Integração do fluxo de caixa entre Gestão Empresarial | ERP e senior X
Essa integração contempla o envio dos dados do ERP junto ao fluxo de caixa do senior X.
Passo a passo para a integração
- Criar o domínio (tenant) configurado na Central de Configurações Senior, conforme indicado em Integrar domínio na senior X Platform;
- Configurar o RabbitMQ;
- Configuração do usuário integrador (Usuário);
- Instalar o Integrador (ETL);
- Realizar a carga inicial primeiramente na plataforma;
- Liberar as Permissões para efetuar a comunicação com a plataforma;
- Atualizar para a última versão disponível do Gestão Empresarial | ERP;
- Configurar Middleware devidamente;
- Avaliar a Proprietária com o módulo “FTFC – Finanças – Gestão de Tesouraria – Fluxo de Caixa”
- Habilitar o parâmetro da Empresa para utilizar a nova integração;
- Gerar a carga inicial no ERP;
- Ativar o 163 - Integração do fluxo de caixa entre ERP x senior X.
Fluxo do Processo
O andamento da integração pode ser acompanhada por meio da tela de Log de Integrações - ERP x senior X, existente no Gestão Empresarial | ERP, onde é possível verificar a situação do processo e quais registros foram enviados para a senior X Platform.
Definições cadastrais
Para que os registros que compõem o fluxo de caixa da empresa sejam integrados, é necessário:
- Configurar o campo Integra fluxo de caixa entre ERP x senior X, localizado na tela F070EMP do Gestão Empresarial | ERP;
- Ao preencher o campo, será exibido uma mensagem de confirmação de operação, e se confirmado, será exibida uma nova mensagem informando que deverá ser realizado a personalização da base e a consistência da base de dados pelo CDBS;
- Esse processo é imprescindível e deverá ser realizado logo após a configuração de todas as empresas desejadas.
Ao configurar qualquer empresa para integração, serão criados automaticamente os processos automáticos para a rotina 163 - Integração do fluxo de caixa entre ERP x senior X . Estes serão criados desativados para conferência e podem ser ativados por meio da tela F000AGE.
Ao configurar qualquer empresa para integração, serão criados automaticamente dois processos automáticos para a rotina 163 - Integração do fluxo de caixa entre ERP x senior X. Eles serão responsáveis por realizar o envio das pendências para o senior X Platform, e também, o retorno do processamento dos registros.
Os processos automáticos são criados desativados para a conferência dos parâmetros e da periodicidade do agendamento. No entanto, quando estiver tudo de acordo, eles deverão ser ativados pela tela de periodicidade de processos automáticos que é acessada pelo botão Agendar da tela F000AGE.
A carga inicial será responsável por gerar as pendências de integração para os registros já existentes na base de dados. Para realizar o processo com os registros que compõem o fluxo de caixa, siga os passos a seguir:
- Acesse a tela F000CIV do Gestão Empresarial | ERP;
- Selecione o Sistema com o tipo de integração igual a “14 – Fluxo de Caixa senior X”;
- Informe a Empresa que foi configurada para realizar integração;
- Caso necessário, preencha a Filial;
- Clique em Mostrar, onde serão exibidos em uma lista as gestões que serão realizadas a carga inicial. Elas estarão agrupadas por filial, então caso deseje não realizar a carga em uma filial específica, desmarque a caixa de seleção.
- Após isso, clique em Processar e aguarde a finalização do processo.
| Todos os registros que foram emitidos a partir do primeiro dia do ano anterior serão incluídos na carga inicial. Segue a data utilizada para cada gestão: | |
|---|---|
| Títulos a Receber / Títulos a Pagar: | Data de Entrada |
| Baixa de Títulos a Receber / Baixa de Títulos a Pagar: | Data de Movimento |
| Movimentos de Tesouraria: | Data de Movimento |
| Preparação de Tesouraria: | Data de Previsão |
| Pedido / Ordem de Compra / Contratos: | Data de Emissão |
É necessário avaliar se no Gestão Empresarial | ERP, a proprietária possui as permissões exigidas para utilização:
- Com um usuário administrador, acesse Informações da Proprietária (F000IPR);
- Verifique a data de validade do arquivo da Proprietária;
- Certifique que está disponível a dependência do módulo FTFC- Finanças - Gestão de Tesouraria - Fluxo de Caixa.
É imprescindível possuir a Proprietária para realizar o processo de integração. Para obter informações se o módulo está disponível, entre em contato com a Senior.
Para que o sistema consiga efetuar a integração dos registros que compõem o fluxo de caixa com o senior X, é necessário definir alguns requisitos que permitem a comunicação entre as duas pontas. Para realizá-la, veja a seguir:
Caso já exista uma aplicação cadastrada, desconsidere os passos abaixo.
- Na plataforma acesse Tecnologia > Administração > Gerenciamento de aplicações;
- Cadastre uma Nova aplicação;
- Na Geração de tokens, selecione a opção “Reutilizar o mesmo token para as múltiplas sessões da aplicação”;
- Clique em Salvar;
- Copie a Chave de acesso e o Secret para mantê-los em local seguro, pois ao finalizar esse processo, não será mais possível recuperá-los.
- Clique novamente em Salvar.
- Ainda na plataforma, acesse Tecnologia > Administração > Autorização > Gestão dos Papéis;
- Crie um Novo papel que represente a integração;
- Acesse a guia Permissões e na seção Agrupar por, vá em Serviço;
- Informe em Filtrar o Domínio/Serviço "fcx_integration";
- Expanda o serviço listado e marque a caixa de seleção de todos os recursos apresentados;
- Em seguida, acesse a guia Aplicações e associe a aplicação desejada ao papel;
- Clique em Salvar.
Observação
Caso a criação da aplicação tenha sido realizada, o domínio (tenant) deverá ser configurado na Central de Configurações Senior, de acordo com a documentação Integrar domínio no senior X Platform.
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