F426CEQ - Definição de Fornecedores em Coletas de Produtos
Esta rotina tem a finalidade de informar a;relação teórica dos fornecedores (produtores) do produto da coleta para a rota da coleta e;gerar as ordens de compra para os produtores. Cria ordem de compra do tipo P-Produtor; gerar as ordens de compra para as transportadoras que fornecem o serviço de;frete, ou seja, ordem de compras do tipo T-Transportador; e caso haja a necessidade, gerar a ordem de compra para a Rota, ordem de compra do tipo R-Rota.
Processos
A utilização desta interface inicia com a informação do número da coleta no
cabeçalho da tela, que é chave neste processo.
Somente podem ser
utilizadas coletas que não foram processadas. Com essa informação, são
carregadas as informações atribuídas na coleta na rotina F426CEM em (Suprimentos/
Gestão de Recebimento/Coletas de Produtos em Fornecedores/Geração), em seguida
devem ser informados os dados para geração das ordens de compra.
Data de Emissão
Informar a data de emissão da ordem de compra a ser gerada.
Trans.Fornec.
É a transação a ser atribuída nas ordens de compra
a serem geradas aos
produtores.
Devem ser utilizadas somente transações da gestão de compras. É
sugerida automaticamente da rotina F070FCP(Cadastros/Filiais/Parâmetros por
Gestão/Compras e Recebimento), o código atribuído
no campo Transação OC Produto.
Gerar O.C. Fechada
Se a opção estiver setada as ordens de compras são
geradas com situação 1 (aberto total), caso contrário são
geradas com situação 9 (não fechada). Quando o parâmetro Agrupar distrib. de coletas item de OC. existente da
rotina F070FCP(Cadastros/Filiais/Parâmetros por Gestão/Compras e Recebimento)
estiver com S (sim), e houver vários processamentos a serem executados pela
rotina o fechamento da ordem de compra deverá ser efetuado manualmente, mesmo
marcando o campo na tela não será efetuado o fechamento da ordem de compra nesta
rotina.
Gerar O.C da Rota
Esta opção somente estará habilitada se no cadastro da rota da coleta
utilizada
(F062ROE-Cadastros/Mercado e Suprimentos/Rotas Entrega) possuir um fornecedor definido, ou seja, somente será gerada uma ordem de
compra para o fornecedor da rota se esta opção estiver habilitada e definida, neste caso o
usuário deverá informar também a transação no campo Trans. Rota para
ordem compra da rota
definida abaixo.
Trans.Rota
É a transação a ser utilizada na ordem de compra da rota e somente
está habilitada se a rota da coleta possuir um fornecedor definido conforme item
acima. Devem ser
utilizadas somente transações do módulo de Compras. Será sugerida automaticamente
da rotina F070FCP(Cadastros/Filiais/Parâmetros por Gestão/Compras e
Recebimento), o código atribuído no campo Transação OC Produto.
Ao optar em Mostrar é efetuada a carga das grids Serviço Coleta - Transportadoras e Produtos Coletas - Fornecedores que servirão de base para a geração das ordens de compras para Produtores e para Transportadoras.
Grade Serviço Coletas - Transportadoras
É carregada a transportadora da coleta e a quantidade do serviço prestado.
A quantidade carregada pode ser:
- a quilometragem da rota da coleta, atribuída do campo Km Total na tela F062ROE, neste caso a transportadora utilizada para a coleta tem configurado no seu cadastro o campo Pagto Serv. Coleta (Tipo de pagamento do serviço de Coleta) na rotina F073TRA configurado como K - Quilometragem.; ou
- a quantidade real da coleta, neste caso o campo Pagto Serv. Coleta (Tipo de Pagamento do Serviço de Coleta) na rotina F073TRA da transportadora esta configurado no seu cadastro como L-Litragem.
O serviço da coleta deve ser informado e o preço do serviço vem da tabela de preço compras padrão das definições do fornecedor. Alguns pontos devem ser considerados para a geração de ordens de compras a partir desta grid:
- é gerada uma ordem de compra para cada item da grid;
- se for gerada ordem de compra para transportadora deve observar que a grade deve conter pelo menos um item, inclusive não podendo este ser excluído ou ter a transportadora trocada no primeiro item da grid, pois esta é a transportadora da coleta.
- caso não queira que seja gerado a ordem de compra da transportadora, não deverá ser informado o item de serviço.
