F900IRS - Informações para remessa e retorno de Serviços
Esta tela tem a finalidade de gerar a nota fiscal de remessa ou retorno de componentes das operações externas que substituirão operações internas do roteiro.
Através desta tela o usuário poderá gerar a nota fiscal de remessa ou a nota fiscal de retorno dos componentes, a exemplo das demais telas de remessa e retorno de componentes.
Esta rotina também pode ser utilizada quando houver a substituição de operações via ERP SID, onde serão alimentados os dados para o sistema, conforme dados obrigatórios via ERP SID, descritos abaixo.
Não vai gerar registros de movimentos de estoque quando estiver configurada uma transação de PCP na origem da O.P., tela "F083ORI" campo Transação Entrada Estoque OP, página "Chão de Fábrica".
Substituição de Operações internas por Operações Externas via ERP SID
Durante o processo de alguma OP, pode haver a necessidade de enviar os componentes para que determinada operação seja efetuada externamente. Esta substituição não fará consistências com o roteiro e modelo, se existe ou não o serviço ou o fornecedor externo ligado, apenas excluirá automaticamente a sequência interna do estágio da OP, trazida do roteiro, e incluirá a nova sequência de serviço externo na OP.
- O check box "Agrupar Por" disponibiliza as opções de agrupamento de itens na grade (para formação dos itens da nota fiscal), permitindo que o agrupamento seja feito da seguinte forma:
- Por Referência: Irá agrupar na grade todos os itens pelo modelo do produto. Deverá ser utilizado para remessas de produtos pai. (Produto final da OP).
- Por Família: Irá agrupar na grade os itens pela familia do produto. Deverá ser utilizado apenas para remessa de produtos intermediários.
- Através dos campos "Forn./Serv./Transp. (Propor) é possível propor a alteração de Fornecedor/Serviço/Transportadora vindo do apontamento.
- As informações de Peso Líquido, Peso Bruto e Volume, informadas nesta tela, são levadas automaticamente para a nota fiscal.
- Os campos Transportadora, Peso Líquido, Peso Bruto, Volume são de preenchimento obrigatório na remessa
- Campo Emitir NF (qdo for Remessa) habilita a rotina de preparação da nota fiscal ou não, ou seja, irá ou não emitir a NF
- Ao gerar a nota fiscal de remessa:
- a NF terá o valor total calculado sobre o preço unitário de compra do serviço (Cadastros > Serviços), pois este é levado para a nota fiscal automaticamente.
- será buscada a Classificação Fiscal do cadastro de produtos e levada para a nota. Se existirem n produtos na NF, será registrada sempre a classificação fiscal do primeiro produto.
- a descrição complementar do produto será a Descrição do Serviço + o Código do Modelo.
- Há a obrigatoriedade dos campos abaixo serem atualizados via SapiensSid, para disponibilização da OP para remessa para serviços terceirizados por esta tela:
- CodEmp Código da empresa
- CodOri Código da origem
- NumOrp Número da O.P.
- CodEtg Código do estágio
- RemSer Indicativo se é remessa ou retorno de serviço ('S' = Remessa; 'N' = Retorno de serviço)
- CodFor Código do Fornecedor
- CodSer Código do Serviço externo
- Ao marcar o check box "Retorno" o sistema permitirá informar os dados da nota fiscal de remessa para serem carregados automaticamente.
- Os movimentos apontados de remessa podem ser excluídos sem necessidade de emitir nota fiscal para daí colocar a operação em andamento.
- No rodapé da tela:
- o campo Descrição do Serviço está relacionado à grade pelo campo 'Serviço' (mostra descrição do mesmo).
- o campo Descrição do Produto está relacionado à grade pelo campo 'Produto' (mostra descrição do mesmo).
- É possível realizar remessas/retornos de serviços parciais, bem como informar quantidades de 2ª e 3ª qualidade nas remessas e quantidades de 2ª, 3ª e refugo no retorno, sem gerar ordem de compra.
Os seguintes campos no cadastro de origem deverão estar como "S" (Sim):
- "OP Gera Por Produto/Derivação"
- "OP Movimento Parcial"
- "OP Controla Qualidade (2ª,3ª)"
- "OP Controla Refugos"
- Se a operação externa for a primeira do roteiro, o registro para a remessa
continuará aparecendo na tela até que a
quantidade total remetida seja maior ou igual à quantidade prevista da OP. - Se a operação externa não for a primeira do roteiro, o registro para a remessa
continuará aparecendo na tela até que
a quantidade total remetida seja igual à quantidade movimentada na operação anterior. - No caso do retorno, o registro continuará aparecendo na tela até que o total retornado seja igual ao total remetido.
- Nada impede que as quantidades de 1ª, 2ª e 3ª do retorno sejam diferentes das quantidades da remessa.
Remessa:
Qtde de 1ª : 10
Qtde de 2ª : 10
TOTAL : 20
Retorno:
Qtde de 1ª : 5
Qtde de 2ª : 5
Qtde de 3ª : 5
Qtde Refugo: 5
TOTAL : 20
Isso ocorre porque é possível que ao executar o retorno, seja verificado que peças
que eram de primeira ficaram de
segunda ou vice-versa.
- Não será possível efetuar o retorno de uma quantidade maior do que a remetida.
Identificador de regras utilizado
CHA | 900QAIRS01 |
CHA | 900DPIRS01 |
CHA | 900SOOFP01 |
CHA | 900DSNFR01 |
- CHA-900QAIRS01 - Para que a regra seja chamada é necessário que no campo Agrupar Por, esteja selecionada a opção "Regra". Ao clicar no botão Mostrar, a regra será executada.
- CHA-900SOOFP01 - Com este ativo e necessariamente ligado a uma regra, o campo Fil. Prd será habilitado e permite definir a opção de sequência de operação, conforme a filial logada.