Notas da Versão > O que há de novo no Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3 (XT)

O que há de novo no Gestão Empresarial | ERP - 5.10.3 (XT)

Atualizar versão Legenda

Novidades e melhorias mais recentes:

5.10.3.87 | 06/12/2024

Cadastros

Controladoria

NOVIDADE
Arquivo padrão Senior da tabela dinâmica do registro N610 do SPED ECF

Disponibilizamos o arquivo padrão Senior da tabela dinâmica do registro N610 do SPED ECF (tela SPED Contábil Fiscal (ECF) F669ECF)), no qual foram aplicadas as fórmulas das linhas 75.10, 75.11, 75.12, 75.13, 75.14 e 76, conforme disponibilizado originalmente pelo validador da ECF.

Locais:

  • Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Apuração dos Impostos IRPJ - Lucro Real (SPED) e CSLL - Lucro Real (SPED)(F661I15)
  • Cadastros > Controladoria > Tributos > Tabelas Dinâmicas > Tabelas Dinâmicas - Importação (F660TDS)

Mercado e Suprimentos

NOVIDADE
Melhoria em filtros da tela F019TIS

Na documentação da tela Tipos Substituições Impostos / Modalidade Base Cálculo / Antecipação - Por Estado (F019TIS), alteramos o tratamento do campo CodCrt no método CarregarDadosModoAlteracao, incluindo-o no filtro SQL. Inicialmente, o campo era do tipo Integer, mas para possibilitar que fosse deixado em branco, foi necessário alterá-lo para o tipo String. Com essa mudança, quando o campo CodCrt for deixado em branco, ele não será incluído no filtro SQL, na linha xGeradorFiltroSQL.AdicionarCampo('E019SUB','CODCRT', FCamposSelecao.CodigoRegimeTributario). Referente ao campo Regime tributário, por sua vez, adicionamos na documentação a informação de que este é obrigatório somente ao incluir um novo registro.

Local: Ajuda por telas > Cadastros > Mercado e Suprimentos > Parâmetros Fiscais > Substituições Impostos/Modalidade Base Cálculo/Antecipação > Por Estado (F019TIS)

Identificadores e parâmetros

DOCUMENTAÇÃO
Alteração de nome de variável em documentação de identificador de regra

Alteramos a documentação do identificador de regras GER_000DIRAN02, substituindo todos os pontos, incluindo o exemplo da regra, onde constava o nome GERArqAtual para GERAArqAtual, que é o nome correto da variável.

Local: Ferramentas > Identificadores de Regras

AJUSTE
Alteração no identificador de regras VEN-140CTE0001

Modificamos a documentação do identificador de regra VEN-140CTE0001, alterando a descrição deste, que agora manipula informações do conhecimento de transporte da versão 3.0 ou superior antes da geração do arquivo XML. Também incluímos novas informações em suas características e um novo exemplo de regra.

Local: Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)

Clientes e Fornecedores

DOCUMENTAÇÃO
Alteração em notas de versão

Alteramos o notas de versão, versões 5.10.3.77 e 5.10.4.22, no que se refere a matéria de título Campos possibilitam informar CST IPI, PIS e COFINS nas telas de ligação Fornecedor X Produto. Nesta, modificamos a ordem de Herança, a qual aparece da seguinte forma agora: Ligação Fornecedor X Produto > Cadastro de Produto. Essa ordem é utilizada para garantir que seja considerada a sugestão de CST para IPI, PIS e COFINS, quando a ligação de Fornecedor x Produto estiver configurada com os campos Sit. Trib. IPI, Sit. Trib. PIS e Sit. Trib. COFINS preenchidos.

Locais:

  • Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Individual (F403FPR)
  • Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor x Produtos > Agrupado (F403LFP)

AJUSTE
Accesss violation ao alterar ou excluir registros

Ao clicar no botão Mostrar da tela Agrupado (F403LFP) com as opções Alterar ou Excluir marcadas, a seguinte mensagem era exibida: Access violation at address 15C3C93D in module SA_CADASTROS.BPL. Read of address 00000000. Ajustamos a tela para exibir os dados já vinculados ao utilizar as opções Alterar ou Excluir.

Local: Cadastros > Clientes e Fornecedores > Fornecedores > Ligações > Fornecedor X Produtos > Agrupado (F403LFP)

Controladoria

Gestão de Tributos

NOVIDADE
Arquivo padrão Senior da tabela dinâmica do registro N610 do SPED ECF

Disponibilizamos o arquivo padrão Senior da tabela dinâmica do registro N610 do SPED ECF (tela SPED Contábil Fiscal (ECF) F669ECF)), no qual foram aplicadas as fórmulas das linhas 75.10, 75.11, 75.12, 75.13, 75.14 e 76, conforme disponibilizado originalmente pelo validador da ECF.

