SGQ - Informações Gerais
A adoção de um sistema de gestão da qualidade é decisão estratégica da organização. O projeto e a implementação de um sistema de gestão da qualidade de uma organização são influenciados por várias necessidades, objetivos específicos, produtos fornecidos, o processo empregado e o tamanho e estrutura da organização. Normalmente há um processo de adequação na empresa, que é orientada por Consultoria especializada.
O Sistema de Gestão da Qualidade do Gestão Empresarial | ERP é um sistema de apoio para as empresas que adotaram esta estratégia. Ele dá sustentação no controle de documentos e de alguns processos da empresa. Não é intenção da Qualidade Gestão Empresarial impor uniformidade na estrutura de sistemas de gestão da qualidade ou uniformidade da documentação, ele simplesmente é uma ferramenta para auxiliar a empresa a assegurar a qualidade garantida.
Qualquer empresa pode utilizar as rotinas
ligadas de Qualidade do Gestão Empresarial | ERP. Para isto, deve ser parametrizado o módulo, iniciando pelo
Cadastros > Empresas > Cadastro, onde o campo Sistema de Gestão da Qualidade, deve estar
definido como S (sim). Outros pré-requisitos para utilização do
módulo, estão em Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Qualidade e em
Cadastros > Qualidade. Veja
também : Roteiro para SGQ.
Após os parâmetros acima preenchidos, é possível utilizar as rotinas, que têm com o
objetivo de padronizar processos na empresa, descrevendo procedimentos em documentos
controlados pelo sistema, e executando inspeções em alguns processos aos quais estarão
ligados os produtos desenvolvidos e/ou adquiridos e comercializados pela empresa.
Para documentar os processos e relacioná-los com os procedimentos da empresa, existe o Controle de Documentos (Qualidade > Gestão de Qualidade (SGQ) > Controle de Documentos > Cadastro). Através dela é possível fazer o cadastro e a manutenção dos documentos e históricos.
Em determinados processos na empresa são definidas inspeções para apontamento de qualidade, para isto existe a tela de cadastro de Inspeções (Qualidade > Gestão de Qualidade (SGQ) > Controle de Documentos > Cadastro) e de Plano de Inspeções. (Qualidade > Gestão de Qualidade (SGQ) > Controle de Documentos > Cadastro). A inspeção servirá como uma tabela de dados para montar o plano de inspeção, que estará ligado ao produto a ser inspecionado.
As execuções devem ser efetuadas em cada fase apontada no plano, seja no recebimento, produção ou finalização do produto. Hoje no sistema, a execução automática do plano de inspeções somente acontece no Recebimento de Mercadoria (Qualidade > Gestão de Qualidade (SGQ) > Inspeções > Execução > Recebimento de Mercadoria). É possível fazer a execução de inspeção manualmente, isto é, a chamada da tela diretamente pelo menu Qualidade > Gestão de Qualidade (SGQ) > Inspeções > Execução > Inspeções Livre. Esta tela poderá ser chamada de diversos pontos do Gestão Empresarial | ERP, à medida que o processo exija que se execute algum tipo de inspeção.
No menu Cadastros > Qualidade > Equipamentos de Inspeções, podem ser cadastrados os equipamentos utilizados no processo de inspeção, como exemplo, balança, paquímetro, etc. Estes serão informados no cadastro de cada inspeção. O controle de manutenção e a aferição destes equipamentos podem ser efetuados através da tela de Calibração (Qualidade > Gestão de Qualidade (SGQ) > Inspeções > Calibração de Equipamentos).
O cadastro para Ações Preventivas e Corretivas, Sugestões de melhorias e o Acompanhamento da Eficácia de Implantação podem ser feitos pelo menu Qualidade > Gestão de Qualidade (SGQ) > Registros > Ação Preventiva e/ou Corretiva.
O sistema também controla a aprovação de pedidos pelas áreas afins, especificamente para o SGQ, isto é, se no cadastro da filial, for definido que a empresa tem Controle de Aprovação de Pedido para SGQ, o sistema habilita a tela onde o usuário irá fazer a aprovação em Mercado > Gestão de Vendas > Pedidos > Aprovações > Aprovação de Pedidos (Compras e Produção). Esta tela é utilizada somente pela rotina de SGQ e o usuário deve ter permissão para aprovação.
Este sistema possui ainda a Avaliação de Fornecedores com notas e pontuação referente a recebimento de mercadorias onde é possível informar uma pontuação para o fornecedor, o produto em seus respectivos cadastros e na ligação produto x fornecedor, sendo que só poderá ser informado um produto na cotação, ordem de compra ou nota fiscal para um fornecedor que atende a pontuação exigida.