A partir da grade Produtos Coleta - Fornecedores é que serão geradas as ordens de compras para produtores e recebe como itens os Produtores (Fornecedores) da rota e a quantidade teórica do produto de cada um destes fornecedores.
- Ao clicar em Mostrar, são carregados para a grade todos os produtores (fornecedores) da Rota
da Coleta em questão e o usuário deve informar a quantidade teórica do produto e
o preço, sendo que o preço do produto vem da tabela de preço compras padrão das
definições do fornecedor. Há ainda a opção de inicializar a quantidade
informada, a quantidade da perda e o preço utilizando o identificador de regras
CPR-426CEQVF01, ligado a uma regra.
Deve-se lembrar que o produto para as ordens de compras geradas para o produtor é o produto da coleta. Serão geradas as ordens de compras para os itens que estiverem marcados, individualmente ou através dos botões Marcar ou Desmarcar. São marcados automaticamente os itens que tenham preço e quantidade preenchidos. Se o fornecedor exigir deve ser preenchido também o campo Seq Origem Mercadoria. É obrigatório que exista pelo menos um item selecionado na grade ordens de compra - Fornecedores para que o processo seja executado.
No rodapé desta grade são apresentadas o resumo desta coleta:- Quantidade Real da coleta: informado para a coleta;
- Quantidade Total Teórica (Recebida): somatório das quantidades recebidas dos itens da grade ordens de compra - Fornecedores que estejam marcados
- Quantidade Total Teórica (Líquida): somatório das quantidades líquidas (QtdeRecebida - QtdePerda) dos itens da grade ordens de compra - Fornecedores que estejam marcados
- Diferença (Real - Total Teórica(Líquida)): a diferença entre a Quantidade Real da coleta e a Quantidade Total Teórica (Líquida);
- Diferença (%): equivale a diferença entre a Quantidade Real da coleta e a Quantidade Total Teórica (Líquida) em percentual.
- O botão Processar tem então a finalidade de efetuar a geração das ordens de
compras baseadas nas informações do cabeçalho e das grids ordens de compra -
Transportadoras e ordens de compra - Fornecedores.
Todas as ordens de compras geradas são gravadas na estrutura E426ICL - Compras - Coleta - Itens. - Ao clicar em Processar, inicialmente pode ser feita a validação dos dados da
coleta e dados da ordem de compra informados no cabeçalho. Para esta finalidade
deve ser utilizado um identificador de regras, denominado CPR-426CEQVC01 que
ligado a uma regra, deve conter as validações dos dados de acordo com a
necessidade do usuário. Caso o identificador não esteja ativo, são feitas
verificações padrões no momento da digitação dos dados do cabeçalho.
Após isso são geradas as O.C.s de produto do tipo P-Produtor, estas ordens de compras são geradas para cada item marcado(Sel.) da grade Produtos Coletas - Fornecedores. O processo de geração de ordens de compras do tipo P-Produtor consiste em:- Verificar os itens que estão Marcados (Sel.);
- com o item marcado, é verificado na tabela de ordens de compra se já existe alguma ordem de compra para o fornecedor que tenha a procedência (E420OCP.PRCOCP) 13-Via Coleta e que esteja com Situação(E420OCP.SITOCP) 9-Não Fechado e se esta OC possui o mesmo mês de emissão que a OC que está sendo gerada. .
Caso não exista nenhuma ordem de compra que satisfaça as condições descritas, é
gerada então uma nova ordem de compra para este item.
A transação de produto
da ordem de compra (E420OCP.TNSPRO) e a transação do item de produto da ordem de
compra (E420IPO.TNSPRO) das ordem de compra geradas corresponde então ao campo
Trans.Fornec., a Data de Emissão (E420OCP.DATEMI), para a ordem de compra
nova, corresponde ao campo Data de Emissão informado, assim como a Situação
da ordem de compra (E420OCP.SITOCP) que é atualizada como 1-Aberto Total, caso
a opção Gerar O.C.Fechadas estejam definida as O.C. e 9-Não Fechado caso
contrário. Os campos: Produto (E420IPO.CODPRO), Derivação (E420IPO.CODDER),
Depósito (E420IPO.CODDEP), Lote (E420IPO.CODLOT) e Data de Validade do
Lote (E420IPO.DATVLT) do item da O.C. provêm da Coleta, Tabela de
Preço(E420IPO.CODTPR) e Preço Unitário(E420IPO.PREUNI) seguem os valores
definidos da grade. O campo Quantidade (E420IPO.QTDPED) é definido pela Quantidade
Teórica Líquida (QtdeRecebida - QtdePerda), informada nesta grade.