Locais:

  • Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Apuração dos Impostos IRPJ - Lucro Real (SPED) e CSLL - Lucro Real (SPED)(F661I15)
  • Cadastros > Controladoria > Tributos > Tabelas Dinâmicas > Tabelas Dinâmicas - Importação (F660TDS)

AJUSTE
Registro 0100 do SPED Contribuições com código IBGE do contador

No registro 0100 do SPED Contribuições (F669SPC), o código IBGE do contador permanecia zerado quando existissem faixas de CEP genéricas, que cobririam uma grande área sem código IBGE vinculado, ou pequenas faixas dentro desse intervalo que possuíssem o código. Corrigimos a geração do arquivo, garantindo que o código IBGE do contador seja gerado corretamente, mesmo em situações com faixas de CEP específicas ou genéricas.

Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Contribuições (F669SPC)

NOVIDADE
Apuração do imposto em conformidade com decreto 57.848/2024

Implementamos a adequações na apuração do imposto tipo 99 - Estoque, via tela Apuração dos Impostos (F661PAI) > Resumo de Apuração do Imposto (F661IA9) com o objetivo de atender às alterações previstas no Decreto 57.848/2024 do estado do Rio Grande do Sul, que visa uma maior assertividade nos dados apresentados no registro H020 do SPED Fiscal (via tela F669EFD).

Locais:

  • Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração dos Impostos (F661PAI)
  • Controladoria > Gestão de Tributos > Operações e Cálculos Fiscais > Cálculos > Apuração > Resumo de Apuração do Imposto (F661IA9)

AJUSTE
Geração do registro 1400 no SPED Fiscal sem produtor rural

Ao configurar na aba 1400 para não incluir a aquisição de produtores rurais e gerar o registro 1400 no arquivo do SPED Fiscal, ocorria erro de acesso ao banco de dados, impedindo a finalização da geração do arquivo. Corrigimos o processo de geração do arquivo do SPED Fiscal, permitindo que o arquivo seja gerado corretamente, mesmo com a configuração ajustada.

Local: Controladoria > Gestão de Tributos > Arquivos Fiscais > Federais > SPED Fiscal > Tributos SPED Fiscal (EFD)(F669EFD)

Gestão de Patrimônio

NOVIDADE
Demonstração de valores a depreciar após baixa

No relatório 023 - Bens por Espécie com valores a Depreciar (CPBE023.GER), ao atribuir o valor S - Sim ao campo Listar Bens Baixados, os valores a depreciar dos bens continuavam sendo exibidos mesmo após a baixa. Embora essa situação não fosse um erro, criamos um novo campo de entrada, denominado Apresentar valor a depreciar de bens baixados. Ao selecionar N - Não, os valores a depreciar de bens baixados são ignorados e exibidos como 0. Quando selecionado S - Sim, o comportamento original é mantido. Essa melhoria proporciona maior flexibilidade e controle sobre a exibição dos dados no relatório.

Local: Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Relatórios > 023 - Bens por Espécie com valores a Depreciar (CPBE023)

AJUSTE
Replicação de informações através do botão aplicar

Ao utilizar o botão Aplicar para replicar as informações de uma linha para as demais, o sistema não executava o evento de saída dos campos, impedindo a atualização dos campos dependentes. Ajustamos o funcionamento do botão Aplicar, garantindo que, ao atualizar as demais linhas da grade, os campos dependentes sejam atualizados quando necessário. Com essa alteração, o sistema passa a refletir corretamente as atualizações em todas as linhas, melhorando a consistência dos dados.

Locais:

  • Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Recebimento (F670EBN)
  • Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Acréscimo via NFE/Requisição (F670EBA)
  • Controladoria > Gestão de Patrimônio > Controle de Bens > Bem > Via Documento > Gestão de Tributos (F670EBI)

Web services

NOVIDADE
Importação de registros de Custo Incorrido via web services

Havia falhas na importação de registros de Custo Incorrido para a estrutura de Custos Incorridos das Unidades Imobiliárias utilizando o web services com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.imobiliarias.unidadeimobiliariavendida.custoincorrido, porta inserir. Corrigimos o erro no banco de dados, garantindo que a importação seja realizada corretamente. Com essa alteração, o processo de importação torna-se mais eficiente e preciso, evitando falhas e melhorando a integridade dos dados no sistema.

Local: Recursos > Implementações > Web services

Finanças

Gestão de Contas a Pagar

AJUSTE
Envio da remessa para títulos com valores aberto e líquido diferentes

Quando o usuário aprovador retira um título de remessa ou o aprova parcialmente, o sistema não permitia que o usuário que preparou a remessa seguisse com o envio do arquivo na tela Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM), gerando a mensagem de erro: Pagamento Eletrônico em processo de aprovação Multinível. Esse erro ocorria quando o valor do título, com valor aberto diferente do valor líquido, causava a falha. Ajustamos a rotina da tela para verificar a aprovação dos valores corretamente, permitindo que o envio da remessa seja concluído sem erros.

Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Remessa do Pagamento Eletrônico (F510PRM)

AJUSTE
Leiaute de importação na sequência de cheques no retorno do pagamento eletrônico

Na tela Retorno do Pagamento Eletrônico (F510PRT), ao executar a rotina para exibir os registros do arquivo, a coluna Sequência apresentava o código do fornecedor de forma fixa, o que ocorria ao utilizar o leiaute de importação SAIM03000, onde o campo SEQCHE recebia explicitamente o código do fornecedor. Isso causava a duplicação da sequência ao carregar o próximo arquivo, quando o registro já estava presente na tabela de cheques. Ajustamos o layout SAIM03000, removendo o envio do código do fornecedor para a sequência de cheques em todos os segmentos desse layout. Agora, a sequência na grade da tela de retorno ficará vazia ou será preenchida com um número sequencial válido, baseado no último número registrado e incrementado em 1. O controle desse sequencial será feito pelos identificadores de regras TES-600SEQCH01 e TES-600SEQCH02. A alteração evita duplicação de sequências e garante maior precisão nos registros de pagamento eletrônico.

Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Pagamento Eletrônico > Retorno > Retorno do Pagamento Eletrônico (F510PRT)

AJUSTE
Processamento da tela de Cálculo do Ajuste a Valor Presente (F301IAV)

Ao processar a tela de Cálculo do Ajuste a Valor Presente (F301IAV), era apresentada a mensagem Não foi possível calcular o rateio do movimento do AVP: Não possível posicionar na classe de rateio. Corrigimos a rotina, garantindo que o processo seja executado corretamente.

Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Ajuste a Valor Presente > Cálculo do Ajuste a Valor Presente (F301IAV)

AJUSTE
Título do Contas a Receber com moeda estrangeira

Ao utilizar um título do Contas a Receber com moeda estrangeira, uma combinação de fatores como cotação de pagamento, conversões de valores, arredondamentos e quantidade de casas decimais era gerado uma diferença de 0,01 centavo entre o valor no campo Líquido da grade Títulos C. Receber e o campo Títulos C. Rec. no rodapé da tela Baixa por Compensações do Contas a Pagar (F501BCO). Ajustamos o sistema para eliminar essa diferença, garantindo que os valores apresentados na tela estejam consistentes e precisos.

Local: Finanças > Gestão de Contas a Pagar > Contas a Pagar > Baixas de Títulos > Baixa por Compensações do Contas a Pagar (F501BCO)

Gestão de Tesouraria

DOCUMENTAÇÃO
Informações acerca da opção Crédito Comissão

Alteramos a documentação das telas Tesouraria e Fluxo de caixa operacional e Entradas de Preparação/Movimento de Caixa e Bancos (F600GEC), alterando e inserindo, respectivamente, informações acerca da opção Crédito Comissão.

Locais:

  • Manual por processos > Finanças > Gestão de Tesouraria > Tesouraria e Fluxo de caixa operacional
  • Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Tesouraria > Caixa e Bancos > Preparação > Entradas

Gestão de Plano Financeiro

DOCUMENTAÇÃO
Configuração para que seja feita manutenção de rateio

Adicionamos à documentação da tela Manutenção de Rateios, a informação de que só é possível fazer manutenção de rateio caso a forma de rateio configurada na transação seja diferente de 0 - Sem Rateio.

Local: Ajuda por telas > Finanças > Gestão de Plano Financeiro > Controle de Contas Financeiras > Manutenção de Rateios

Integrações

Web services

AJUSTE
Cancelamento de pedido via web service

Ao executar uma requisição de cancelamento no web service com.senior.g5.co.int.varejo.pedido, porta GravarPedidosVarejo, não havia validação para verificar se o pedido já estava em processo de faturamento, o que causava inconsistências. Adicionamos uma verificação de consistência para assegurar que o pedido não esteja em faturamento antes do cancelamento.

Local: Recursos > Implementações > Web services

AJUSTE
Exportação de registros em duplicidade ao utilizar web service

Ao efetuar uma exportação utilizando o web service com.senior.g5.co.cad.tabelaprec, porta Exportar_2, poderia acontecer de registros em duplicidade serem exportados caso houvesse um produto repedido com quantidades máximas distintas em uma mesma validade. Dessa maneira, o sistema foi ajustado para que não exporte os registros em duplicidade.

