F210MVP - Geração Individual de Movimentos de Estoque
Esta tela permite movimentações manuais de estoque de forma individualizada.
Observação
- Não é possível dar saída em uma quantidade ligada a um pedido. Ao fazer uma movimentação com saldo positivo nas tabelas de estoque, o sistema considera também as embalagens conferidas, pois elas não são consideradas nos campos de reservas do item;
- Pedidos com situação 1 - Aberto Total, 2 - Aberto Parcial, 3 - Suspenso e 8 - Preparação Análise ou NF e com embalagens em situação 5- Conferida, 6 - Utilizada não Conferida e 9 - Utilizada em Formação serão considerados para o cálculo da disponibilidade de estoque durante a movimentação;
- Movimentações de produtos KIT não devem ser realizadas de forma manual, pois o estoque é controlado pelos seus componentes. As movimentações de produtos KIT devem ser realizadas a partir de notas fiscais para que seus componentes sejam movimentados. Caso necessário, pode-se utilizar o identificador de regra EST-210CONSI01, criando uma regra para não permitir tal movimentação manual.
- Para movimentos retroativos envolvendo lotes, a consistência da quantidade é baseada na quantidade atual registrada na tabela Estoques - Produtos por Depósito, Data Entrada/Validade, Lote e Série (E210DLS), sem considerar as datas dos movimentos. Essa consistência garante que não haverá saldo negativo, mas permite, por exemplo, a entrada de 100 quantidades do lote em 15/01 e uma saída retroativa no dia 10/01. Essa saída, no entanto, não poderá ser maior que 100 quantidades.
definir numero VSCodemp;
definir alfa VSCodPro;
definir alfa xIndKit;
definir alfa Vmensagem;
inicio
definir cursor cursor_E075PRO;
cursor_E075PRO.SQL "SELECT INDKIT FROM E075PRO\
WHERE CODEMP = :VSCodEmp\
AND CODPRO = :VSCodPro";
cursor_E075PRO.AbrirCursor();
SE (cursor_E075PRO.Achou)
xIndKit=cursor_E075PRO.INDKIT;
Se (xIndKit = "S")
inicio
Vmensagem = "Produto KIT não deve ser movimentado manualmente.";
Mensagem(Erro,vmensagem);
Cancel(1);
fim;
fim
Processos
Quando o parâmetro global OtiSeqMvp estiver configurado igual a "S - Sim", a geração da sequência dos movimentos de estoque será realizada de forma otimizada. Esse recurso deve ser utilizado somente quando ocorrer lentidão excessiva ao informar os campos-chave do movimento de estoque.
Na utilização do identificador de regras EST-210PRERE01, cujo objetivo é permitir ao usuário alterar o preço de reposição na hora de gerar movimentos de estoque manuais, serão mantidas todas as condições já existentes para o sistema atualizar este campo, que são:
- A quantidade do movimento precisa ser maior que zero;
- A transação utilizada para o movimento precisa ter o campo Atualiza Preço Reposição igual a "S - Sim";
- O valor e quantidade movimentados (E210Mvp.VlrMov/E210Mvp.QtdMov) precisam ser maiores do que o preço antigo de reposição. O sistema irá calcular o preço e a data de reposição, e esses campos já calculados serão passados para a regra, podendo ser alterados e retornados os valores. Serão atualizados os campos Preço Reposição: Valor.Data (E075DER.PREREP e E075DER.DATREP, na pasta Derivações, do cadastro de produtos.
Em qualquer movimento de saída será verificado se o status do lote bloqueia o movimento (campo situado no cadastro de status do lote (F113SLT). A consistência será feita na geração de movimento de saída.
Observação
Quando o identificador estiver ativo e sem regra, ele sempre atualizará o preço de reposição com base no valor do movimento calculado (Vlr Movimento / Qtde Movimento) e assumirá a data do movimento como sendo a data de reposição. Quando houver regra, assumirá o preço e a data de reposição retornadas por ela.
