F000AGE - Cadastro de Processo Automático
Nesta tela, todos os processos são cadastrados/agendados pelo usuário, sendo as informações referentes aos processos ficam armazenadas em uma tabela chamada E000AGE, que é a tabela de processos automáticos. Podem ser definidos e agendados processos para disparar relatórios, regras, e-mail, SQL e rotinas.
Status dos processos:
Tipo | Descrição | Finalidade |
---|---|---|
I | Inclusão | Quando um processo novo é cadastrado ou um processo já existente é alterado |
R | Registrado | Quando um processo já foi registrado/agendado na lista do agendador |
E | Excluído | O processo está pronto para ser excluído da lista de processos do agendador |
D | Desativado | O processo está cadastrado mas está desativado. Ele não está registrado na lista do agendador |
Exclusão de processos:
A exclusão de um processo acontece em duas etapas. Além do processo estar cadastrado na tabela de processos (E000AGE), ele também pode estar registrado na lista de processos do agendador, se ele não estiver como um processo desativado. Portanto, primeiro é necessário excluir o processo da lista do agendador e depois realmente excluir este processo da tabela de processos juntamente com seus Logs e parâmetros de entrada. Isto acontece da seguinte forma:
- O usuário vai até a tela de cadastro de processos, escolhe o processo desejado e clica no botão excluir, que mostrará uma mensagem de alerta dizendo que este processo será marcado para exclusão e quem o excluirá fisicamente será o software agendador. O status do processo passa a ser E
- O restante do processo é feito automaticamente pelo Agendador. Quando ele solicitar a atualização da lista de processos, o processo que foi marcado para exclusão irá ser enviado para o agendador com o status = E. O Agendador verifica o tipo e exclui o processo de sua lista. Logo em seguida o Agendador envia uma ação para a aplicação dizendo que o tal processo pode ser excluído
- A aplicação identifica este processo, deleta seus logs, os parâmetros de entrada relacionados a este processo que estão na tabela E000ERA e por fim deleta fisicamente o processo da tabela de processos. Após isso, a aplicação verifica se este processo que foi deletado não era um processo sucessor de algum outro processo. Caso for sucessor de outro processo, apenas é retirado o código do processo excluído do campo processo sucessor
Cadastro de Insights de Processos Automáticos
Através da tela Insight de Processos Automáticos (F000IPA) é possível realizar o cadastro de novos processos sugeridos de forma automática pela inteligência ERP XT.
Quando a abertura da tela F000AGE - Cadastro de Processos Automático for realizada por este processo, somente a guia Rotina estará habilitada para uso. Neste mesmo contexto, ao pressionar a tecla Esc ou clicar nos botões Cancelar ou Sair a tela será fechada, cancelando o processo de inserção do Insights de Processo Automático. Ao confirmar o processo automático gerado pelo insight, o campo de Descrição do Processo será validado, pois não é permitido que o processo automático seja confirmado com a descrição padrão sugerida pela inteligência do ERP XT.
Guias
Código do Processo
Código do processo automático.
Tipo do Processo
Tipo do processo automático.
Modelo de Exportação
Deve informar o modelo de exportação.
Arquivo de Saída
Nome do arquivo de exportação. O arquivo será gerado ao terminar o processamento. As extensões
permitidas são:
- .TXT (Pode ser aberto em qualquer editor de texto).
- Ações sobre o Arquivo de Saída (se já existir);
Determina a ação que será tomada caso o arquivo de saída já exista.
Usuário de Geração, Usuário Última Alteração, Data Geração,
Data Última Alteração, Hora da Geração e Hora Última Alteração
Estes campos apenas armazenam as informações da geração e alteração do
usuário e, não é permitido editá-los.
Ações:
- Renomear: O arquivo de saída preexistente é renomeado da seguinte forma: Nome do original do arquivo e com a extensão é modificada para .BAK. Se já existir um arquivo com esse novo nome, o mesmo é excluído, dando lugar ao arquivo renomeado
- Excluir: Exclui o arquivo de saída já existente e da lugar ao novo
- Mover: Move o arquivo para a pasta informada no campo Caminho mover arquivo, usando o nome do arquivo com a extensão .BAK, concatenado com o caractere de sublinhado (_), seguido do dia, mês e ano atual, concatenado com outro caractere sublinhado (_) e a hora, minuto e segundo atual
Observação
Para manter a compatibilidade com processos antigos, caso a Ação sobre o arquivo seja Mover e o campo Caminho mover arquivo estiver vazio, o padrão antigo irá permanecer, movendo o arquivo para a pasta Agend.