Local: Recursos > Implementações > Web services

NOVIDADE
Disponibilização de campos no web services com.senior.g5.co.cad.produtos

Implementamos novas versões no web service com.senior.g5.co.cad.produtos, portas Exportar_12 e ConsultarGeral_5. Em ambas as versões, os campos regAnv e motAnv foram disponibilizados dentro do grupo de informações derivacao. Essa implementação melhora o acesso a dados adicionais relacionados à derivação, proporcionando maior flexibilidade nas consultas e integrações do sistema.

Local: Recursos > Implementações > Web services

DOCUMENTAÇÃO
Fechamento de notas fiscais de saída associadas a análises ou pré-faturas

Modificamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, inserindo a informação de que, por meio dessa porta, não é possível processar análises ou pré-faturas. Assim, o referido serviço não realiza o fechamento de notas fiscais de saída associadas a análises ou pré-faturas cujo tipo seja igual a 10 - NF Carga. No entanto, as notas fiscais de saída com tipo diferente de 10 - NF Carga podem ser processadas e fechadas por meio desse web service.

Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal

AJUSTE
Ação de identificador de regra em web services

Modificamos a documentação dos web services Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscalentrada, porta Exportar, Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta ExportarIntegracao, e Com.senior.g5.co.ven.pedido, porta ConsultarGeral, adicionando a informação de que o identificador de regra INT-000CWSEC01 tem atuação sobre eles.

Locais:

  • Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscalentrada
  • Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida
  • Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ven.pedido

Gestão de Armazenagem | WMS WIS

NOVIDADE
Adição do parâmetro Filtro no processo ExportacaoFaturamentoEstruturado

Adicionamos o parâmetro FILTRO no processo EXPORTACAOFATURAMENTOESTRUTURADO para permitir a paralelização do processo em ordens pares e ímpares.

Quando o processo for EXPORTAFATURAMENTOESTRUTURADO (O exemplo abaixo é para base Oracle):

  • Notas com numeração par: FILTRO= AND MOD(E140NFV.NUMNFV,2) = 0
  • Notas com numeração ímpar: FILTRO= AND MOD(E140NFV.NUMNFV,2) <> 0

Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro (F000AGE)

Gestão de Armazenagem | WMS Senior

AJUSTE
Movimentos de saída a partir do WMS Senior

Ao retornar a alocação de ordens de recebimento do WMS Senior com o parâmetro FILIAL.INTWMS.MANTERMOVIMENTORETORNOOR ativo, os movimentos de saída passaram a ser gerados corretamente, evitando duplicidade nos produtos recebidos em mais de um depósito.

Local: Integração > WMS > Monitor Logística

AJUSTE
Confirmação de recebimento do WMS Senior

Ao retornar a confirmação do recebimento do WMS Senior, apresentava o erro Access Violation at address 02BF6A21 in module 'erp_service.exe'. Read of address 00000038. Para resolver essa questão, realizamos uma atualização no sistema, ajustando o erro durante o processo de confirmação, garantindo que a operação ocorra sem falhas.

Local: Integração > WMS > Monitor Logística

Manufatura

Gestão de Chão de Fábrica

AJUSTE
Perguntar sobre a baixa dos componentes

Ao executar a função programador RetornoServicoOP via web service ou ação SID, quando o momento da baixa de componentes é igual a N - Não obriga baixar componentes (apenas avisa), a mensagem perguntando se deseja baixar os componentes era exibida, e não havia como obter o retorno do usuário.

Para solucionar essa questão, implementamos o identificador de regra CHA-900ABXCP01, que, quando ativo e com a variável de retorno indicando que não deve perguntar sobre a baixa dos componentes, impede que o sistema exiba a mensagem e também evita a baixa dos componentes.

Este identificador de regra pode ser acionado pela tela F900RET e pela função programador RetornoServicoOP.

Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Remessa/Retorno de Serviço de Terceiros > Retorno (F900RET)

AJUSTE
Processar remessa para terceiros

Ao processar a remessa para terceiros, ocorria a mensagem de erro Access Violation. Corrigimos o sistema para evitar esse erro durante o processamento.

Local: Manufatura > Gestão de Chão de Fábrica > Remessa/Retorno de Serviço de Terceiros > Remessa (F900RST)

Mercado

Gestão de Distribuição

DOCUMENTAÇÃO
Informações sobre o campo QtdPes

Alteramos a documentação da tela Consulta Itens de Pré-fatura (F135CIF), adicionando a informação de que o campo QtdPes se refere a quantidade do pedido. Esse campo é um espelho do campo Quantidade do produto na pré-fatura liberada para faturamento (QtdPpf), também presente na tabela de Vendas - Análise de embarque - Itens de produto e serviço (E135PES).

