F103PRM - Programação de Manutenção
Permite realizar a programação de manutenção
É possível alterar, programar, emitir e cancelar as ações realizadas nas manutenções.
Processo
Ação Alterar
Conceito:
Sempre que é criada uma manutenção a mesma é gerada como Planejada que é a situação onde a manutenção está registrada no sistema, mas ainda não é algo efetivo e certo de que venha a acontecer. Uma vez programada está indicado que é algo já especificado e que deve logo ser liberada para ser executada pelos operadores que ocorrerá após sua emissão. Nessas duas situações uma manutenção pode ser alterada mas geralmente o fazemos no momento em que estamos ou programando ou emitindo a mesma. Caso se faça necessário apenas realizar alterações nas manutenções podemos realizá-las através da opção Alterar, salientando que os dados liberados para essas alterações são controlados de acordo com a sua situação.
Processo:
- Escolher a opção de Alterar e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar.
- Para cada manutenção selecionada deve-se:
- Alterar os dados que se façam necessários de acordo com as necessidades apresentadas e com as limitações controladas pela situação da Ordem de manutenção.
- Ao realizar alteração de algum campo na opção Alterar, automaticamente o campo Sel. do registro alterado ficará selecionado para processar.
- Alteração de dados permitida quando uma ordem de
manutenção está planejada:
- Centro de Custos Solicitante
O centro de custos a ser indicado é o que irá receber os gastos vinculados com a respectiva manutenção. Esses gastos estão divididos em tempos apontados, e componentes e outros serviços consumidos. Os tempos são contabilizados em minutos apontados e seu valor se liga com o custo minuto do centro de custo que o mesmo se vincula. - Tipo
Manutenção
Verificar se o tipo da manutenção está indicado corretamente, como o que ela se propõe (Se basear na documentação da solicitação manual) - Forma
Obtenção
Verificar se a forma de obtenção é a que melhor se encaixa na disponibilidade de mão de obra e tempo e se temos condições de fazê-la fora da empresa. Indica como o serviço da manutenção poderá ser a obtido, ou seja, indica se ele será produzido internamento, ou comprado de terceiros. Vale salientar que estamos nos referenciando aqui a manutenção propriamente dita e não outros serviços que se façam necessários. Um exemplo prático para melhor entender essa questão é o seguinte, imagina que tenho uma reforma para fazer em uma máquina, então gero uma manutenção com base no serviço reforma geral, mas nada impede que queira comprar um serviço externo para pintura do equipamento. Esse serviço de pintura não está relacionado a forma de obtenção mas sim o de reforma geral. Podemos ter formas de obtenção (compradas e produzidas), quando compradas o sistema ao programar a respectiva manutenção irá gerar uma solicitação de compras, e quando produzido irá gerar uma ordem de serviço.
- Centro de Custos Solicitante
Regras:
- Sugerir como padrão na entrada de dados o que determina o tipo de produto que esta no cadastro da Origem.
- Quando a família do serviço tiver indicado que é misto deve possibilitar a mudança entre comprado e produzido.
- Essa checagem é sempre pelo que está determinado nesses cadastros.
Local
Execução
O local de execução é que indica onde que a manutenção irá
ocorrer, por definição sempre é gerado como interno, mas podemos
alterá-lo para externo, mas só quando a forma de obtenção do serviço
for comprado, pois não há sentido em se dizer que iremos executar a
manutenção e fazê-lo fora da empresa.
Data Prev.
Início
Indicação de qual o dia que está previsto de ser executada a
manutenção. Antes de programar precisamos indicar essa data de forma
a ela ser o mais acertava possível, pois essa data é a indicação de
quem vai executar de quando ele precisa se planejar para executar
tal serviço.
Hora Prev.
Inicio
Indicação de qual a hora do dia prevista de inicio de
execução da manutenção. Antes de programar precisamos indicar essa
hora de forma a ela ser o mais acertava possível, pois essa hora é a
indicação para quem vai executar de quando ele precisa se planejar
para executar tal serviço dentro do dia previsto de inicio da
execução.
Data Prev.
