F435CCC - Compras - Controle de Entradas e Saídas (Expedição via Contrato com Classificação)

Observação

A resolução mínima recomendada para visualizar a tela é de 1280x720.

Tem por finalidade o recebimento de produtos a granel, permitindo dois controles de pesagem via balança ou informando o peso de forma manual.
É liberada mediante controle de proprietária SRPR, além dos parâmetros globais UtiCtrPrd e UtiCtrCoo que devem estar igual a "S - Sim".

Ao final do processo os documentos serão gerados de acordo com o preenchimento do Documento a Emitir: Nota Fiscal, ordem de compra ou Ticket.

O tipo de nota fiscal a ser gerada varia de acordo com o Fornecedor, a Transação e pelas informações do Contrato, quando houver.
É possível gerar os seguintes movimentos:

A forma de entrada varia de acordo com:

Fornecedor Tem Inscrição Est. Produção própria Tipo de nota
Pessoa Física Sim/Não Sim/Não 6
Pessoa Jurídica Sim Sim 6
Sim Não 1

Nota tipo 1

Ao optar por nota fiscal no processo de recebimento do produto, realizado através dos campos na tela de Controle de Entradas e Saídas (F435CCC), é gerado um movimento de estoque e uma ordem de compra e a nota fiscal do fornecedor é fechada. Ao optar por ticket, é possível fechá-lo na tela F435MDT.

O fornecedor emite uma nota fiscal de entrada que pode ser cadastrada no ERP na tela F440GNE. Com base nessa nota é gerada a entrada no estoque. Esse processo possui algumas consistências em relação a possível diferença de peso que pode existir entre a nota fiscal do produtor e o peso real da balança no recebimento.
Veja mais detalhes em Ajustes no estoque no recebimento de produtos.

Para esse fornecedor são habilitados os seguintes campos da grade de Fornecedores participantes: Chv. NF-e, Nº NFE, Série NFE, Qtd. NFE e Emissão.

É permitido dar entrada em cargas de produtores rurais sem que a nota do produtor tenha sido informada. Essa funcionalidade está ligada ao parãmetro Obrigar Informar NF Produtor, disponível na tela de Parâmetros de Filiais para Compras (F070FCP), guia Compras 2.

A rotina terá o comportamento acima apenas se o campo Obrigar Informar NF Produtor estiver preenchido como N - Não obrigar. Nesse caso, ao deixar de informar a nota de produtor no fechamento da carga, será apresentada uma mensagem questionando se você deseja prosseguir com a operação.

Nota tipo 6

Ao processar o recebimento do produto, é gerada uma nota fiscal do tipo 6, que equivale a contra nota do produtor rural e a uma ordem de compra. Caso o ticket seja gerado, a nota fiscal será gerada ao processar o ticket na tela F435MDT. São habilitados os seguintes campos da grade de Fornecedores participantes: Nº NF Produtor, Série Doc. Fiscal e Emissão.

Nota tipo 7

Para fornecedores emissores da própria nota, é possível informar notas do tipo 7 para o processamento de recebimento de grãos, cuja nota pode estar aberta ou fechada, diferentemente das notas tipo 1 e 11 já disponibilizadas anteriormente. Seu objetivo é permitir a empresa dar entrada de produtos que são importados e que necessitam de pesagem de entrada para conferência.

Nota tipo 11

A nota fiscal do tipo 11 - Transferência possui as mesmas características e validações indicadas para a nota tipo 1. Sua finalidade, porém, é a transferência de grãos entre filiais. É utilizada quando uma filial remete um produto para outra filial e realiza o processo de pesagem e classificação no momento da entrada dos grãos. A única característica exclusiva da nota tipo 11 é que a transação deve ser do tipo Compra Imediata.

