F426CEQ - Definição de Fornecedores em Coletas de Produtos

Esta rotina tem a finalidade de informar a;relação teórica dos fornecedores (produtores) do produto da coleta para a rota da coleta e;gerar as ordens de compra para os produtores. Cria ordem de compra do tipo P-Produtor; gerar as ordens de compra para as transportadoras que fornecem o serviço de;frete, ou seja, ordem de compras do tipo T-Transportador; e caso haja a necessidade, gerar a ordem de compra para a Rota, ordem de compra do tipo R-Rota.

Processos

A utilização desta interface inicia com a informação do número da coleta no cabeçalho da tela, que é chave neste processo.
Somente podem ser utilizadas coletas que não foram processadas. Com essa informação, são carregadas as informações atribuídas na coleta na rotina F426CEM em (Suprimentos/ Gestão de Recebimento/Coletas de Produtos em Fornecedores/Geração), em seguida devem ser informados os dados para geração das ordens de compra.

Data de Emissão
Informar a data de emissão da ordem de compra a ser gerada.

Trans.Fornec.
É a transação a ser atribuída nas ordens de compra a serem geradas aos produtores.
Devem ser utilizadas somente transações da gestão de compras. É sugerida automaticamente da rotina F070FCP(Cadastros/Filiais/Parâmetros por Gestão/Compras e Recebimento), o código atribuído no campo Transação OC Produto.

Gerar O.C. Fechada
Se a opção estiver setada as ordens de compras são geradas com situação 1 (aberto total), caso contrário são geradas com situação 9 (não fechada). Quando o parâmetro Agrupar distrib. de coletas item de OC. existente da rotina F070FCP(Cadastros/Filiais/Parâmetros por Gestão/Compras e Recebimento) estiver com S (sim), e houver vários processamentos a serem executados pela rotina o fechamento da ordem de compra deverá ser efetuado manualmente, mesmo marcando o campo na tela não será efetuado o fechamento da ordem de compra nesta rotina.

Gerar O.C da Rota
Esta opção somente estará habilitada se no cadastro da rota da coleta utilizada (F062ROE-Cadastros/Mercado e Suprimentos/Rotas Entrega) possuir um fornecedor definido, ou seja, somente será gerada uma ordem de compra para o fornecedor da rota se esta opção estiver habilitada e definida, neste caso o usuário deverá informar também a transação  no campo Trans. Rota para ordem compra da rota definida abaixo.

Trans.Rota
É a transação a ser utilizada na ordem de compra da rota e somente está habilitada se a rota da coleta possuir um fornecedor definido conforme item acima. Devem ser utilizadas somente transações do módulo de Compras. Será sugerida automaticamente da rotina F070FCP(Cadastros/Filiais/Parâmetros por Gestão/Compras e Recebimento), o código atribuído no campo Transação OC Produto.

Ao optar  em Mostrar é efetuada a carga das grids Serviço Coleta - Transportadoras e Produtos Coletas - Fornecedores que servirão de base para a geração das ordens de compras para Produtores e para Transportadoras.

Grade Serviço Coletas - Transportadoras 
É carregada a transportadora da coleta e a quantidade do serviço prestado. A quantidade carregada pode ser:

O serviço da coleta deve ser informado e o preço do serviço vem da tabela de preço compras padrão das definições do fornecedor. Alguns pontos devem ser considerados para a geração de ordens de compras a partir desta grid:

  1. é gerada uma ordem de compra para cada item da grid;
  2. se for gerada ordem de compra para transportadora deve observar que a grade deve conter pelo menos um item, inclusive não podendo este ser excluído ou ter a transportadora trocada no primeiro item da grid, pois esta é a transportadora da coleta.
  3. caso não queira que seja gerado a ordem de compra da transportadora, não deverá ser informado o item de serviço.   

A partir da grade Produtos Coleta - Fornecedores é que serão geradas as ordens de compras para produtores e recebe como itens os Produtores (Fornecedores) da rota e a quantidade teórica do produto de cada um destes fornecedores. 