Fim
Indicação de qual o dia que está previsto de terminar a
execução da manutenção. Essa informação é gerada sempre quando
mudamos a data e hora prevista de início tomando como base o tempo
total do processo contemplado no roteiro que temos ativo para o
serviço somado a data e hora de início previstos para a manutenção.
Para consultar o detalhamento sobre o cálculo de tempo das
sequências operacionais e estágios de OP,
clique aqui.
Hora Prev.
Fim
Indicação de qual a hora que está previsto de terminar a
execução da manutenção.Essa informação é gerada
sempre quando mudamos a data e hora prevista de início tomando como
base o tempo total do processo contemplado no roteiro que temos
ativo para o serviço somado a data e hora de início previstos para a
manutenção.
Categoria
Informação que indica onde a manutenção se enquadra tecnicamente.
Podemos criar nossa própria estrutura de categorias através do
cadastro F103CAT.
Prioridade
Informação que indica a prioridade que deve ser dada a manutenção.
Podemos criar nossa própria estrutura de prioridade através do
cadastro F103PRI.
- Após proceder com todas as alterações necessárias nas manutenções selecionadas deve-se clicar no botão processar para efetuar as alterações feitas.
- Ao processar o sistema irá alterar as manutenções sem mudar a suas respectivas situações no campo Situação.
- Existe o botão Observações, na parte inferior da tela, que permite que seja lançada alguma observação que o usuário queira que conste na manutenção, podendo ela ser de qualquer ordem, além de que todas as mudanças de situações de uma manutenção são registradas nessas observações que podem ser acessadas através desse botão, de forma a podermos acompanhar o andamento da manutenção entre suas respectivas situações. E comentários importantes feitos sobre elas.
- Pode-se executar requisições para manutenções que já estejam programadas. Para tanto existe na parte inferior da tela o botão Requisição que abre a tela das requisições de estoque que estarão sendo vinculadas automaticamente a respectiva manutenção.
Ação Programar
Conceito:
Possibilitar através de um processo simples e fácil fazer com que os responsáveis em executar a manutenção possam fazer as requisições dos materiais, componentes e serviços dos quais se necessitam a fim de evitar a perda de tempo com a busca e solicitação desses ao almoxarifado. Dessa forma podemos fazer com que os responsáveis pelo abastecimento das necessidades fabris (almoxarifes), saibam antecipadamente, o que, para quem, onde e quando um componente precisa ser despachado. Dessa forma a empresa ganha muito mais eficiência no processo de requisição de materiais para a execução das manutenções. Com as requisições ligadas às manutenções podemos melhor rastrear e acompanhar essas requisições entre o processo de compras, recebimento e atendimento da mesma tornando muito mais transparente e ágil o processo entre os setores.
Processo:
- Escolher a opção de Programar” e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar. Hà “as opções de filtros para a tela já foram especificadas no documento de cancelar manutenção”.
- Para cada manutenção selecionada deve-se:
- Informar na parte inferior da tela a descrição complementar da manutenção a ser gerada, informação essa que serve para orientar os operadores que irão executar a mesma no chão de fábrica. Essa informação é de suma importância quando temos alguma ressalva, ou informação que seja de suma importância para a execução da mesma.
- Conferir se os dados da manutenção listados na grade conferem com o que representa a previsão gerada para cada manutenção.