Local: Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Consultas > Itens (F135CIF)

AJUSTE
Apresentação de mensagem ao validar quantidade de reserva exclusiva

Ao utilizar a rotina de validação de quantidade reservada do pedido com os parâmetros globais RaePedAnt e RaePedPos configurados como E para retornar uma mensagem de erro, na tela F135FCP, com a opção Gravar a cada pré-fatura marcada, era apresentada a mensagem there is no active transaction. Dessa forma, ajustamos o ERP para que essa mensagem não seja mais apresentada no cenário descrito.

Local: Mercado > Gestão de Distribuição > Cargas > Formação > Via Pedidos (F135FCP)

Gestão de Faturamento e Outras Saídas

AJUSTE
Preenchimento do campo % de ICMS Simples Nacional para receita zerada

Quando a empresa possuía receita no mês atual, mas não nos últimos 12 meses, o valor de percentual de ICMS simples nacional não era sugerido corretamente. Corrigimos o cálculo do valor sugerido no campo % de ICMS Simples Nac. nas notas de saída. Agora, o sistema sugere corretamente o valor, mesmo em casos de receita recente, garantindo maior precisão e agilidade no preenchimento das notas.

Local: Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Digitação de Notas manuais (F140GNF)

AJUSTE
Importação de retorno do eDocs e a não execução do cancelamento da NFS-e Substituída no ERP

O sistema não cancelava a nota fiscal de serviço eletrônica quando existia mais de um relacionamento associado a ela, ao importar o retorno de cancelamento dela via web service ImportarRetornos, após ter sido substituída por outra nota fiscal de serviço. Para corrigir isso, o sistema foi ajustado para que, quando o Identificador de Regras VEN-140CANNS01 estiver ativo, o cancelamento de uma nota que possua relação de substituição com mais de uma outra Nota Fiscal de Serviço seja corretamente processado durante a importação.

Locais:

  • Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)]
  • Ajuda por telas > Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Emissão e cancelamento > Emissão e cancelamento

AJUSTE
IR VEN-140SGRED01 sendo chamado apenas para redução de impostos ao sair do campo de derivação

O sistema não chamava o identificador de regra VEN-140SGRED01 para o imposto ICMS Especial, ao sair do campo de derivação da tela Notas Fiscais de Saída (F140GNF). Para corrigir essa situação, o sistema foi alterado para que o identificador de regra VEN-140SGRED01 seja corretamente chamado nessa situação.

Locais:

  • Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)
  • Mercado > Gestão de Faturamento e Outras Saídas > Notas Fiscais de Saída > Notas Fiscais de Saída (F140GNF)

Gestão de Vendas

AJUSTE
Erro de banco de dados ao processar comissionamento através da tela F131PCO

Ao processar um comissionamento por período de apuração, através da tela Períodos de Apuração (F131PCO), o sistema exibia a mensagem de erro: Erro de acesso ao banco de dados: Banco de Dados: Oracle 19. Erro do Banco (1843): ORA-01843: not a valid month. Para solucionar essa situação, o sistema foi alterado para permitir o processamento correto do comissionamento por período de apuração.

Local: Mercado > Gestão de Vendas > Controle de Metas > Acompanhamento sobre Faturamento > Comissionamento > Períodos de Apuração (F131PCO)

Mobilidade

Gestor Senior

NOVIDADE
Permissão de notificação push no Android

Adicionamos uma funcionalidade importante no Gestor Senior para Android: a solicitação de permissão para receber notificações push.

Embora essa funcionalidade já estivesse disponível no iOS, no Android, alguns dispositivos configuram a permissão de notificações como recusada por padrão. Isso fazia com que alguns usuários não recebessem notificações importantes sem perceber.

Agora, ao abrir o aplicativo, você verá uma opção clara para decidir se deseja ativar as notificações. Isso garante que você receba apenas as notificações que realmente quer, de forma transparente e simples.

Local: Aplicativo Gestor Senior

Recursos

Processos Automáticos

AJUSTE
Alterações no Processo automático 180 - Atendimento de pedidos

Modificamos a documentação do Processo automático 180 - Atendimento de pedidos, no que se refere ao parâmetro FILTRO_PEDIDO e às etapas do processo Avaliar Estoque e Gerar Pré-Fatura. Além disso, incluímos um novo parâmetro: DIAS_PEDIDO, e modificamos uma observação acerca da formação de pré-faturas nas quais nenhum dos itens atenda aos pré-requisitos para sua formação.

Local: Recursos > Processos Automáticos > Cadastro > Processos automáticos disponíveis > 180 - Atendimento de pedidos

Suprimentos

Gestão de Estoques

AJUSTE
Quantidade de estoque do produto

Ao abrir a tela Transferências (F210TPA) a partir da tela Inspeção de Recebimentos de Mercadorias (F430INP), o campo Qtdade Estoque mostrava uma quantidade incorreta. Corrigimos para exibir a quantidade de estoque do produto conforme o depósito de origem.

Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Transferência > Transferências (F210TPA)

AJUSTE
Permissão de transações bloqueadas para o usuário

Realizamos uma correção na tela de requisições de produtos agrupados (F207LOT). Anteriormente, quando a transação sugerida estava bloqueada para o usuário, essa restrição não era verificada. Além disso, na grade de consulta, todas as transações, incluindo as bloqueadas, eram exibidas como opções para o usuário. Com a correção, a rotina passou a verificar se a transação sugerida está bloqueada e, caso esteja, ela não será sugerida. Também foram ajustadas as consultas na grade para listar apenas as transações disponíveis para o usuário.

Local: Suprimentos > Gestão de Estoques > Requisição Eletrônica > Produtos > Agrupados (F207LOT)

AJUSTE
Comando SQL na rotina de valorização das transferências

Realizamos um ajuste na rotina do identificador de regras EST-215ONLTR01, que utiliza a variável EstNVlrAjt para ajustes de diferenças de valores de transferências. Anteriormente, ao ser executada em uma base de dados SQL Server, ocorria o seguinte erro de sintaxe no SQL: The ORDER BY clause is invalid in views, inline functions, derived tables, subqueries, and common table expressions, unless TOP, OFFSET or FOR XML is also specified. Com a correção, o comando foi ajustado para ser executado corretamente nas bases Oracle, SQL Server e PG.

Locais:

  • Suprimentos > Gestão de Estoques > Controle de Estoque > Fechamento dos Estoques (F215FES)
  • Cadastros > Identificadores e parâmetros > Identificador de Regras (F098REG)

Gestão de Recebimento

DOCUMENTAÇÃO
Parametrização de campos de PIS e COFINS a recuperar na importação

Alteramos a documentação da tela Nota fiscal de importação, adicionando a informação de que os valores de PIS a recuperar na importação e COFINS a recuperar na importação não geram créditos de fato. Estes representam apenas os impostos a serem pagos na importação. Para que esses impostos possam ser tomados como créditos, é necessário que o sistema esteja com os campos de PIS a recuperar e COFINS a recuperar parametrizados. Dessa forma, os valores de PIS e COFINS a importar não são descontados do valor do movimento de estoque.

Local: Manual por processos > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Nota fiscal de importação

AJUSTE
Busca de nota referenciada na F000INE

Alteramos a tela de Recebimento Eletrônico (F000INE) para operações de Devolução. Anteriormente, quando o fornecedor enviava várias notas fiscais de saída com referência (tag <refNFe>), o sistema selecionava apenas a nota de saída com a maior quantidade faturada, ignorando as demais notas e o preço unitário dos itens. Com a correção, a rotina foi alterada para considerar também os preços. Com isso, se o preço do item corresponder ao da nota referenciada, o sistema vinculará corretamente a nota correspondente.

Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)

DOCUMENTAÇÃO
Validação de XML recebido pela rotina

Modificamos a documentação da tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) e do web service Com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos, inserindo a informação de que o ERP não efetua validação do schema XML dos documentos que sejam recebidos pela rotina. Dessa forma, caso seja enviado um XML para processamento do web service ou importado um XML pela tela Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE) que não esteja dentro do formato correto, podem ocorrer diversas falhas no processamento da rotina, inclusive erros inesperados como, por exemplo, Access Violation.

Locais:

  • Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.int.eletronicos.documentos
  • Ajuda por telas > Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > F000INE - Via Recebimento de Documento Eletrônico

AJUSTE
Consistência do processo de recebimento/pagamento em notas de acerto

Ao receber uma nota do tipo "1 - NF Entrada" que possuía registros na grade de recebimento/pagamento, caso o tipo da nota fosse alterado para "9 - Acerto", durante o processamento, ocorria o seguinte erro: "o item de produto está ligado a uma nota fiscal de pagamento, contudo a transação não possuí integração com estoques.". Ajustamos o processo para que as validações da rotina de recebimento/pagamento, somente ocorram no processamento para notas de entrada do tipo "1 - NF Entrada", pois os outros tipos de nota não fazem parte deste processo. Dessa forma, se houver alteração para outro tipo, não haverá mais a ocorrência do erro citado.

Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Via Recebimento de Documento Eletrônico (F000INE)

AJUSTE
Desconto do valor do ICMS do ICMS ST no cálculo de critério 6

Alteramos a rotina de cálculo do ICMS ST para contemplar novos cenários e corrigir inconsistências. Anteriormente, quando utilizado o critério 6 e o parâmetro Tipo Desconto ICMS na tela F019TIS estava configurado como 2 - Descontar ICMS Normal e Zona Franca, apenas nesse caso o valor do ICMS era descontado do ICMS ST. Além disso, descontos aplicados ao item do produto não eram considerados no cálculo. Com a correção, o valor do ICMS passou a ser descontado do ICMS ST também quando o parâmetro estiver configurado como 3 - Descontar ICMS Normal (sem FCP) e Zona Franca ou 3 - Descontar ICMS Normal aplicando redução BC ICMS ST. Ajustamos ainda a rotina para que os descontos aplicados ao item sejam considerados no cálculo e criamos o novo parâmetro global MntBasIst, que permite manter a base do ICMS ST mesmo quando o valor do ICMS ST for menor ou igual a zero.

Local: Suprimentos > Gestão de Recebimento > Notas Fiscais de Entrada > Agrupada (F440GNE)

Gestão de Compras

NOVIDADE
Exclusão de OC com controle de aprovação multinível integrada ou não com Gestor Senior

Nos casos onde existe integração com o Aplicativo Gestor Senior, ao permitir que usuários não ligados aos níveis de aprovação, possam cancelar a ordem de compra, o processo de aprovação não era reprovado. Neste cenário além da ordem de compra ser cancelada o processo de aprovação também precisa ser reprovado e isso só é possível quando apenas usuários aprovadores válidos podem cancelar o documento. Alteramos o sistema para que, além de cancelar a ordem de compra, o processo de aprovação também seja reprovado (REP). Essa ação agora só é possível quando apenas usuários aprovadores válidos têm permissão para cancelar o documento.

Local: Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Agrupada (F420GOC)

AJUSTE
Itens cancelados na ordem de compra liberados na solicitação após cancelamento

Disponibilizamos o parâmetro global LibIteCan para permitir a parametrização sobre a liberação de itens cancelados durante o processo de cancelamento de uma ordem de compra. Anteriormente, ao utilizar o parâmetro da filial para compras (F070FCP) Cancelamento de ordem de compra configurado como 3 - Perguntar, na tela F420GOC, durante o cancelamento da ordem, o sistema perguntava ao usuário se desejava Cancelar ou Liberar os documentos anteriores (solicitação ou cotação). Caso o usuário optasse por liberar, itens da ordem de compra com quantidades canceladas também eram liberados na solicitação, o que não estava alinhado com o comportamento esperado, pois anteriormente esses itens não eram liberados. Com a correção, o novo parâmetro LibIteCan possibilita definir se os itens cancelados devem ou não ser liberados novamente.

Locais:

  • Suprimentos > Gestão de Compras > Ordens de Compra > Ordem de Compra Agrupada (F420GOC)
  • Cadastros > Identificadores e parâmetros > Parâmetros Globais (F000PGS)

Web services

AJUSTE
Sugestão de percentual de IPI ao processar nota fiscal via web service

Alteramos o processamento de notas de entrada via web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada. Anteriormente, mesmo quando o campo PerIpi era informado com 0% no XML, o sistema ainda gerava a nota com valores de IPI, o que não estava correto. Com a correção, o sistema passou a sugerir o percentual de IPI apenas quando o campo PerIpi no XML estiver nulo. Caso o campo seja preenchido com o valor zero (0), o sistema não fará a sugestão de percentual de IPI.

Local: Recursos > Implementações > Web services

Tecnologia

Regras e Funções

DOCUMENTAÇÃO
Informação sobre o comportamento do método POST em requisição HTTP

Em Ferramenta de Apoio, atualizamos o comportamento do método POST ao executar uma requisição HttpPost. Informamos que o envio de dados está restrito exclusivamente ao formato texto. O envio direto de arquivos, como PDFs, JPEGs ou outros tipos de documentos, não é permitido por este método.

Local: Tecnologia > Ferramentas de Apoio > LSP - Linguagem Senior de Programação > Funções > Funções para Requisições HTTP > HttpPost

DOCUMENTAÇÃO
Alteração em notas da versão para incluir informações

Alteramos a matéria Reparo nas rotinas da tabela de Grupos de Acesso dos usuários na base de dados, adicionando informações sobre uma falha identificada ao executar a função LSP SegEntGrava em conjunto com a função LSP SegGrpAdicMem. Esse problema, poderia impactar a integração entre sistemas e ocorrer em qualquer funcionalidade que adicionasse informações na tabela de Grupos de Acesso dos usuários. Como solução, reparamos as rotinas responsáveis pela tabela para garantir que tanto a integração entre sistemas quanto a execução das funções LSP ocorram corretamente.

Certificado Digital

AJUSTE
Ajuste na validação e atualização de certificado da XPlatform

Quando os usuários de um ambiente do sistema tentavam imprimir um relatório, a mensagem Não encontrou nada para processar era exibida. Isso acontecia porque não era possível validar o certificado da XPlatform, já que a certificação não estava sendo atualizada para uma certificação válida.
Para resolver esse problema, organizamos a rotina de atualização para gerar a certificação válida e, ainda, ajustamos para que a validação do certificado seja feita sem a necessidade de informar uma chave para habilitação.

