Processo de Incorporação
Conceito
A incorporação de produto em uma ordem de produção ocorre quando ele é associado a um processo geralmente de mistura, ou quantidades do produto final da OP, ou ainda de um outro produto, que estejam disponíveis em estoque.
Esse produto incorporado normalmente provém de outras OPs, sendo gerado nelas como produto final ou subproduto. Ao ocorrer a incorporação de produto na OP, as operações seguintes passam a tratar a quantidade prevista mais a quantidade incorporada, fazendo com que ao final, tenha-se produzido mais que o previsto inicialmente.
Processo
A incorporação sempre ocorre em uma sequência de roteiro de uma ordem de produção. Porém essa sequência deve permitir que sejam feitas incorporações, ou seja, o produto final da OP deve estar configurado para permitir incorporação e a sequência do roteiro também deve possuir essa configuração e estar em andamento ou não iniciada, mas pronta para receber apontamentos.
Para a incorporação pode ser utilizado qualquer produto/derivação, desde que ativo e do tipo produzido, comprado ou montado. Isto será igual para o produto/derivação controlado por lote ou série.
A quantidade do produto/derivação a ser incorporada é informada na unidade de medida do produto incorporado, e esta quantidade, é convertida para a unidade de medida do produto final. Quando há incorporação na OP ela passa a produzir mais do que o previsto.
No momento da incorporação é feito um movimento de saída dos estoques do produto/derivação (ou lote/série) incorporado, do depósito informado para a rotina (possivelmente, o depósito padrão do produto/derivação).
A transação utilizada no movimento de estoque é a configurada nos parâmetros de manufatura da empresa, e caso não seja informada, é utilizada a transação padrão de saída de estoque configurada para a origem, ou ainda a transação padrão de saída de estoque configurada na filial conectada.
Esta transação deve ser de saída de estoque, estar ativa, não ser de transferência e possuir transação de estorno.
Apontamentos de OP
Ao ocorrer uma incorporação, a quantidade a ser produzida será a quantidade incorporada somada a quantidade prevista da OP. Isso não ocorre apenas com a ordem de produção, mas também com os estágios e sequências operacionais, ou seja, se em uma sequência de roteiro for incorporada uma quantidade 'X', os apontamentos dela somam a realização da quantidade prevista da OP mais a quantidade 'X' incorporada.
E isso ocorre em todas as sequências operacionais seguintes, inclusive de outros estágios. Esse processo também é cumulativo, ou seja, se em uma sequência de roteiro for incorporada uma quantidade 'X', esta e as seguintes devem produzir o previsto e mais 'X'. Se em uma das sequências operacionais seguintes for incorporada a quantidade 'Y', esta última sequência de roteiro e as seguintes devem produzir o previsto mais 'X' e mais 'Y'.
A quantidade incorporada não afeta as sequências operacionais anteriores.
Estorno
É possível realizar o estorno das incorporações feitas, para isso, a sequência
de roteiro não deve estar finalizada. No estorno são ajustadas as informações de quantidade incorporada da OP, assim diminuindo a
sua quantidade final prevista.
Também é feito um movimento de entrada de estoque devolvendo o
produto/derivação (lote/série) para o depósito de onde foram
retirados na incorporação.
A transação utilizada é a configurada como de estorno da transação padrão de
incorporação.
Baixa de componentes
As quantidades incorporadas numa OP não geram baixa de componentes, pois
considera-se que a matéria-prima usada para a produção advém dos produtos
incorporados.
Na baixa de componentes, que ocorre a partir dos apontamentos de OP, deve-se preferir o consumo dos produtos incorporados, evitando a baixa de matéria-prima.
Considerando uma OP em que está prevista uma quantidade de 10 unidades de produto final, com consumo de 20 unidades de uma matéria-prima, em uma configuração que faz a baixa proporcional de componentes.
- São apontadas 2 unidades do produto final, então são baixadas 4 unidades de matéria-prima.
- São incorporadas 3 unidades na OP, ela passa a produzir 13 unidades (10 previstas + 3 incorporadas).
- São apontadas mais 2 unidades do produto final, então nenhuma matéria-prima é baixada, consumindo 2 unidades incorporadas (sobrando ainda 1 unidade incorporada a ser consumida na OP).
Situação atual da OP:
- Quantidade prevista do produto final: igual a 10;
- Quantidade incorporada: igual a 3;
- Quantidade movimentada do produto final: igual a 4;
- Quantidade incorporada consumida nas baixas:igual a 2;
- Quantidade de matéria-prima baixada: igual a 4 (proporcionalmente equivalente a 2 unidades do produto final).
- São apontadas mais 5 unidades do produto final, então 1 unidade incorporada restante é consumida, e são baixadas 8 unidades de matéria-prima (proporcionalmente equivalente a 4 unidades do produto final).
Situação atual da OP:
- Quantidade prevista do produto final: igual a 10;
- Quantidade incorporada: igual a 3;
- Quantidade movimentada do produto final: igual a 9;
- Quantidade incorporada consumida nas baixas: igual a 3;
- Quantidade de matéria-prima baixada: igual a 12 (proporcionalmente equivalente a 6 unidades do produto final).
- São incorporadas mais 5 unidades na OP, ela passa a produzir 18 unidades (10 previstas + 3 incorporadas anteriormente + 5 unidades recém incorporadas).
- São apontadas mais 9 unidades do produto final, então as 5 unidades recém incorporadas são consumidas e são baixadas 8 unidades de matéria-prima (proporcionalmente equivalente a 4 unidades do produto final).
Assim a OP é finalizada, pois produziu 18 unidades do produto final, sendo as 10 unidades prevista mais 8 unidades advindas de incorporação.
Situação final da OP:
- Quantidade prevista do produto final: igual a 10;
- Quantidade incorporada: igual a 8;
- Quantidade movimentada do produto final: igual a 18;
- Quantidade incorporada consumida nas baixas: igual a 8;
- Quantidade de matéria-prima baixada: igual a 20 (proporcionalmente equivalente a 10 unidades do produto final, que é a quantidade prevista originalmente).
Identificadores de regras
CHA | 900ICPAM01 |
Nas incorporações, ou estornos de incorporações, o identificador acima é ativado antes de realizar o movimento de estoque (de saída na incorporação, e de entrada no estorno), recebendo os dados da incorporação.