As ordens de compras geradas nesta fase são armazenadas na estrutura de itens de coleta (E426ICL) identificando-se a Coleta, a seqüência do item da coleta, o número da ordem de compra, a seqüência do item na ordem de compra e o tipo da ordem de compra gerada, neste caso é gravado como tipo P-Produtor. Cada ordem de compra gerada é um novo item de coleta.
Em seguida a geração das ordens de compras de tipo P-Produtor são geradas as ordens de compras para as transportadoras(tipo T-Transportador). Estas ordens de compras são geradas para cada item da grade de ordens de compra - Transportadoras e têm apenas Serviço. O processo de geração de O.C.’s do tipo Transportador consiste em verificar se existe na tabela de ordens de compra de alguma ordem de compra para o Fornecedor, que tenha procedência(E420OCP.PRCOCP) 13-Via Coleta e que esteja com situação(E420OCP.SITOCP) 9-Não Fechado. Caso existir, a ordem de compra que está sendo gerada será adicionada aos itens da ordem de compra encontrada (E420ISO - Compras-ordens de compra-Itens de Serviço), incrementando o campo do Item de Serviço da ordem de compra (E420ISO.SEQISO). Caso não exista nenhuma ordem de compra que satisfaça as condições descritas, é gerada então uma nova ordem de compra para este item. A Transação de Serviço da ordem de compra (E420OCP.TNSSER) e a transação do item de serviço da ordem de compra (E420ISO.TNSSER) das geradas corresponde então a coluna Transação da grade de ordens de compra - Transportadoras, a Data de Emissão (E420OCP.DATEMI), para ordem de compra nova, corresponde ao campo Data de Emissão informado no cabeçalho, assim como a situação da ordem de compra (E420OCP.SITOCP) que é atualizada como 1-Aberto Total, caso a opção Gerar O.C.Fechadas esteja definida e 9-Não Fechado caso contrário. Os campos Serviço (E420ISO.CODSER), Quantidade(E420ISO.QTDPED), Tabela de Preço(E420ISO.CODTPR) e Preço Unitário(E420ISO.PREUNI) para o serviço da ordem de compra gerada seguem os valores que devem ser informados nesta grade. Deve-se considerar que o Fornecedor da ordem de compra gerada para esta transportadora é o fornecedor definido na transportadora através do campo Transportadora como Fornecedor (E073TRA.TRAFOR), se este não estiver configurado corretamente, todo o processo de Geração das OC é interrompido.
As geradas nesta fase também são armazenadas na estrutura de Itens de Coleta (E426ICL) identificando-se a Coleta, a do item da Coleta, o número da ordem de compra, a do item na ordem de compra e o tipo da ordem de compra gerada, neste caso é gravado como tipo T-Tranportador.
Caso a opção Gerar O.C da Rota estiver habilitada e definida é gerada a ordem de compra do tipo R-Rota. Esta ordem de compra é uma ordem de compra de produto e do mesmo modo que de Produtor no momento da geração é feita a verificação na tabela de ordens de compra se existe alguma ordem de compra para o Fornecedor, que tenha procedência(E420OCP.PRCOCP) 13-Via Coleta e que esteja com situação(E420OCP.SITOCP) 9-Não Fechado. O Fornecedor desta ordem de compra corresponde ao Fornecedor da Rota (E062ROE.CODFOR), configurado anteriormente. Caso exista, a ordem de compra que está sendo gerada será adicionada aos itens da ordem de compra encontrada (E420IPO - Compras-ordens de compra-Itens de Produto), para isto é incrementado o valor do campo do Item de Produto da ordem de compra (E420IPO.SEQIPO. Caso não exista nenhuma ordem de compra que satisfaça as condições descritas, é gerada então uma nova ordem de compra para este produto.