- Dados que podem ser alterados quando a
manutenção se encontra na situação de planejada:
- Centro de Custos Solicitante
Verificar se a manutenção está vinculada ao centro de custo correto. - Tipo Manutenção
Verificar se o tipo da manutenção está indicado corretamente, como o que ela se propõe. - Forma Obtenção
Verificar se a forma de obtenção é a que melhor se encaixa na disponibilidade de mão de obra e tempo e se temos condições de fazê-la fora da empresa. - Local Execução
O local de execução é que indica onde que a manutenção irá ocorrer, por definição sempre é gerado como interno, mas podemos alterá-lo para externo, mas só quando a forma de obtenção do serviço for do tipo Comprado, pois não há sentido em se dizer que iremos executar a manutenção e fazê-lo fora da empresa. - Data Prev. Início
Indicação de qual o dia que está previsto de ser executada a manutenção. Antes de programar precisamos indicar essa data de forma a ela ser o mais acertava possível, pois essa data é a indicação de quem vai executar de quando ele precisa se planejar para executar tal serviço. - Hora Prev. Inicio
Indicação de qual a hora do dia prevista de inicio de execução da manutenção. Antes de programar precisamos indicar essa hora de forma a ela ser o mais acertava possível, pois essa hora é a indicação para quem vai executar de quando ele precisa se planejar para executar tal serviço dentro do dia previsto de inicio da execução. - Data Prev. Fim
Indicação de qual o dia que está previsto de terminar a execução da manutenção. Essa informação é gerada sempre quando mudamos a data e hora prevista de início tomando como base o tempo total do processo contemplado no roteiro que temos ativo para o serviço somado a data e hora de início previstos para a manutenção.
Para consultar o detalhamento sobre o cálculo de tempo das sequências operacionais e estágios de OP, clique aqui. - Hora Prev. Fim
Indicação de qual a hora que está previsto de terminar a execução da manutenção. Essa informação é gerada sempre quando mudamos a data e hora prevista de início tomando como base o tempo total do processo contemplado no roteiro que temos ativo para o serviço somado a data e hora de início previstos para a manutenção. - Categoria
Informação que indica onde a manutenção se enquadra tecnicamente. Podemos criar nossa própria estrutura de categorias através do cadastro F103CAT. - Prioridade
Informação que indica a prioridade que deve ser dada a manutenção. Podemos criar nossa própria estrutura de prioridade através do cadastro F103PRI.
- Centro de Custos Solicitante
- Ao termos procedido com todas as alterações necessárias nas manutenções selecionadas devemos clicar no botão processar para efetuar a programação das manutenções marcadas.
- Ao processar o sistema irá gerar para as ordens de manutenção onde a forma de obtenção é “produzida” as ordens de serviço e vinculá-las a ordem de manutenção. E para todas que tiverem a forma de obtenção “comprada” irá gerar solicitação de compra e vinculá-la a ordem de manutenção. Isso ocorre de forma automática sem que o usuário necessite indicar o que deve ser feito.
- Existe o botão Observações na parte inferior da tela, que permite que seja lançada alguma observação que o usuário queira que conste na manutenção, podendo ela ser de qualquer ordem, além de que todas as mudanças de situações de uma manutenção são registradas nessas observações que podem ser acessadas através desse botão, de forma a podermos acompanhar o andamento da manutenção entre suas respectivas situações. E comentários importantes feitos sobre elas.
- Ao Programar uma manutenção são geradas as informações de quem programou a mesma a data e horário da programação e as observações lançadas para cada manutenção, além de mudar sua situação para Programada. Uma manutenção uma vez programada não mais permite alterar essa gama de dados que foram relacionadas no tópico 2. Se for necessário alterar algum dado que não seja a categoria ou a prioridade a mesma deve se cancelada a sua programação, para voltar a situação de planejada.
- Se a forma de obtenção da manutenção for produzida, ao realizar a programação será gerada uma O.S. vinculada.
- Se a forma de obtenção da manutenção for comprada, é gerada uma solicitação de compra do serviço relacionado. A transação desta solicitação de compra será o valor definido no campo Trans. Manut. Compra Serviço, página Manutenção da tela F070EPR.
Ação Emitir
Conceito:
O Conceito de emissão da manutenção é o de que quando for emitida, o responsável pelo setor está dando o aval para os operadores que executam o processo no chão de fábrica iniciar a manutenção sempre respeitando as datas previstas de inicio da mesma, pois quando se determina na programação uma data esta é com base na disponibilidade do equipamento para tal processo, e é de suma importância que esse tempo seja respeitado. Então podemos concluir que a emissão é o passo que libera a manutenção pelo responsável pelo processo de programação do setor para quem irá proceder com a execução da mesma na fábrica.
Processo:
- Escolher a opção de Emitir” e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar.
