importadas as sequências operacionais do roteiro de opção igual a "1 - Padrão", bem como somente serão importados os estágios cuja opção seja igual a "1 - Padrão";
- Quando no produto intermediário houver derivação(ões) inativa(s), exibirá uma crítica informando sobre estas e não importará o produto intermediário.
- Nos casos em que o modelo de produção ou o roteiro de produção estejam inativos, ao tentar gerar a ficha em custos é exibida uma crítica informando o usuário sobre essa situação (modelo ou roteiro inativo), dessa forma o usuário fica sabendo que deverá efetuar as devidas correções no modelo e/ou roteiro antes de gerar a ficha em custos.
- Componentes do modelo de uso exclusivo do cliente - não serão importados para a ficha técnica os componentes que tenham uso exclusivo para um grupo de clientes ou exclusivo para algum cliente, quando estiverem parametrizados nos campos "Uso excl. grupo cli." e "Exclusivo Cliente" respectivamente, na tela F700CMC;
- Quando no roteiro do produto há uma capacidade simultânea definida na
operação, esta será levada em consideração para o cálculo do consumo total.
Por exemplo: se o tempo proporcional da operação estiver com o valor de "10" minutos e na capacidade produtiva simultânea estiver definido "2", isso quer dizer que fará "2" peças ao mesmo tempo, com isso, em Custos, o tempo para "1" peça são "5" minutos. - Serviço produzido - não é necessário possuir modelo/componentes para gerar a ficha técnica de um Serviço Produzido, apenas deve possuir roteiro.
Observação
O roteiro pode estar ligado ao produto ou à derivação, conforme parametrizado no cadastro do produto;
Web services
Através de artefatos internos denominados web services, o processamento de uma tela poderá ser desviado para um
servidor dedicado, liberando assim, a estação do usuário para outras atividades.
Ao clicar no botão Processar, abrirá a tela "Modo de Processamento", onde será
necessário escolher o modo de processamento da rotina.
Identificadores de regra
Módulo | Código |
---|---|
FPR | 621VALIN01 |
FPR | 622OPCSE01 |
FPR | 622ESCAV01 |
FPR | 622FTCON01 |
FPR | 622FTROT01 |
FPR | 622ICPFT01 |
FPR | 622FTMOD01 |
PCP | 900PSRMD01 |