A ordem de compra do tipo R-Rota é uma transação de produto e utiliza os
campos do cabeçalho: Data de Emissão para emissão da Coleta(E420OCP.DATEMI),
Trans.Rota para o campo Transação de Produto da OC (E420OCP.TNSPRO) e para o
campo Transação do item de produto da OC(E420IPO.TNSPRO). A situação da ordem de
compra (E420OCP.SITOCP) que está sendo gerada segue o mesmo tratamento
dispensado a geração da ordem de compra de P-Produtor. Os campos:
Produto (E420IPO.CODPRO), Derivação (E420IPO.CODDER), Depósito (E420IPO.CODDEP),
Lote (E420IPO.CODLOT) e Data de Validade do Lote (E420IPO.DATVLT) do item da ordem
de compra provêm da Coleta, o campo Quantidade (E420IPO.QTDPED) corresponde ao
somatório das Quantidades Recebidas sem considerar as perdas de todos os
produtores, corresponde então ao campo Quantidade Total Teórico (Recebida)
monstrado no rodapé da grade. O campo Tabela de Preço(E420IPO.CODTPR) e Preço
Unitário(E420IPO.PREUNI) seguem os valores definidos na tabela de preço padrão
das definições do Fornecedor da Rota ou então pode-se utilizar o identificador
de regras CPR-426CEQVR01, ligado a uma regra para definir o preço unitário do
item da OC gerada para a Rota.
As geradas nesta fase são armazenadas na estrutura de Itens de Coleta (E426ICL)
identificando-se a Coleta, a do item da Coleta, o número da ordem de compra, a
do item na ordem de compra e o Tipo da ordem de compra gerada, neste caso é
gravado como tipo R-Rota.
Ao término da geração das ordens de compras é atualizada a Situação da Coleta(E426CLE.SITCLE) para 2-Processada e o sistema relaciona as ordens de compras geradas permitindo a consulta destas, ativando a tela Consulta de ordens de compras - Itens (F422CIO).
Para a utilização da rotina F426CEQ - Suprimentos > Gestão de Recebimento > Coletas de Produtos em Fornecedores > Definição Fornecedores faz-se necessário que algumas informações estejam configuradas no sistema:
- Se o usuário necessita que seja gerada uma ordem de compra para a Rota, deve cadastrar um Fornecedor para a rota da coleta, pois este será o fornecedor da ordem de compra da Rota. Este dado deve ser informado na tela F062ROE (Cadastros/Mercado e Suprimentos/Rotas Entrega), na página Rotas. Para tanto foi criado na tabela E062ROE - Tabelas-Rotas ou Localidades de Entrega, o campo CODFOR - Código do Fornecedor da Rota;
- É necessário também que estejam configurados os fornecedores da rota, estes são os produtores terão o produto recolhido pelo transportador na rota definida para a coleta. Deve ser atribuído no fornecedor a rota e o transportador, estes são configurados na tela F095CAD (Cadastros/Clientes e Fornecedores/Fornecedores/Cadastro), campo Rota ou Localidade, ou seja, a qual rota este fornecedor pertence ;
- Para a geração das ordens de compra da Transportadora, deve estar corretamente configurado o campo Código da Transportadora como Fornecedor, do cadastro de transportadoras (E073TRA.TRAFOR), pois a ordem de compra é gerada utilizando-se das informações deste fornecedor para efetuar as devidas consistências;
- A definição da forma de pagamento do Serviço da transportadora relacionado na coleta é definida no campo E073TRA.PAGCLE;
- Para a geração da Nota Fiscal de Saída (cobrança) para o Transportador é necessário que esteja configurado corretamente o campo Transportadora como Cliente, do cadastro de Transportadoras (E073TRA>TRACLI), pois a Nota Fiscal é gerada utilizando-se das informações deste cliente para efetuar as devidas consistências;
- Caso o usuário não utilizar o identificador de Regras CPR-426CEQVR01, devem existir valores definidos na tabela de preço padrão nas definições do Fornecedor da Rota, caso contrário não será possível a geração de OCs do tipo R-Rota.
- Implementados dois labels (descritivos), código e descrição, e só aparecerão coletas com situação 1-Digitada e 2-Processada, ao abrir a tela ou cancelar, a situação aparecerá em branco.
- Implementadas as seguintes consistências para a Data Emissão:
- Data de Emissão da Coleta não pode ser maior que a data atual;
- Data da Emissão não pode ser menor que (data atual - Quantidade de dias anterior ao atual aceito para data de emissão da ordem de compra[E070CPR.QTDDAO]), definido em Cadastros > Filiais > Compras;
- Data de emissão deve estar dentro do período de Compras em Cadastros > Filiais > Compras.
- Implementado no identificador de regras CPR-426CEQVC01 as variáveis:
- VSForRoe (código do fornecedor da rota), tipo número e sem retorno.
