F103AMV - Acerto/Exclusão de Apontamentos
Possibilitar através de um processo simples e fácil fazer alterações nos tempos apontados, ou mesmo excluir algum apontamento que tenha sido apontado errado. Essas mudanças nos tempos possuem tratativas diferenciadas pelas estruturas as quais temos ligadas as ordens de manutenção, ou seja, o comportamento é diferenciado para serviços de manutenção comprados e produzidos
Processos
- O processo pode ser executado tanto pela tela do painel de controle de execução (F103EMT), se posicionando sobre a manutenção desejada e clicando no botão “Apontamento”, ou diretamente pelo menu do sistema (F103AIO), onde precisamos nesse caso indicar o equipamento e o respectivo número da manutenção.
- Quando executamos a rotina diretamente pelo botão de apontamento na tela (F103EMT) não é necessário informar na tela o equipamento e o número da manutenção, pois a rotina de apontamento já é aberta com base na manutenção que estamos posicionados.
- Quando abrimos a tela de apontamento diretamente pelo menu ou pela tela do painel de execução teremos o mesmo comportamento para ambas as chamadas, pois a manutenção já é carregada com base no projeção do que seria o próximo apontamento.
- Quando for uma manutenção produzida necessitamos conferir as seguintes informações para que os apontamentos ocorram com base na real operação/estágio que se deseja apontar:
- deve-se verificar se o apontamento é de fim de um operador que já apontou o respectivo início;
- verificar se a operação é a correta a ser apontada, caso negativo escolher a correta;
- verificar se o estágio é o correto a se apontar, caso negativo escolher o correto;
- indicar se finaliza Operação/estágio; Quando indicado que finaliza o sistema irá conferir se os apontamentos de início possuem respectivo fim, caso contrário todos devem possuir seu respectivo início e fim apontados;
- quando se manda finalizar se é a última operação vai finalizar o apontamento da operação, e se a mesma for a última operação do estágio irá finalizar o apontamento do estágio, e se o estágio for o último da O.S. o mesmo irá finalizar o estágio e a respectiva Ordem de serviço, e consequentemente irá atualizar a situação da manutenção para finalizada.
- Quando for uma manutenção comprada só teremos que apontar o início da manutenção e no próximo apontamento o sistema irá gerar também o fim da ordem de manutenção.
- Após o atendimento das requisições geradas (F210AME), de acordo com a parametrização da manutenção se as requisições tiverem confirmação de recebimento (F070EPR), antes de liberar o uso deve-se confirmar o recebimento do material através da confirmação recebimento (F207CRR)
- nota-se que quando uma manutenção, ao ser apontada não carregar na tela nem estágio e nem operação significa que a mesma está vinculada não a uma ordem de serviço, mas sim a uma solicitação de compras;
- para manutenções que forem compradas para que possa estar apontando a mesma não podemos ter essa solicitação de compras gerada para o serviço da mesma em situação cancelada;
- O rdens de manutenção suspensas não podem sofrer apontamentos, para tanto é necessário liberar a suspensão da mesma.
- As exclusões de apontamentos de manutenção produzida somente poderão ser feitas caso a ordem de manutenção não esteja finalizada.
Campos
Equipamento/Ferramenta
Código do
equipamento/ferramenta.
Número
Manut.
Código do número de manutenção movimentada.
Grade Movimentos
Nesta grade é possível realizar o acerto ou a exclusão de apontamentos de manutenção. Podem ser realizadas alterações nos campos de operador, turno de trabalho, data e hora inicial, data e hora final, centro de recurso e no equipamento de movimento.
Campos
Est.
Estágio da manutenção.
Seq. Rot.
Sequência do roteiro.
Oper.
Número do cadastro do operador.
Nome (Oper.)
Nome do Operador. Este campo tem finalidade somente para a descrição do operador e só estará visível e disponível para edição quando a manutenção for produzida.
Turno
Código do turno de trabalho. Este campo só estará visível e disponível para edição quando a manutenção for produzida.
Descrição (Turno)
Descrição do turno de trabalho.
Data/Hora Ini. e Data/Hora Fim
Data e hora inicial e final do movimento. Nestes campos não poderão
ser informadas Data e Hora maior que as atuais.
C. Recurso
Código do centro de recurso do movimento.
Descr.(C. Recurso)
Descrição do centro de recurso.
Equip. (Mov.)
Código do equipamento do movimento. Campo obrigatório quando o centro de recurso informado possuir um equipamento de movimento.
- Este campo só estará visível e disponível para edição quando a manutenção for produzida, e a empresa estiver configurada para utilizar a parada por equipamento (E070EPR.IndPre = 'S')
- Ele somente pode ser informado (nesse caso é obrigatório) se o centro de recursos informado for limitado por máquina (E725CRE.LimCap = 'M'). Neste caso, o equipamento deve estar associado a este centro de recurso (E103EQP.CodCre).
Sobre o equipamento informado incidem as seguintes regras:
- Deve possuir grupo de equipamento (assim se caracteriza como um equipamento da manufatura, o que não possui grupo é um equipamento da qualidade).
- Deve ser o equipamento principal (não pode possuir equipamento pai).
- Não pode ser uma ferramenta.
- Deve estar ativo.
- Deve ter o mesmo centro de recurso que o usado no apontamento.
- Equipamento não pode estar sendo usado no mesmo período por outro movimento de OP (a não ser no mesmo estágio, da mesma OP, onde é permitido). Esta validação pode ser desativada pelo parâmetro global ValEqpPer.
- Não pode ter uma parada para o equipamento (seja ela iniciada ou finalizada) durante o instante do apontamento (uma ou mais paradas podem no máximo estar contidas dentro do período do movimento de OP, não podendo uma parada englobar todo um movimento de OP, ou um movimento iniciar ou terminar durante uma parada).
Descr. (Equip. Mov.)
Descrição do equipamento do movimento.