  1. Ao clicar em Mostrar, são carregados para a grade todos os produtores (fornecedores) da Rota da Coleta em questão e o usuário deve informar a quantidade teórica do produto e o preço, sendo que o preço do produto vem da tabela de preço compras padrão das definições do fornecedor. Há ainda a opção de inicializar a quantidade informada, a quantidade da perda e o preço utilizando o identificador de regras CPR-426CEQVF01, ligado a uma regra.
    Deve-se lembrar que o produto para as ordens de compras geradas para o produtor é o produto da coleta. Serão geradas as ordens de compras para os itens que estiverem marcados, individualmente ou através dos botões Marcar ou Desmarcar. São marcados automaticamente os itens que tenham preço e quantidade preenchidos. Se o fornecedor exigir deve ser preenchido também o campo Seq Origem Mercadoria.  É obrigatório que exista pelo menos um item selecionado na grade ordens de compra - Fornecedores para que o processo seja executado.
    No rodapé desta grade são apresentadas o resumo desta coleta:

    • Quantidade Real da coleta: informado para a coleta;
    • Quantidade Total Teórica (Recebida): somatório das quantidades recebidas dos itens da grade ordens de compra - Fornecedores que estejam marcados
    • Quantidade Total Teórica (Líquida): somatório das quantidades líquidas (QtdeRecebida - QtdePerda) dos itens da grade ordens de compra - Fornecedores que estejam marcados
    • Diferença (Real - Total Teórica(Líquida)): a diferença entre a Quantidade Real da coleta e a Quantidade Total Teórica (Líquida);
    • Diferença (%): equivale a diferença entre a Quantidade Real da coleta e a Quantidade Total Teórica (Líquida) em percentual.
  1. O botão Processar tem então a finalidade de efetuar a geração das ordens de compras baseadas nas informações do cabeçalho e das grids ordens de compra - Transportadoras e ordens de compra - Fornecedores.
    Todas as ordens de compras geradas são gravadas na estrutura E426ICL - Compras - Coleta - Itens.
  2. Ao clicar em Processar, inicialmente pode ser feita a validação dos dados da coleta e dados da ordem de compra informados no cabeçalho. Para esta finalidade deve ser utilizado um identificador de regras, denominado CPR-426CEQVC01 que ligado a uma regra, deve conter as validações dos dados de acordo com a necessidade do usuário. Caso o identificador não esteja ativo, são feitas verificações padrões no momento da digitação dos dados do cabeçalho.
    Após isso são geradas as O.C.s de produto do tipo P-Produtor, estas ordens de compras são geradas para cada item marcado(Sel.) da grade Produtos Coletas - Fornecedores. O processo de geração de ordens de compras do tipo P-Produtor consiste em:

    • Verificar os itens que estão Marcados (Sel.);
    • com o item marcado, é verificado na tabela de ordens de compra se já existe alguma ordem de compra para o fornecedor que tenha a procedência (E420OCP.PRCOCP) 13-Via Coleta e que esteja com Situação(E420OCP.SITOCP) 9-Não Fechado  e se esta OC possui o mesmo mês de emissão que a OC que está sendo gerada. .

Caso não exista nenhuma ordem de compra que satisfaça as condições descritas, é gerada então uma nova ordem de compra para este item.
A transação de produto da ordem de compra (E420OCP.TNSPRO) e a transação do item de produto da ordem de compra (E420IPO.TNSPRO) das ordem de compra geradas corresponde então ao campo Trans.Fornec., a Data de Emissão (E420OCP.DATEMI), para a ordem de compra nova, corresponde ao campo Data de Emissão informado, assim como a Situação da ordem de compra (E420OCP.SITOCP) que é atualizada como 1-Aberto Total, caso a opção Gerar O.C.Fechadas estejam definida as O.C. e 9-Não Fechado caso contrário. Os campos: Produto (E420IPO.CODPRO), Derivação (E420IPO.CODDER), Depósito (E420IPO.CODDEP), Lote (E420IPO.CODLOT) e Data de Validade do Lote (E420IPO.DATVLT) do item da O.C. provêm da Coleta, Tabela de Preço(E420IPO.CODTPR) e Preço Unitário(E420IPO.PREUNI) seguem os valores definidos da grade. O campo Quantidade (E420IPO.QTDPED) é definido pela Quantidade Teórica Líquida (QtdeRecebida - QtdePerda), informada nesta grade.

As ordens de compras geradas nesta fase são armazenadas na estrutura de itens de coleta (E426ICL) identificando-se a Coleta, a seqüência do item da coleta, o número da ordem de compra, a seqüência do item na ordem de compra e o tipo da ordem de compra gerada, neste caso é gravado como tipo P-Produtor. Cada ordem de compra gerada é um novo item de coleta.