Importante

Por meio do campo Emitir contra nota para o Fornecedor pessoa física, da tela Parâmetros da Filial para Compras (F070FCP), é possível configurar o sistema para que não gere a contra nota para o Fornecedor Pessoa Física. Por padrão, o campo será inicializado como S-Sim, mantendo o comportamento normal. Caso seja selecionada a opção N-Não, o sistema irá se comportar como se o Fornecedor fosse uma Pessoa Jurídica, ou seja, emitindo a sua própria nota fiscal de entrada do tipo 1.

Processos

Como vincular tickets com notas fiscais de entrada do tipo 1?

  1. Na tela F070FCP, aba Compras 2, o parâmetro Emitir contra nota para o fornecedor pessoa física deve ser igual a N-Não. Dessa forma, o sistema irá se comportar como se o Fornecedor fosse uma Pessoa Jurídica, ou seja, emitindo a sua própria nota fiscal de entrada do tipo 1. Confira o passo a passo da entrada de produtos;
  2. Lance a nota fiscal de entrada do tipo 1 na tela F440GNE normalmente, porém sem fechar a nota, para depois poder vinculá-la ao ticket;
  3. Faça a pesagem do ticket na tela F435CCC;
  4. Acesse a tela F435MDT, marque o ticket e clique no botão Entrada Balança, dessa forma abrindo a tela de controle de entradas e saídas de compras. Nela, insira as informações da nota fiscal de entrada na grade Fornecedores participantes do contrato (código do fornecedor, número da nota fiscal, série e informações da nota de entrada em aberto). Após isso, confirme o processamento;
  5. Clique no botão Gerar Nota nos dados gerais da tela F435MDT. Com isso, a ordem de compra é gerada e o sistema fecha a nota fiscal de entrada automaticamente.

Campos

Balança
Este campo é exibido se a opção Balança, da tela F435SEL, estiver desmarcada. Neste campo deve ser informada a balança cadastrada na tela de Cadastro de Balança de Pesagem, em Cadastros > Comum > Dispositivos > Balança (F063BAL). A balança pode estar ligada a uma câmera e efetuar a captura de imagem no momento da leitura do peso. Veja como configurar este processo no Manual de Processos do Agronegócio, em Captura de imagem na balança.

Placa
Para a proprietária de Agronegócio: Caso os parâmetros Permite múltiplas entradas na Pesagem e Pós-Saída na pesagem (F070FCP) estiverem preenchidos com Sim, será possível informar mais de uma entrada com a mesma placa. Para mais informações consulte o Ajuda tela F070FCP.

Documento a Emitir
Este campo permite definir se ao finalizar a entrada de mercadoria, deve ser gerado um Ticket ou uma nota fiscal.

O documento a emitir é influenciado pelo parâmetro de usuário no campo Doc. Emitir Rec., da tela F099UCP. O documento será gerado conforme o parâmetro. Ou seja:

Transportadora
Campo não obrigatório. Informar a transportadora de acordo com o cadastro na tela F073TRA. Este campo é exibido se a opção Transportadora, da tela F435SEL, estiver desmarcada.

CPF/Nome Motorista
O nome do motorista é preenchido automaticamente, ao digitar um CPF que tenha cadastro nas telas F095CAD/F073MOT, ou um CPF que tenha sido utilizado em outras entradas nesta tela. Se não houver registro, ele deve ser informado manualmente.

Emitir automaticamente a(s) nota(s) gerada(s)

Permite parametrizar se a nota fiscal será emitida automaticamente. Quando este campo estiver selecionado, será exibida uma mensagem na abertura da tela de Emissão de Nota Fiscal de Saída Agrupada (F140ENL) questionando se deseja emitir as notas, e caso opte-se por “Sim”, todas as notas fiscais serão geradas. Esta opção é salva por usuário, portanto, a opção definida pelo usuário será exibida na tela novamente em um próximo acesso (marcado/desmarcado).

A nota complementar de série eletrônica não será emitida em conjunto com a nota principal, apenas se:

Se nota fiscal complementar for de série eletrônica, o envio para a SEFAZ será realizado de forma automática quando a nota principal for autorizada e o retorno de autorização for efetuado automaticamente pelo ERP .

