Integração de notas fiscais
O Gestão de Fretes | GKO é uma solução que automatiza o cálculo de frete das notas fiscais, transferindo essa responsabilidade de forma eficiente e integrada para além do Gestão Empresarial | ERP.
Como funciona?
Primeiramente, define-se os tipos de frete a serem considerados para o cálculo. Em seguida, quando a nota fiscal for fechada (entrada) ou autorizada (saída), uma pendência de integração será gerada para o processamento. Após a conclusão da integração, será possível consultar o histórico completo das ocorrências dos documentos no Monitor GKO, por meio da plataforma Senior X.
As pendências de integração dos documentos de entrada e saída são geradas conforme descrito na documentação de Detalhamento Técnico.
Fluxo do processo
Pré-requisitos
- Gestão Empresarial | ERP nas versões 5.10.3.103/5.10.4.49 ou superior.
- Gestão de Fretes | GKO na versão 6.85 ou superior.
Parametrizações
- Acesse Cadastros > Integrações > Integração GKO (F185GKO).
- Defina a Empresa e a Filial que será realizada a integração.
- Preencha os tipos de frete que serão integrados com o Gestão de Fretes | GKO para as notas de entrada e para as notas de saída.
Importante
- A definição dos tipos de frete das Notas Fiscais de Entrada e Saída, utilizados para gerar pendências de envio ao sistema GKO, deve ser feita com atenção.
- Caso as configurações sejam realizadas de forma incorreta, poderão ocorrer erros de integração ao longo do fluxo.
Exemplos:
- Para que o fluxo de saída funcione corretamente, o tipo de pagamento de frete da NF de saída deve ser configurado como CIF, pois isso indica ao GKO que o pagamento do frete será realizado pela filial emissora do documento.
- Se a configuração do tipo da NF (variável GerNTipNfs do identificador de regras GER-000INGKO02) for enviada como um tipo não interpretado como Saída no GKO, e o frete não for CIF, o sistema poderá entender que o pagamento do frete é de responsabilidade do cliente/destinatário.
- Nesse caso, o GKO retornará no campo cnpjFilial da integração da Fatura o CNPJ do cliente, gerando o seguinte erro: Não foi possível registrar o título. Motivo: Filial não encontrada.
- Acesse Cadastros > Empresas > Parâmetros de Integração (F191CPT).
- Informe a Empresa que deseja integrar.
- Em Grupo, indique "Gestão de fretes - GKO".
- Em Subgrupo, indique "Gerais".
- Clique em Mostrar.
- Verifique a necessidade de definir dos parâmetros indicados abaixo (não são obrigatórios).
Unidade de medida do volume cubado
Define a unidade de medida utilizada na conversão do volume cubado dos produtos ou embalagens a serem enviados ao GKO. Essa configuração converte as dimensões cadastradas (produto ou embalagem) para a unidade definida neste campo.
Unidade de medida das dimensões do produto para cálculo do volume cubado
Define a unidade de medida das dimensões cadastradas do produto utilizada no cálculo do volume cubado enviado ao GKO. Essa opção é utilizada somente quando o cálculo é realizado com base nas dimensões do produto.
Para o correto funcionamento da rotina de integração, pode ser necessária a utilização de identificadores de regras no ERP, especialmente para permitir o envio de dados ao GKO que não existam nativamente no sistema. Esses dados podem ser definidos diretamente nas regras dos identificadores ou obtidos por meio da Regra de Campos Customizados na base de dados do ERP.
A seguir, apresenta-se a lista de identificadores de regras disponíveis para o fluxo de integração de Documentos Fiscais:
- GER-000INGKO01 - Com este identificador, será possível alterar as informações da nota fiscal de saída na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
- GER-000INGKO02 - Com este identificador, será possível definir informações adicionais ou personalizadas da nota fiscal de saída na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
- GER-000INGKO03 - Com este identificador, será possível definir informações adicionais ou personalizadas dos participantes para as notas fiscais de saída na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
- GER-000INGKO04 - Com este identificador, será possível alterar as informações do item nas notas fiscais de saída, na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
- GER-000INGKO05 - Com este identificador, será possível definir informações adicionais ou personalizadas do item nas notas fiscais de saída, na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
- GER-000INGKO06 - Com este identificador, será possível alterar as informações da nota fiscal de entrada na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
- GER-000INGKO07 - Com este identificador, será possível definir informações adicionais ou personalizadas da nota fiscal de entrada na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
- GER-000INGKO08 - Com este identificador, será possível definir informações adicionais ou personalizadas dos participantes nas notas fiscais de entrada, na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
- GER-000INGKO09 - Com este identificador, será possível alterar as informações do item nas notas fiscais de entrada, na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
- GER-000INGKO10 - Com este identificador, será possível definir informações adicionais ou personalizadas do item nas notas fiscais de entrada, na integração com o Gestão de Fretes | GKO.
Perguntas Frequentes – Fluxo de integração de documentos
Não. A integração está homologada e validada apenas para documentos eletrônicos. Para entrada de serviços de transporte, CT-e e NFS-e. Para saída de mercadorias, NF-e.
Ainda não. O fluxo atual contempla apenas a exportação de documentos fiscais para o GKO. Caso o Fluxo de Faturas esteja configurado, também ocorre a recepção da fatura de frete relacionada ao documento exportado.
Sim. Quando houver erro de integração, o reenvio pode ser feito pelo Monitor GKO na plataforma Senior X. A partir disso, o ERP Senior realiza nova exportação com os dados atualizados, considerando inclusive eventuais alterações nas regras de identificadores.
Lembre-se que:
- A maioria dos documentos fiscais de saída não pode ser editada no ERP após a autorização. Nesses casos, apenas ajustes nas regras de identificadores podem surtir efeito em um novo envio.
- Alterações nas regras de identificadores só têm efeito após o reinício do Senior Middleware, responsável pela execução do processo agendado 178, que exporta os dados dos documentos.
- Para mais informações sobre o fluxo de integração de registros, consulte a Documentação Técnica da Integração.
English
Español
English
Español