- VSGOcRoe (opção para Gerar a ordem de compra do tipo Rota para a coleta), tipo
alfa, sem retorno.
A finalidade destas variáveis consistem em oferecer ao usuário poder definir a obrigatoriedade ou não da geração da ordem de compra do tipo R-Rota. Se a rota definida para a coleta possuir fornecedor torna o processo da obrigatoriedade da geração das ordens de compras mais flexíveis.
- Implementado para que a data de entrega do item da ordem de compra receba data da pesagem da coleta, porém se a data da pesagem for menor que a data de emissão, a data da entrega será o valor da data de emissão da ordem de compra, ou seja, vale a maior data entre as datas de pesagem e emissão das ordens de compras. A definição da data de entrega para os itens é definida deste modo, pois de acordo com o ciclo do processo de Coleta de Produtos em Fornecedores o produto já foi entregue no momento da pesagem.
- Implementado o controle multiusuário. Quando dois ou mais usuários estiverem a processar, a mesma coleta somente o primeiro usuário a efetuar o processamento terá a operação completada, os demais recebem a mensagem de aviso do controle de multiusuários.
- Implementado para que seja permitida a alteração da Quantidade Real da coleta antes do processamento da mesma e sem a necessidade da utilização da tela de geração de coleta (F426CEM), para tanto foi criado no rodapé da tela um botão Qtde Real que é habilitado após ser informado o número da coleta e cuja finalidade é de colocar em edição o campo Qtde Real da coleta informada para processamento. Após clicar neste botão o cursor é posicionado no campo Qtde Real para ser informada a nova quantidade que, se for diferente da quantidade anterior faz o procedimento de alteração da coleta, ou seja, exclui o movimento de estoque gerado originalmente para a coleta, grava a nova quantidade real para a coleta e gera um novo movimento de estoque para esta coleta com a nova Qtde Real. Deve-se lembrar que esta alteração somente pode ser efetuada se o usuário tiver autorização. Para isto foi criado um novo parâmetro de usuário denominado: Indicativo se o usuário pode alterar peso e quantidade recebida na coleta de produtos em fornecedores (E099USU.CLEQTD). Este campo é definido em [Tabelas-> Usuários-> Compras (F099UCP)] em Alterar Qtd. Rec. Coleta Prod. em Fornec., ou seja, o botão Qtde Real somente estará habilitado para usuário com permissão para utilização do mesmo. Após clicar em mostrar a opção de efetuar esta operação é desativada, ou seja, são desabilitados tanto o botão quanto o campo Qtde Real, pois ao entrar em processo de geração das ordens de compras não é possível a alteração da quantidade da coleta.
- Implementada a disponibilidade para informar na grade de ordens de compra -
Fornecedores 5 (cinco) campos para que o usuário possa informar as
perdas/descontos do produto fornecido. Estes campos são descontados da
Quantidade Informada e definem assim a Quantidade Líquida do item da grade.
Também disponibilizado um identificador de regras denominado CPR-426SNCOL02 que tem a finalidade de permitir ao usuário definir o nome das colunas: Qtde Recebida, Qtde Perda 1, Qtde Perda 2, Qtde Perda 3, Qtde Perda 4, Qtde Perda 5, Preço e Qtde Líq. da grade (grade) ordens de compra - Fornecedores.
Também implementada a inclusão dos campos para informar na grade (grade) de ordens de compra - Transportadoras , são 5 (cinco) campos para que o usuário possa informar as perdas/descontos. Estes campos não influenciam na geração da OC de serviço para a transportadora da grid(grade), estes serão gravados na estrutura de Itens da Coleta (E426ICL) e serão utilizados posteriormente como desconto do valor a ser pago ao transportador.
Também disponibilizado o identificador de regras denominado CPR-426SNCOL01 que tem a finalidade de permitir ao usuário definir o nome das colunas: Quantidade, Qtde Perda 1, Qtde Perda 2, Qtde Perda 3, Qtde Perda 4, Qtde Perda 5 e Preço da grade ordens de compra - Transportadoras.