- Para cada manutenção selecionada devemos:
- Informar na parte inferior da tela a descrição complementar da manutenção a ser gerada, ou complementar o que já se encontra descrito na mesma. Informação essa que serve para orientar os operadores que irão executar a mesma no chão de fábrica. Essa informação é de suma importância quando temos alguma ressalva, ou informação que seja de suma importância para a execução da mesma.
- Conferir se os dados da manutenção listados na grade conferem com o que representa a previsão gerada para cada manutenção.
- Dados que podem ser alterados quando a manutenção
se encontra na situação de Programada:
- Local Execução
O local de execução é que indica onde que a manutenção irá ocorrer, por definição sempre é gerado como interno, mas podemos alterá-lo para externo, mas só quando a forma de obtenção do serviço for do tipo Comprado, pois não há sentido em se dizer que iremos executar a manutenção e fazê-lo fora da empresa.
- Categoria
Informação que indica onde a manutenção se enquadra tecnicamente. Podemos criar nossa própria estrutura de categorias através do cadastro (F103CAT).
- Prioridade
Informação que indica a prioridade que deve ser dada a manutenção. Podemos criar nossa própria estrutura de prioridade através do cadastro (F103PRI).
- Local Execução
- Ao proceder com todas as alterações necessárias nas manutenções selecionadas, deve-se clicar no botão Processar para efetuar a Emissão das manutenções marcadas.
- Existe o botão Observações na parte inferior da tela, que permite que seja lançada alguma observação que o usuário queira que conste na manutenção, podendo ela ser de qualquer ordem, além de que todas as mudanças de situações de uma manutenção são registradas nessas observações que podem ser acessadas através desse botão, de forma a podermos acompanhar o andamento da manutenção entre suas respectivas situações. E comentários importantes feitos sobre elas.
- Ao Emitir uma manutenção são geradas as informações de quem emitiu e a data e horário da emissão e as observações lançadas para cada manutenção, além de mudar sua situação para Emitida.
- Quando a manutenção é emitida ela passa a constar na tela do Painel de controle, e fica já disponibilizada para que o(s) operador(es) responsáveis possam dar início no processo de execução da mesma, sempre respeitando as datas e horários previstos para início do processo da manutenção.
Ação Cancelar Manutenção
Conceito:
Realizar o cancelamento de uma manutenção. Qualquer manutenção pode ser cancelada desde que seu status esteja como Planejada. O cancelamento apenas indisponibiliza as manutenções para continuidade do processo, mudando sua situação para cancelada. Quando cancelamos a manutenção podemos informar um motivo de cancelamento previamente cadastrado na tela F021MOT onde a aplicação do motivo é a de número 34. Além de podermos informar um motivo, também consta na parte inferior da tela o campo Descrição Cancelamento, onde podemos informar um descritivo que justifique os reais motivos que levaram ao cancelamento da mesma.
Processo:
- Escolher a opção de Cancelar Manutenção e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar, as opções de filtros para a tela são as seguintes:
- Para cada manutenção selecionada devemos:
- Informar na grade de dados o motivo (F021MOT) cancelamento, campo esse não obrigatório.
- Informar alguma descrição para o respectivo cancelamento quando se faça necessário.
- Clicar no botão Processar para efetuar o cancelamento das manutenções marcadas.
- Existe o botão Observações na parte inferior da tela, que permite que seja lançada alguma observação que o usuário queira que conste na manutenção, podendo ela ser de qualquer ordem, além de que todas as mudanças de situações de uma manutenção são registradas nessas observações que podem ser acessadas através desse botão, de forma a podermos acompanhar o andamento da manutenção entre suas respectivas situações.
- Ao cancelar uma manutenção é gerado as informações de quem cancelou a mesma a data e horário do cancelamento e os motivos e observações lançadas para cada manutenção, além de mudar sua situação para Cancelada. Uma manutenção uma vez cancelada não pode mais ser habilitada, se for necessário deve ser cadastrada outro no lugar da que foi cancelada.