Caminho mover arquivo:
Neste campo deve ser informado o diretório para qual será movido o arquivo de
saída, caso o processo ocorra com sucesso. Este campo somente estará ativo
quando a opção Ação sobre o arquivo for Mover.
Importante
Log de erro de execução:
Ao executar uma exportação via processo automático, o arquivo de log informado no leiaute de exportação na opção Salvar arquivo de log será desconsiderada.
Tendo erros durante o processo, será gerado um log no diretório de logs que está configurado no Senior Config Center em Sistemas > Gestão Empresarial (ERP) > Configurações > Local dos logs no seguinte formato: LogExpProc<Código do Processo>_<Data>_<Hora>.LOG. Exemplo: LogExpProc19_19102018_082504.LOG.
Código Processo
Código do Processo Automático.
Tipo Processo
Tipo do processo automático.
Modelo de Importação
Deve informar o modelo de importação.
Arquivo de Entrada
Nome do arquivo de importação ou da tabela que será importada. Pode ser utilizada uma máscara no nome do arquivo de entrada. Exemplo: C:\*.xml.
A importação não avalia arquivos nos subdiretórios abaixo do diretório informado juntamente com a máscara.
Transformação de XML (XSLT)
Serve para informar o arquivo de transformação de XML (XLST), utilizado
para importação de NFE. Somente estará habilitado caso o arquivo de entrada seja do formato XML.
Ação Sobre Arquivo
Determina a ação que será tomada sobre o arquivo de entrada se não
houver ocorrências no processo.
- Renomear: o arquivo de entrada é renomeado da seguinte forma: Nome do original do arquivo (com a extensão .TXT) concatenado com o caractere de sublinhado (_), seguido do dia, mês e ano atual, concatenado com outro caractere sublinhado (_) e a hora, minuto e segundo atual
- Excluir: o arquivo de entrada será excluído após seu processamento
- Manter: o arquivo permanece no local com mesmo nome
- Mover: move o arquivo (com a extensão .TXT) para a pasta informada no campo Caminho mover arquivo , usando o nome original do arquivo
Caminho mover arquivo
Neste campo deve ser informado o diretório para qual será movido o arquivo de
entrada, caso o processo ocorra com sucesso. Este campo somente estará ativo
quando a opção Ação sobre o arquivo for Mover.
Ação sobre arquivo ao ocorrer erros
Determina a ação que será tomada sobre o arquivo de entrada se houver
erros no processo.
- Renomear: o arquivo de entrada é renomeado da seguinte forma: Nome do original do arquivo (com a extensão .ERR) concatenado com o caractere de sublinhado (_), seguido do dia, mês e ano atual, concatenado com outro caractere sublinhado (_) e a hora, minuto e segundo atual
- Excluir: o arquivo de entrada será excluído após seu processamento
- Manter: o arquivo permanece no local com mesmo nome
- Mover: move o arquivo para a pasta informada no campo Caminho mover arquivo erro, usando o nome original do arquivo com a extensão (.ERR)
Caminho mover arquivo erro:
Neste campo deve ser informado o diretório para qual será movido o
arquivo de entrada, caso ocorra erro na importação. Este campo somente
estará ativo caso a opção Ação sobre o arquivo com ocorrências for
Mover.
Usuário de Geração, Usuário Última Alteração, Data Geração,
Data Última Alteração, Hora da Geração e Hora Última Alteração
Estes campos apenas armazenam as informações da geração e alteração do
usuário e, não é permitido editá-los.
Observação
Utilizando a opção de consistência padrão, a importação não está disponível para a maioria das tabelas do sistema via Agendador. Mesmo que essa opção funcione utilizando o modelo de importação via Gestão Empresarial | ERP, sua disponibilidade via Agendador pode não existir, gerando no log de erro o texto [Importação] [Consistência Padrão] O recurso TF999XXX não foi encontrado.
Log de erro de execução
Ao executar uma importação via processo automático, o arquivo de log informado no leiaute de importação na opção Salvar arquivo de log será desconsiderado.
Havendo erros durante o processo, será gerado um log no diretório de logs que está configurado no Senior Config Center em Sistemas > Gestão Empresarial (ERP) > Configurações > Local dos logs no seguinte formato: LogImpProc<Código do Processo>_<Data>_<Hora>.LOG. Exemplo: LogImpProc19_19102018_082504.LOG
Código Processo
Código do Processo Automático.
Tipo Processo
Tipo do processo automático.
Arquivo do Modelo
Permite informar qual é o modelo de Relatório desejado.
Arquivo de Entrada
Nome do arquivo de entrada ou de configuração. Utilizado em integração WMS, aceita somente arquivos de extensão .LYT.
