F140NRP - Retorno de Componentes Recebidos para Industrialização
Esta tela permite que o usuário faça o retorno dos componentes recebidos para industrialização. Os componentes são buscados de forma automática, sugerindo as notas de entrada correspondentes.
Processos
Essa rotina permite que, após a emissão e fechamento de uma nota de industrialização tipo 5 (retorno industrialização), o usuário possa gerar uma nota fiscal de retorno com os componentes utilizados para a fabricação do produto faturado na nota fiscal.
Há duas formas de controlar os componentes para retorno após a industrialização:
Pré-requisitos da rotina para qualquer uma das duas opções
Para que a tela possa fazer as buscas das notas fiscais de entrada e consequentemente os componentes que deve ser retornados devem ser seguidos alguns pré-requisitos:
- Como nos demais controles de notas fiscais de entrada/saida, o Cliente e o fornecedor devem estar ligados;
- Em filial/vendas o campo Ret. Automático Comp.
Industrialização indicará como será o retorno de componentes da
filial. Neste campo é possível selecionar as opções:
- S - Sim: para indicar a geração automática, esta opção só é
possível se a filial utilizar o controle dos componentes pela estrutura do produto. Nesta
caso a nota será emitida e fechada juntamente com a nota do produto principal (pai), sem
fazer qualquer questionamento ou trazer mensagens ao usuário, conforme detalhado abaixo
na documentação;
- N - Não: para indicar que não gera nota fiscal dos componentes no
momento em que fecha a nota do produto principal. Pode ser gerada depois via tela de
Retorno de Componentes Recebidos para industrialização, neste caso pode ser utilizado
qualquer um dos dois tipos de controle de componentes;
- P - Pergunta: no momento do fechamento da nota fiscal, traz uma mensagem perguntando se o usuário deseja gerar nota de retorno do componentes e qual o controle a utilizar. Neste caso haverá três opções: "Gera pela estrutura de produto", "Gera pelo lote", "Não Chamar". nas duas primeiras opções serão abertas automaticamente a tela de retorno de componentes, porém dependendo da escolha virá definido a forma de remessa dos componentes.
- S - Sim: para indicar a geração automática, esta opção só é
possível se a filial utilizar o controle dos componentes pela estrutura do produto. Nesta
caso a nota será emitida e fechada juntamente com a nota do produto principal (pai), sem
fazer qualquer questionamento ou trazer mensagens ao usuário, conforme detalhado abaixo
na documentação;
1. Retorno de componentes pelo lote de fabricação
Após o fechamento da Nota Fiscal, será solicitado ao usuário se ele deseja gerar uma nota com os componentes utilizados para a fabricação. Ao gerar a nota por meio da opção Gerar pelo Lote, será aberta a tela de geração da nota fiscal de retorno dos componentes, sugerindo automaticamente os dados da nota fechada.
Com o produto sendo controlado por lote, no momento que a rotina lê a Nota Fiscal de retorno do produto fabricado, são buscadas as ordens de produção para a geração do produto. Com as ordens de produção e os componentes que ela utilizou, são buscados os movimentos de saída do estoque desses componentes e, através do movimento de saída do estoque, é possível buscar os movimentos de entrada dos componentes, dessa forma chegando nas notas fiscais de entrada correspondentes, que serão sugeridas.
Os componentes são mostrados na grade Componentes Utilizados apenas quando o campo Enviado Cliente estiver igual a S-Sim no modelo do produto fabricado.
O usuário poderá então verificar as notas correspondentes e, se necessário, alterar as quantidades sugeridas pelo sistema. Ele controla a quantidade que poderá ser devolvida na nota selecionada, não permitindo a devolução de uma quantidade maior do que a recebida para uma nota de entrada. Caso o usuário não possua o controle por lote, o sistema não encontrará as notas de entrada correspondentes, tornando necessário informá-las manualmente.
Podem haver N notas de produtos para uma nota de componentes, N notas de componentes para uma nota de produto e N notas de produtos para N notas de componentes.
A partir do momento que é gerada uma nota fiscal de retorno de componentes, a ligação dela com uma nota de produto é armazenada numa tabela de ligação para permitir a consulta das notas que estão relacionadas. Com isso, algumas situações se alteram quando do cancelamento, reabilitação ou exclusão de uma nota que possui relacionamentos.
1.1. Pré requisitos para geração da nota pelo controle de lote
- É necessário que exista o controle por lotes completo, desde a entrada da nota fiscal com os até a saída, ou seja, tanto os produtos produzidos como os produtos comprados que são utilizados no processo devem ser controlados por lote;
- Não pode ser utilizada a opção de baixa agrupada na produção para o produto;
- O sistema somente irá buscar componentes utilizados diretamente para o produto produzido não fazendo a busca de componentes utilizados na produção de produto intermediários;
- Um lote de produção deve ser utilizado para apenas uma OP, ou seja, não podem ser utilizados lotes para produtos produzidos iguais em OPs diferentes.
