Gerenciar cálculos
Para efetuar o cálculo do MRP, o primeiro passo essencial é a importação das necessidades, para posteriormente executar o cálculo do MRP.
Após a importação das necessidades, já é possível criar e executar o cálculo do MRP, um procedimento que se divide em algumas etapas:
Nesta etapa, são efetuadas todas as configurações essenciais que permitem a execução do cálculo do MRP de acordo com necessidades específicas. Abaixo, detalhamos os parâmetros cruciais:
- Empresa: Refere-se à empresa na qual o cálculo está sendo executado;
- Filial: Correspondente à filial na qual o cálculo está ocorrendo;
- Código: Identificação exclusiva do cálculo gerada automaticamente pelo sistema, independentemente da empresa e filial;
- Status: Indica o estado atual do cálculo do MRP, com possíveis valores:
- Pendente: O cálculo/parametrização foi criado, mas ainda não foi executado;
- Preparando cálculo: A execução do cálculo foi iniciada, com o sistema validando as parametrizações, excluindo informações anteriores desse calculo, coletando informações necessárias e criando os períodos;
- Calculando: Sistema iniciou efetivamente o cálculo do MRP, observado a parametrização efetuada e também as necessidades e saldo de estoque dos SKUs;
- Conferência: O cálculo foi concluído e os resultados estão disponíveis para revisão antes da efetivação das ordens;
- Gerando documentos: O sistema está gerando eventos para informar outros módulos sobre a criação de documentos;
- Concluído: Todo o processo foi concluído;
- Erro: Um erro inesperado ocorreu durante o cálculo e o cálculo está disponível para ser executado novamente.
- Importação: Indica a fonte das necessidades (demandas, MPS, necessidades importadas via arquivo) usadas para gerar o cálculo do MRP;
- Data base: Define a data a partir da qual o sistema deve iniciar o cálculo do MRP;
- Quantidade períodos: Quantidade de períodos que será considerado no cálculo a partir da data base.
- Exemplo: Feito a seleção das necessidades (demandas, MPS, necessidades via arquivo) de todo o mês de novembro, a data base será 01/11. A partir dessa data será calculada a primeira quinzena, ou seja, os primeiros 15 dias/ períodos.
- Periodicidade: Permite que sejam definidos os períodos de cálculo. Juntamente com a quantidade de períodos escolhida, os documentos serão organizados automaticamente em períodos específicos, de acordo com a periodicidade selecionada. As opções disponíveis incluem Diária, Semanal, Quinzenal, Mensal, Semestral e Anual;
- Considerar políticas de estoque: Determina se as políticas de estoque, como estoque de segurança ou ponto de pedido, devem ser levadas em consideração durante o cálculo. Essas políticas podem ser parametrizadas em (XPlatform > Cadastros > Produto e serviços > Produto > Cadastro manual > Planejamento);
- Aglutinas necessidades: Define se o sistema deve agrupar as necessidades em um único documento quando ocorrem no mesmo período ou gerar um documento separado para cada necessidade.
- Exemplo: se houver duas demandas/pedidos de vendas do mesmo SKU para entrega no mesmo período, o sistema pode sugerir uma única ordem de produção ao aglutinar ou duas ordens de produção separadas.
- Abater do MPS os pedidos de venda: ao ser ativado, tem como objetivo descontar todos os pedidos de venda em aberto (exceto os cancelados) durante o período de cálculo da quantidade do Planejamento Mestre de Produção (MPS) que também é importado para esse período. A principal função desse parâmetro é ajustar o cálculo do MPS conforme a quantidade de pedidos em aberto, assegurando que não haja geração excessiva de ordens de produção em relação à demanda real. Isso alinha a produção com a demanda existente e evita a criação desnecessária de ordens de produção.
- Exemplo: na fabricação, se o MPS indicar a produção de 1000 unidades para o próximo mês, porém já houver 300 unidades encomendadas, ao ativar o parâmetro de abatimento de pedidos de venda, somente 700 unidades seriam produzidas para evitar estoques em excesso, assegurando que a produção esteja alinhada com a demanda real.
- Início das necessidades: Indica como o MRP deve sugerir a data de início de cada ordem, com duas opções:
- Prorroga: A data prevista de entrega da necessidade não será alterada e o cálculo apenas indicará a data de início, levando em consideração os lead times cadastrados para produtos comprados (XPlatform > Cadastros > Produto e serviços > Produtos > Cadastro manual > Compras) e produzidos (XPlatform > Gestão industrial > Gestão engenharia > Cadastro SKU > MRP), com isso o sistema irá indicar a compra ou produção para ficar disponível na data de entrada da necessidade;
- Antecipa: A data prevista de entrega da necessidade será alterada, antecipando o máximo possível o início da compra ou produção, levando em consideração o lead time de obtenção cálculo pelo sistema, para produtos comprados ( XPlatform > Cadastros > Produto e serviços > Produtos > Cadastro manual > Estoque) e produzidos (XPlatform > Gestão industrial > Gestão engenharia > Cadastro SKU > MRP).
- Setup: A capacidade de salvar a configuração do cálculo para uso em futuras interações. Isso significa que ao escolher um "setup", o sistema preencherá automaticamente os campos com as configurações previamente salvas na opção Salvar setup.