Arquivo de Saída
Indica qual é o caminho e qual o nome do arquivo de saída do resultado do
relatório agendado. As extensões permitidas são:
- .IMP (padrão do Gestão Empresarial | ERP para os modelos de impressão)
- .HTM (padrão HTML, para ser visualizado em um navegador)
- .TXT (pode ser aberto em qualquer editor de texto)
- .PDF e
- .XLS.
Caso não seja informado nada, o valor assumido é o diretório onde estão os modelos de relatórios (MOD).
Ação Sobre Arquivo de Saída:
Determina a ação que será tomada sobre o arquivo de saída.
- Renomear: O arquivo de saída é renomeado da seguinte forma: Nome do original do arquivo (com a extensão .BAK)
- Excluir: Excluí o arquivo de saída. O Arquivo que é excluído é o arquivo antigo, que dará vez ao novo
- Mover: Move o arquivo de saída para a pasta informada no campo Caminho mover arquivo, usando a extensão original, e o nome concatenado com o caractere de sublinhado (_), seguido do dia, mês e ano atual, concatenado com outro caractere sublinhado (_) e a hora, minuto e segundo atual. Caso já existir um arquivo de saída, ele move o antigo para a pasta informada no campo Caminho mover arquivo, como também o novo arquivo gerado no caminho do arquivo de saída
Caminho mover arquivo:
Neste campo deve ser informado o diretório para qual será movido o
arquivo de saída, caso o processo ocorra com sucesso. Este campo somente
estará ativo caso a opção Ação sobre o arquivo de saída for Mover.
Impressora
Campo opcional. Só imprime o resultado se for informado alguma impressora.
Usuário de Geração, Usuário Última Alteração, Data Geração,
Data Última Alteração, Hora da Geração e Hora Última Alteração
Estes campos apenas armazenam as informações da geração e alteração do
usuário e, não é permitido editá-los.
Código Processo
Código do Processo Automático.
Tipo Processo
Tipo do processo automático.
Empresa Execução
Campo opcional onde é informado o código da empresa que será usada para a execução do processo automático. A informação da empresa deve ser repassada nos parâmetros da rotina para sua execução, caso tal parâmetro esteja disponível.
Filial Execução
Campo opcional onde é informado o código da filial que será usada para a execução do processo automático. A informação da filial deve ser repassada nos parâmetros da rotina para sua execução, caso tal parâmetro esteja disponível
Rotina do ERP
Rotina do ERP a ser executada.
Parâmetros da Rotina
Parâmetros para Execução da Rotina do Sapiens. Os campos e seus respectivos valores não deverão conter espaços. Exemplo: CodEmp=2.
Importante
Ao parametrizar uma rotina, é importante sempre manter um parâmetro por linha em maiúsculo, conforme está descrito nas documentação de cada rotina, sem usar ponto e vírgula, com ou sem espaços, ou seja, os parâmetros das rotinas podem ser informados da seguinte forma:
Um parâmetro por linha e sem espaços:
PERIODO_INICIAL=01/11/2018
PERIODO_FINAL=01/11/2018
TRANSACAO_FATURA=90110
SERIE_FATURA=FIN
EMAIL=email@senior.com.br
ou
Um parâmetro por linha com espaços:
PERIODO_INICIAL = 01/11/2018
PERIODO_FINAL = 01/11/2018
TRANSACAO_FATURA = 90110
SERIE_FATURA = FIN
EMAIL = email@senior.com.br
Usuário de Geração, Usuário Última Alteração, Data Geração,
Data Última Alteração, Hora da Geração e Hora Última Alteração
Estes campos apenas armazenam as informações da geração e alteração do
usuário e, não é permitido editá-los.
Permite agendar/programar a execução de uma regra qualquer pré definida no sistema.
Código Processo
Código do Processo Automático.
Tipo Processo
Tipo do processo automático.
Código Regra
Permite selecionar a regra desejada.
Usuário de Geração, Usuário Última Alteração, Data Geração,
Data Última Alteração, Hora da Geração e Hora Última Alteração
Estes campos apenas armazenam as informações da geração e alteração do
usuário e, não é permitido editá-los.
Este tipo de processo permite agendar/programar a execução de um e-mail qualquer pré-definido no próprio cadastro.
Remetente da Mensagem
Pessoa que está enviando o e-mail.
Destinatário da Mensagem
Endereço eletrônico da pessoa que deve receber a mensagem. Quando for
mais de um destinatário, utilizar ; - ponto e vírgula - para separar os
endereços. Por exemplo, destinatário1@senior.com.br;destinatário2@senior.com.br.
