Ajuda por telas > Custos > Gestão de Contabilidade de Custos > Análises de Desempenho > Custo da Produção > Geração Produção a Custo Real

F634GCR - Geração de Produção a Custo Real

Através desta tela é realizada a geração das informações da produção a custo real a cada nível de origem dos produtos. A cada nível de origem é efetuado o fechamento dos estoques, integração contábil e atualização do custo no cadastro do produto.
O processamento vai da origem com nível menor até o nível maior, ou seja, dos produtos filhos até os produtos pais.

Para utilizar esta tela, deve ser criada uma tabela de tipo "34", e nos parâmetros, campo Produção a Custo Real" informar "S" (Sim).

Processos

Para utilizar esta tela, deve ser criada uma tabela de tipo "34", e nos parâmetros, campo Produção a Custo Real" informar "S" (Sim).

O processo multinível, segue o seguinte conceito:

Ao iniciar o processamento, as rotinas de atualização do custo no cadastro de produto (tela F634ACC), fechamento dos estoques (F215FES), e a integração contábil (tela F645CTB) funcionarão em conjunto com a rotina de cálculo da Produção a Custo Real, ou seja, conforme termina o processamento de um nível de origem, automaticamente será chamada a rotina de atualização do custo no cadastro de produtos, e, após essa atualização, aciona-se a rotina de fechamento dos estoques, passando o período informado na tabela tipo "34", bem como as origens de produto do respectivo nível que estiver sendo calculado naquele momento, e assim continua o processo para os demais níveis de origem selecionados, sempre do maior nível para o menor.

A visualização das rotinas/telas F634ACC, F215FES e F645CTB é opcional, conforme parametrização na tela F620DEF, onde é possível escolher se o processo será automático ou manual, isto significa que durante o processamento optando pela opção manual, as telas serão abertas e o usuário deverá interagir, com a opção automática o processo segue sem intervenção do usuário.

Na tela F620DEF, página "Custo Ajustado/Custo Produção" há os campos "Integra fechamento estoques", "Integra atualização cadastro de produto", "Integra com contabilidade" e "Controle de processamento Multifilial" que definirão os processos citados acima. Mais detalhes no botão Ajuda da tela F620DEF.

Na tela há o botão Controle onde é possível selecionar as origens que deseja processar, mais detalhes no botão Ajuda da tela F632PFO.
Observação: caso seja necessário reprocessar a tabela, deve-se entrar no botão Controle e selecionar as origens para processar.

Demais processos relacionados a geração da produção a custo real:

Controle de Tabelas

Fluxograma

Tratamento para OP(s) de reprocesso

Paternidade de O.Ps.

Produção Conjunta

Detalhes da tela:

O processamento desta tela irá selecionar os produtos que estão em elaboração (SPE), e vai valorizar o que ficou em processo conforme as baixas de materiais/intermediários e apontamentos de tempo, valorizados pelo valor da baixa (ou no caso dos intermediários pelo valor da OP filha, quando estiver identificado) e pela taxa real. Para intermediários, poderá ser avaliado pelo custo da OP filha, desde que seja informada como se dá essa relação. Se não houver essa informação, deverá ser utilizada a opção de valorizar produtos intermediários pelo valor da requisição de estoque.

  1. Quantidade Prevista = 176
  2. Ao final de janeiro de 2005 havia 1 peça finalizada e 175 em elaboração (não tinha sido apontado nada além de 1 peça, mas está usando o parâmetro para considerar Qtd. Não iniciada no saldo do primeiro estágio). Realmente teria que considerar as 175 como em processo já em janeiro, visto que a baixa de componentes é no início do estágio e já tinha sido feita a baixa para todas as 176 peças. Então, pelo valor das baixas de materiais e do tempo apontado para essa uma peça, teremos que ratear, e dizer quanto está em elaboração e quanto já finalizou. Seria, então, em janeiro a proporção do valor para as 175 peças considerado em elaboração e a proporção para 1 peça considerado finalizado.
  3. Ao final de fevereiro de 2005, já está finalizada a OP e todo o valor do saldo do período anterior mais o valor dos apontamentos deste período seria considerado como finalizado.
  1. Não encontrou valor para entrada de intermediário(s), ou seja, não encontrou OP filha relacionada (quando usa OP filha para valorizar entradas de produtos intermediários);
  2. Têm custo mas não entrou no estoque nem tem saldo em processo, ou seja, uma OP finaliza no período, mas não entra no estoque, e também não é mais verdade que está em processo. Neste caso é gerado um lançamento de saída por cancelamento e o sistema avisa com a crítica para que seja verificado.
  3. Não foi possível atualizar saldo, quer dizer que alguma coisa nas OPs filhas originou a necessidade de atualizar o saldo. Geralmente isso ocorre quando tem OP de re-processo, com OP pai identificada, mas essa OP pai ainda nem começou. Isso só poderá ocorrer quando a ligação com OP pai foi feita incorretamente, pois não há como ter re-processo de uma OP que não iniciou ainda.
Observação

São geradas críticas para todos os itens onde foi gerada alguma saída por cancelamento. Alguns casos verificados para tanto foram: Uma OP de reprocesso, que terminou, e não foi possível identificar qual foi sua OP pai. O custo não foi para o estoque, pois nada entrou no estoque por essa OP, mas também não pode ficar como um custo em processo. Então é gerada uma saída por cancelamento a avisado por crítica. Outro caso onde isso pode ocorrer é uma OP em que foi forçado o fim, ou cancelada. Se ela já agregou algum custo, este custo não pode ficar eternamente em processo. Então também é gerada uma saída por cancelamento.

CIF por Empresa
Para ser considerado por Empresa na "Geração da Produção a Custo Real" é necessário que na tabela de componentes informada (tipo 34 - Produção a Custo Real), exista um componente de C.I.F. por Empresa.
Após a geração da produção a custo real, será possível visualizar o valor do custo indireto de fabricação agregado aos processos, na tela "F634CCR" acessada através do botão Mov. e Saldos .
Ainda nesta tela de consulta há o botão Tempo que acessa a tela "F631CRT" e nesta é possível visualizar quanto cada Centro de Custo recebeu de C.I.F.

CIF por Centro de Custos
Quando o CIF real for por centro de custos, ao agregar o custo dos processos na OP, serão somados os valores refentes ao CIF, conforme o percentual de CIF do centro de custo que foi calculado na distribuição do valor histórico, gravado na tabela de Componentes de Cálculo correspondente.

Campos

Tabela
Neste campo informa-se uma tabela de tipo "34" (Custo da Produção).

Botões

Seleção
Esse botão só é habilitado quando a opção de valorização de produtos intermediários é por Custo Real da OP Filha (não é pela requisição). Nesta tela de seleção (F634Sel) existem algumas opções que o usuário poderá selecionar, como "Rastrear O.P.s via campos de usuário", que está associada com o identificador de regras "CUS-634ROPUS01". Este identificador de regras somente é obrigatório, caso a opção de valorização dos intermediários seja feita pelo Custo Real-O.P.(via campos de usuário). A rotina não necessita do identificador se a valorização for através dos intermediários(como é feito na contabilidade de custos normal).
A rotina apenas não funcionará sem intervenção do usuário no relacionamento de OPs, caso a opção de valorização dos intermediários for pelo Custo Real-OP (da mesma forma como citado acima).

Informação

Os botões não documentados nesta tela, não executam nenhum tipo de processo.

Identificadores de Regras

CUS 634ROPUS01
CTC 634INDCR01
CTC 630ORIES01

Este artigo ajudou você?