Importante
- Na emissão da manutenção será definido o campo de centro de custos executante, conforme a parametrização informada no campo Centro Custo Manutenção, página Manutenção da tela F070EPR;
- Na emissão da manutenção será validado se o centro de custos é analítico e indireto;
- No cancelamento da emissão será retirado o centro de custos, ou seja, o campo E103EMT.CcuExe (Centro de custos do executante da manutenção) será ser apagado.
Ação Cancelar Programação
Conceito:
Quando cancelamos a programação de uma ordem de manutenção estamos voltando atrás em uma decisão estratégica, geralmente por termos que tratar dados prioritários da manutenção que só podem ser alterados quando ela se encontra como planejada. Portanto o principal motivo que pode levar o usuário a executar esse processo é de ter que alterar dados imprescindíveis da mesma que só podem ser feitos quando ela se encontra como planejada.
Processo:
- Escolher a opção de Cancelar Programação e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar.
- Para cada manutenção selecionada deve-se:
- Nesta situação é provável que não tenhamos necessidade de alterar a descrição complementar da manutenção pois esse dado tem a função de determinar as especificações de execução da mesma, e como estamos tirando ela da lista das manutenções programadas não há o porque de alterar essa informação nesse momento.
- Ao selecionar todas as manutenções que desejamos cancelar a programação devemos clicar no botão processar para efetuar o cancelamento da programação das manutenções marcadas.
- Ao processar o sistema irá ter duas diretivas de processo a ser executado de acordo com a forma de obtenção. Quando esta for comprada irá realizar o cancelamento da solicitação de compra que foi gerada para a obtenção do serviço de manutenção, sendo que ela não mais poderá ser reativada pois só fica ainda no sistema por uma questão de rastreio. Já quando a forma de obtenção for produzida o sistema irá excluir definitivamente a ordem de serviço que foi gerada. Também muda a situação da ordem de manutenção de programada para Planejada.
Existe o botão Observações na parte inferior da tela, que permite que seja lançada alguma observação que o usuário queira que conste na manutenção, podendo ela ser de qualquer ordem, além de que todas as mudanças de situações de uma manutenção são registradas nessas observações que podem ser acessadas através desse botão, de forma a podermos acompanhar o andamento da manutenção entre suas respectivas situações. E comentários importantes feitos sobre elas. Quando se deseje indicar alguma especificação do porque do cancelamento da programação deve ser nessa informação que a mesma será lançada.
Ação Cancelar Emissão
Conceito
O cancelamento da emissão é necessário quando por algum engano uma manutenção foi liberada para execução e por algum motivo qualquer que seja ela deve ser revista ou ainda não mais estará liberada para execução, e se deseja voltar a mesma para a situação de programada.
Processo:
- Escolher a opção de Cancelar Emissão” e os filtros de pesquisa que são disponibilizados para melhor separação das manutenções que se deseja trabalhar.
- Para cada manutenção selecionada deve-se:
- Nessa situação é provável que não tenhamos necessidade de alterar a descrição complementar da manutenção pois esse dado tem a função de determinar as especificações complementares de execução, e como estamos tirando ela da lista das manutenções liberadas não há o porque de alterar essa informação nesse momento.
- Ao termos procedido com o especificado acima e marcado todas as manutenções que se deseja cancelar a emissão devemos clicar no botão processar para efetuar o cancelamento da Emissão das manutenções marcadas.
Observação
Existe o botão Observação na parte inferior da tela, que permite que seja lançada alguma observação que o usuário queira que conste na manutenção. Nesse caso essa observação deveria constar o que está levando ao cancelamento da emissão para registro e conferência futura.
Importante
- Ao carregar os dados, os campos do cabeçalho da tela e o botão Mostrar permanecem habilitados para permitir uma nova busca. Somente os campos de seleção Ação permanecem desabilitados, que voltam para o estado inicial quando acessado o botão Cancelar.
- Ao processar os dados, caso houver alguma inconsistência nos
registros será apresentado um log para identificar os
problemas.
Este log das manutenções que não conseguiu programar irá conter o motivo bem descrito para que se permita ter uma ação do que fazer e em quais manutenções.
