Gestão Industrial > Gestão de engenharia > Cadastros > Processo industrial

Processo industrial

O processo industrial define como um estágio deve ser executado na produção, informando quais recursos podem desempenhar o processo produtivo, determinando as características que o processo deve ter, bem como a definição das demais parametrizações necessárias para sua correta execução.

As parametrizações que definem uma produção são obtidas pela combinação de um estágio com o processo industrial, cada qual considerando sua essência conceitual, ou seja, no estágio temos as definições referentes ao que deve ser feito, e no processo industrial como deve ser feito.

Como por exemplo, pode-se ter o estágio "Cortar", indicando a ação que deve ser feita, e o processo industrial define as formas possíveis de cortar: se é utilizando uma guilhotina, corte CNC, corte manual, entre outras possibilidades, cada uma tendo suas particularidades, demandas e controles específicos.

Nesta tela você pode listar todos os processos industriais já cadastrados para a empresa, clicando no botão Listar todos. Também é possível consultar processos industriais específicos através de filtro. Após a listagem, seja ela de todos os processos industriais ou apenas de alguns, para acessar os detalhes, clique sobre o registro desejado. As informações apresentadas são de acordo com o cadastro, que foi feito anteriormente.

Adicionando um novo processo industrial

  1. Clique no botão Adicionar;
  2. Defina se o processo industrial está ativo ou não;
  3. Informe o Código e a Descrição que identificam o processo industrial;
  4. Selecione o Estágio que está relacionado ao processo industrial;
  5. Defina se o processo industrial:
    • Controla especificação do produto: esta opção possibilita associar a especificação do produto para o recurso utilizado no processo industrial. Na Engenharia de processo, ao ativar os recursos que estão habilitados para execução de determinado SKU, caso este SKU e o processo industrial controlem especificação técnica, somente os recursos habilitados ao processo industrial e a respectiva especificação técnica podem ser utilizados. Exemplo: se no processo produtivo de uma tinturaria, determinada máquina (recurso) não puder ser utilizada para tingir um tecido com a cor branca, é possível segregar este recurso com a utilização da especificação técnica do produto;

Você pode incluir as informações técnicas específicas do processo industrial ao consultá-lo. Para isso, clique em Informações Técnicas. São exibidas para escolha somente informações técnicas cujo o tipo de aplicação é "Instrução de trabalho".

Nota

Quando for realizada a consulta de algum processo industrial, são exibidos os dados da data de geração, usuário, data de alteração e usuário que fez a alteração.

Recursos / Especificações de produtos

Nesta etapa você define quais recursos e especificações de produto estão atreladas ao processo industrial, de acordo com o estágio informado.

  1. Para adicionar um recurso, clique em Adicionar. Nesta etapa, são exibidos para seleção todos os recursos disponíveis, podendo selecionar simultaneamente mais de um;
  2. Da mesma forma, para remover um recurso, clique sobre ele e posteriormente em Remover selecionado;
  3. Para cada recurso incluso, se a opção "Controla especificação do produto" estiver marcada, você pode associar uma especificação de produto. Para isso, basta clicar em Associar.

O botão Salvar/Novo, além de salvar o cadastro de um novo processo industrial ou alteração de um já existente, limpa os campos e possibilita um novo cadastro.

Este artigo ajudou você?