Para que a emissão automática ocorra, o parâmetro global IndEmiNfs deve estar com valor diferente de N.

Origem da Mercadoria
Se informada antes de clicar em Mostrar, a informação do campo serve como filtro, para as Origens de Mercadoria no contrato. Caso não haja contrato, a informação do campo é levada aos Fornecedores Participantes da entrada.

É possível validar se a Origem de mercadoria do contrato é a mesma que a da entrada, através do Identificador de Regras CPR-435ORMER01.

Um produtor rural poderá possuir mais de uma propriedade (origem de mercadoria). O recolhimento de impostos estará ligada a esta propriedade, pois cada uma possui uma Inscrição Estadual. Em algumas situações a propriedade estará em um Estado (Unidade da Federação) diferente do Estado da empresa, o que trará diferenças na apuração de impostos.

Depósito
O depósito deverá estar definido como comprador e também como vendedor, na tela F205DEP.

Nº/Série NF Produtor
Nestes campos devem ser preenchidas as informações de nota fiscal do produtor, para que, ao final do processo, seja gerada uma nota fiscal do tipo 6.

As informações preenchidas nestes campos são levadas ao campo da grade Fornecedores Participantes, para o fornecedor do cabeçalho, se o fornecedor for pessoa física, sem Inscrição Estadual e sem produção própria.

A Série da nota fiscal do produtor considerada na geração do XML deve ser preenchida neste campo. O preenchimento da Série/Subsérie Legal na tela F020SNF não é considerada no XML.

Transação
Nas operações de entrada a depósito e a fixar, a transação da nota fiscal de entrada não pode ter integração com a gestão do contas pagar, desta forma não se pode utilizar a transação padrão do sistema sugerida para geração da nota fiscal de entrada, pois esta sempre tem a referida integração. É necessário ligar a transação de ordem de compra a uma transação específica a partir da tela F009PTE .

Se a opção Ticket estiver selecionada, a informação da transação será salva no Ticket e utilizada posteriormente, para a geração da nota fiscal.

Os identificadores de regras CPR-435TNSFO01 e CPR-435TNSFO02 permitem alterar a transação, respectivamente, do cabeçalho da pesagem e do fornecedor participante da pesagem.

Além disso, durante o processo de entrada da nota, a transação pode trazer diferentes resultados na grade de contratos, de acordo com as parametrizações do campo Funcionamento Transação para Recebimento de Grãos. A transação poderá ser informada manualmente ou poderá ser preenchida automaticamente como sugestão, de acordo com uma ordem de prioridades, definida na documentação da tela F070FCP.

Importante

A transação para a ordem de compra gerada no recebimento somente poderá ser selecionada quando o campo Tipo de Recebimento, localizado na guia Dados Gerais 2 da tela Transações de Compras (F001TCP), estiver definido como "1 - A fixar", "2 - Depósito" ou "3 - Compra imediata".
Para mais detalhes, acesse a documentação sobre Transações no Recebimento.

Safra
Utilizadas para identificar a qual safra pertence o produto na entrada da pesagem do veículo. Cadastrada a partir da tela F113SAF.

Variedade
Utilizada para identificar no processo da pesagem se o produto é de um tipo de Variedade ou não. A utilização deste parâmetro da pesagem é utilizado no processo da fixação ou ao efetuar uma operação de compra imediata, servindo para o cálculo do Royalties. Efetua-se o cadastramento na tela F113TRG.

O código de Variedade vai ser habilitado se uma dessas condições for verdadeira:

Algumas informações referente funcionamento do campo:

Observação

A informação do campo Tipo da Variedade da tela F113TRG deve ser igual a informação do campo Participante Monsanto do cadastro do fornecedor na tela F095CAD.

Na saída desse campo é verificado se existem registros na guia Classificação, existindo registros e conteúdo no campo em questão, juntamente com o código do item da classificação, é verificado se o percentual digitado está incluso na faixa da tabela E113VIC. Se estiver, zera os campos % Desc e Qtde Desconto, do item em questão. Na saída do campo % Apurado da guia Classificação, a mesma validação é realizada.