Estes registros com eventuais problemas serão recarregados na grade com o campo Sel. marcado, para destacar as manutenções que não foram processadas. Os registros que não apresentarem problemas serão processados corretamente.
Campos
Tipo
Indica se estamos
escolhendo manutenções para equipamentos e ferramentas, ou para
prediais (não tem equipamento vinculado), ou se queremos que
sejam listadas todas independente de ter ou não equipamento.
Grupo
Podem ser inseridos
um ou mais grupos de equipamentos ou ferramentas
Filial
Podem ser inseridas uma ou mais filiais onde possua manutenções Planejadas
Equipamento/Ferramenta
Podem ser inseridos um ou mais equipamentos ou ferramentas,
salientando que só são permitidos serem informados os que se
enquadrem nos grupos escolhidos, só não verifica essa questão quando não se informar nada no grupo.
Centro de custos Solicitante
Selecionar quais centros de custo solicitantes que tem manutenções geradas.
Previsão Inicio e término
indica qual o range da data inicial prevista que as manutenções
estão geradas para serem executadas e por essa especificação de
previsão de inicio serem filtradas as manutenções a serem
carregadas.
Regras:
- Quando não informa nenhum intervalo para a data de início deve carregar todas as manutenções independente das datas de início que as mesmas foram geradas.
- Quando informa apenas a primeira data de início (campo De) deve carregar todas as manutenções que a data de início previsto é menor ou igual a data informada.
- Quando informa apenas a última data de início (campo Até) deve carregar todas as manutenções onde a data de início previsto é menor ou igual a data informada.
- Quando informo ambas as datas (campos De e Até) deve carregar todas as manutenções que tem sua data de inicio previsto dentro do intervalo informado, ou seja, onde a data de início previsto para a manutenção seja >= a data (De) e menor ou igual a data (Até).
Grid Manutenções
Esta grade tem sua ordenação relacionada com a prioridade de entrega e execução das manutenções planejadas, programadas e iniciadas, (de acordo com a situação listada), sempre respeitando a ordenação pela data e hora de início previsto, de forma a verificar as mais prioritárias conforme priorização dos tempos de cada manutenção.
Campos
Situação
Situação que a manutenção se
encontra.
Equip.Ferram.
Código do Equipamento/Ferramenta que será feita a manutenção.
Núm. Manut.
Número da manutenção gerada.
Serviço
Código do serviço.
Tipo
Indica o tipo de manutenção "Corretiva", "Preventiva" ou "Preditiva.
Forma Obt.
Forma de obtenção da manutenção Comprada ou Produzida.
Local Exec.
Local de execução da manutenção Interno ou Externo.
Data/Hora prevista de início e fim da manutenção
Ao gerar uma programação de manutenção para uma máquina, pode-se também lançar datas já existentes em outra manutenção para ela, ou seja, em uma mesma máquina, pode-se ter mais de uma manutenção acontecendo simultaneamente.
Durante esse processo, não será preciso sequenciar a manutenção uma após a outra, mas sim utilizar o método de execução que pode ser consecutivo e simultâneo. Para isso não há um controle operacional específico, essa sequência dos tempos e controles necessários para a disponibilidade do recurso irá ser realizada pelos tempos projetados das paradas de máquina, geradas pelas manutenções programadas, as quais irão interpretar todas as variáveis existentes.
Os tempos programados são controlados pelas paradas, e não pelas manutenções.
Parada
Tem a finalidade de mostrar o número da parada associada à manutenção. Esta coluna fica visível somente se a opção da tela for: alterar, programar, cancelar programação, emitir ou cancelar emissão.
Botões
Aplicar
Usado somente quando a ação for "Alterar".
Sua funcionalidade é apenas para as colunas: "Centro
Custos", "Serviço", "Data Prev. Ini.", "Hora Prev. Ini.", "Data
Prev. Fim", "Hora Prev. Fim", "Categoria" e "Prioridade".
Possui as opções: [Todos registros | Registros selecionados |
Do registro "para cima" | Do registro "para baixo].