Cópia da Mensagem
Endereço eletrônico da pessoa que deve receber uma cópia da mensagem.
Quando for mais de um destinatário para cópia, utilizar ; - ponto e vírgula -
para separar os endereços. Por exemplo,
destinatário1@senior.com.br;destinatário2@senior.com.br.
Assunto da Mensagem
Existe um assunto colocado automaticamente. Caso seja informado alguma coisa
neste campo, este valor é concatenado ao assunto padrão.
Anexos da Mensagem
Permite anexar arquivos à mensagem. Deve conter o caminho completo mais o nome
do arquivo desejado. Para separar mais de um arquivo basta colocar ; - ponto e
vírgula. Por exemplo, C:\a.txt;C:\b.txt.
Texto da Mensagem
Espaço para ser digitado o corpo da mensagem.
Usuário de Geração, Usuário Última Alteração, Data Geração,
Data Última Alteração, Hora da Geração e Hora Última Alteração
Estes campos apenas armazenam as informações da geração e alteração do
usuário e, não é permitido editá-los.
Tipo Processo
Tipo do processo automático.
Comandos SQL
Definição dos comandos SQL a ser executado, se houver.
Arquivo de Entrada
Opcionalmente pode ser informado um arquivo de texto que contém o comando SQL a ser executado. Caso seja informado um arquivo de entrada, o campo Comando SQL não será utilizado.
Stored Procedure
Campo opcional.
Nome da Stored Procedure a ser executada, se houver.
Arquivo de Saída
Campo obrigatório. Indica qual é o caminho e qual o nome do arquivo de
saída do resultado do SQL agendado. As extensões permitidas são:
- .TXT (Pode ser aberto em qualquer editor de texto)
Usuário de Geração, Usuário Última Alteração, Data Geração,
Data Última Alteração, Hora da Geração e Hora Última Alteração
Estes campos apenas armazenam as informações da geração e alteração do
usuário e, não é permitido editá-los.
Data Última Execução
É a data da última vez que este processo foi executado. O preenchimento deste
campo é automático pelo sistema.
Data Inicial
Data em que o processo deve ser executado.
Data Validade Final
É a data de validade do processo, até quando ele pode ser executado. Se esta
data expirar, o processo não será mais executado.
Descrição Processo
Descrição - nome - do processo automático.
Executar Somente em Dias Úteis
Indica se a execução deve ocorrer somente em dias úteis ou não.
Os processos observam as seguintes situações para avaliar se um dia é útil ou não:
- Se o dia da semana é domingo
- Se o dia da semana é sábado
- Se o dia da semana é um feriado cadastrado no CEP da filial de execução do processo
- Se o dia da semana é um feriado cadastrado no CEP inicial da faixa do CEP da filial de execução do processo (se o CEP estiver dentro de uma faixa de CEP)
Observação
Não é considerado quando o feriado é cadastrado apenas no CEP específico, e não no CEP inicial.
Hora Última Execução
É a hora da última vez que este processo foi executado. O preenchimento deste
campo é automático pelo sistema.
Hora Inicial
Hora em que o processo deve ser executado.
Intervalo Execução
Indica qual é o intervalo em que a periodicidade deve ser executada.
Exemplo:
Para executar um processo a cada 2 dias, é necessário informar a periodicidade como tipo 5 e o seu intervalo de execução como 2.
Nível Prioridade
Indica o nível de prioridade de execução das tarefas.
- Baixo.
- Normal.
- Alto.
Agendar
Este botão abre a tela Periodicidade de processos automáticos. Esta tela possui como objetivo realizar agendamentos para que os processos sejam executados.
Periodicidade de Execução
Periodicidade de Execução:
- Desativado (Está cadastrado mas não é executado)
- Uma Vez (Após sua execução, passa a ser Desativado)
- Minuto
- Hora
- Diário
- Semanal
- Quinzenal
- Mensal
- Anual
Processo Sucessor:
É um campo opcional, onde é informado o código do processo indicando se tem
algum processo que deve ser executado ao término do processo.
Informações de usuário:
Todas as guias desta tela possuem os campos Usuário Execução e Senha
Usuário Execução. Nestes campos deve devem ser informados apenas usuários e
senhas cadastrados no Gestão Empresarial | ERP via Central de Configurações
Senior. Outros métodos de autenticação como LDAP
ou NTLM não são suportados por processos automáticos e agendamentos de
processos.
A partir da versão 5.5.2.6, somente o ERP WEB passou a suportar autenticação via LDAP.
Consulte a FAQ para informações adicionais sobre a rotina.
Identificadores de regra
Módulo | Código |
---|---|
COM | 000EXPDV03 |