Será permitida a inclusão de fornecedores na grid(grade) ordens de compras - Fornecedores além dos que são sugeridos na tela através das configurações do sistema, estes fornecedores ficarão ligados a coleta pela estrutura de itens de coleta (E426ICL) e poderão ser rastreados pela coleta. No entanto para se chegar a coleta utilizando a rota, não será possível pois alguns destes não estarão relacionados. Será permitido então nesta grid(grade) a alteração e a exclusão dos fornecedores existentes, deve-se lembrar que a inclusão/exclusão de fornecedores somente pode ser efetuada se a coleta não foi processada anteriormente, ou seja, com situação Digitada. - Implementada a permissão para que sejam corrigidas as quantidades, o valor
informado e as perdas para os itens de serviço grid(grade) ordens de compras -
Transportadoras), os campos de quantidade informada, quantidades de perdas e
preço para os itens de fornecedores da coleta, para as Coletas que já tiverem
sido processadas. Este processo permite apenas que sejam ajustados os valores
para o caso de quantidades informadas erroneamente. Não é permitido zerar
quaisquer destes campos, desmarcar itens de fornecedores ou excluir qualquer
lançamento informado, pois os mesmos já estão ligados a ordens de compras
geradas no processamento desta coleta. A permissão para que seja efetuado este
procedimento está disponível somente a usuários autorizados mediante o campo
E099USUO.CLEPRC (Indicativo se o usuário pode alterar a coleta de produtos em
fornecedores processada), definido na tela Tabelas > Usuários > Compras
(F099UCP).
Foi removida a opção de geração da nota fiscal para o transportador com a diferença real e teórica da coleta. Estas notas fiscais são geradas através da tela de reajustes (F426RVN) com o acumulado para o fornecedor das diferenças encontradas nas coletas selecionadas para reajuste. - Implementado para que seja permitido alterar livremente as grids Serviço
Coletas - Transportadoras e Produtos Coletas - Fornecedores, ou seja, será
permitido ao usuário autorizado além de alterar as quantidades e o preço,
incluir novos itens nas respectivas grids e excluir/desmarcar itens existentes.
Ao Processar a alteração da coleta, os itens excluídos ou desmarcados (no caso da grade de Fornecedores) são excluídos das respectivas ordens de compras a que pertencem e os itens incluídos nas grade geram novos itens em ordens de compras já existentes ou até mesmo geram novas Ordens. Os itens onde há apenas alteração nas quantidades e/ou preço, são simplesmente atualizados nos Itens de ordens de compras.
Esta funcionalidade tornou-se necessária pois ocorriam muitos problemas na digitação dos fornecedores do produto para a coleta, ou seja, coletas são processadas com fornecedores que não fazem parte da mesma e/ou os fornecedores que deveriam fazer parte desta coleta não foram informados pois o código foi informado erroneamente.
Alguns pontos devem ser observados para que seja possível a alteração de coletas processadas (E426CLE.SitCle):- este procedimento somente pode ser feito por usuários autorizados, F099UCP (Cadastros/Usuários/Parâmetros por Gestão/Compras e Recebimento) - campo E099USUO.CLEPRC (Indicativo se o usuário pode alterar a coleta de produtos em fornecedores processada);
- somente podem ser alteradas as coletas onde todas as ordens de compra geradas a partir dela estejam abertas, ou seja, em situação (9-Não Fechado);
- se uma das ordens de compra geradas pela coleta estiver com situação diferente de 9-Não Fechado, é mostrado ao usuário uma mensagem de aviso e os dados da coleta são carregados mas a mesma não permite edição, podendo apenas servir como Consulta.
- se o usuário não for autorizado a efetuar este procedimento de alteração e informar uma coleta Processada, os dados da coleta são carregados mas a mesma não permite edição, podendo apenas servir como Consulta, independente da situação das ordens de compra geradas.
- se na alteração da grade de Produtos Coletas - Fornecedores, o usuário excluir uma linha (fornecedor) e incluir novamente, serão considerado dois processos, ou seja, ao processar, será excluído o item da ordem de compra gerado anteriormente (para a linha que foi excluída) e gerado um novo item para uma outra ordem de compra (linha incluída), neste caso, se for excluída uma linha erroneamente e o usuário deseja manter a ordem de compra gerada anteriormente para este fornecedor nesta coleta, deve reiniciar todo o processo.
- não será permitida a alteração dos códigos das transações das ordens de compra relacionadas a coleta que estiver sendo consultada/alterada;
- a data de emissão e as transações podem ser alterada para coletas em edição, mas somente serão usadas se por ventura for gerada alguma ordem de compra nova em decorrência da inclusão de novos itens nas grids, nas ordens de compra existentes serão mantidos os valores originais;
- se uma coleta for carregada para alteração e foi gerada sem que tenha sido gerada ordem de compra para rota, sendo que esta permite este procedimento, pode ser processada novamente gerando a ordem de compra para a rota, para isto basta marcar esta opção antes de mostrar os dados nas grids.