Ao cadastrar um movimento manual de estoque pela tela Geração Individual de Movimentos de Estoque (F210MVP) serão verificadas as seguintes informações:
- Movimento de estoque deve ser de "E - Entrada";
- Produto deve estar parametrizado para Registrar entradas e saídas de produtos;
- Produto deve estar parametrizado para ser Vendido;
- Produto deve ser do tipo Comprado ou Produzido que pode ser vendido (misto);
- Movimento não deve ter vínculo com Nota Fiscal de Entrada ou Saída;
- Quantidade do movimento deve ser maior que zero;
- Tipo do estoque movimentado deve ser "NO - Normal".
Dessa forma, se o movimento manual de estoque gerar o Controle de Entrada, ao salvá-lo será gravado um registro na tela Manutenção de Controle de Entrada de Produtos (F440RCI). Esse registro não terá vinculo com Nota Fiscal de Entrada e Saída e seus valores de ICMS ST serão gerados conforme a parametrização de ICMS ST Presumido.
Quando uma empresa possui duas ou mais filiais em estados diferentes e comercializa produtos com ICMS ST em um estado, enquanto em outro o produto não é controlado pelo ICMS ST, este último não pode ser considerado no Controle de Entrada e Saída; o primeiro, sim.
Exemplo: no estado de SC, o produto A não tem ICMS ST. No estado do RS, sim; ou seja, deve passar pelos processos de ressarcimento, restituição e complementação. Como o processo parte do produto registrado nas estruturas de Entrada e Saída, se o produto para determinada filial não estiver no Controle, ele não será apresentado na declaração para o estado. Diante disso, é necessário parametrizar a nível de filial se o produto deve ou não entrar no Controle:
Ao tratar uma nota/cupom fiscal, o sistema analisa o conteúdo do campo Reg. entradas e saídas para controle de impostos das telas F075PFI/F075APF, juntamente com as parametrizações das telas F075PRO/F075GFP:
- Quando não há ligação do produto com a filial: o sistema gera um registro no Controle de Entrada e Saída de produtos apenas se na derivação for informado S-Sim para o campo Reg. entradas e saídas para controle de impostos;
- Quando há ligação do produto com a filial: o sistema gera um registro no Controle de Entrada e Saída de produtos apenas se na derivação e na ligação for informado S-Sim para o campo Reg. entradas e saídas para controle de impostos;
- Caso contrário, o sistema não gera um registro no Controle de Entrada e Saída de produtos.
A funcionalidade de regras por evento para os eventos Antes de excluir e Após excluir não é executada nessa tela devido às particularidades do processo de exclusão de movimentos de estoque (exclusão de rateio, recálculo de saldo, recálculo de movimentos posteriores). Mesmo que uma regra seja definida para esses eventos, ela não será executada.
Outro ponto referente à exclusão é o fato de que Movimentos de Estoque integrados a partir de outro sistema não poderão ser excluídos diretamente pelo Gestão Empresarial | ERP. Nesses casos, a exclusão deve partir do sistema parceiro ou por meio da geração do Movimento de Estoque, utilizando uma transação contrária ao movimento que se deseja excluir.
As novas sequências do movimento sempre serão geradas com base no controle interno do sistema que armazena a sequência para campos chave (R900NXV), e o referido controle sempre será atualizado ao passar pelo campo Sequência. Desta forma, ao gerar uma sequência para um novo movimento, e posteriormente cancelar o processo de inclusão, ao gerar um novo movimento a sequência será diferente da anterior.
Sequência Movimento
Indicativo sequencial do movimento. O campo de sequência de movimento de estoque é incrementado quando os campos Empresa, Derivação e Data do Movimento forem iguais para mais de um registro. Esta regra vale para movimentos gerados por esse ou qualquer outro processo de sistema que gere movimentos de estoque.
Estoque Movimentado
Tipo do estoque movimentado.
Entrada ou Saída
Indicativo se a operação é de entrada ou saída de estoque.
Documento
Número do documento, informado livremente pelo usuário.
Se o identificador de regras EST-210NUDOC01 estiver ativo, será emitida uma mensagem caso seja informado um número do documento já existente em algum movimento de estoque para a empresa logada.
Se a Origem da OPfor informada, preencher o número no campo Documento será obrigatório.
Observação
O campo Documento será desabilitado se a aplicação do movimento (E021MOT.AplMot) for 54-Movimento de estoque agrupado ou 55-Estorno de movimento de estoque agrupado.
