Cadastros
Esta é a sequência de cadastros que devem ser feitos para uso das engenharias de produto e processo:
Os centros de recursos são conjuntos de recursos que desempenham a mesma função ou funções similares, ou seja, possuem as mesmas características técnicas e uma capacidade produtiva muito semelhante. Em regras gerais, a aplicabilidade dos centros de recursos é agrupar os recursos produtivos, quem podem ser equipamentos, células de produção e recursos de terceiros.
Os recursos, dentro de um sistema de gestão industrial integrado à engenharia de processo, são os meios pelos quais as entradas se transformam em saídas (produtos finais). O recurso representa a parte visível do sistema de gestão industrial, ou seja, é aquilo que desempenha determinada atividade produtiva de transformação. São exemplos de recursos: equipamentos, pessoas e prestação de serviços por terceiros.
Um estágio de produção identifica as etapas de fabricação de um produto, isto é, designa a atividade do processo que é realizada por algum recurso interno ou externo, com capacidade de transformar matérias-primas em um outro produto.
A definição dos estágios está diretamente ligada às características daquilo que deve ser feito, de uma forma mais genérica, não tendo relação direta com requisitos mais técnicos e específicos da atividade, ou seja, o estágio define aquilo que deve ser feito, mas não determina como.
Na engenharia, é possível adicionar uma descrição técnica indicando o que deve ser feito nesse estágio pelo operador. Essa informação ficará disponível no momento do apontamento.
O processo industrial define como um estágio deve ser executado na produção, informando quais recursos podem desempenhar o processo produtivo, determinando as características que o processo deve ter, bem como a definição das demais parametrizações necessárias para sua correta execução.
As parametrizações que definem uma produção são obtidas pela combinação de um estágio com o processo industrial, cada qual considerando sua essência conceitual, ou seja, no estágio temos as definições referentes ao que deve ser feito, e no processo industrial como deve ser feito.
O roteiro de produção é uma sequência lógica de todos os estágios necessários no processo de fabricação de um produto, em que devem ser respeitadas as características e a capacidade técnica dos recursos aplicados/utilizados, bem como considerar todas as restrições do processo para melhorar a produtividade.