- se uma coleta for carregada para alteração e foi gerada com ordem de compra para rota, esta pode ser processada novamente sem gerar a ordem de compra para a rota, a ordem de compra gerada anteriormente será excluída, para isto basta desmarcar a opção Gerar OC Rota antes de Mostrar os dados nas grids.
- não será permitido fechar ordens de compra geradas a partir desta tela quando a coleta estiver em processo de alteração, sendo que a opção Gerar OC Fechada se encontra desabilitada. As ordens de compras geradas para esta coleta devem ser fechadas pelos processos de fechamento das ordens de compras (Compras).
- Implementado para que seja permitido informar itens na grade (grade) Produtos
Coleta - Fornecedores onde a quantidade líquida seja igual a 0(zero), somente
bloqueando o processo se a quantidade líquida for negativa. Os itens que tiverem
quantidade líquida igual a 0(zero) serão gravados nos itens de coleta de
produtos em fornecedores (E426ICL) mas não geram ordem de compra, deste modo, se
na tela de definição de fornecedores (F426CEQ) for informada uma coleta já
processada, para consulta ou alteração, os itens que não geraram ordem de compra
(quantidade líquida é 0(zero)) terão carregados os campos preço e
seq.origem de acordo com a configuração do fornecedor. Para os itens que
geraram ordem de compra, serão carregados estes valores conforme informado no
processamento.
Deve ser considerado que, mesmo que a quantidade líquida seja 0(zero), os campos preço e seq.origem (se necessário) devem ser informados, pois são requisitos para que seja possível processar corretamente os itens da grid(grade). Foram efetuados ajustes na nomenclatura das grids(grades) pois com as implementações efetuadas não serão mais geradas ordens de compras para todos os itens da grid(grade) de fornecedores, portanto não podem ser mais considerados todos os itens como sendo pertencentes a ordens de compras. - Implementado o botão Excluir, o qual estará habilitado ou não após clicar no
botão mostrar. Necessidade para estar habilitado:
- O usuário necessita possuir permissão para alterar as coletas processadas (E099USU.ClePrc = S. No sistema, o parâmetro fica em: Tabelas/Usuários/Compras - campo Alterar Coleta Prod. em Fornec. Processada ).
- Nenhuma das ordens compras que possuí itens oriundos da coleta deve estar com
situação diferente de 9- (Não Fechado).
Ao clicar no botão a rotina excluí das ordens de compras os itens que foram gerados a partir desta coleta e altera a situação da coleta para 1- Digitada permitindo a sua reutilização.
A exclusão é apenas para as ordens compras que possuem itens oriundos de coleta, portanto, caso uma coleta tenha dado origem a uma ordem de compra com apenas um item, este item será excluído, e como consequência será feita a exclusão dos dados gerais na tabela E420OCP (ordem de compras dados gerais).
implementado o campo de marcação: Não Sugerir Fornecedores com a finalidade de permitir a exibição dos dados de uma coleta em situação 1-Digitada com a grade Produtos Coleta - Fornecedores em branco, ou seja, sem os fornecedores da rota da coleta, partindo desta forma informá-los manualmente na grade. Para coletas em situação 2-Processada a opção é desabilitada e o processo continua o mesmo. Igualmente implementada uma consistência ao inserir um fornecedor na grade Produtos Coleta - Fornecedores para verificar se o fornecedor incluído está ligado a rota da coleta ou não e caso o fornecedor não esteja ligado a rota da coleta uma mensagem será exibida permitindo optar se este fornecedor pode ser incluído na coleta ou então barrar esta inclusão.
- Implementado
o parâmetro Agrupar distrib. de Coleta item de OC. Existenteem
Cadastros > Filiais > Parâmetros por Gestão > Compras e Recebimento,
no parâmetro, apenas os valores S (sim) e N (não) poderão ser atribuídos. O
Padrão será N (não).
Quando o parâmetro estiver com S, ao invés da rotina gerar novos itens de ordem de compra no processamento conforme padrão, as distribuições serão agrupadas em um único item de ou das ordem de compra já existente, quando se tratar de um mesmo produto/derivação, sendo que este agrupamento irá ocorrer para os três tipos de ordens de compra possíveis de serem geradas (rota, produtor e transportador).