Em seguida a geração das ordens de compras de tipo P-Produtor são geradas as ordens de compras para as transportadoras(tipo T-Transportador). Estas ordens de compras são geradas para cada item da grade de ordens de compra - Transportadoras e têm apenas Serviço. O processo de geração de O.C.’s do tipo Transportador consiste em verificar se existe na tabela de ordens de compra de alguma ordem de compra para o Fornecedor, que tenha procedência(E420OCP.PRCOCP) 13-Via Coleta e que esteja com situação(E420OCP.SITOCP) 9-Não Fechado. Caso existir, a ordem de compra que está sendo gerada será adicionada aos itens da ordem de compra encontrada (E420ISO - Compras-ordens de compra-Itens de Serviço), incrementando o campo do Item de Serviço da ordem de compra (E420ISO.SEQISO). Caso não exista nenhuma ordem de compra que satisfaça as condições descritas, é gerada então uma nova ordem de compra para este item. A Transação de Serviço da ordem de compra (E420OCP.TNSSER) e a transação do item de serviço da ordem de compra (E420ISO.TNSSER) das geradas corresponde então a coluna Transação da grade de ordens de compra - Transportadoras, a Data de Emissão (E420OCP.DATEMI), para ordem de compra nova, corresponde ao campo Data de Emissão informado no cabeçalho, assim como a situação da ordem de compra (E420OCP.SITOCP) que é atualizada como 1-Aberto Total, caso a opção Gerar O.C.Fechadas esteja definida e 9-Não Fechado caso contrário. Os campos Serviço (E420ISO.CODSER), Quantidade(E420ISO.QTDPED), Tabela de Preço(E420ISO.CODTPR) e Preço Unitário(E420ISO.PREUNI) para o serviço da ordem de compra gerada seguem os valores que devem ser informados nesta grade. Deve-se considerar que o Fornecedor da ordem de compra gerada para esta transportadora é o fornecedor definido na transportadora através do campo Transportadora como Fornecedor (E073TRA.TRAFOR), se este não estiver configurado corretamente, todo o processo de Geração das OC é interrompido.

As geradas nesta fase também são armazenadas na estrutura de Itens de Coleta (E426ICL) identificando-se a Coleta, a do item da Coleta, o número da ordem de compra, a do item na ordem de compra e o tipo da ordem de compra gerada, neste caso é gravado como tipo T-Tranportador.

Caso a opção Gerar O.C da Rota estiver habilitada e definida é gerada a ordem de compra do tipo R-Rota. Esta ordem de compra é uma ordem de compra de produto e do mesmo modo que de Produtor no momento da geração é feita a verificação na tabela de ordens de compra se existe alguma ordem de compra para o Fornecedor, que tenha procedência(E420OCP.PRCOCP) 13-Via Coleta e que esteja com situação(E420OCP.SITOCP) 9-Não Fechado. O Fornecedor desta ordem de compra corresponde ao Fornecedor da Rota (E062ROE.CODFOR), configurado anteriormente. Caso exista, a ordem de compra que está sendo gerada será adicionada aos itens da ordem de compra encontrada (E420IPO - Compras-ordens de compra-Itens de Produto), para isto é incrementado o valor do campo do Item de Produto da ordem de compra (E420IPO.SEQIPO. Caso não exista nenhuma ordem de compra que satisfaça as condições descritas, é gerada então uma nova ordem de compra para este produto.

A ordem de compra do tipo R-Rota é uma transação de produto e utiliza os campos do cabeçalho: Data de Emissão para emissão da Coleta(E420OCP.DATEMI), Trans.Rota para o campo Transação de Produto da OC (E420OCP.TNSPRO) e para o campo Transação do item de produto da OC(E420IPO.TNSPRO). A situação da ordem de compra (E420OCP.SITOCP) que está sendo gerada segue o mesmo tratamento dispensado a geração da ordem de compra de P-Produtor. Os campos: Produto (E420IPO.CODPRO), Derivação (E420IPO.CODDER), Depósito (E420IPO.CODDEP), Lote (E420IPO.CODLOT) e Data de Validade do Lote (E420IPO.DATVLT) do item da ordem de compra provêm da Coleta, o campo Quantidade (E420IPO.QTDPED) corresponde ao somatório das Quantidades Recebidas sem considerar as perdas de todos os produtores, corresponde então ao campo Quantidade Total Teórico (Recebida) monstrado no rodapé da grade. O campo Tabela de Preço(E420IPO.CODTPR) e Preço Unitário(E420IPO.PREUNI) seguem os valores definidos na tabela de preço padrão das definições do Fornecedor da Rota ou então pode-se utilizar o identificador de regras CPR-426CEQVR01, ligado a uma regra para definir o preço unitário do item da OC gerada para a Rota.
As geradas nesta fase são armazenadas na estrutura de Itens de Coleta (E426ICL) identificando-se a Coleta, a do item da Coleta, o número da ordem de compra, a do item na ordem de compra e o Tipo da ordem de compra gerada, neste caso é gravado como tipo R-Rota.

