F103EMT - Controle de execuções de Manutenções
Conceito
Permite controlar todas as manutenções pendentes ou já executadas na empresa.
É possível alterar, reabrir, suspender ou reabilitar manutenções
Processo
Ação Alterar
Somente são listadas as
manutenções com a situação igual a Iniciada e/ou Emitida.
Permite realizar alterações de prioridade e categoria na grade Manutenções, campos Cód. Pri. e Cód. Cat.
Para manutenções com situação Emitida é possível informar
descrição no campo Descrição da Manutenção abaixo da grade Manutenções.
Ao realizar alteração de algum campo na opção Alterar, automaticamente o campo Sel. do registro alterado ficará selecionado para processar.
Botão Aplicar:
Usado somente quando a ação for Alterar.
Sua funcionalidade é apenas para as colunas: Centro
Custos, Categoria e Prioridade.
Possui as opções: [Todos registros | Registros selecionados |
Do registro para cima | Do registro para baixo].
Ação Reabrir
Somente são listadas as
manutenções com a situação igual a Finalizada.
Ao clicar no botão Processar
a manutenção é alterada para a situação Iniciada.
A reabertura de uma ordem de manutenção implica em realizar a ação de colocar uma ordem de manutenção que estava já finalizada como iniciada novamente. Qualquer manutenção que já tenha sido finalizada pode ser reaberta. Esse processo se dá pelo fato de termos finalizado inadvertidamente, ou por alguma espécie de equivoco uma manutenção sem que ela esteja realmente finalizada. Dessa forma e nessa situação teríamos a necessidade de reabri-la para dar continuidade no processo de controle e execução da mesma.
Processo:
- Escolher a opção de Reabrir” e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar, as opções de filtros para a tela são as seguintes:
Regras:
- Quando reabrir uma manutenção que gerou uma parada de máquina pelo método de controle antigo, o usuário deve antes de finalizar novamente a parada, ir na Área de Manufatura e excluir a parada gerada, senão a nova parada não será gerada e a que existir pode estar com datas e tempos distorcidos em função da realidade.
- Quando não é informado nenhum intervalo para o campo De–Até: serão carregadas todas as manutenções independente da respectiva data que se ligam as mesmas.
- Quando informado valor apenas no primeiro campo da data DE: deve carregar todas as manutenções que a data especificada é menor ou igual à data informada.
- Quando informado valor apenas no último campo da data ATÉ: deve carregar todas as manutenções onde a data que se referencia é menor ou igual à data informada.
- Quando informado valor para ambas as datas DE e ATÉ: vai carregar todas as manutenções que tem a respectiva data dentro do intervalo informado, ou seja, onde a data de referência para a manutenção seja >= a data (DE) e menor ou igual à data (ATÉ);
- Para cada manutenção selecionada (campo Sel.) deve-se informar alguma descrição para o motivo da reabertura da ordem de manutenção.
- Clicar no botão Processar para efetuar a reabertura das ordens de manutenção marcadas.
Ação Suspender
Somente são listadas as
manutenções com a situação igual a Iniciada.
Ao clicar no botão Processar a manutenção é alterada para
situação Suspensa (se tiver algum movimento em aberto não
permite suspender).
A suspensão de uma ordem de manutenção implica em deixá-la parada por um período onde ela não esteja mantendo nenhum operador vinculado a ela durante sua suspensão. Esse processo se caracteriza por alguma necessidade vinculada ao serviço a ser realizado que não permite que o processo em si de continuidade nesse momento, ou por falta de componentes, ou por qualquer outra demanda que não é possível de ser executada. Qualquer manutenção que esteja iniciada pode ser suspensa, desde que não tenha apontamento de operador em aberto.
Processo:
- Escolher a opção de Suspender” e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar.
- Para cada manutenção selecionada deve-se informar alguma descrição para o motivo da suspensão da mesma, esse valor não é obrigatório, mas é de suma importância documentar o melhor possível todas as ações executadas de forma a sempre poder se utilizar das informações geradas no processo para a evolução contínua.
- Clicar no botão Processar para efetuar a suspensão das ordens de manutenção marcadas.
- ao suspender uma manutenção, é gerado para a mesma as informações de quem a suspendeu, a data e hora da suspensão além do motivo que o usuário informou para a sua respectiva suspensão.