Existem botões na parte inferior da tela que são para acesso direto a funcionalidades que se aplicam as ordens de manutenção listadas no painel de controle das manutenções. Esses botões são habilitados de acordo com a sua funcionalidade e liberação de acordo com a situação de uma Ordem de Manutenção, por exemplo, uma ordem que não teve apontamentos não terá habilitado o botão de alteração de apontamentos, e assim sucessivamente. Para poder acessar a funcionalidade do botão basta se posicionar sobre a manutenção desejada e clicar no botão da funcionalidade desejada.
Relação de botões:
Personalizados
Abre uma
tela que contem todos os campos criados pelo usuário para a
tabela de manutenção (E0103EMT). Dessa forma pode-se informar
valores para os campos de usuário da manutenção que esta
posicionada.
Observações
Botão onde são
registradas e controladas toda e qualquer observação gerada para
uma manutenção. Essas observações podem ser manuais, onde o
usuário cadastra a observação e vincula ela a manutenção que se
está posicionado. Ou ainda temos a possibilidade de acessar as
observações geradas a cada troca de situação da ordem de
manutenção.
Doc. Relac.
Abre uma tela de consulta
ligada ao tipo de documento ao que a ordem de manutenção se
liga, podendo ser uma Ordem de serviço quando a manutenção é
produzida, ou uma Solicitação de compras quando a manutenção for
comprada. Para tanto abre as telas de ordem de serviço (F901ACP),
ou a tela de solicitação de compra (F406CSS)
para manutenções compradas. Serve como base de consulta e
rastreio da ordem de manutenção.
Serviços
Abre a tela de
consulta do serviço (F080CON),
que se liga a ordem de manutenção. Essa tela contém todos dados
que são tratados e contemplados pelo Serviço de manutenção.
Requisição
Botão que dá acesso a tela de
geração de requisição de estoque (F103RPS) para as necessidades
de componentes e serviços para uma ordem de manutenção. É a
partir dessas requisições que o almoxarifado vai identificar
quais as reais necessidades que a manutenção tem em termos de
componentes usados no processo.
Este recurso de requisição da manutenção somente está disponível com a existência do processo SERE (suprimentos - estoques - requisição eletrônica) na proprietária.
Parada
Este botão ficará habilitado somente se a opção da tela for Alterar e a situação da manutenção na grade seja
Programar, desde que a parada possua equipamento.
Tem como finalidade acessar a tela F103LPR para definir a parada a ser ligada na manutenção,
conforme considerações:
- A manutenção pode ser ligada a uma parada já existente, do mesmo equipamento principal com situação programada ou iniciada, ser ligada a uma nova parada ou não ser ligada a nenhuma.
Se a opção for uma nova parada, esta será gerada no processamento dos dados da tela usando o equipamento principal da manutenção, o motivo de parada será informado na tela F103LPR, e como período previsto, usará o mesmo definido para a manutenção.
Caso exista uma parada no período da manutenção, não será possível incluir uma nova, já que paradas de um mesmo equipamento não podem ocorrer simultaneamente.
Se a opção for Programar, ao mostrar as manutenções na tela, o sistema automaticamente irá sugerir a ligação de cada manutenção com parada da seguinte forma:- Caso haja parada para o mesmo equipamento no período da manutenção, estes serão ligados.
- Caso haja mais de uma parada, o sistema definirá a que será usada considerando o motivo definido na tela F018LMN e o indicativo de cálculo de eficiência das paradas e dará preferência para a que inicia primeiro.
- Se houver uma definição na tela
F018LMN com o equipamento e serviço da manutenção (configurado para gerar parada), a ligação é sugerida com uma nova parada, usando o código de motivo definido na tela
F018LMN.
Se nenhuma das situações ocorrerem, não será sugerida qualquer ligação com parada.
Ao alterar o período de uma manutenção, caso esteja configurada para ligar-se a uma nova parada, o sistema verifica se para o novo período ela já existe. Caso exista, será alterada a configuração automaticamente para ligar a manutenção a esta parada (e não gerar uma nova, como estava definido). Nesta situação será exibida uma mensagem de aviso.
Identificadores de regra
MNT | 103TSMEQ01 |
PCP | 910DSSRO01 |