1.2. Observações
Exclusão notas geradas pelo lote: ao excluir um item de uma nota de componentes, o sistema atualizará a tabela de ligação, excluindo a ligação para o item que está sendo retirado da nota fiscal. Se a nota for excluída, serão excluídas todas as ligações. Não será possível excluir um item de uma nota de produtos, pois ela estará fechada;
Cancelamento de notas geradas pelo lote: será possível cancelar normalmente uma nota de componentes, pois isso não trará nenhuma consequência em relação à nota dos produtos. Porém, ao cancelar uma nota de produtos o sistema cancelará todas as notas de componentes relacionadas, para ter o controle sobre as quantidades já devolvidas e passíveis de devolução;
Reabilitação de notas geradas pelo lote:
- não será possível reabilitar notas dos produtos que possuam ligações. Para que essas notas fiscais possam ser reabilitadas, primeiro as notas dos componentes devem ser excluídas;
- as ligações serão realizadas somente se a nota fiscal de produtos emitida for do tipo 5 (Retorno de Industrialização), não sendo possível ligar os componentes à notas de outro tipo.
- a tela poderá ser acessada a partir de sugestão do sistema (ao fechar uma nota fiscal de produtos - tipo 5 - no sistema) ou a partir do menu principal. Se a tela for chamada a partir do menu, o usuário deverá informar o Cliente, a Série da Nota Fiscal e Número da nota fiscal de Saída dos Produtos. Com esses dados informados na tela, ao clicar em Mostrar o sistema realizará todas as buscas para chegar às notas de Entrada. Caso não as encontre, o usuário poderá informar as notas correspondentes.
2. Retorno de componente pela Estrutura do produto
2.1 Utilizando a estrutura do produtos com a opção Gera nota automática igual a S-Sim
Quando for gerada uma nota do tipo 5 (Retorno), no momento do seu fechamento o sistema verificará na estrutura do produto (modelo utilizado pelo produto da nota) todos os componentes que tem o campo Enviado pelo Cliente = S-Sim. Depois, irá gerar uma segunda nota fiscal do tipo 5 com o retorno dos componentes industrializados que o cliente enviou de forma antecipada para a empresa.
Para que essa geração da nota de retorno de componentes ocorra, o sistema verificará as movimentações de entrada dos componentes que tenham sido enviados pelo cliente, fazendo o tratamento PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai). Isso é buscará sempre a movimentação de entrada mais antiga de cada componente, vinculando o item de saída ao item de entrada. Caso não existam entradas suficientes para atender a quantidade solicitada, o sistema apresentará uma mensagem e o processo será abortado. Com isso, a nota de saída ficará como digitada e não poderá ser fechada.
As quantidades apontadas para a nota fiscal dos componentes serão equivalentes à quantidade da nota principal em relação ao definido no modelo do componente. Os valores serão equivalentes aos da nota fiscal de entrada e o depósito para a nota de retorno dos componentes será o mesmo utilizado na nota de entrada dele.
2.2 Retorno automático de componentes parametrizado na filial como Pergunta
Ao gerar uma nota fiscal de saída tipo 5 (retorno), o sistema apresentará uma mensagem perguntando se você deseja chamar a tela de retorno de componentes para industrialização. Você pode optar se deseja gerar pelo Lote de Produção, pela Estrutura do produto ou Não chamar.
Ao optar por Não Chamar, o sistema ignora todo o processo de retorno de componentes e fecha a nota fiscal do produto final.
Ao optar por Lote de Produção, ele chama a tela de Retorno de componente recebido para industrialização, da mesma forma documentada acima no item 1.
Ao optar por Estrutura do Produto, ele carrega a tela com os itens da nota fiscal de saída e seus componentes relacionados, obedecendo os mesmos critérios da opção de geração automática (conforme descrito acima).
2.3 Pré-requisitos para geração da nota pela estrutura do produto
- Na tela de cadastro de modelo de composição de produto (Produção > Engenharia de Produto > Composição Produto > Modelo (Componentes) há o campo Enviado pelo cliente que serve para indicar se o componente é enviado pelo cliente;
- O identificador de regras VEN-140TNSCP01, utilizado para carregar a transação dos dados gerais e itens da nota fiscal de retorno dos componentes, deve estar ativo e com uma regra compatível.
2.4 Observações
Cancelamento: caso a nota do produto final (nota pai) seja cancelada, a nota de retorno dos componentes (nota filha) é cancelada automaticamente. Se a nota dos componentes (nota filha) for cancelada, ela perderá completamente o vínculo com a nota do produto (nota pai). É possível reabilitar a nota pai, fechá-la novamente (gerando a filha) ou, com a nota pai fechada, remeter o componente pela tela de retorno de componentes recebidos para industrialização, informando o número da nota fiscal de saída do produto (nota pai).
Reabilitação: não será possível reabilitar nenhuma das duas notas. Caso seja necessário, utilize o processo de cancelamento conforme descrito acima.
Baixa do estoque do componente: quando a baixa do estoque do componente for efetuada através da nota de retorno e não pela produção (pela transação de estoque integrada à transação da nota de retorno de componente - informada pelo identificador, conforme descrito no item 2.3 - ), se a nota de entrada ainda tenha saldo a devolver, é importante que ele esteja disponível no depósito de entrada na nota, pois será ele que o sistema buscará para a nota de saída, utilizando o sistema PEPS conforme descrito no item 2.5.
Identificadores de Regras
Módulo | Código |
CPR | 440TNSIN01 |
COM | 000ALSTR04 |
COM | 000ALSTR03 |
VEN | 140CINFE01 |