- Vale salientar que apenas é guardado o registro da última suspensão feita.
Ação Reabilitar
Somente são listadas as manutenções com a situação igual a
Suspensa.
Ao clicar no botão Processar a manutenção é
alterada
para a situação Iniciada.
A reabilitação de uma manutenção é o processo de liberar a mesma de sua suspensão temporária. Esse processo é feito quando a manutenção que foi suspensa pode ser habilitada para continuar a ser executada normalmente. Processo que tecnicamente envolve a situação de resolução da situação que levou a sua suspensão temporária, pois não teria muito sentido uma ordem de manutenção que foi suspensa ser reabilitada sem que a situação que levou a sua suspensão não tenha sido sanada.
Processo:
- Escolher a opção de Reabilitar” e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar.
- Para cada manutenção que desejar reabilitar marcar o campo Sel.
- Clicar no botão Processar para efetuar a reabilitação das ordens de manutenção que foram marcadas e que estavam com a situação Suspensa.
Ao processar os dados, caso houver alguma inconsistência nos
registros será apresentado um log para identificar os
problemas.
Este log das manutenções que não conseguiu programar irá
conter o motivo bem descrito para que se permita ter uma ação do que
fazer e em quais manutenções.
Estes registros com eventuais problemas serão recarregados na grade com o campo Sel. marcado, para destacar as manutenções
que não foram processadas. Os registros que não apresentarem
problemas serão processados corretamente.
Campos
Grupo
Podem ser inseridos um ou
mais grupos de equipamentos ou ferramentas.
Equipamento/Ferramenta
Podem
ser inseridos um ou mais equipamentos ou ferramentas,
salientando que só é permitido informar os que se enquadrem
nos grupos escolhidos, só não verifica essa questão quando
não se informar nada no grupo.
Centro de Custos Solicitante
Selecionar
quais centros de custo que tem manutenções geradas, e se deseja
filtrar, caso seja geral a busca não se deve informar nada.
Número Manutenção
Selecionar
quais as manutenções que se deseja carregar para executar o
processo indicado na ação, quando se deseja que carregue todas
as manutenções independentemente da sua numeração, deixar campo
em branco.
Serviço
Selecionar quais os
serviços que se deseja que sejam carregadas as manutenções dos
mesmos. Podemos ter vários serviços informados para a base de
filtros das ordens de manutenção geradas.
Tipo
Indicar quais os tipos de
manutenções que se deseja informar para filtrar as manutenções
já geradas do(s) tipo(s) informados. Os tipos possíveis são:
preventiva, corretiva e preditiva.
Categoria
Indicar quais
categorias se deseja filtrar as manutenções, para carga no
painel de execução. Podem ser informadas uma ou mais, e no caso
de não querer que se filtre por alguma em específico deixar em
branco que irá carregar todas, independente de qual categoria se
a mesma se vincula.
Prioridade
Indicar quais
prioridades se deseja filtrar as manutenções para carga no
painel de execução. Podem ser informadas uma ou mais, e no caso
de não querer que se filtre por alguma em específico, deixar em
branco que irá carregar todas, independente de qual prioridade a
mesma se vincula.
Filial
Indicar quais filiais se
deseja filtrar as manutenções para carga no painel de execução.
Podem ser informadas uma ou mais, e no caso de não querer que se
filtre por alguma em específico, deixar em branco que irá
carregar todas, independente de qual filial a mesma se vincula.
Data Prevista De–Até
Indica qual
o range da data inicial prevista que as manutenções estão
geradas para serem executadas e por essa especificação de
previsão de inicio ser filtradas as manutenções a serem
carregadas.
Data Realizada Inicial De–Até
Indica qual o range da data inicial realizada que as manutenções
foram apontadas na execução e por essa especificação de início
de execução que as manutenções a serem carregadas serão
filtradas.
Data Realizada Final De–Até
Indica qual o range da data Final realizada que as manutenções
foram apontadas na execução e por essa especificação de fim de
execução que as manutenções a serem carregadas serão filtradas.
Data Geração De–Até
Indica qual
o range da data de geração que as manutenções foram geradas e
por essa especificação de geração que as manutenções a serem
carregadas serão filtradas.
