F440RCI - Manutenção de Controle de Entrada de Produtos
Esta tela permite o controle de impostos para registro de cada item de nota fiscal de entrada ou saída. Nela é possível consultar e excluir registros de notas fiscais. É exibida apenas quando o campo Registra entrada e saída dos produtos, da tela Cadastro de Empresas (F070EMP), estiver como S - Sim.
A inicialização do controle de entrada de produtos deverá ser feita pela tela F075CEP uma única vez.
Processo
Quando uma nota fiscal de entrada é gerada, ela é registrada no controle de entradas e saídas, juntamente com os valores de ICMS ST da nota fiscal. Em algumas situações, pode ocorrer do valor de ICMS ST não for informado:
- Quando é utilizado o ICMS ST retido solidariamente, ele é preenchido no campo do ICMS ST retido solidariamente ao invés dos campos de ICMS ST. Neste caso, para registrar a nota fiscal de entrada no controle é verificado o seguinte:
- Se possui base de ICMS ST na nota fiscal, registra a entrada da nota no controle de entradas e saídas por produto. Caso contrário, verifica se existe valor do ICMS ST retido solidariamente:
- Se possui valor, utiliza o valor solidariamente na entrada do controle para os campos de ICMS ST e recompõe a base, percentual e valores unitários, caso contrário, registra a nota com valor zerado. Caso o usuário deseje gerar esse valor, pode ser realizado conforme instrução abaixo.
- Quando a nota fiscal foi gerada, mas não possui controle de substituição tributária para o produto, ou seja, o código da substituição tributária não estava presente no cadastro do produto. Caso o produto passe a ter este código presente no produto, o valor do ICMS ST pode ser recomposto conforme abaixo:
- Selecione a opção Alterar desta tela. Com essa opção selecionada, são exibidos os movimentos já processados na tela e que não tiverem os campos ICMS Subst. e Base ICMS Subst. preenchidos.
- Quando o campo Base ICMS Subst. estiver zerado, é habilitado o campo ICMS Subst. para preenchimento o código da substituição tributária do ICMS.
Assim, é possível gerar os valores de substituição tributária para as notas que não possuem esse valor calculado na emissão. Quando a situação tributária for informada, e o imposto do tipo 99 - Estoque estiver apurado para o produto informado no item da nota fiscal de entrada, os campos Base ICMS Subst., Vlr. ICMS Subst., % ICMS Subst., Base ICMS Subst. Un e Vlr. ICMS Subst. Un são informados.
Para clientes que utilizam o Convênio ICMS nº 109/2024 nos processos de transferência entre estabelecimentos de mesma titularidade, o campo Pr. Méd. Créd. ICMS da grade Produtos para entrada representa o preço médio atual considerando o valor unitário e o saldo (Qtd Estoque - Qtd Utilizada) de todas as notas fiscais de entrada do produto registradas. Havendo movimentações do item (alterações, exclusões ou saída por nota fiscal) o preço médio para crédito de ICMS é atualizado de forma automática. Este campo é utilizado mediante parametrização, pelas notas fiscais de saída por transferência para calcular o valor do ICMS.
Não terão direito ao ressarcimento as notas fiscais de saída que se enquadrarem em uma das condições abaixo:
- Campo DIFAL como ICMS ST da tela F019TIS igual a S-Sim;
- Nota fiscal de retorno (TipNfs igual a 5 - NF Retorno (Industrialização) ou igual a 6 - NF Retorno (Outros).
Terão direito ao ressarcimento as notas fiscais de saída que se enquadrarem em umas das condições abaixo:
- Não atender nenhum dos requisitos citados acima;
- Código de Situação Tributária de ICMS com o segundo dígito igual a 4 (Isenta - não incidência do ICMS);
- CFOP inicializada em 6 (inter-estadual);
- CFOP inicializada em 7 ou CFOP terminada em 55 (Exportação). Obs.: CFOP (E001TNS.COMNAT) não é código de transação (E001TNS.CodTns).
Reforma Tributária – Consulta de Impostos
Esta tela permite o acesso à Consulta de Impostos da Reforma Tributária (F000CRT), o qual pode ser feito das seguintes formas:
- Por meio do botão CBS e IBS, disponível nos botões de Cálculo para telas de Pedido, Ordem de Compra, Cotação e Nota Fiscal;
- Ou diretamente pelo botão CBS e IBS para as telas de consulta.
Para conferir todas as rotinas impactadas pela Reforma Tributária, acesse esta documentação.
Opções
Consultar entradas
Permite consultar todos os itens de notas fiscais de entrada que já estão registrados.
Excluir entradas
Permite excluir os registros de entrada.
% MVA
Esta coluna, presente na grade Itens de Entrada, é preenchida com o valor da margem de lucro configurado na tabela de Substituição de ICMS - Por Estado (E019SUB).
Botão
Seleção
Acessa a tela Manutenção de Registro para Controle de Impostos - Seleção (F440SRC), que tem por finalidade filtrar as informações listadas nessa tela (F440RCI).
English
Español
English
Español