Web services

Integrações

AJUSTE
Cancelamento de pedido via web service

Ao executar uma requisição de cancelamento no web service com.senior.g5.co.int.varejo.pedido, porta GravarPedidosVarejo, não havia validação para verificar se o pedido já estava em processo de faturamento, o que causava inconsistências. Adicionamos uma verificação de consistência para assegurar que o pedido não esteja em faturamento antes do cancelamento.

Local: Recursos > Implementações > Web services

AJUSTE
Exportação de registros em duplicidade ao utilizar web service

Ao efetuar uma exportação utilizando o web service com.senior.g5.co.cad.tabelaprec, porta Exportar_2, poderia acontecer de registros em duplicidade serem exportados caso houvesse um produto repedido com quantidades máximas distintas em uma mesma validade. Dessa maneira, o sistema foi ajustado para que não exporte os registros em duplicidade.

Local: Recursos > Implementações > Web services

NOVIDADE
Disponibilização de campos no web services com.senior.g5.co.cad.produtos

Implementamos novas versões no web service com.senior.g5.co.cad.produtos, portas Exportar_12 e ConsultarGeral_5. Em ambas as versões, os campos regAnv e motAnv foram disponibilizados dentro do grupo de informações derivacao. Essa implementação melhora o acesso a dados adicionais relacionados à derivação, proporcionando maior flexibilidade nas consultas e integrações do sistema.

Local: Recursos > Implementações > Web services

DOCUMENTAÇÃO
Fechamento de notas fiscais de saída associadas a análises ou pré-faturas

Modificamos a documentação do web service Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisSaida, inserindo a informação de que, por meio dessa porta, não é possível processar análises ou pré-faturas. Assim, o referido serviço não realiza o fechamento de notas fiscais de saída associadas a análises ou pré-faturas cujo tipo seja igual a 10 - NF Carga. No entanto, as notas fiscais de saída com tipo diferente de 10 - NF Carga podem ser processadas e fechadas por meio desse web service.

Local: Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.ven.notafiscal

AJUSTE
Ação de identificador de regra em web services

Modificamos a documentação dos web services Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscalentrada, porta Exportar, Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida, porta ExportarIntegracao, e Com.senior.g5.co.ven.pedido, porta ConsultarGeral, adicionando a informação de que o identificador de regra INT-000CWSEC01 tem atuação sobre eles.

Locais:

  • Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscalentrada
  • Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ven.notafiscalsaida
  • Integrações com outros sistemas > Web services > Web services disponíveis no Gestão Empresarial > Com.senior.g5.co.ven.pedido

Suprimentos

AJUSTE
Sugestão de percentual de IPI ao processar nota fiscal via web service

Alteramos o processamento de notas de entrada via web service com.senior.g5.co.mcm.cpr.notafiscal, porta GravarNotasFiscaisEntrada. Anteriormente, mesmo quando o campo PerIpi era informado com 0% no XML, o sistema ainda gerava a nota com valores de IPI, o que não estava correto. Com a correção, o sistema passou a sugerir o percentual de IPI apenas quando o campo PerIpi no XML estiver nulo. Caso o campo seja preenchido com o valor zero (0), o sistema não fará a sugestão de percentual de IPI.

Local: Recursos > Implementações > Web services

Controladoria

NOVIDADE
Importação de registros de Custo Incorrido via web services

Havia falhas na importação de registros de Custo Incorrido para a estrutura de Custos Incorridos das Unidades Imobiliárias utilizando o web services com.senior.g5.co.mct.imp.escrituracao.lancamentos.imobiliarias.unidadeimobiliariavendida.custoincorrido, porta inserir. Corrigimos o erro no banco de dados, garantindo que a importação seja realizada corretamente. Com essa alteração, o processo de importação torna-se mais eficiente e preciso, evitando falhas e melhorando a integridade dos dados no sistema.

Local: Recursos > Implementações > Web services

XTended

Insights

AJUSTE
Emissão de notificações no insight para CSTs 98 e 99

O sistema considerava a CST 98 nas notas de entrada para notificar o usuário sobre uma possível perda de PIS e COFINS, independentemente das condições de aplicação. Agora, as CSTs 98 e 99 emitem notificações no INSIGHT quando a operação (E001TNS.CPRTCF) for D - Devoluçõe ou A - Devoluções com Substituição Tributária, e a nota tiver valores maiores que zero no PIS de faturamento (Estorno Devolução) ou no COFINS de faturamento (Estorno Devolução).

Local: XTended > Insights

Histórico de novidades e melhorias:

Histórico de liberações

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