F635CAC - Contabilidade de Custos - Critérios de apropriação para Custos Conjuntos

Permite gerar tabelas que serão utilizadas no cálculo do custo ajustado dos produtos multiníveis, quando realizar movimentação de O.Ps. no qual o processo produtivo possui uma ou mais matérias-primas e são produzidos produtos diferentes.

Exemplo: pode-se utilizar a cana de açúcar como matéria-prima, e na O.P haver movimentação para outro produto, por exemplo: o álcool.

Os custos de materiais, mão-de-obra e CIF utilizados durante a movimentação da O.P. chamamos de custos conjuntos, os quais serão alocados aos produtos resultantes da “O.P.” conforme método de apropriação, descritos a seguir.

Processos

Os custos conjuntos serão considerados quando na Gestão de Chão de Fábrica, na tela F909MIF por exemplo, inicia-se a movimentação da O.P. para o produto principal (ex: açúcar) e dentro do processo insere-se na mesma O.P. apontamentos para outro produto (ex: álcool). Para inserir produtos diferentes na mesma O.P. é necessário que na tela F083ORI, página Chão de Fábrica, o campo O.P. Pode Incluir Produto? deve estar igual a S (Sim).

Observação

A ponderação em Custos não será realizada quando houver refugo apontado na OP. Nesse caso, conforme a documentação dos Produtos de 2ª e 3ª informa na observação, o custo ajustado do produto de segunda será o mesmo do produto de primeira qualidade. Essa questão vale para produtos de segunda, terceira e refugo.

Somente será gerado o rateio da ponderação para os produtos que estiverem na tabela O.P/O.S. - Quantidades para Produto/Serviço e Derivação (E900QDO), caso seja refugo, subproduto ou outro forma de entrada que não ficou registrado na E900QDO não será distribuído o custo, conforme o modelo definido para o método ponderação.

Nos parâmetros do cadastro da tabela de tipo 35, será definido qual método de apropriação será utilizado, 2 (Valor Mercado) ou 3 (Ponderação), conforme exemplos e conceitos apresentados acima.

Nesta tela é possível o ponto de separação de custos utilizando os seguintes métodos de apropriação:

Observação

Na tela de Custo Ajustado dos Produtos - Multiníveis, por padrão a alocação dos custos é por volume produzido, onde nos parâmetros da tabela de tipo 32 informa-se 1 (Volume Produzido) como método de apropriação.

Métodos de Apropriação Para Custos Conjuntos

Os valores de Custos Unitários (CMH) apresentados abaixo serão exibidos na tela de Custo Ajustado Multiníveis após o cálculo do custo ajustado dos produtos. Nesta tela de método de apropriação apenas é realizado o cadastro da tabela de tipo 35 (Critérios de apropriação de custos conjuntos) com seus itens cadastrados e valores informados.

Após cadastrar e definir valores para esta tabela 35, esta deverá ser informada no cadastro da tabela de tipo 30 (Custo Ajustado dos Produtos) com seu respectivo método de apropriação. Ao realizar o cálculo do Custo Ajustado será considerada esta tabela para alocação dos custos, é neste momento que haverá um ponto de separação, ou seja, alocando a respectiva parcela dos custos da OP para cada um dos produtos resultantes.

Observação: para a tela F634GCR o processo exemplificado aqui é o mesmo, porém a tabela de tipo 35 deverá ser informada nos parâmetros da tabela de tipo 34, quando a geração da produção é a Custo Real.

2 Valor Mercado

O tipo 2 (Valor Mercado) faz um relacionamento entre os custos conjuntos e o preço de venda dos produtos. Neste método é utilizada a lógica de que o produto com valor de venda mais alto absorva maior parcela dos custos de produção.

3 (Ponderação)

No tipo 3 (Ponderação) será utilizado o método de peso. Neste, pode-se escolher um peso como fator de classificação. Por exemplo: se o álcool deve receber uma alocação de custo maior, então este recebe um peso maior também.

1 (Volume Produzido)

O exemplo abaixo não se aplica a esta tabela de tipo 35, apenas irá mostrar a título de diferenciação, onde no cálculo do custo ajustado dos produtos multiníveis (F632AMN), o padrão para o cálculo é o método de apropriação 1 (Volume Produzido).

Campos

Tabela
Informe uma tabela de tipo 35. Abaixo é exibida a situação e período da tabela.

Seleção de Produtos
Informe uma seleção de produtos para exibir os produtos na grade Itens. 

Tabela de Preço
Exibe as informações de preço de venda dos produtos. Este campo apenas estará disponível quando utilizada a opção 2 (Valor Mercado) na criação da tabela de tipo 35.

Grade Itens

Exibe as informações dos produtos conforme os campos informados no cabeçalho da tela.

Campos

Valor Mercado
Exibe o valor de preço de venda do produto, conforme tabela informada no campo Tabela de Preço, ou, poderá ser alterado conforme necessidade. Este campo apenas estará disponível quando a tabela informada for do tipo 2 (Valor Mercado).

Origem Valor
Exibe a origem do valor mercado. Por exemplo, se for de uma tabela de preço, exibirá Calculado, se for digitado, exibirá Informado. Este campo apenas estará disponível quando a tabela informada for do tipo 2 (Valor Mercado).

Vlr. do peso
Disponível apenas quando utilizar o método de apropriação 3 (Ponderação). É neste momento que deverá ser atribuído um peso como fator de classificação, ou seja, qual dos produtos terá um peso maior e receber a maior alocação de custos, após o cálculo do custo ajustado dos produtos.

Botões

Processar
Grava as informações na tabela de tipo 35.

Excluir
Ao excluir algum item da tela, o sistema exibirá uma mensagem questionando se o usuário deseja recarregar ou não as informações na tela. Caso sim, as informações serão atualizadas sem exibir os itens excluídos. Caso não, as informações serão atualizadas apenas ao clicar no clicar no botão Mostrar.

Mostrar
Ao utilizá-lo, o sistema carrega para a grade os produtos informados na seleção do campo Seleção de Produtos. Depois que a tabela tipo 35 estiver processada, ou seja, já possuir registros com valores, serão listados na tela apenas os novos produtos inseridos na tabela de seleção de produtos se a tabela 35 estiver na situação 1 - Em Manutenção.

Este artigo ajudou você?