Grid Manutenções
Esta grade tem sua ordenação relacionada com a prioridade de entrega e execução das manutenções planejadas, programadas e iniciadas, (de acordo com a situação listada), sempre respeitando a ordenação pela data e hora de início previsto, de forma a verificar as mais prioritárias conforme priorização dos tempos de cada manutenção.
Campos
Situação
Situação que a manutenção se
encontra.
Observação
Ao finalizar uma manutenção que possua um equipamento ligado a um Bem, irá atualizar a data da última manutenção do Bem na tela F670BEM, página Datas campo Manutenção.
Para maiores detalhes ver Integração Manutenção x Patrimônio.
Equip.Ferram.
Código do Equipamento/Ferramenta que será feita a manutenção.
Núm. Manut.
Número da manutenção gerada.
Serviço
Código do serviço.
Tipo
Indica o tipo de manutenção Corretiva, Preventiva ou Preditiva.
Forma Obt.
Forma de obtenção da manutenção "Comprada" ou "Produzida.
Local Exec.
Local de execução da manutenção Interno ou Externo.
Botões
Existem botões na parte inferior da tela que são para acesso direto a funcionalidades que se aplicam as ordens de manutenção listadas no painel de controle das manutenções. Esses botões são habilitados de acordo com a sua funcionalidade e liberação de acordo com a situação de uma Ordem de Manutenção, por exemplo, uma ordem que não teve apontamentos não terá habilitado o botão de alteração de apontamentos, e assim sucessivamente. Para poder acessar a funcionalidade do botão basta se posicionar sobre a manutenção desejada e clicar no botão da funcionalidade desejada.
Relação de botões:
Personalizados
Abre uma
tela que contem todos os campos criados pelo usuário para a
tabela de manutenção (E0103EMT). Dessa forma pode-se informar
valores para os campos de usuário da manutenção que esta
posicionada.
Observações
Botão onde são
registradas e controladas toda e qualquer observação gerada para
uma manutenção. Essas observações podem ser manuais, onde o
usuário cadastra a observação e vincula ela a manutenção que se
está posicionado. Ou ainda temos a possibilidade de acessar as
observações geradas a cada troca de situação da ordem de
manutenção.
Doc. Relac.
Abre uma tela de consulta
ligada ao tipo de documento ao que a ordem de manutenção se
liga, podendo ser uma Ordem de serviço quando a manutenção é
produzida, ou uma Solicitação de compras quando a manutenção for
comprada. Para tanto abre as telas de ordem de serviço (F901ACP),
ou a tela de solicitação de compra (F406CSS)
para manutenções compradas. Serve como base de consulta e
rastreio da ordem de manutenção.
Serviços
Abre a tela de
consulta do serviço (F080CON),
que se liga a ordem de manutenção. Essa tela contém todos dados
que são tratados e contemplados pelo Serviço de manutenção.
Apontar Manut.
Botão que dá
acesso ao apontamento de uma manutenção. Toda manutenção
independente se for comprada ou produzida usa a mesma tela de
apontamento (F103AIO). Essa tela foi
readequada para poder ser feito os apontamentos tanto para
ordens vinculadas a uma Ordem de serviço como as que estão
vinculadas a uma Solicitação de compras.
AC./Ex.
Apont.
Botão que dá acesso aos apontamentos
feitos para uma ordem de manutenção, essa funcionalidade esta na
tela (F103AMV), e nela podemos alterar
qualquer dos tempos que já foram apontados pelo usuário.
Processo esse que ocorre no caso de termos efetuados lançamentos
com datas e horários equivocados, e precisamos alterar os mesmos
para que os custos sejam com base na realidade executada, e para
tanto temos que ter condição de interagir sobre os que foram
lançados errados.
Requisição
Botão que dá acesso a tela de
geração de requisição de estoque (F103RPS) para as necessidades
de componentes e serviços para uma ordem de manutenção. É a
partir dessas requisições que o almoxarifado vai identificar
quais as reais necessidades que a manutenção tem em termos de
componentes usados no processo.
Este recurso de requisição da manutenção somente está disponível com a existência do processo SERE (suprimentos - estoques - requisição eletrônica) na proprietária.
Identificadores de regra
MNT | 103TSMEQ01 |