- Salvar: Serão registradas as parametrizações efetuadas para o cálculo, tornando-as disponíveis para indicar os depósitos que farão parte da análise do saldo de estoque;
- Excluir: Permite excluir um cálculo, desde que seu status seja igual a Pendente, Conferência ou Erro;
- Salvar setup: Possibilita a gravação da configuração do cálculo como sugestão para uso em cálculos futuros;
- Lista de depósitos: Permite a indicação dos depósitos que serão utilizados no cálculo para recuperar o saldo de estoque do SKU. É essencial fornecer, no mínimo a informação de um depósito para prosseguir com o cálculo;
- Calcular: Neste ponto, o cálculo do MRP será iniciado de acordo com as parametrizações realizadas e o status do cálculo passará de Pendente para Preparando cálculo;
- Agendar cálculo: Neste estágio, é possível agendar a execução do cálculo após a devida parametrização. Ao efetuar esse agendamento, será necessário especificar tanto a data quanto o horário desejado. Quando a data e o horário agendados forem alcançados, o sistema executará o cálculo de forma automática.
Nesta fase, há a capacidade de monitorar o progresso do cálculo, bem como verificar os tempos de duração de cada etapa do processo de cálculo.
- Política de estoque: Quando configurada para considerar as políticas de estoque, o sistema registrará o tempo necessário para analisar todos os SKUs e identificar aqueles que possuem a política de estoque especificada;
- Demandas dependentes: Será realizada uma busca por todos os consumos associados a ordens nas situações Firme, Liberada, Aberta e Iniciada, com data de término prevista dentro do período de cálculo. Esses consumos serão considerados como saídas no cálculo do MRP;
- Necessidades: O sistema registrará o tempo preciso para buscar as necessidades da importação informada nas parametrizações e identificar a que período elas estão associadas;
- Calculando: O sistema registrará o tempo necessário para calcular as necessidades (ordem de compra, ordem de produção ou utilizar o estoque) de cada SKU no respectivo período.
Nesta fase, é possível revisar o resultado do cálculo do MRP. Isso significa que, com base no período e SKU, é possível visualizar os documentos gerados pelo MRP (como usar estoque, realizar uma compra ou produção). Após a revisão, terá a opção de confirmar o cálculo para gerar as respectivas ordens/documentos.
- Filtro: o filtro pode ser aplicado por SKU específica, família específica, SKUs com sugestão de compra ou produção, ou SKUs com necessidades específicas para escolher quais SKUs deseja revisar durante a conferência;
- SKU: Uma lista abrangente que inclui todos os SKUs calculados pelo MRP, inclusive aqueles que foram adicionados durante as explosões dos níveis inferiores a um SKU produzido;
- Detalhes: Quando selecionado um SKU, é possível consultar os detalhes calculado para cada período, além dos documentos gerados pelo MRP. Períodos:
- Período: Indicativo do período e as informações coletadas e calculadas referente esse período;
- Saldo em estoque: O saldo em estoque (estoque - reservas = saldo em estoque) do SKU no período especificado. Este saldo varia com base nas entradas e saídas planejadas nos períodos anteriores;
- Entradas: Entradas previstas para o SKU na respectiva data, incluindo ordens para o SKU e filial com status diferente de Cancelado, Em Cancelamento, Em Finalização, Finalizada, Erro ou Gerada, assim como pedidos de compra com status Fechado (total ou parcial), NF em Recebimento, Em Digitação, Gerando NF:
- Ordens: Geradas no Planejamento e Controle da Produção (PCP) para o respectivo SKU, excluindo aquelas cuja situação seja simulada, planejada, cancelada ou finalizada. A quantidade apontada deve ser menor que a quantidade prevista da ordem;
- Necessidades de compras: geradas para o respectivo SKU, cuja situação esteja como pendente, atendida ou em atendimento. Ou seja, necessidades que ainda possam ter quantidade não atendida;
- Pedidos de compras: Pedidos de compras para o respectivo SKU, excluindo aqueles cuja situação esteja como cancelada ou liquidada.
- Saídas: Saídas planejadas com base nas necessidades importadas para o SKU e período correspondentes;
- Saídas por estrutura: Saídas geradas para os componentes após a explosão de um SKU produzido (SKU pai);
- Saldo: Resultado do cálculo ((saldo em estoque + entradas) - (saídas + saídas por estrutura)), fornecendo o saldo do SKU no respectivo período;
- Necessidades: Indicação da quantidade necessária para compra ou produção do SKU e período (sem a aplicação das políticas de estoque);
- Documentos: Documentos gerados/sugeridos após o cálculo:
- Documento: Tipo de documento gerado (reserva de estoque, ordem de produção ou ordem de compra);
- Data início: Data de início prevista calculada pelo MRP com base nos lead times informados, indicando quando o processo de compra ou produção deve começar;
- Caso possua um calendário industrial, ao calcular a data de início, o MRP desconsidera as datas/dias não produtivos, indicando na conferência a quantidade de dias desconsiderados.
- Data da entrega: Data de entrega do documento, ou seja, quando a compra deve ser recebida ou a produção deve ser concluída. Em uma explosão multinível para os níveis inferiores, o MRP considera a data de início do SKU pai para calcular a data de início do SKU filho;
- Quantidade: A quantidade a ser produzida ou comprada para o documento do SKU correspondente no período;
- Motivo: Indica o motivo da geração do documento:
- Necessidade: Documento gerado para atender a uma necessidade da importação;
- Ponto de pedido: Documento gerado para cumprir a política de ponto de pedido;
- Estoque de segurança: Documento gerado para cumprir a política de estoque de segurança;
- Saída estrutura: Documento gerado para atender a explosão multinível do SKU pai;
- Lote mínimo: Documento gerado com uma quantidade maior para cumprir a política do lote mínimo.
- Detalhes: Ao clicar no botão "Detalhes", é possível acessar a origem da necessidade que resultou na geração do documento.
Gerar ordens: Ao clicar nesse botão, será confirmada a geração dos documentos/ordens no PCP ( XPlatform > Gestão industrial > Gestão do PCP > Ordens).