Ao término da geração das ordens de compras é atualizada a Situação da Coleta(E426CLE.SITCLE) para 2-Processada e o sistema relaciona as ordens de compras geradas permitindo a consulta destas, ativando a tela Consulta de ordens de compras - Itens (F422CIO).

Para a utilização da rotina F426CEQ - Suprimentos > Gestão de Recebimento > Coletas de Produtos em Fornecedores > Definição Fornecedores faz-se necessário que algumas informações estejam configuradas no sistema:

  1. Se o usuário necessita que seja gerada uma ordem de compra para a Rota, deve cadastrar um Fornecedor para a rota da coleta, pois este será o fornecedor da ordem de compra da Rota. Este dado deve ser informado na tela F062ROE (Cadastros/Mercado e Suprimentos/Rotas Entrega), na página Rotas. Para tanto foi criado na tabela E062ROE - Tabelas-Rotas ou Localidades de Entrega, o campo CODFOR - Código do Fornecedor da Rota;
  2. É necessário também que estejam configurados os fornecedores da rota, estes são os produtores terão o produto recolhido pelo transportador na rota definida para a coleta. Deve ser atribuído no fornecedor a rota e o transportador, estes são configurados na tela F095CAD (Cadastros/Clientes e Fornecedores/Fornecedores/Cadastro), campo Rota ou Localidade, ou seja, a qual rota este fornecedor pertence ;
  3. Para a geração das ordens de compra da Transportadora, deve estar corretamente configurado o campo Código da Transportadora como Fornecedor, do cadastro de transportadoras (E073TRA.TRAFOR), pois a ordem de compra é gerada utilizando-se das informações deste fornecedor para efetuar as devidas consistências;
  4. A definição da forma de pagamento do Serviço da transportadora relacionado na coleta é definida no campo E073TRA.PAGCLE;
  5. Para a geração da Nota Fiscal de Saída (cobrança) para o Transportador é necessário que esteja configurado corretamente o campo Transportadora como Cliente, do cadastro de Transportadoras (E073TRA>TRACLI), pois a Nota Fiscal é gerada utilizando-se das informações deste cliente para efetuar as devidas consistências;
  6. Caso o usuário não utilizar o identificador de Regras CPR-426CEQVR01, devem existir valores definidos na tabela de preço padrão nas definições do Fornecedor da Rota, caso contrário não será possível a geração de OCs do tipo R-Rota.

Observação

Para produto é levado em consideração o produto e a derivação.

Observação

A ordenação para o critério de escolha do item apto a ser agrupado é: Data de emissão da ordem de compra por ordem decrescente, sequência do item por ordem crescente.

A mensagem de consistência
Item agrupado por conta do parâmetro Agrupar distrib. de coletas item de OC existente dos parâmetros de compras da filial. Alteração da quantidade somente será permitida somente através da tela F426CEQ [Suprimentos > Gestão de Recebimento > Coletas de Produtos em Fornecedores > Definição Fornecedores]!.

Parâmetros Globais

Nome Descrição
IndOriCol Indicativo se a sequência da origem da mercadoria do fornecedor deve ser considerada para inserção de novos itens.

Identificadores de Regra


Módulo Código
CPR 426CEQPG01
CPR 420CPLOC01
GER 000HFOAU01

Observação

Se o identificador de regras GER-000HFOAU01 estiver ativo e a variável GerARetorno definida como "S - Sim", a geração das definições/histórico do fornecedor será feita de forma automática, sem necessidade de intervenção do usuário. Caso não esteja parametrizado dessa forma, o cadastro continua sendo feito de forma manual.

Este artigo ajudou você?