Desdobro entre Fornecedores Pessoa Jurídica
É possível informar mais de um fornecedor participante na pesagem, desde que eles sejam pessoas jurídicas e ambos não informarem notas de produtor na grade das notas fiscais do participante do contrato.

Ao realizar a saída do veículo, caso tenha diferença na pesagem com relação na entrada e supere a tolerância informada no parâmetro da filial, o sistema realizará automaticamente as notas fiscais de saída (devoluções) para os respectivos fornecedores participantes da pesagem com as quantidades superadas de forma proporcional as notas de entrada recebidas de cada fornecedor. Caso surja alguma diferença na proporção essa diferença será atribuída para a última nota de devolução.

Observação

Essa tolerância poderá ser alterada via identificador de regra CPR-435DTCRN01.

Royalties
Se a transação for de Compra Imediata, a informação dos royalties é obrigatória antes de finalizar a pesagem de saída (se houver controle de Royalties para o produto).

Veja o processo completo para configurar a geração de Royalties, no Manual de processos do Agronegócio > Royalties.

Observação

No momento que for processada a pesagem de saída, será possível fazer a substituição do produto da pesagem.

Informações Gerais

Neste espaço são exibidas as informações sobre a situação da entrada, como Número do ticket, Usuário classificador e Data/Sequência de entrada. No Gestão Empresarial PME | GO UP não é gerado documento de ticket.

Dados da Pesagem

O preenchimento do Peso inicial do veículo depende da configuração do campo Pré-Entrada na Pesagem (F070FCP). Caso este campo esteja preenchido com Sim, antes de iniciar o processo de pesagem do produto na balança, é feito um pré-cadastramento, aonde são preenchidos apenas os campos do cabeçalho, este pré-cadastramento serve para agilizar a entrada do veículo na agroindústria, já que é possível realizar outras entradas e depois reabrí-las para iniciar o processo de pesagem.

Para obter o peso bruto da carga é necessário utilizar o botão Leitura, fazendo com que a rotina efetue a leitura do peso através da interface com a balança. Caso não possua a interface é necessário informar o peso manualmente tanto na entrada como na saída.

Guias

Grades

Botões

Leitura
Este botão permite ler o peso do veículo que está na balança.

Captura Img.
Caso haja configuração de câmera para a balança, é possível realizar a captura de imagens do veículo manualmente através deste botão.
Esta captura é feita automaticamente ao pesar o veículo.

Fornecedor
Abre a tela F095INF para consulta de informações do fornecedor.

AutoTexto
Abre a tela F000ATX para o cadastro de auto texto utilizado na guia de Observações.
Quando a tela estiver em modo de consulta, filtrará apenas auto-textos ativos e que correspondem à área/gestão SREB - Suprimentos - Recebimento - Entrada via Balança.

Placas
Este botão abre a tela F435PLA, onde são informadas as placas secundárias envolvidas no processo de pesagem.

Processar
Uma vez informados todos os dados de entrada e saída, é possível finalizar o processo. Neste momento, podem ser impressos os documentos fiscais gerados, a partir do cadastro do identificador de modelo.

Observação

Durante qualquer recebimento, caso o CheckBox Utilizar peso de Origem for marcado, o peso usado como base para pesagem será o peso de origem e o peso informado na entrada e saída do recebimento serão ignorados. OCheckBox Utilizar peso de Origem só poderá ser marcado se o peso de origem for maior que zero.

Ao carregar uma pesagem que foi pré cadastrada através do Web service Com.senior.g5.co.int.agr.pesagem, Porta RegistrarEntradaViaBalancaContrato, que teve um peso de origem informado e recebeu o valor 'S' na variável CprAUpeOri, o campo CheckBox Utilizar Peso de Origem ficará marcado e será desabilitado para edição do usuário, juntamente com o campo Peso de Origem.

Este artigo ajudou você?