F120REM - Pedidos via Nota de Remessa
Tela destinada à geração de pedidos, a partir de notas de remessa, para a geração posterior de notas fiscal de cobrança.
Processos
- Obrigatório informar filial, série e número da nota fiscal de remessa. A partir do campo Rota serão sugeridos os clientes pertencentes a mesma, os representantes e as condições de pagamento definidos para cada cliente, sendo permitido excluí-los ou inserir outros clientes. Se não informada não será sugerido nenhum cliente, sendo porém, possível informar qualquer cliente. Os campos de filtro Sub-Rota, Estado e Cidade somente funcionarão se for informada uma rota.
- Se informada uma rota, ao clicar no botão Mostrar serão carregados os clientes na grade Pedidos, e na grade Produtos serão carregados os itens da nota de remessa. Não é possível inserir outro item, pois os pedidos são gerados a partir da nota de remessa.
- Se não informada uma rota, ao clicar em Mostrar a seguinte mensagem será exibida: Não foi possível sugerir os clientes pois não foi informada uma rota. Assim a grade fica habilitada para inserção, sendo possível inserir qualquer cliente.
- Para cada cliente informado será gerado um pedido, porém somente se este estiver marcado. Para marcá-lo, é necessário que na grade Produtos algum dos itens esteja com a quantidade pedida maior do que 0.
- Informando na grade Produtos a quantidade pedida, automaticamente o item produto será marcado, e consequentemente o pedido também. Desmarcando o pedido, todos os itens serão desmarcados. Se todos os itens forem desmarcados, o pedido também será desmarcado. Ao ser desmarcado, a quantidade do item produto será zerada.
- Quando a opção Carregar clientes que já possuem pedidos estiver marcada, serão carregados também os clientes que já possuem pedidos para aquela nota de remessa. Por exemplo, após informar as quantidades, por um motivo foi necessário parar com esta atividade, para não perder o que foi feito deve-se clicar em Processar e gravar os pedidos. Posteriormente a tela lista apenas os cliente que ainda não possuem pedidos para aquela nota. Porém para carregar os clientes que já possuem pedidos, deve-se utilizar esta opção.
- A opção Fechar pedido ao processar quando marcada, ao clicar em Processar o pedido será gravado e fechado. Se a opção estiver desmarcada o pedido apenas será gravado.
- No rodapé da tela há três totalizadores: Quantidade, Disponível e Líquido.
- No campo Quantidade serão totalizadas as quantidades conforme forem sendo informadas na grade de produtos.
- No campo Disponível, ao clicar em Mostrar é feita uma busca no banco, pegando o saldo da nota de remessa para cada item e informando-o neste campo. Ao mudar de item na grade, este campo é atualizado para a quantidade disponível do item correspondente.
- Todos os pedidos gerados não podem ultrapassar a quantidade que está na nota
- O campo Líquido totaliza o valor líquido dos pedidos. Conforme for sendo feita a definição das quantidades, o valor líquido vai sendo atualizado. O cálculo para o líquido é: Quantidade Pedida * Preço Unitário. O resultado deste cálculo é somado ao totalizador.
- Abaixo da grade Produtos há o botão Pedidos Gerados. Este botão abre a tela de consulta de pedidos F121CPD listando os pedidos que já foram gerados para a nota informada no cabeçalho.
- Como os pedidos são gerados de modo agrupado, foi implementado um log que, em caso de problemas, indicará quantos pedidos foram gerados, para quais clientes ocorreu o problema e qual foi o erro.
Observação
Se o sistema possuir tratamento ERP Varejo poderá ocorrer alguns problemas na geração de pedidos. Poderão ser realizadas consistências de acordo com as regras do varejo, portanto, para alguns clientes poderá não ser gerado pedido. Todas essas mensagens serão exibidas no LOG.
- A tela F121CPD (Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Consultas > Dados gerais) foi ajustada para poder realizar a consulta de pedidos de uma determinada nota de remessa. Foi inserido na tela aberta pelo botão Seleção (F121SCP) os campos para filtro Filial da Nota de Remessa, Série da Nota de Remessa e Número da Nota de Remessa, podendo assim, filtrar pedidos ligados a uma nota de remessa.
- Cada pedido gerado abaterá sua quantidade da nota fiscal de remessa e este controle é aplicado a partir do identificador de regras VEN-120CONDE01, que é executado na geração de notas fiscal de entrada por devolução do tipo 3, evitando desta forma devolver mais que o saldo disponível da nota de remessa.
Identificadores de Regras
VEN | 120ALFLT01 |