Se o parâmetro estiver com S, o sistema irá procurar o primeiro item de ordem de compra apto a ser agrupado, o item apto a ser agrupado deverá conter as seguintes características:- A ordem de compra deve ser da mesma empresa/filial/fornecedor da ordem de compra que está sendo processada;
- A procedência da ordem de compra deve ser 13 (ordem de compra via coleta), ou seja, deve ter sido gerada através da mesma rotina;
- A situação da ordem de compra deve ser 9 (Não fechada);
- A ordem compra deve possuir o mesmo mês de emissão da ordem de compra que está sendo processada;
- O item de produto ou serviço deve ser o mesmo que está sendo processado;
Observação
Para produto é levado em consideração o produto e a derivação.
- A situação do item deve ser 9 (não fechado);
Observação
A ordenação para o critério de escolha do item apto a ser agrupado é: Data de emissão da ordem de compra por ordem decrescente, sequência do item por ordem crescente.
- Se o sistema não encontrar nenhum item apto a ser agrupado, um novo item será gerado, ou seja, seguirá o processo normalmente. Para produtos gerado com lote, para cada lote diferente será gerado um item, para lotes iguais será agrupado.
- No fluxo normal, quando um item é excluído da grade por algum motivo, no processamento o mesmo é excluído e a ordem de compra é reajustada ou excluída quando não houver mais itens na mesma. Da mesma forma que um item pode ser agrupado com a utilização do parâmetro, o processo inverso também irá ocorrer, ou seja quando um item for excluído por algum motivo (excluído ou desmarcado na grid), irá ocorrer o desagrupamento do item.
- As alterações de quantidade na tela F426CEQ atualizarão normalmente a quantidade de um item de ordem de compra agrupado, diminuindo ou somando a quantidade.
- As mensagens que indicam o processamento (Gerando ordens de compra...) quando da ocorrência do agrupamento serão apresentadas com o texto Agrupando itens de ordens de compra....
- A mensagem no final do processamento (Itens de ordens de compra processados com sucesso...) quando da ocorrência do agrupamento serão apresentadas com o texto Itens de ordens de compra agrupados com sucesso....
- A mensagem no final do processamento que indica a exclusão de itens (Item(s) de ordem(ns) de compra excluído(s) com sucesso...) quando da ocorrência do agrupamento serão apresentadas com o texto
- Itens de ordens de compra desagrupados com sucesso.... Foi implementada uma consistência (que estava faltando na rotina e é necessário devido a implementação do novo parâmetro) para que não seja possível inserir duas vezes a mesma transportadora com o mesmo serviço na grade Serviços Coleta - Transportadoras, se houver duplicidade o bloqueio ocorrerá com a seguinte mensagem: Transportadora já informada para o serviço!.
- Quando da ocorrência de um agrupamento de item, o sistema irá gravar uma observação na tabela E420OBS indicando o agrupamento, da mesma forma, o sistema irá gravar uma observação quando da ocorrência de um desagrupamento.
- Foram implementadas também consistências nas telas de ordens de compra F420GOC [Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada] e F420OCP [Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Individual] (acessível apenas com a utilização do identificador de regras CPR-420TLOCP01) para que não seja possível alterar a quantidade de um item de ordem de compra (produto e serviço) quando o mesmo estiver agrupado, pois neste caso, quando houve agrupamento qualquer alteração de quantidade deve ser feita através da tela F426CEQ, pois esta é a única rotina que atualiza o E426ICL.QtdInf que é utilizado na rotina F426RVN quando o item estiver agrupado.
A mensagem de consistência
Item agrupado por conta do parâmetro Agrupar
distrib. de coletas item de OC existente dos parâmetros de compras da filial.
Alteração da quantidade somente será permitida somente através da tela F426CEQ
[Suprimentos > Gestão de Recebimento > Coletas de Produtos em Fornecedores >
Definição Fornecedores]!.
Parâmetros Globais
Nome | Descrição |
---|---|
IndOriCol | Indicativo se a sequência da origem da mercadoria do fornecedor deve ser considerada para inserção de novos itens. |
Identificadores de Regra
Módulo | Código |
CPR | 426CEQPG01 |
CPR | 420CPLOC01 |
GER | 000HFOAU01 |
Observação
Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.