Observação
Observação do movimento, atualizado pelas rotinas de fechamento de estoques.
Quantidade Movimento
Quantidade movimentada.
Valor Movimento
Valor do movimento. Informado nas entradas e calculado pelo sistema na
saídas com base mo preço médio gravado na tabela de derivações (E075DER)
Valor ICMS
Permite a informação do valor do ICMS para o movimento de acerto de estoque que está em movimento.
Este campo está disponível apenas se os seguintes requisitos forem respeitados:
- A filial tem que estar configurada para calcular ICMS (E070EST.CALICM),
- O movimento deve ser uma entrada e a forma de valorização deve ser pelo movimento.
Importante
- Mesmo que a filial calcule ICMS o campo para informar o valor do ICMS somente estará disponível se for uma entrada valorizada pelo Movimento;
- A inicialização do Valor de ICMS, deverá ser realizada através de um movimento de estoque;
- Quando o valor de ICMS estiver zerado, a quantidade zerada e o valor de movimento zerado, não irá permitir a continuação do movimento;
- Quando o valor de ICMS estiver zerado, a quantidade não for zerada, o valor do movimento zerado e o parâmetro da transação informada Per. Mov. Ent. sem valor for nulo ou igual a "N - Não", não irá permitir a continuação do movimento.
- Este valor servirá como base para a geração do Preço médio de ICMS no processo de fechamento/atualização dos estoques.
Centro Custo
Código reduzido do centro de custo, obrigatório quando não houver rateio
definido para a transação.
Observação
Há um filtro nos campos conta financeira, conta contábil reduzida e centro de custo para exibir somente informações relacionadas ao usuário ativo. Não permitirá informar contas/c.custos inativos para o usuário ativo, salvo quando não houver nenhum relacionamento.
Cliente
Código do cliente.
Fornecedor
Código do fornecedor.
Observação
Os dois campos acima referem-se às operações consignadas.
Usuário Recebedor
Código do usuário que receberá o produto solicitado.
Motivo
Campo preenchido com o motivo de ocorrência cadastrado na tela F021MOT. É possível vincular apenas motivos de aplicação 36 em movimentos de estoque. O preenchimento desse campo é obrigatório quando ao utilizar a proprietária Varejo Senior.
Safra Aplicação
Identifica a safra utilizada na movimentação. Este campo estará disponível apenas para a empresa que utilizar o sistema integrado do tipo 12 - Gestão Safra, e somente irá exibir as safras ativas e que estiverem marcadas para integrar ao Gestão Safra.
Botões
Saldo Lotes
Acessa a tela F213CSL, que permite consultar o saldo
do lote a movimentar. O botão ficará sempre ativo, porém abrirá a tela apenas se o campo Código do produto estiver informado
e a origem do produto tiver controle por lote.
Parâmetros globais
Nome | Descrição |
---|---|
InfSalLot | Indicativo se será obrigatório informar o saldo total do lote ao efetuar a distribuição de lotes no atendimento da requisição (F210AME), ao efetuar um movimento de saída de estoque (F210MVP,F210LOT ) e ao subdividir lotes (F213MLO). |
SalTotLot | Indicativo se deve ser sugerido o saldo total do lote informado na tela F000DLS. |
OtiSeqMvp | Indicativo se efetua a geração da sequência dos movimentos de estoque de forma otimizada na tela F210MVP. |
Identificador de regras
Módulo | Código |
EST | 210ALTDE01 |
EST | 210DEPPA01 |
EST | 210CCOTA01 |
EST | 210CONAG01 |
EST | 210CONAG01 |
EST | 210CONDG01 |
EST | 210CONSI01 |
EST | 210CRIFE01 |
EST | 210CTRHD01 |
EST | 210MEDON01 |
EST | 210MEDON02 |
EST | 210NAOSU01 |
EST | 210NAOSU02 |
EST | 210NUDOC01 |
EST | 210PODBL01 |
EST | 210PRERE01 |
EST | 210QTDUS01 |
EST | 210SUVLT01 |
EST | 210TRAUS01 |
GER | 000PRRAT01 |